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Gestão de pessoas

Treinamento e desenvolvimento de pessoas: qual a melhor forma de promover?

Engajar o capital humano é uma estratégia chave das empresas que visam se destacar no mercado e se manter à frente da concorrência. Saiba como ter êxito!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 16 minutos

Ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas — também conhecidas como T&D — são parte fundamental da rotina de RH de qualquer negócio.

Capacitar os colaboradores é a chave para lapidar os times que compõem as empresas e assegurar que as metas traçadas em seus planejamentos estratégicos sejam cumpridas e os objetivos atingidos.

Ter uma cultura forte de desenvolvimento é, inclusive, um diferencial competitivo, tanto para reter talentos, quanto para melhorar os resultados e entregas.

Quer entender melhor como fazer esse processo e envolver seu time em ações de T&D, promovendo uma cultura de desenvolvimento contínuo? Continue a leitura! 

Qual é o conceito de treinamento e desenvolvimento de pessoas?

O treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D) se refere a todas as ações que visam a capacitação dos colaboradores de acordo com objetivos de curto e longo prazo, com o objetivo tanto de desenvolver habilidades técnicas, quanto soft skills.

Essas ações podem ser planejadas de acordo com o Plano de Desenvolvimento Individual de cada colaborador, ou inserido em um Plano de Desenvolvimento Coletivo que abarque todo o time. 

Os principais objetivos do T&D são:

  • atualizar os funcionários para novas tecnologias e técnicas;
  • suprir gaps de habilidades da empresa;
  • promover o crescimento profissional do funcionário, o preparando para assumir novas funções e responsabilidades, o que ajuda a reter talentos e reduzir o turnover.

Porém, há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento. Enquanto treinamento diz respeito a capacitação do funcionário para realizar seu trabalho na posição que ocupa atualmente, o desenvolvimento tem como foco cargos que serão ocupados no futuro. 

Ou seja, é a preparação do colaborador para assumir novas responsabilidades e funções.

Qual é a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas?

As transformações do mercado são constantes, pois acompanham os avanços da tecnologia, e com isso temos, também, um novo perfil de consumidores, clientes e empresas. 

E, assim, visando se destacar no mercado e se manter à frente da concorrência, as empresas têm como ponto-chave estratégico envolver e capacitar seu capital humano, para contar com equipes de alta performance — cada vez mais sintonizadas, engajadas e produtivas. 

O treinamento de equipes aprimora necessidades específicas, do time e individuais, para a qualidade do desempenho das funções.

Também potencializa o conhecimento, as habilidades, os talentos e as atitudes para entrega do que é esperado de cada membro, além de promover o realinhamento dos colaboradores com a missão, visão e valores e propósitos da empresa. 

Quais são as 4 etapas do processo de treinamento e desenvolvimento?

Todo processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas bem executado conta com quatro etapas: diagnóstico, planejamento, execução e avaliação

Confira, a seguir, no que consistem e como executar essas etapas, passo a passo.

1. Diagnóstico

Antes de qualquer plano de ação, é necessário entender o ponto de partida, não é mesmo? Portanto, o primeiro passo para executar seu plano de T&D é estudar o cenário atual e mapear as principais necessidades da empresa.

Nesse momento você vai entender quais são os principais gaps e, a partir daí, determinar as ações de treinamento — que terão impacto de curto prazo — e quais são as ações de desenvolvimento, que vão preparar os colaboradores no longo prazo.

Para realizar esse diagnóstico, você pode usar as ferramentas que explicaremos a seguir.

Mapeamento de competências

Como o próprio nome já diz, é o mapeamento das competências do time, os pontos fortes e fracos, além de quais são as principais lacunas que prejudicam o andamento das tarefas atualmente.

É importante também entender quais são as principais aspirações de cada colaborador, considerando que eles podem querer um modelo de carreira em Y.

Avaliação de desempenho

Na avaliação de desempenho você vai compreender como o time está performando atualmente e qual é o gap entre as habilidades que os colaboradores têm hoje e qual é a necessidade da empresa agora e no futuro. 

É também um bom momento para planejar ações de reconhecimento de colaboradores com performance fora da curva e entender o que pode estar prejudicando o trabalho daqueles que não estão conseguindo desempenhar suas funções. 

Pesquisa de clima

Com a pesquisa de clima você vai conseguir perceber as principais demandas de desenvolvimento de soft skills, ou seja, quais comportamentos e atitudes têm prejudicado o andamento das tarefas e o que precisa ser feito para corrigir. 

Balanced scorecard 

Por fim, é hora de entender o momento da empresa como um todo, olhando mais para os objetivos de negócio. 

O balanced scorecard é uma técnica que vai ajudar você a entender como está o desempenho da empresa no momento, de acordo com indicadores-chave.

A partir disso, você vai compreender as demandas de habilidade mais relevantes para a empresa atingir seus principais objetivos agora e no futuro.

2. Planejamento

Com o diagnóstico em mãos, você já sabe quais são os principais gaps dos colaboradores e quais são as prioridades de treinamento e desenvolvimento da empresa.

Agora, você precisa traçar um plano de ação para suprir essa demanda, levando em conta também as aspirações e talentos de cada colaborador.

Mesmo que essa seja uma necessidade da empresa, não adianta você treinar para liderança alguém que tem mais fit com o perfil de especialista ou colaborador individual, não é mesmo?

É o momento, portanto, de elaborar os PDIs ou PDC dos colaboradores levando em conta todos esses fatores.

Comece listando as necessidades de desenvolvimento que você encontrou na fase de diagnóstico e elaborando objetivos que atendam essas necessidades, além de definir quem são os colaboradores que entrarão no programa de T&D.

A partir daí, você pode escolher o tipo de treinamento mais adequado para cada objetivo e, em conjunto com o time, elaborar um plano de ação com objetivos e prazos bem definidos.

É importante também que esse planejamento traga quem serão os responsáveis por cada ação, quais os custos e o porquê de cada habilidade que está sendo desenvolvida, de forma que o time tenha clareza do motivo de estar se engajando em ações de treinamento e desenvolvimento.

3. Execução

Definido o plano de ação, é hora de colocar a mão na massa. Tudo começa com a comunicação com os colaboradores, seguido da aplicação das ações de T&D, que podem tanto ter o envolvimento da empresa, quanto serem de execução individual do colaborador.

Aí podem ser mentorias, treinamentos gerais para o time, cursos, workshops, enfim, quaisquer ações de capacitação e treinamento que ajudem a alcançar os objetivos traçados no plano.

É importante que a liderança acompanhe de perto a execução desse plano, tanto nas ações coletivas quanto nas individuais, para ajudar os colaboradores em qualquer dificuldade que tenham no caminho.

4. Avaliação

Por fim, depois do prazo estabelecido para a execução, é o momento de verificar se o plano de treinamento e desenvolvimento foi efetivo, avaliando se as ações foram executadas e qual foi o impacto na empresa e nos colaboradores.

Para isso, avalie:

  • satisfação dos colaboradores com ações de desenvolvimento;
  • indicadores de desempenho;
  • percalços que impediram o atingimento das metas;
  • custos versus resultado.

Com esses dados em mãos você vai conseguir avaliar a efetividade do plano e definir as próximas ações de T&D com mais clareza. 

Quais são os principais tipos de treinamento e desenvolvimento?

Existem diversas formas de trabalhar o treinamento e o desenvolvimento do seu time, seja de maneira individual, seja envolvendo um grupo de pessoas.

Veja, a seguir, quais são os principais tipos de ações de T&D que você pode promover na sua empresa.

E-learning

O e-lernaning diz respeito a qualquer tipo de aprendizado feito remotamente, por meio de plataformas ou softwares de ensino, independentemente do formato do conteúdo, seja textos, vídeos ou áudio.

A vantagem desse tipo de T&D é a facilidade para o colaborador consumir o conteúdo no seu próprio ritmo, além de engajar em atividades interativas que complementam o aprendizado.

Treinamentos em classe 

Essa ação de T&D é feita em grupo e da seguinte forma: as pessoas que estão em treinamento se encontram em uma sala de aula ou laboratório e recebem orientações de profissionais que detêm a competência que será treinada.

Isso pode acontecer tanto externamente, quanto nas dependências da empresa, sendo esse segundo modelo chamado de in company.

Microlearning

Você já deve ter percebido que o consumo de conteúdo online está cada vez mais rápido, com vídeos e textos cada vez mais curtos e breves, de forma a reter a atenção das pessoas.

O microlearning, portanto, procura unir a capacitação do time com essa tendência, passando conteúdos em vídeos curtos, de 3 a 10 minutos, focando em competências específicas.

Aprendizagem social

Uma das principais formas de aprender, é pelo exemplo, não é mesmo? E a aprendizagem social é justamente isso.

O profissional a ser treinado aprende pelo convívio com outros profissionais, seja por ações de mentoria, seja por observação do dia a dia do trabalho, além da participação em grupos profissionais.

Mentoria

Um dos métodos de aprendizado social que vale ser destacado é a mentoria, em que um colaborador mais experiente “adota” o funcionário que precisa ser treinado, dando orientações relevantes para o seu desenvolvimento na área.

Rotação

No caso em que o colaborador precisa entender o funcionamento da empresa ou de um setor como um todo, a rotação é uma boa metodologia de treinamento.

Ela é feita por meio da alocação do colaborador em diferentes funções na empresa, de forma que ele possa desenvolver competências e ganhar experiência em diferentes áreas.

Qualificação externa

Às vezes não é possível suprir os gaps da empresa apenas utilizando treinamentos promovidos pelos próprios funcionários, e nessa hora é que utilizamos as fontes de qualificação externa.

O termo diz respeito a qualquer programa de instituição de ensino, como pós-graduações, cursos livres, cursos profissionalizantes etc.

Feedback contínuo

Além de dar acesso a todas as fontes de conhecimento necessárias para o desenvolvimento de habilidades, é necessário também acompanhar esse funcionário e oferecer retornos periódicos.

Dessa forma, ele pode ter mais clareza de como está performando, assim, é possível reconhecer os avanços já feitos e chamar atenção para os pontos que ainda precisam ser trabalhados.

Quais são as vantagens do treinamento e desenvolvimento?

Ainda não está confiante que as ações de T&D são uma prioridade para sua empresa no momento? Confira algumas vantagens de começar a trabalhar essas práticas, a seguir.

Reduzir gaps

Um dos principais benefícios das ações de treinamento e desenvolvimento é reduzir os gaps entre as competências que a empresa necessita e as que ela tem no momento. 

Isso sem precisar fazer um recrutamento externo, o que passa para o time a mensagem de que eles têm oportunidade de crescimento na empresa, ajudando-os a se sentirem valorizados.  

Fortalecer a cultura 

Outro ponto positivo de aplicar o T&D na sua empresa é que, por meio dele, você pode fortalecer a cultura da empresa, reforçando valores e comportamentos desejados para o  time.

Além disso, é possível promover uma cultura de desenvolvimento contínuo e troca de conhecimentos, que é bastante positiva para um time mais engajado e eficiente.

Atrair e reter talentos

Uma empresa com uma cultura forte de desenvolvimento e reconhecimento dos colaboradores tende a ser bem vista no mercado como um lugar desejável de se trabalhar.

Afinal, a maioria das pessoas quer estar numa empresa que reconhece e dá oportunidades de crescimento aos seus funcionários e as ações de T&D trazem justamente a chance de que os colaboradores se desenvolverem e avançarem para os próximos degraus da sua carreira.

Portanto, investir em treinamento e desenvolvimento é uma forma de atrair novos talentos para sua empresa e reter os que já estão no time.

Motivar os colaboradores

Ao terem mais oportunidades de crescimento na empresa e mais oportunidades para desenvolver habilidades e conversar sobre as próprias aspirações de carreira, os colaboradores se sentem mais motivados, tanto a continuar na empresa, quanto a realizar suas tarefas de maneira mais eficiente.

Além disso, o time pode ficar mais engajado no próprio desenvolvimento, dando protagonismo para quem quer se desenvolver e crescer na carreira.

Melhorar resultados

Como você já deve ter percebido, as ações de treinamento e desenvolvimento, num primeiro momento, vão ajudar a melhorar indicadores de RH — como turnover, absenteísmo, clima organizacional e retenção de talentos, por exemplo —, mas os benefícios vão além desse setor.

Funcionários mais bem treinados para desempenhar suas funções também tem o potencial de entregar resultados melhores e mais alinhados com os padrões da empresa, ajudando no cumprimento de metas e na execução de entregas fora da curva.

Pedagogia e Andragogia: qual a diferença? 

Partindo-se do princípio que crianças e adultos aprendem de maneiras diferentes, surgiram os termos Pedagogia e Andragogia, de modo a definir métodos para orientar seu aprendizado, sendo a Pedagogia direcionada ao ensino de crianças e a Andragogia ao ensino de adultos.

A Pedagogia aplica-se a crianças e adolescentes por meio de uma comunicação tradicionalmente vertical, ou seja, do professor para o aluno, por meio de um conteúdo programático para o desenvolvimento e formação de pessoas.

Valendo ressaltar que, hoje, essas correntes tradicionais, em que a interação era menor e um dos grandes problemas de evasão, dividem lugar com uma nova forma de ensino, que oferece uma vivência muito agradável e mais eficaz, por ser interativa, entre professores e alunos.

A Andragogia aplica-se a adultos, por meio de uma comunicação horizontal, ou seja, em reciprocidade entre tutores/facilitadores e alunos. O facilitador busca aplicar as experiências dos alunos ao longo do processo de ensino, enriquecendo o aprendizado.  

Esses métodos também são aplicados de maneira bastante dinâmica no âmbito do treinamento e desenvolvimento corporativo, ou a chamada educação corporativa.

Aplicabilidade da Pedagogia e da Andragogia no ambiente corporativo

Sim, métodos de ensino utilizados em salas de aula também são aplicáveis em treinamentos corporativos, para o desenvolvimento de pessoas, com vistas a compor equipes atualizadas, engajadas, eficientes e capazes de gerar maior produtividade e melhores resultados.

Diferentemente da escola, que requer um professor, no ambiente corporativo, quem conduz os treinamentos são os facilitadores — internos ou externos — que se utilizam de técnicas específicas para nortear a troca e o compartilhamento de ideias e experiências.

Por meio de treinamentos, as empresas qualificam as suas equipes, refinam as competências das pessoas, as suas habilidades, suas expertises, de modo a assegurar a qualidade do que fazem e do que entregam. 

Funcionários atualizados, preparados e alinhados com o planejamento estratégico colaboram, e muito, para que a empresa esteja sempre muito bem posicionada no mercado, garantindo resultados. 

A Andragogia tem sido o principal método adotado pelas organizações para treinar, desenvolver e motivar o engajamento, o conhecimento e o autoconhecimento das equipes.

Qual a melhor forma de envolver as equipes em treinamentos?

Sobre qual a melhor forma de envolver as pessoas em treinamentos, esta começa pela interação, comunicação e aproximação entre colaboradores e gestores — em como se comporta essa relação. E os treinamentos fomentam o estreitamento dessas relações.

Quando se tem claro o objetivo e diagnosticados os pontos frágeis que devem ser trabalhados, aprimorados e atualizados, são elencadas as metas do treinamento e quem serão os participantes, pensa-se em qual será a melhor forma de envolver as equipes no processo, define-se por meio de qual método, a duração, entre outros detalhes para otimizar e enriquecer o treinamento e a finalidade a que se destina. 

Tanto a Pedagogia quanto a Andragogia consideram a aprendizagem e toda a experiência proporcionada por ela em função do tipo de desenvolvimento aplicado.

A Andragogia é o método utilizado pela educação corporativa (em seus treinamentos) por ser destinado a adultos que fazem parte do universo empresarial, que já têm definidos seus estilos e ritmos, têm conhecimentos próprios, uma vivência. 

Um público para o qual já não basta mais ouvir, sem interagir, e que não se contenta com uma comunicação basicamente receptiva e vertical, não se adequa a um método unicamente passivo, o que é desinteressante para o caso de treinamentos corporativos. As pessoas querem cada vez mais! 

O treinamento aliado à Andragogia segue seis pilares, abaixo sintetizados, fixados por Malcom Knowles (1913-1997), um dos educadores de adultos mais importantes da história, considerado pai da Andragogia, os quais devem ser considerados em ações educacionais para adultos.

  • Necessidade de saber: dando sentido a coisas e fatos.
  • Autoconceito do aprendiz: a consciência do próprio processo de aprender.
  • Experiência anterior do aprendiz: a vivência prática em ações concretas.
  • Prontidão para aprender: responsabilização sobre o próprio aprendizado.
  • Orientação para aprendizagem: fácil assimilação ao aprender de forma contextualizada.
  • Motivação para aprender: a maior delas é o reconhecimento pela autorrealização.

O perfil e a realidade das equipes, hoje, requerem ainda mais reciprocidade e interação horizontal, com diálogo, trocas, compartilhamento de ideias e experiências. 

Essas pessoas são aspirantes a atuar, refinar e ampliar suas competências e a encontrar oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Traços que compõem o perfil dos profissionais diferenciados que o mercado tanto valoriza e busca.

Por meio de treinamentos apoiados pela Andragogia, as empresas, os negócios e as equipes alcançam vários benefícios, entre os quais, temos:

  • Conexão entre aprendizagem e competências.
  • Excelência e alta performance.
  • Colaboradores motivados e engajados.
  • Aumento da produtividade.
  • Criatividade e inovação nas tomadas de decisões.
  • Valorização e reconhecimento no mercado.
  • Melhoria contínua.
  • Todos jogando no mesmo time ativa e proativamente.
  • Competências essenciais, conhecimentos e habilidades estimulados.
  • Alcance de metas e objetivos.
  • Crescimento e resultados mútuos/efetivos.
  • Colaboradores se tornam protagonistas do seu autodesenvolvimento profissional.
  • Autogestão do conhecimento, com aplicação imediata.

Gostou de entender melhor como trabalhar o treinamento e desenvolvimento no seu time? Empresas que valorizam seu capital humano também valorizam a educação corporativa como estratégia para ter um quadro funcional excelente, de alta performance, e, assim, se mantém e se destacam no mercado em que atuam. 

E aí? Gostou das dicas? Aproveite para conversar com nosso time e começar agora mesmo e mudar a vida dos seus colaboradores para melhor. 

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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