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Cultura organizacional

Conheça as 5 melhores práticas para fazer a contratação online + benefícios

Encontrar bons profissionais é uma habilidade fundamental para o sucesso de uma empresa. Entenda como a contratação de funcionários online é uma alternativa importante.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

Não há dúvida de que a pandemia da Covid-19 acelerou a adoção de métodos de contratação online e virtuais. Se a busca por profissionais nas fases de recrutamento já era muito forte no ambiente online, a impossibilidade de encontrar diretamente com os profissionais presencialmente ajudou a implementar de vez essa tendência no mercado.

A partir de então, a contratação de funcionários online já é vista como uma necessidade, não só devido aos cuidados com a pandemia, mas também pelos diversos benefícios que esse processo proporciona.

Essa modalidade pode trazer vantagens únicas para uma organização, como aumentar a agilidade no processo e reduzir gastos. Pensando nisso, apresentaremos aqui tudo sobre contratação online e as 5 melhores práticas para realizar essa atividade. Confira!

O que é contratação online?

O termo contratação online possui um significado mais amplo do que o imaginado, por isso, pode ser conhecido também como admissão digital.

Na prática, não estamos falando apenas da comunicação de que um funcionário foi contratado, mas também da digitalização de todo o processo de pedido de documentação e oficialização da contratação.

Se um sistema de recrutamento e seleção online já ajuda no gerenciamento de contatos, além de aumentar a produtividade dos recrutadores, as ferramentas para contratação online vão além, já que diferem de um simples sistema de rastreamento de candidatos.

Um sistema que apoia essa frente de trabalho não só ajuda os recrutadores a procurar candidatos quando necessário, como também permite fazer entrevistas e armazenar informações e documentos necessários para regularizar uma contratação. Como bônus, essa ferramenta oferece gerenciamento automatizado de tarefas diárias para empresas.

Diferentemente do processo presencial, é importante destacar que a contratação online é uma maneira fácil e organizada de acompanhar mais do que os candidatos que se candidatam a vagas em sua empresa. Essa também é a forma das organizações contratarem profissionais que moram em qualquer lugar, no modelo home office.

Como funciona a contratação online?

Afinal, como acontece o processo de contratação de pessoas nesse ambiente online? A grande mudança é que há uma saída do meio tradicional para realizar não só o recrutamento online, mas também todo o processo de admissão online.

Assim como no processo de entrevista e contratação tradicional, cada empresa é diferente. Algumas fazem ofertas rapidamente, enquanto outras têm várias rodadas de entrevistas, exigem testes de conhecimento e amostras de trabalho. O que muda é a agilidade para resolver toda a parte burocrática.

No geral, funciona assim: as organizações realizam um processo de recrutamento automatizado que reduz a necessidade de processos manuais e papelada. Quando a empresa escolhe a pessoa que será contratada, todas as etapas seguintes também ocorrem de forma online:

  • Todo pedido de documentação é feito através de e-mail ou de ferramentas de contato direto, como o WhatsApp;
  • O profissional envia fotos ou documentos escaneados através desses canais, ou já dentro de um sistema online usado pela empresa;
  • Toda validação desses documentos é feita remotamente;
  • Com a aprovação e criação do contrato de trabalho, são feitas as assinaturas eletrônicas.

Quando uma empresa conta com uma ferramenta online para executar essas atividades, os recursos disponíveis geralmente são:

  • Capacidade de publicar vagas de empregos, colocar a descrição de cargo e deixá-las disponíveis em sites e outros bancos de vagas;
  • Capacidade de armazenar todos os dados necessários para fins de recrutamento;
  • Avaliação e classificação de todos os candidatos;
  • Oferece um cronograma para ajudar nas entrevistas;
  • Gerador de relatórios;
  • Comunicação direta e online;
  • Armazenamento de documentos e preenchimento de contratos;
  • Assinatura eletrônica.

Quanto tempo demora o processo de admissão online?

A maioria dos sites de recrutamento online usa automação que permite que as empresas comecem a procurar currículos de candidatos qualificados em poucos minutos. Isso já costuma agilizar o processo de admissão, mas agora com a contratação online o tempo fica ainda mais curto.

A partir do momento que o profissional recebe a comunicação sobre a contratação e aceita os termos do contrato (valores de salários e benefícios corporativos), a maior demora está no envio e validação dos documentos. No geral, todo o processo costuma levar em média 5 dias úteis, ou seja, em uma semana tudo está resolvido de forma online.

  • 1 dia para comunicação e aceite do profissional;
  • 1 dia para envio da documentação;
  • 1 dia para receber e conferir documentação;
  • 1 dia para criação do contrato e abertura de conta;
  • 1 dia para assinaturas.

Para reduzir o tempo de contratação, certifique-se de que suas comunicações estejam previamente preparadas e sejam compatíveis com a leitura nos dispositivos móveis. Além disso, toda mensagem e formulário precisa ser fácil e rápido de preencher.

Se a maioria dos candidatos desiste de preencher formulários de inscrição para vagas quando são cansativos e extremamente longos, nessa etapa é a hora de solicitar todas as informações necessárias, já que agora é necessário formalizar a contratação.

Como é feito o contrato digital?

O modelo de contrato digital é criado totalmente online. Isso quer dizer que a empresa precisa utilizar um meio seguro e próprio para fazer e armazenar seus contratos.

Ele é feito da seguinte maneira:

  • A empresa redige o documento;
  • Ele é formatado para se adequar ao formato PDF;
  • Esse documento é lançado dentro de uma ferramenta online;
  • A partir daí, pode ser enviado o link para assinatura eletrônica.

Diferente dos contratos físicos, os contratos online também recebem assinaturas digitais, e isso requer uma autenticação com assinatura digital. Ao efetuar a assinatura eletrônica em um documento digital, contratante e contratado não precisam se reunir presencialmente.

É possível assinar a carteira de trabalho digital?

A resposta é sim! Acontece que, em 2019, foi lançada no Brasil a carteira de trabalho digital. Isso significa que no lugar do documento físico, antes obrigatório para o registro das atividades do trabalhador, as empresas passaram a poder usar este outro formato. Para fazer a assinatura dos contratos de trabalho, o digital já possui a validade legal.

Todas as regras relacionadas à carteira de trabalho digital foram instituídas de duas formas:

  • pela Lei 13874/2019, que trata da criação da carteira de trabalho digital;
  • e pela Portaria 1.065/2019, que trata das regras específicas de anotação do documento.

Para poder fazer os procedimentos legais com essa nova carteira, o empregador lança a nova admissão no eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas).

Essa ação já vale como uma “assinatura da carteira”, não sendo necessário assinar fisicamente o documento. A partir desse momento, o trabalhador já consegue visualizar o seu novo contrato de trabalho no aplicativo da carteira de trabalho digital.

O empregador ainda consegue ver diversas outras informações na carteira digital. Além disso, a empresa continua registrando na carteira digital informações referentes à:

  • Admissão;
  • Alterações salariais;
  • Mudança de local de trabalho;
  • Salário de benefício;
  • Férias;
  • 13º salário;
  • Rescisão;
  • e outros dados importantes, assim como era na carteira física.

Como se dá o processo de contratação online?

Agora é o momento de conferir os 5 passos essenciais para efetivar uma contratação online com sucesso. Veja!

1. Planeje todo o processo

Antes de começar a procurar profissionais, é fundamental planejar todo o processo. Nessa fase, é preciso definir quais serão as vagas disponibilizadas, quem são os candidatos ideais e como será feita a triagem dos currículos.

Pensar nesses detalhes é uma forma de economizar tempo e direcionar as ações, evitando desperdício de recursos e esforços. Desse modo, sua empresa aumenta a probabilidade de encontrar os talentos mais adequados para o negócio.

2. Trace o perfil ideal

Essa é uma dica importante e bastante conhecida, porém, muitas vezes é deixada de lado. As contratações, mesmo de forma online, devem ocorrer de acordo com os objetivos da empresa, ou seja, os profissionais precisam estar alinhados com essas metas.

Desse modo, tenha em mente qual será a função do novo colaborador e pense nas habilidades que são necessárias para o cargo. Além disso, verifique se o perfil do candidato combina com a cultura organizacional do seu negócio.

3. Utilize um software além de recrutamento e seleção

Existem muitas alternativas de softwares de recrutamento e seleção, que facilitam a contratação de funcionários de forma online. Com eles, a organização divulga as vagas em locais selecionados e escolhe os currículos de acordo com suas necessidades.

Já pensando na contratação online, é preciso ir além e contar com soluções que atendam todo o processo, já chegando nas comunicações, solicitações e armazenamento de documentos digitais.

Com esses recursos, o candidato responde às perguntas necessárias para formalizar o contrato de trabalho e não só os testes de avaliação, trazendo mais agilidade e confiança no processo para ambos os lados.

4. Conte com o auxílio das redes sociais

As redes sociais, como Facebook e LinkedIn, são boas alternativas para quem busca profissionais de forma remota. Essas ferramentas facilitam a divulgação das vagas, mas é preciso ter cuidado para direcionar de forma detalhada as oportunidades, a fim de não receber um número muito alto de candidaturas.

A grande vantagem desse recurso é a possibilidade de fazer comunicações online. Desse modo, a empresa pode encontrar colaboradores talentosos e que se encaixam no perfil desejado, já entrando em contato para marcar uma entrevista. Já com o WhatsApp, é possível agilizar toda a troca de comunicação relacionada à contratação em si.

5. Realize entrevistas por videoconferência

A realização de entrevistas por videoconferência também é muito importante, pois possibilita que a empresa conheça os candidatos de maneira mais próxima.

Essa é uma forma de poupar tempo dos profissionais, que não vão precisar se deslocar, além de aumentar o alcance do processo, já que é possível entrevistar pessoas de qualquer localidade.

Durante a entrevista, é importante que o recrutador saiba conduzir o processo, tendo uma visão geral sobre o candidato. Assim, ele poderá avaliar a capacidade de articulação, os gestos, as emoções e outras características consideradas relevantes para o cargo.

Benefícios da contratação online

Agora que você já sabe os passos fundamentais, que tal conhecer os benefícios de realizar esse tipo de contratação?

Em resumo, as vantagens do recrutamento online incluem: 

  • Um diferencial competitivo para as empresas comparadas com outras que só fazem presencialmente;
  • Fornece à sua equipe de contratação um grupo de candidatos melhor qualificados;
  • Economiza tempo e dinheiro usando automação e comunicação rápida;
  • Também pode ser usada para se comunicar com um grande número de candidatos e fazer várias contratações ao mesmo tempo.

Detalhamos alguns desses benefícios a seguir!

O processo de contratação online melhora a comunicação

É importante para a marca e a reputação da sua empresa ter interações positivas com os candidatos, independentemente de eles passarem pela primeira fase ou serem selecionados para uma entrevista. Portanto, você deve tentar se comunicar com todos os candidatos que se inscreveram para uma vaga aberta.

Com o recrutamento online, isso se torna mais fácil e menos trabalhoso, pois você não precisa falar ao telefone ou enviar e-mails individuais que levam um tempo considerável. Em vez disso, se você usar uma ferramenta online, poderá enviar mensagens em massa por WhatsApp ou SMS, todas personalizadas para os candidatos, mas de uma só vez.

Aumenta a eficiência da contratação

O recrutamento online ainda ajuda a melhorar todo o ciclo de vida da contratação. Isso inclui pré-seleção de emprego, verificação de documentações e avaliações. A eficiência nesse processo significa que o tempo necessário para encontrar um candidato qualificado é reduzido.

Uma das vantagens do recrutamento online é que você pode usar uma solução de recrutamento moderna para uma variedade de funções e treinar todo o time de Recursos Humanos para conseguir utilizá-la.

Alcance um público mais amplo com o recrutamento online

Com o recrutamento online, você pode atingir um público mais direcionado e mais amplo. Se você está recrutando candidatos para trabalho remoto, pode entrar em contato com candidatos em qualquer estado ou até mesmo outro país.

Você também pode usar quadros de empregos em redes sociais de recrutamento para atingir especificamente setores e profissionais dentro do perfil desejado. Assim terá garantia de que apenas as pessoas certas vejam e se candidatem à sua vaga.

Em resumo, ao usar a contratação online, você tem a liberdade de expandir sua busca de emprego para encontrar os candidatos mais qualificados e ter menos custos em todo o processo. Então que tal fornecer multibenefícios adicionais para seu time com custo Zero para empresa? É só falar aqui com o time da Caju!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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