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Cultura organizacional

Jornada do colaborador: entenda o que é e como construir na sua empresa!

Entre as principais funções do setor de recursos humanos de uma empresa está a de garantir as melhores experiências aos colaboradores, que são peças fundamentais para o sucesso da organização.  Nesse sentido, cabe ao RH fazer a gestão de benefícios, atrair e reter os melhores talentos, engajar, motivar e desenvolver os funcionários, entre outras ações […]

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Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 10 minutos

Entre as principais funções do setor de recursos humanos de uma empresa está a de garantir as melhores experiências aos colaboradores, que são peças fundamentais para o sucesso da organização. 

Nesse sentido, cabe ao RH fazer a gestão de benefícios, atrair e reter os melhores talentos, engajar, motivar e desenvolver os funcionários, entre outras ações que fazem parte da jornada do colaborador. 

Então, que tal aprender mais sobre a jornada do colaborador e descobrir como implementá-la na sua empresa? Acompanhe esse conteúdo e boa leitura! 

O que é a jornada do colaborador?

Para que uma organização alcance os resultados desejados, é preciso contar com colaboradores realizados e interessados em fazer o negócio crescer.

A jornada do colaborador é uma estratégia de gestão que visa preparar todos os passos da trajetória profissional de cada funcionário da empresa. 

Seu principal objetivo deve ser aumentar o engajamento dos profissionais, sendo colocada em prática desde o primeiro contato do colaborador, ainda no processo seletivo, até o momento do seu desligamento da organização. 

Essa jornada deve ser planejada e executada pelo setor de Recursos Humanos, responsável pelo bem-estar dos colaboradores, garantindo uma relação mais longa e saudável entre todo o time. 

Qual é a importância de planejar a jornada do colaborador?

Quem não deseja trabalhar em uma empresa que valoriza os seus colaboradores, investe nos melhores benefícios, oferece possibilidades de crescimento e desenvolvimento, promove o bem-estar de todos? 

Dentro da jornada do colaborador, é possível alinhar as expectativas dos funcionários com os objetivos da empresa, a fim de construir o melhor caminho para a realização e felicidade de todos os envolvidos.

Através de um bom planejamento da jornada do colaborador, é possível conquistar muitos  benefícios da para a empresa, como:

  • ampliação do engajamento entre os funcionários;
  • aumento da produtividade;
  • promover o employee experience, ou experiêcia do colaborador;
  • promoção da marca;
  • alta performance;
  • diminui a taxa de turnover;
  • atrai os melhores candidatos para a empresa.

Etapas da jornada do colaborador 

Atualmente, a jornada do colaborador é composta por algumas etapas que acompanham toda a trajetória do colaborador na organização. 

Juntas, essas etapas são capazes de reforçar a cultura organizacional, disseminar o propósito da empresa, desenvolver talentos, promover a marca, entre outras atribuições. São elas:

  • atração de talentos;
  • contratação;
  • integração;
  • treinamento;
  • performance e crescimento profissional;
  • desligamento.

Passo a passo para mapear a jornada do colaborador

Agora que você já sabe que a jornada do colaborador é essencial para o sucesso da organização, trazendo muitos benefícios para todas as partes, que tal colocá-la em prática? 

Em primeiro lugar, é necessário entender cada uma de suas etapas.  

1. Atração de talentos

A jornada do colaborador começa ainda quando ele é apenas um candidato no processo seletivo. Faz parte dessa jornada promover processos seletivos humanizados e estratégicos, a fim de captar os melhores talentos para a organização. 

Essa não é uma tarefa simples, pois exige planejamento estratégico dos responsáveis pelas contratações, que precisam lidar com as dinâmicas de um mercado de trabalho competitivo. 

Algumas dicas para ajudar nessa etapa são:

  • durante o processo seletivo, promova a cultura da empresa e seus diferenciais;
  • divulgue os principais benefícios que a empresa oferece;
  • ofereça oportunidades de crescimento na organização;
  • seja flexível nesse processo e crie um ambiente confortável para os candidatos.

2. Contratação

A contratação é um momento decisivo e que demanda atenção especial. Afinal de contas, é preciso certificar-se ao máximo de que as habilidades do candidato escolhido estão dentro das expectativas da vaga que será preenchida. 

Portanto, antes de fechar a contratação, procure fazer testes técnicos e comportamentais. 

É indispensável analisar o perfil comportamental dos candidatos antes de fazer a escolha, pois apenas as habilidades técnicas não são suficientes para que o candidato combine com a cultura da empresa. 

Além disso, depois de encontrar o futuro colaborador, é necessário garantir todo o apoio e atenção necessários para que a pessoa sinta-se acolhida desde os primeiros passos na organização. 

3. Integração

A etapa de integração, mais conhecida como onboarding, é muito importante na jornada do colaborador. 

Esse ritual de integração é capaz de elevar a produtividade e engajamento do novo colaborador em até 50%, segundo um estudo internacional realizado pela Click Boarding e publicado na SHRM

Tudo vai depender da forma como esses primeiros dias forem planejados e executados. 

O onboarding é momento de promover um ambiente acolhedor, dinâmico e agradável para receber esse funcionário, aumentar a proximidade com os demais colegas e apresentar toda a estrutura organizacional da empresa.

Por isso, um bom onboarding deve oferecer:

  • kit de boas-vindas, com mimos e manual do RH;
  • apresentação da missão, visão, valores e cultura da empresa;
  • detalhamento da função a ser desenvolvida pelo colaborador;
  • apresentação dos setores e sua importância para a organização.
  1. Desenvolvimento

Depois de fazer a integração do novo colaborador, é necessário promover treinamentos e capacitações específicas da função que será exercida. Mas engana-se quem pensa que os treinamentos se resumem aos primeiros dias do colaborador na empresa. 

Investir no aprendizado dos colaboradores é fundamental para que as ideias se renovem e os talentos sejam desenvolvidos. Isso pode ser feito através de:

  • treinamentos;
  • workshops;
  • cursos;
  • palestras;
  • webinars;
  • clubes de leituras. 

Além disso, os treinamentos podem ser feitos por cada setor, geral para toda a empresa ou focando em um colaborador específico. O mais importante é estabelecer um ciclo de aprendizagem e compartilhamento de conhecimento. 

4. Performance e crescimento profissional

Pode parecer clichê, mas em uma empresa, o mais importante são os seus colaboradores.

E além de promover um ambiente acolhedor e valorizar os funcionários, é necessário investir na performance e crescimento profissional de cada colaborador. Essa é uma das premissas para que a jornada do colaborador exista. 

Mais do que bons salários e benefícios flexíveis, é importante promover novos aprendizados e experiências, dar espaço para que os colaboradores possam desenvolver novas habilidades, investir em feedbacks e planos de carreira. 

Todos esses fatores vão contribuir para a performance e crescimento de cada colaborador, além de serem uma ótima forma de promover a empresa. 

Uma organização que tem altos níveis de retenção de talentos e colaboradores motivados, têm mais chances de conquistar espaço no mercado e atingir resultados.   

5. Desligamento

Para garantir a melhor experiência para os colaboradores, também é importante que o momento de desligamento ou offboarding seja o mais tranquilo possível. 

Muitos são os motivos que levam ao encerramento do ciclo de um colaborador na empresa e independentemente de quem partir desta decisão, o desligamento deve ser amigável e respeitoso. 

Cabe ao setor de RH prestar toda a assistência que o colaborador precisa nos trâmites da demissão. Além disso, é indicado que nesse momento seja feita uma conversa de desligamento, proporcionando um ambiente para que o funcionário faça uma avaliação da sua passagem pela empresa.

Por fim, não esqueça de dar suporte para a liderança da equipe agora desfalcada, para que seja possível remanejar as tarefas do time até a chegada de um novo colaborador. 

Como construir a jornada do colaborador? 

Na hora de construir a jornada de cada colaborador da empresa é necessário desenvolver algumas habilidades, que ao longo do tempo vão deixar esse processo mais dinâmico. 

Para o sucesso dessa estratégia, é importante ter empatia, conhecer os perfis dos colaboradores e fazer o mapeamento com atenção em todos os detalhes importantes para a jornada do colaborador. 

Comece desenvolvendo a empatia!

O primeiro passo para construir a jornada do colaborador é conhecer de forma empática e humanizada cada um deles. 

Para os responsáveis por montar essa estratégia, é necessário compreender e enxergar os colaboradores muito além de peças que compõem a engrenagem que vai trazer sucesso para a organização. 

É preciso, portanto, que as lideranças e os membros do RH responsáveis por essa estratégia estejam abertos para se colocarem no lugar do outro, compreendendo as emoções dos colaboradores. 

A melhor forma de conquistar isso é através do diálogo e de um ambiente acolhedor, onde todos se sintam confortáveis para dividir suas dores e necessidades. 

Crie personas

Cada jornada do colaborador deve ser única e planejada com cuidado. Entretanto, para facilitar esse processo é possível fazer algumas pesquisas e elaborar personas para grupos de colaboradores com desafios e expectativas semelhantes. 

Para fazer isso é possível optar por fazer mapas de empatia, com objetivo de compreender as principais necessidades, dores e dificuldades de cada funcionário. Assim, será mais fácil fazer um mapeamento das semelhanças de cada perfil. 

Faça o desenho de cada jornada

Embora o conceito seja genérico, a jornada de cada colaborador deve ser específica e personalizada. Portanto, após compreender as dores, necessidades e desejos de cada persona, é hora de desenhar a jornada do colaborador. 

Ela deve ser uma espécie de mapeamento, onde estejam previstas todas as etapas da jornada do colaborador na empresa, desde o primeiro contato com a vaga até o desligamento definitivo. 

Na jornada também podem conter elementos do plano de carreira, como: 

  • cargos que o colaborador almeja alcançar;
  • suas metas e objetivo;
  • o que necessário fazer para alcançar os objetivos;
  • qual a melhor direção para o seu crescimento, entre outros. 

Como melhorar a jornada do colaborador? 

Depois de estruturado o processo de fazer a jornada do colaborador, naturalmente será necessário fazer ajustes e melhorar essa estratégia. 

Pensando nisso, é possível adiantar alguns pontos específicos a serem melhor desenvolvidos para o sucesso de implementar a jornada do colaborador na sua empresa. Confira algumas dicas para melhorar essa estratégia a seguir. 

Construa momentos de feedback 

Como qualquer atividade e novo processo implementado na organização, na construção da jornada do colaborador é preciso prever momentos de feedback e avaliação. 

Entender se o modo como está sendo feito e propriamente dito o que está sendo oferecido para os colaboradores faz sentido e está de acordo com suas necessidades é imprescindível para que a estratégia cumpra com o seu propósito. 

Para receber esses feedbacks é importante reforçar o canal de comunicação entre os colaboradores e o setor de recursos humanos. Além disso, manter uma comunicação próxima com líderes e gestores pode ser alternativa simples para receber os feedbacks com mais naturalidade.

Incentive a participação dos colaboradores 

 Além dos feedbacks, para garantir que a jornada do colaborador esteja alinhada com os objetivos de cada um, nada melhor do que contar com a sua participação durante todo o processo. 

É importante reconhecer os colaboradores como seres ativos desse processo de planejar a própria trajetória dentro da organização. Mais do que fonte de pesquisa, eles devem participar ativamente da construção de todos os passos desse planejamento, se assim desejarem. 

Treine as lideranças

Os líderes são espelhos para os colaboradores e é necessário que eles estejam alinhados com os valores e a cultura da organização. 

Mas mais do que isso, é preciso que os líderes saibam acolher seus liderados, aprendam a lidar com suas dores e angústias, sejam motivadores e estimulem o aprimoramento das suas habilidades. 

Portanto, cabe à organização e seu setor de RH treinar e desenvolver lideranças humanizadas, que serão propulsoras do sucesso da jornada dos colaboradores e trarão ainda mais resultados positivos para a empresa! 

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Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

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