Fit cultural: por que considerar esse fator no momento da seleção?

June 30, 2020
Talentos

Você, mais que todos, sabe da dificuldade de conseguir profissionais que sejam compatíveis com as ideias da empresa.

O principal erro é focar apenas na experiência e na qualificação dos candidatos. De nada adianta contar com profissionais no quadro da empresa que sejam bem-sucedidos no mercado, mas que não tenham a mesma visão da companhia. Nesse sentido, a relação será difícil para ambos os lados.

Por isso, é importante considerar o fit cultural. Quando ele está presente, a tendência é ter colaboradores mais motivados e que ficam mais tempo na empresa. Com isso, a produtividade aumenta, bem como os resultados do negócio.

Neste texto, você verá o que é o fit cultural e como ele pode ser usado nas seleções da sua empresa. Boa leitura!

O que é fit cultural?

Para criar uma cultura organizacional, a empresa precisa entender a si mesma, bem como todos os colaboradores que fazem e farão parte da instituição. Nesse sentido, o fit cultural representa a chance de que uma pessoa reflita as ideias do negócio, bem como as crenças, os comportamentais e as atitudes esperadas pela instituição.

Com isso, a tendência é que os profissionais fiquem mais tempo nos quadros da empresa, já que as ideias serão compatíveis com o que é defendido pela instituição. Mais do que isso: estarão motivados para trabalhar e buscar os melhores resultados.

Você conhece pessoas que odeiam o local em que trabalham? Por outro lado, há gestores que apenas suportam os trabalhadores, sabendo que eles não refletem as ideias da organização.

Nos dois casos, tanto a empresa quanto os profissionais se sentem insatisfeitos com a relação. Assim, ela se torna menos produtiva.

Como o fit cultural pode ser analisado?

A nova geração de profissionais é engajada com diversas causas, como as políticas e as ambientais. Assim, eles se tornaram mais exigentes.

Os profissionais buscam:

  • flexibilidade;
  • inovação;
  • tecnologia;
  • benefícios;
  • responsabilidade social e ambiental;
  • interação;
  • crescimento.

Por isso, a sua empresa precisa definir como ela se porta na sociedade e quais são os perfis mais adequados para a contratação.

Para que isso aconteça na prática:

  • entenda quais são as principais características da sua empresa;
  • defina o que se espera no futuro;
  • identifique o que falta para atingir o patamar desejado;
  • documente a cultura empresarial;
  • implemente os valores e se certifique de que todos os colaboradores os entenderam.

Como usar o fit cultural na seleção?

Compartilhe as informações nas páginas de recrutamento

Mostre, desde o início, qual é o perfil que a empresa espera de seus colaboradores já na página de exibição das vagas. Divulgue o depoimento de profissionais, mostrando o que eles pensam sobre o ambiente de trabalho.

Detalhe a descrição das vagas

As empresas capricham nos requisitos técnicos ao publicarem as vagas de trabalho, não é mesmo? Mas muitas delas se esquecem de descrever quais são as características comportamentais que esperam de seus profissionais (as chamadas soft kills).

Liste todas as habilidades necessárias, como o trabalho em equipe e o atendimento ao consumidor. Dessa maneira, os interessados saberão se tem interesse em ocupar a vaga.

Faça uma boa entrevista

A entrevista ainda é fundamental para entender se a vaga tem o perfil do candidato. Então, veja se o profissional conta com conhecimento suficiente para o cargo que quer ocupar, se tem habilidade para desenvolver as atividades com excelência e se suas atitudes comportamentais estão desenvolvidas.

Contudo, nem sempre é fácil ter as informações necessárias. Então, veja como consegui-las.

Como avaliar os candidatos?

Para entender se o candidato tem o perfil desejado, faça testes e entrevistas comportamentais. Depois, realize dinâmicas de grupo para entender como os profissionais se portam em condições específicas. Por fim, avalie o histórico do candidato para entender se ele já ocupou postos parecidos.

A fim de conseguir os melhores profissionais para sua empresa, não basta contratar o mais experiente ou habilidoso. Você precisa procurar quem tem características mais próximas ao esperado pela sua empresa. Caso contrário, o dia a dia será ruim para o negócio e o profissional. Por isso, considere o fit cultural em todos os momentos.

Para contratar e manter os melhores colaboradores, a empresa precisa fazer parte dos times que inovam em RH. Veja agora quais são as principais tendências no assunto.

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