O que faz um Analista de Benefícios na equipe de RH?

June 11, 2021
Recursos Humanos

Dentro da área de RH existem muitas possibilidades. Uma delas é a gestão de benefícios, atividade essencial para as empresas, uma vez que ajuda a identificar as necessidades dos colaboradores, aumenta a produtividade e melhora o employer branding.

Nesse contexto, o Analista de Benefícios tem um papel muito importante. Levando em conta a cultura organizacional e o perfil dos colaboradores, esse profissional é responsável por encontrar opções que promovam bem-estar e a qualidade de vida deles. Portanto, quem ocupa esse cargo deve ter visão estratégica e criatividade.

A seguir, confira em detalhes algumas das atribuições de um Analista de Benefícios!

Analisar convenções coletivas de trabalho

Entender sobre os direitos dos trabalhadores é um aspecto essencial. O Analista de Benefícios deve conhecer a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), uma vez que esse é um instrumento da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Essas regras determinam as condições de trabalho de cada categoria de profissionais. Portanto, a relação entre empresa e empregado deve ser baseada na CCT, e o Analista de Benefícios deve ter conhecimento profundo sobre o assunto.

Negociação com fornecedores

A escolha de benefícios adequados para os colaboradores, remunerações e até mesmo o plano de carreira dentro da empresa envolve os conhecimentos de um Analista de Benefícios. Nesse sentido, a escolhe de pontos como vale-alimentação, vale-transporte e outros é feito por esse profissional.

No entanto, não basta escolher o que será oferecido para os funcionários: é necessário encontrar um fornecedor que se encaixe nos requisitos exigidos pela empresa. Então, o Analista de Benefícios analisa os fornecedores, negocia e escolhe o que tem o melhor custo-benefício para o negócio.

O objetivo é sempre proporcionar mais qualidade e satisfação para os colaboradores. Por isso, os programas de vantagens, benefícios flexíveis e reconhecimento também são de responsabilidade do profissional.

Gerenciar políticas de benefícios

Os benefícios são complementos que fazem toda diferença para os funcionários. Afinal, eles podem ser tão importantes quanto o valor do salário oferecido, pois são capazes de motivas as equipes, contribuindo para a produtividade da emprese como um todo. Para isso, o profissional deve gerenciar as políticas de benefícios de acordo com o que os funcionários precisam.

A gestão de benefícios deve sempre estar em evidência no ambiente corporativo, pois está diretamente ligada ao desempenho dos funcionários. Sendo assim, aspectos como o absenteísmo e a taxa de turnover podem ser reduzidas por meio de uma política de benefícios atrativa.

Quando a empresa oferece opções que estejam de acordo com o perfil dos colaboradores, esses benefícios são vistos como incentivos.

Assim, a questão sobre o que faz um Analista de Benefícios é respondida mais facilmente: o profissional busca facilitar e transformar a experiência dos colaboradores dentro da empresa por meio da implementação de um pacote de benefícios compatível com o perfil de seus colaboradores.

Nesse contexto, encontrar uma empresa que vai além do básico é fundamental. Por isso, a Caju foi criada para facilitar esse match entre necessidades e benefícios.

Então, quer contar com uma ajuda especializada para definir os benefícios oferecidos por sua empresa? Entre em contato com a gente!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form