Afinal, o que é employee experience e por que é importante?

January 6, 2020
Talentos

Oferecer uma boa experiência ao colaborador é cada vez mais fundamental para atrair e manter os melhores talentos na empresa. Para isso, são usadas estratégias do chamado employee experience, um conjunto de iniciativas para promover o bem-estar dos colaboradores na companhia, a fim de aumentar a produtividade e melhorar os resultados organizacionais.

Mas, para que essas iniciativas sejam eficazes, é preciso estar atento aos talentos internos e também acompanhar as ações propostas, a fim de que elas tragam os resultados esperados pela organização. Ao longo desta leitura, você vai saber o que é employee experience e por que ele é importante. Acompanhe!

O que é employee experience?

A cada dia que passa, o employee experience, que pode ser traduzido para o português como experiência do colaborador, tem se firmado como indispensável para ajudar companhias dos mais diversos portes e segmentos a aumentar a produtividade de seus funcionários, oferecendo a eles um bom ambiente laboral, onde as práticas de bem-estar e felicidade no trabalho são valorizadas.

Essas ações são importantes porque servem como base para uma empresa ser bem-sucedida, fomentando aspectos como o engajamento e a motivação das pessoas, fundamentais para alcançar os objetivos do negócio.

Assim, o employee experience é uma forma de driblar os desgastes gerados por problemas de saúde do colaborador, alta rotatividade, conflito entre as equipes, entre outras questões que podem comprometer a performance individual e do grupo.

São exemplos de ações que envolvem a experiência do colaborador a realização de pesquisa de clima, o oferecimento de oportunidade de crescimento e qualificação, a política de benefícios atrativa, entre outras ações.

Por meio do employee experience, é possível acompanhar como as pessoas estão se sentindo dentro das organizações, a relação delas com o trabalho, as questões enfrentadas, os níveis de satisfação e muitos outros fatores que possam vir a interferir na performance do colaborador.

Logo, por meio desse acompanhamento, é possível fazer com que o setor de RH da empresa otimize estratégias para elevar o bem-estar dos funcionários dentro da companhia.

Diferença entre employee experience e employee engagement

Enquanto o employee experience busca elevar todos os níveis de vivência do colaborador no dia a dia das empresas, o employee engagement, que também é uma estratégia, tem como foco concentrar e aumentar o engajamento dos profissionais dentro da companhia.

De maneira mais didática, podemos dizer que o employee engagement é o resultado que as organizações buscam atingir utilizando as ações de experiência do colaborador.

Portanto, em vez de depender de ações isoladas e de curto prazo projetadas para elevar o engajamento, o employee experience prioriza a integração entre as equipes, a produtividade, os comportamentos, a redução do turnover e, como não poderia deixar de ser, o crescimento da empresa como um todo, tendo como objetivo principal o desenvolvimento das pessoas.

Quais as vantagens de apostar no employee experience?

São diversos os benefícios de apostar nessa estratégia. Elencamos os principais para você a seguir. Acompanhe!

Mais engajamento e produtividade

O employee experience é baseado na experiência do consumidor, que tem como objetivo proporcionar uma boa vivência durante a jornada de compra do cliente. No ambiente empresarial, essa estratégia foi adaptada para oferecer incentivos à qualidade de vida e ao bem-estar no trabalho, o que ajuda a elevar os índices de engajamento e, por consequência, a produtividade dos funcionários, conferindo importantes diferenciais competitivos às organizações.

Atração e retenção de talentos

Uma empresa que investe na boa experiência do colaborador aumenta as chances de atrair e manter os melhores talentos do mercado. Mas, para que os resultados sejam realmente efetivos e duradouros, é preciso ficar atento à jornada dos talentos dentro das organizações, começando no momento em que o profissional interage pela primeira vez com a empresa até o instante em que ele é desligado.

Por esse motivo, estar atento a uma boa experiência do colaborador é fundamental para atrair e manter os melhores profissionais do mercado, uma vez que esses talentos se interessam pelas propostas da empresa. Assim, todos esses esforços buscam otimizar a experiência de cada funcionário, proporcionando a eles um ambiente agradável e favorável ao desempenho de suas atividades.

Aumento da produtividade

A produtividade das pessoas está diretamente relacionada à maneira como elas são tratadas dentro da organização. Profissionais que se sentem acolhidos e reconhecidos tendem a conquistar melhores resultados, e é por isso que o employee experience é tão importante para a produtividade.

Profissionais que não são felizes no trabalho tendem a ter um baixo rendimento e, o pior, são capazes de influenciar negativamente os colegas, contribuindo para um clima organizacional ruim.

Utilizando as ações de employee experience, você consegue elevar a qualidade do ambiente, engajando os funcionários de maneira que eles produzam mais e com maior qualidade.

É certo que os efeitos dessas ações são percebidos mais claramente em longo prazo, no entanto, são extremamente significativos e necessários para manter a equipe motivada e produtiva, fator fundamental para a competitividade do negócio no mercado.

Desenvolvimento do profissional

O employee experience ainda se preocupa em oferecer ao colaborador a oportunidade de crescimento e desenvolvimento dentro da companhia. Para isso, algumas perguntas devem ser respondidas.

  • Quais competências o colaborador precisa desenvolver?
  • Qual é a contribuição dele dentro da empresa?
  • Há quanto tempo ele ocupa o cargo na empresa?
  • Quais resultados a organização espera dele?
  • Quais são as ambições desse colaborador dentro da companhia?

Todas essas respostas ajudarão a desenvolver um plano de desenvolvimento individual e coletivo, elevando o nível de comprometimento e a satisfação no trabalho.

Quais são as etapas de implantação do employee experience?

Construir um employee experience, de forma prática, consiste em realizar o mapeamento de cada fase da experiência dos funcionários com a organização. Veja, a seguir, como fazer:

  1. identificar quais são os valores da companhia;
  2. analisar se os seus candidatos têm fit cultural;
  3. medir a satisfação sobre o seu processo seletivo;
  4. estruturar melhor todo o processo de onboarding nas empresas;
  5. treinar as lideranças;
  6. fazer pesquisas regulares durante a jornada;
  7. ficar atento aos feedbacks das entrevistas de desligamento.

Entre os principais desafios do employee experience estão o comprometimento da alta gestão da empresa com a efetividade das ações e o estabelecimento de métricas para medir e acompanhar os resultados das iniciativas propostas.

Como vimos ao longo deste conteúdo, o employee experience é uma estratégia fundamental para elevar os resultados da companhia, oferecendo ao colaborador uma jornada na empresa que favoreça seu bem-estar, o que acarreta o aumento da produtividade, a redução do turnover, entre outros benefícios para as empresas e os funcionários.

Se você gostou deste artigo sobre o que é um employee experience e quer ter contato com outros conteúdos interessantes, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form