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Gestão de pessoas

Dinâmicas de motivação: conheça as principais que podem ser colocadas em prática na empresa

Descubra o que são as dinâmicas de motivação e veja como elas podem ajudar a melhorar o engajamento dos colaboradores!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 17 minutos

Todo bom gestor sabe que o bem mais precioso de qualquer empresa é o capital humano, ou seja, a equipe de colaboradores. No entanto, manter os colaboradores engajados, motivados e satisfeitos é um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores de recursos humanos atualmente.

Mas, afinal, o que pode ser feito quando o clima organizacional e a moral dos funcionários está em baixa? A solução pode estar nas dinâmicas de motivação. 

A seguir, falaremos sobre a importância das práticas de motivação dos funcionários, quais as melhores estratégias e como colocar a mão na massa dentro da empresa. Continue com a leitura para saber mais!

O que são dinâmicas de motivação?

As dinâmicas de motivação são atividades propostas pelo setor de recursos humanos, normalmente feitas em grupo, que têm como objetivo melhorar o engajamento da equipe, elevar a satisfação dos colaboradores e até mesmo testar as competências dos integrantes das equipes.

O objetivo das dinâmicas de motivação em grupo é permitir que os gestores de recursos humanos possam coletar informações importantes sobre o quadro de funcionários durante atividades que promovem descontração e aprendizado.

A psicologia por trás da motivação

Mas a motivação vai além do ambiente de trabalho. O psicólogo Abraham H. Maslow desenvolveu a teoria das necessidades humanas, que resultou na famosa Pirâmide de Maslow. 

De acordo com o psicólogo, existem cinco necessidades importantes para que o ser humano atinja a plena auto-realização. Vamos ver cada uma delas no detalhe abaixo, de acordo com a ordem de disposição – do topo da pirâmide para a base:

  1. Autorrealização: envolve a necessidade de crescimento, de desenvolver novas habilidades, sentir-se pleno e satisfeito com as próprias conquistas;
  2. Status/Estima: abrange o reconhecimento das capacidades individuais e sentir-se digno;
  3. Necessidades sociais: a importância de manter relações humanas com os pares, conversar, manter amigos e relacionamentos amorosos, ter afeto;
  4. Segurança: tudo o que está relacionado com a sensação de estar seguro, como ter saúde, evitar atritos, manter o emprego;
  5. Fisiológicas: são todas as necessidades relacionadas com a biologia dos humanos, como alimentação, respiração, descanso.

Para Maslow, a próxima necessidade só será completa quando a anterior estiver satisfeita. Ou seja, uma pessoa sofrendo por conta das necessidades fisiológicas se preocupa menos com a segurança, e assim por diante. 

Com relação ao topo da pirâmide, que corresponde à necessidade de autorrealização, essa nunca é satisfeita. Quanto mais satisfação pessoal no que se faz, maior é a necessidade. 

E é aqui que a motivação entra como um fator importante na manutenção dos dois últimos degraus da Pirâmide de Maslow. 

A necessidade de status e de autorrealização estão diretamente ligadas ao que o ser humano desempenha além das relações pessoais. No trabalho, se sentir parte de uma equipe ou “vestir a camisa” da empresa impacta no status, bem como a aprovação dos gestores demonstra a capacidade de realização da pessoa. 

Porém, caso não haja completude nas necessidades básicas e fisiológicas relacionadas ao trabalho, como a remuneração que permite uma alimentação adequada, por exemplo, ou a segurança de um emprego estável, a participação em um time, o status e a autorrealização ficam em último plano e não são completas, gerando a perda de interesse do colaborador. 

Resultados das dinâmicas de motivação

Os resultados podem variar muito dependendo do tipo da dinâmica realizada, entretanto alguns são mais comuns e podem ser obtidos com a maioria das técnicas de motivação.

A primeira consequência positiva que os gestores de recursos humanos costumam observar nas equipes após as dinâmicas é o aumento da produtividade. As atividades propostas durante as dinâmicas fazem com que os colaboradores descubram quais são os pontos fortes e, por consequência, passam a se sentir mais capazes e seguros para desempenhar as funções dentro da organização.

Outro ponto positivo das dinâmicas em grupo é que podem aprimorar o relacionamento interpessoal dentro da empresa. Os colaboradores precisam aprender a se respeitar e, na medida do possível, estarem satisfeitos com a companhia uns dos outros, para evitar atritos no clima organizacional. 

As dinâmicas podem fazer com que as pessoas enxerguem as qualidades do próximo e também entendam que, dentro de uma empresa, todos são peças relevantes.

Por último, mas não menos importante, precisamos ressaltar que as dinâmicas de motivação são oportunidades para que os profissionais de recursos humanos possam avaliar o comportamento de cada colaborador e coletar informações sobre o perfil que não foram detectadas no recrutamento e que serão pertinentes no futuro do funcionário dentro da empresa.

Benefícios de uma equipe motivada

Alguns benefícios da motivação dos funcionários são nítidos em qualquer empresa, como os índices de produtividade. Tanto é que esse é um dos pontos cruciais para entender como a equipe está. 

Uma pesquisa realizada por estudantes da UniCEUB (Brasília), em uma empresa especializada em vendas, levantou dados relevantes sobre o assunto.

De acordo com os resultados da pesquisa, os fatores motivacionais impactam em mais de 60% da permanência dos funcionários na empresa. Como consequência, a produtividade desses funcionários, conforme respostas na pesquisa, é diretamente impactada pelo quão motivados se sentem. 

Outros pontos importantes podem ser percebidos a médio e longo prazo, como os que iremos listar a seguir. 

Taxa de retenção de funcionários 

Funcionários motivados e com bons benefícios e remuneração permanecem por mais tempo nas empresas. 

Uma pesquisa realizada pela consultoria norte-americana Korn Ferry apontou que 1 a cada 3 funcionários deixam os empregos por conta do tédio que sentem em desempenhar as funções designadas. 

Motivar o funcionário resulta em atenção e cuidado com as atividades desempenhadas, e aprimora a experiência dentro da empresa, sendo um dos critérios importantes para permanência das pessoas.

Diminuição nos custos 

Reter funcionários impacta em diminuir custos com recrutamento e seleção. A alta rotatividade demanda valores para rescisão, contratação e treinamento de novos integrantes das equipes.

Mas, além disso, a produtividade também tem relação direta com os investimentos e resultados financeiros. 

Quando a empresa possui funcionários motivados que seguem determinados a fazer parte da organização, a moral cresce e a produtividade também.

Impacto positivo no clima organizacional

O clima organizacional é composto por diversos fatores, mas possui interferência direta na percepção dos funcionários quanto à empresa. 

A motivação dos funcionários tem impacto direto no clima da empresa como um todo. O clima organizacional depende dos colaboradores tanto quanto das estratégias empregadas pela empresa. Entenda mais sobre como melhorar o clima organizacional neste artigo.

Aprimoramento do Employer Branding

Employer branding, também conhecido como marca empregadora, é uma estratégia de gestão de pessoas e de marketing, que utiliza parte da comunicação interna junto com a percepção dos funcionários, avaliada a partir da cultura organizacional, de pesquisas de clima e outros indicadores de performance. 

Quando a empresa se preocupa com o desenvolvimento e a motivação dos funcionários, isso também tem impacto direto na percepção de marca empregadora, e resulta em maior valor agregado junto ao mercado. 

Se você quer saber mais sobre employer branding e como aplicar estratégias na empresa, confira esse artigo que escrevemos especial sobre o assunto!

Fatores de motivação no trabalho

Será que a motivação dos funcionários afeta o desempenho no trabalho? Essa é uma dúvida bastante comum das empresas, que ainda não sabem completamente como manter os colaboradores engajados e motivados.

De acordo com um estudo da consultoria de recursos humanos Towers Watson, uma empresa que conta com funcionários engajados pode ter um aumento de até 30% no lucro. E a motivação é um dos fatores que promovem o engajamento e aumentam o desempenho individual.

Porém, antes de pensar em dinâmicas de motivação, as empresas precisam entender quais os fatores que impactam na moral dos funcionários e o que é necessário aprimorar para garantir que as necessidades primordiais sejam atendidas. 

Para isso, listamos 5 tópicos de atenção que os gestores devem estar de olho. Leia abaixo: 

1. Ambiente de trabalho

As condições de trabalho são fundamentais para manter os profissionais motivados. Trabalhar em um ambiente que não dispõe das condições ideais e conta com materiais inadequados não contribui para manter a equipe motivada.

Por isso, é importante investir em um ambiente laboral que seja agradável, arejado, com materiais de qualidade e com as condições necessárias para que cada funcionário desempenhe a função designada corretamente.

No caso dos trabalhadores que atuam em formato híbrido ou home office, fornecer insumos como computadores e periféricos em geral, e até mesmo auxílio financeiro para o escritório em casa, impactam positivamente na percepção do ambiente de trabalho.

2. Clima organizacional

O clima organizacional precisa ser positivo para que os colaboradores se sintam bem e satisfeitos. Você já trabalhou em um local onde as pessoas não se respeitam e estão constantemente tentando tomar o lugar dos outros? Com certeza, a experiência não é satisfatória. 

Quando você perceber que o clima não está favorável, faça uma pesquisa e veja o que precisa ser mudado para que o espírito da equipe seja transformado.

3. Remuneração

A remuneração adequada também é um fator decisivo. Quando os funcionários recebem bons salários, percebem que são valorizados e costumam entregar um desempenho acima da média. Ninguém gosta de trabalhar recebendo um valor abaixo do mercado ou que não corresponda ao serviço prestado.

Bons salários também ajudam a fazer com que os melhores talentos permaneçam na empresa, evitando que busquem recolocação em outras instituições.

4. Capacitação

O mercado de trabalho é muito dinâmico e cheio de novidades, o que torna importante 

manter a equipe sempre atualizada. Para isso, é interessante investir em capacitação para os funcionários, pois essa é uma maneira de mostrar que a empresa se preocupa com a carreira de cada um e investe no desenvolvimento individual.

As capacitações podem ser promovidas na empresa, com cursos, palestras e outras oportunidades de desenvolvimento. Outra possibilidade é ajudar a pagar a graduação, a pós-graduação ou outros cursos que possam trazer melhorias para o funcionário.

5. Benefícios

Um dos grandes pontos valorizados pelos colaboradores é o pacote de benefícios que a empresa oferece, além do salário propriamente dito. Esse é um fator importante tanto para a atração quanto para a retenção de talentos.

Empresas de todas as áreas buscam melhorar essa fidelização do colaborador, uma vez que altos índices de saída são prejudiciais para o negócio. Uma alternativa interessante é contar com um cartão de benefícios flexíveis para os funcionários, com diversas opções de uso e facilidade de gestão para a empresa.

Como investigar a motivação dos funcionários?

Antes de abordarmos as dinâmicas de motivação para empregados, precisamos avaliar como está o sentimento de pertencimento e a motivação com dados. 

Existem indicadores que podem auxiliar os gestores a perceberem a motivação em ações práticas do dia a dia, e é sobre isso que falaremos a seguir. 

Produtividade

Os dados não mentem. Quando a produção da empresa sofre quedas inesperadas, que não são motivadas por sazonalidade ou vendas, por exemplo, é hora de voltar a atenção para a situação do capital humano.

Funcionários desmotivados produzem menos e, consequentemente, diminuem a performance da empresa. E, como falamos, o capital humano é o bem mais precioso de qualquer organização. 

Avalie os dados de produtividade periodicamente e os setores que necessitam de atenção para traçar planos e reverter o cenário. 

Net Promoter Score

Ainda que o NPS seja um critério utilizado externamente para avaliar a empresa, com relação à percepção do público externo, também pode ser um meio de avaliar a motivação e a satisfação dos funcionários com o ambiente interno. 

Aplicar uma pesquisa de Net Promoter Score com o corpo de funcionários pode trazer insumos para que a gestão de RH entenda como está o ambiente de trabalho, o clima organizacional e aplicar mudanças na cultura da empresa, quando necessário. 

Clima organizacional

Falando nisso, o clima dentro da empresa é um dos grandes pontos de atenção, resultantes da motivação ou não dos funcionários. 

Quando o ambiente é muito competitivo ou não oferece oportunidades de crescimento, por exemplo, os funcionários percebem e repassam o sentimento aos demais, causando uma sensação de desmotivação quase que generalizada. 

Para quem acompanhou as últimas movimentações em uma das grandes empresas de redes sociais do mundo, a desmotivação com a gestão atual e o clima organizacional prejudicado gerou uma demissão em massa de funcionários das mais diversas áreas, deixando a empresa sem capital humano para executar as tarefas necessárias. 

Portanto, estar de olho no clima organizacional também é cuidar do capital humano e da motivação dos funcionários. 

Tipos de dinâmicas de motivação

Existe uma grande diversidade de dinâmicas de motivação que podem ser feitas individualmente ou em grupo. Lembre-se de que, se você procura promover um maior engajamento entre os membros da sua equipe, o ideal é que as dinâmicas sejam aplicadas em grupos pequenos e separados por setores.

Dinâmicas de motivação individuais

São aplicadas a cada funcionário a partir das necessidades percebidas. Podem conter técnicas de definição de metas, como as OKR (objetivos e resultados chave, em tradução livre), que servem para que o colaborador trace planos e conte com o auxílio da empresa para atingir os objetivos dentro da organização. 

Dinâmicas de motivação em grupo

Como o nome sugere, são as dinâmicas que podem ser realizadas em um mesmo setor, time ou organização como um todo, a depender da necessidade percebida pela empresa.

A principal vantagem desse tipo de dinâmica de motivação é a integração entre os funcionários e o fortalecimento do espírito de equipe. 

Porém, para os funcionários menos extrovertidos, a dinâmica em grupo pode gerar um certo desconforto quando obrigatória. É válido deixar aberta a possibilidade do funcionário escolher participar ou não, se houver a opção. 

Ideias de dinâmicas de motivação em grupo

Na sequência, veja duas sugestões de dinâmicas em grupo populares no mundo corporativo!

Vamos dar as mãos

Uma das dinâmicas mais leves e divertidas para se fazer em equipe se chama “vamos dar as mãos”. Embora pareça simples, essa dinâmica desenvolve as habilidades de trabalho em equipe e liderança.

Primeiro, o grupo deve formar um círculo. Em seguida, todos devem dar as mãos. Peça para que cada participante memorize os companheiros que estão à sua direita e os à sua esquerda. Depois da memorização, todos devem soltar as mãos e andar aleatoriamente pela sala. Coloque uma cartolina sobre o chão e peça para que os participantes se espremem até que todos caibam sobre a folha.

Feito isso, chega o momento em que a dinâmica fica interessante: os participantes devem voltar a dar as mãos para seus parceiros de antes sem sair de cima da cartolina. O objetivo é que, mesmo com a bagunça que se formará, o círculo volte ao estágio inicial, porém, em nenhum momento, os participantes podem soltar as mãos de seus parceiros.

Quem eu levo?

Essa dinâmica é perfeita para novas equipes que precisam se conhecer mais ou então para melhorar o relacionamento interpessoal de setores. O objetivo dessa atividade é fazer com que as pessoas reconheçam as qualidades das outras e também descubram como os outros as enxergam. Para realizar essa dinâmica, você precisa providenciar envelopes, folhas de papel e lápis.

Distribua os envelopes para todos os participantes e peça para que eles o abram apenas quando você terminar de explicar a dinâmica. Dentro do envelope, deve haver uma folha com três perguntas:

  • Se ganhasse um prêmio para fazer um cruzeiro e pudesse levar três pessoas, quais colegas você levaria?
  • Se tivesse que organizar uma festa surpresa para o supervisor do setor, qual colega você chamaria para te ajudar?
  • Se estivesse em uma situação de perigo e tivesse que ligar para alguém do trabalho, para quem você ligaria?
  • Todos devem escrever as respostas no papel recebido em silêncio, no entanto ninguém pode assinar o questionário ou mencionar seu nome. Em seguida, os envelopes são recolhidos e as respostas lidas pelo aplicador para todos os participantes.

Vale ressaltar que as dinâmicas não devem ser realizadas com muita frequência, pois os colaboradores podem ficar cansados e a atividade acabar perdendo o efeito. Aplique as dinâmicas de motivação em momentos estratégicos, quando a sua equipe realmente estiver precisando. Em pouco tempo, você vai perceber que isso se tornará parte da cultura da empresa.

Outras técnicas para motivação

Além das ideias que citamos e dos fatores que geram motivação nas equipes, as empresas podem utilizar outras estratégias na manutenção de equipes engajadas.

Endomarketing

O marketing interno, conhecido como endomarketing, engloba ações de engajamento com funcionários, alinhadas com as práticas da empresa. Algumas técnicas de endomarketing auxiliam na motivação, principalmente quando os funcionários veem na empresa uma marca que vale a pena trabalhar para. 

Mas, o cuidado é importante. Nada adianta o discurso ser bonito quando o dia a dia não reflete aquilo que a empresa prega. 

Separamos, neste outro artigo, técnicas para a realização de ações de endomarketing com foco em home office.

Premiações e bônus

Os resultados financeiros têm grande importância na motivação dos funcionários. Promover competições saudáveis com retorno em valores de bônus tem impacto positivo no foco e na produção.

Também é necessário trabalhar com essa estratégia com um certo cuidado para não tornar o ambiente extremamente competitivo e causar um clima desagradável. 

Pesquisas 

As técnicas de pesquisa de clima, de benefícios, de remuneração, entre outros, podem ser utilizadas para conectar os funcionários com a gestão, demonstrando a importância do capital humano para a empresa. 

Avaliações 

Além dos feedbacks sazonais, as avaliações de performance, com proposição de ações de melhoria e manutenção, podem melhorar a motivação dos colaboradores da empresa. 

Ao perceberem a preocupação da empresa em desenvolver o perfil profissional, os funcionários entendem a importância do local em que estão trabalhando e se sentem parte da organização. 

Como vimos, investir nessa área é essencial para a produtividade dos colaboradores e para conseguir uma equipe engajada e comprometida com o serviço, além de ajudar a preservar os talentos.

As dinâmicas de motivação entram como coadjuvantes no processo de motivar funcionários e promover um bom clima no ambiente de trabalho. A partir da compreensão das necessidades dos colaboradores, a empresa pode escolher quais são os melhores métodos para melhorar a relação empregador-empregado.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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