Conheça os principais pilares da gestão estratégica de pessoas

June 30, 2020
Recursos Humanos

A relação com o trabalhador passou por diversas etapas. Se antes ele era um funcionário (alguém que executa determinada função), hoje é um colaborador, que soma e contribui para o sucesso do negócio. Isso mostra o quanto as empresas estão evoluindo o relacionamento com suas equipes. Um exemplo muito bom é a gestão estratégica de pessoas, uma maneira de alinhar as expectativas.

Nesse caminho, é importante manter o funcionário engajado. Enquanto a gestão tradicional de pessoas atendia o padrão de hierarquia vertical e as relações de poder, a gestão estratégica vê a importância de seus colaboradores encontrarem propósito no que fazem, identificando realizações pessoais nesse processo também.

Confira a seguir os 5 pilares desse método, que tem foco no relacionamento com o público interno e otimiza os resultados da empresa. Boa leitura!

Foque no treinamento e no desenvolvimento das equipes

Se a ideia é que as pessoas encontrem caminhos para a realização pessoal e profissional dentro das empresas, é fundamental olhar para projetos de formação contínua. O RH estratégico sabe que o negócio tem um perfil ideal de colaboradores e que, para reter esses talentos, deve oferecer programas para o desenvolvimento e a motivação do time.

Use a comunicação a favor da gestão estratégica de pessoas

Para desenvolver relações que rompam com o padrão hierárquico vertical, é preciso transformar a comunicação em um veículo para a fala, mas também para a escuta. A gestão estratégica usa a tecnologia a seu favor, oferecendo instrumentos que facilitam a troca de mensagens. Além disso, essa é uma comunicação que estimula:

  • transparência e objetividade;
  • abertura para que todos acessem os líderes;
  • receptividade para reclamações, dúvidas e sugestões.

Incentive a atuação de lideranças estratégicas

Na gestão estratégica, o líder se posiciona mais como um articulador. Uma boa imagem desse tipo de liderança é o maestro, que precisa entender todas as possibilidades existentes na sua orquestra e como reger todas essas pessoas para tirar os melhores sons. Destaca-se que o líder deve saber como motivar os colaboradores, identificando e trabalhando na retenção de talentos.

Fortaleça o trabalho em equipe e o alinhamento de objetivos

Algumas empresas estimulam a competição entre setores, seja usando metas, seja com discursos sobre a eficiência e a ineficiência das diversas áreas. Entretanto, essa é uma atitude contraproducente, que aumenta muito o estresse. Na gestão estratégica, o foco está no alinhamento de objetivos, e um trabalho colaborativo contribui muito mais para esses processos.

Entenda os processos e como integrar os setores da empresa

Talvez você já tenha visto ou mesmo utilizado diversas tecnologias de gestão visual para acompanhar projetos, como o Canvas e o Kanban. Essas são ótimas oportunidades para entender os processos que envolvem a rotina da empresa e compreender como desenvolver métodos mais ágeis para a entrega de resultados. Além disso, com essa visão, dá para promover o sincronismo entre os times, otimizando ainda mais os resultados.

Como você viu, a gestão estratégica de pessoas é uma tendência que alinha os colaboradores com os objetivos da empresa. O mais importante é que tudo é feito com a devida atenção aos trabalhadores, promovendo o desenvolvimento pessoal e a integração dos setores da empresa.

Se você gostou deste texto e quer saber mais sobre estratégias de valorização do colaborador, com impactos positivos para a sua empresa, siga-nos no Facebook e garanta os melhores conteúdos sobre gestão de pessoas e lideranças!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form