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Aprenda sobre o fit cultural, as possibilidades de avaliação e como utilizá-lo no recrutamento e seleção da sua empresa.
Encontrar profissionais que tenham fit cultural com a empresa é um desafio para a área de recrutamento e seleção.
O principal erro ao procurar novos talentos no mercado é focar apenas na experiência e na qualificação dos candidatos. Mesmo que o profissional seja bem-sucedido, pode não contar com a mesma visão da companhia. Neste sentido, a relação será difícil para ambos os lados.
Por isso, é importante considerar o fit cultural. Quando ele está presente, a tendência é ter colaboradores mais motivados e que ficam mais tempo na empresa. Com isso, a produtividade aumenta, bem como os resultados do negócio.
Ao final deste artigo, você entenderá o que é fit cultural, como realizar testes para medir este atributo junto aos novos talentos, e os benefícios de contratar pessoas que combinem com a empresa.
Boa leitura!
O fit cultural representa a compatibilidade entre o profissional e a empresa de interesse, resultando chance de que uma pessoa reflita as ideias do negócio, bem como as crenças, os comportamentos e as atitudes esperadas pela instituição.
Ao selecionar pessoas que compactuam com os ideais da empresa, a tendência é que esses profissionais permaneçam por mais tempo no quadro de funcionários. Mais do que isso: eles tendem a ser mais motivados para trabalhar e buscar os melhores resultados para a empresa.
Você já deve ter conhecido algum funcionários que não suportavam o ambiente de trabalho em que estava inserido. Por outro lado, há também os gestores que apenas toleram seus colaboradores, justamente porque não houve o fit cultural entre ambos.
Nos dois casos, tanto a empresa quanto os profissionais se sentem insatisfeitos com a relação, que acaba se tornando pouco produtiva e nada saudável.
Quando o fit cultural entre candidato e empresa é avaliado desde o momento da seleção, ambas as partes ganham. Seja na contratação precisa e economia de recursos, na performance do novo colaborador ou na redução de turnover.
Desdobramos os detalhes de cada perspectiva a seguir.
O fit cultural ajuda a encontrar candidatos que atendem a maioria dos requisitos da vaga. Além disso, o profissional selecionado poderá compartilhar experiências com a equipe que sejam realmente relevantes para o negócio.
A relação entre os colaboradores de um mesmo time, ou dos vários times que compõem uma empresa, acontece de maneira fluída quando o fit cultural está presente.
Com isso, as contratações se tornam mais precisas e a empresa pode contar com equipes coesas e alinhadas aos objetivos gerais, contribuindo para que haja um clima organizacional mais saudável.
Quando a equipe trabalha alinhada, os processos acontecem de maneira natural. Com isso, a produtividade de todas as equipes é otimizada.
Dessa forma, é possível montar times de alto desempenho e que entregam resultados que superam as expectativas. Como consequência, há um grande avanço em relação à concorrência.
O crescimento é mútuo: tanto a empresa quanto os colaboradores saem ganhando quando o fit cultural acontece.
Para além do salário, candidatos buscam ambientes de trabalho saudáveis e com possibilidade de crescimento.
Com a ajuda do fit cultural, é possível contratar profissionais que se conectam ao negócio desenvolvido, porque o candidato selecionado terá maior identificação com as práticas da organização e, por consequência, não sentirá a necessidade de buscar novos desafios.
Dessa forma, com o uso do fit cultural, é possível ter uma redução significativa na taxa de desligamentos (voluntários e involuntários), bem como nas faltas e atrasos que comprometem a produtividade das equipes.
Para entender se o candidato tem o perfil desejado e, por consequência, o fit cultural com a empresa, faça testes e entrevistas comportamentais.
Outras estratégias, como dinâmicas de grupo para entender como os profissionais se portam em condições específicas, também auxiliam na avaliação dessa compatibilidade.
Confira, a seguir, exemplos de ações práticas para usar o fit cultural na seleção de candidatos.
Na hora de anunciar novas vagas, monte uma boa descrição que vá além dos requisitos para a vaga, contando sobre a cultura da empresa, valores e objetivos.
Além disso, deixe claro, desde o início, qual é o perfil de profissional que a empresa deseja para determinada vaga desde a divulgação da oportunidade. Compartilhe, também, depoimentos reais de profissionais, mostrando o que eles pensam sobre o ambiente de trabalho através da prova social.
As empresas capricham nos requisitos técnicos ao publicarem as vagas de trabalho. Mas muitas delas se esquecem de descrever quais são as características comportamentais que esperam de seus profissionais (as chamadas soft skills).
Liste todas as habilidades necessárias, como, por exemplo, comunicação interpessoal e afinidade com atendimento ao público, se for o caso. Assim, o filtro fica mais específico e os interessados podem refletir sobre o real interesse em ocupar a vaga.
A entrevista é fundamental para entender se a vaga combina com o fit cultural do profissional avaliado.
Analise se a pessoa candidata conta com conhecimento suficiente para o cargo que deseja ocupar, se tem habilidade para exercer as atividades com excelência e se as atitudes comportamentais combinam com a cultura da empresa.
É importante compartilhar situações reais em que o comportamento de um funcionário tecnicamente bom impactou, tanto de maneira positiva quanto negativa, no trabalho desempenhado.
Falamos sobre as perguntas para desenvolver um teste de avaliação de fit cultural. Agora, vamos abordar os diferentes tipos de teste de seleção.
As novas gerações que estão dominando o mercado de trabalho buscam realização além do retorno financeiro em um trabalho.
De acordo com um estudo realizado sobre a geração Z, os profissionais que fazem parte dessa parcela geracional preferem buscar crescimento profissional acima do financeiro, quando avaliam novas oportunidades de trabalho.
Outro dado interessante: 77% das pessoas entrevistadas acredita que, atualmente, se manter realizado profissionalmente demanda maior esforço do que para as gerações anteriores.
E, entre as expectativas quanto à busca de emprego, esses profissionais avaliam os investimentos em cuidados com a saúde (física e mental), e oportunidades de mentoria. Outros aspectos como tempo livre e possibilidade de trabalho remoto também integram a lista de interesses.
Os profissionais também buscam:
Por isso, a empresa que está contratando precisa entender o próprio posicionamento na sociedade e, a partir disso, definir quais são os perfis mais adequados para a contratação.
Algumas dicas de como analisar o fit cultural da organização:
Leia mais: Futuro do trabalho: conheça as principais tendências do mercado e como adaptá-las à sua empresa
Existem alguns passos considerados indispensáveis para analisar o fit cultural na seleção dos candidatos. Estamos falando de:
Por exemplo: é possível realizar uma pesquisa com várias perguntas situacionais e pedir exemplos baseados em uma metodologia chamada STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultados).
O objetivo é prever como o candidato tende a se comportar no futuro dentro da empresa e investigar se ele apresenta as competências e a experiência necessárias para a vaga.
Até aqui, você entendeu a importância, os benefícios e os meios para avaliação do fit cultural entre empresa e candidato.
Agora, vamos à prática: como desenvolver um teste de fit cultural e tirar a estratégia do papel.
É uma das maneiras de avaliar o entrosamento entre o candidato e a empresa de interesse.
Através de dinâmicas em grupo ou individuais, testes de aptidão, testes culturais, perguntas traçadas em entrevista, entre outros, os atributos pessoais e profissionais da pessoa que está concorrendo à vaga podem ser analisados.
A partir da realização de um teste de fit cultural, é possível avaliar atributos profissionais como:
Os teóricos das relações humanas trabalhistas desenvolveram um teste chamado Perfil da Cultura Organizacional. Através dele, é possível traçar a atual cultura da empresa e balizar com os valores buscados no mercado de profissionais.
Para criar um teste de fit cultural, ou um roteiro de entrevista, é importante considerar algumas perguntas-chave que validarão o posicionamento do candidato frente às necessidades da empresa. São elas:
A tecnologia tem auxiliado gestores de recursos humanos e profissionais de recrutamento e seleção no momento de encontrarem novos talentos para integrar o time.
Algumas ferramentas digitais são gratuitas e possuem acesso livre para visualização. Separamos sugestões abaixo:
Humanizar o processo de análise do fit cultural é um fator decisivo para que o candidato selecionado não desista da vaga. Isso porque a jornada do colaborador, que vai desde a seleção até a contratação, pode ser um pouco desgastante. Sendo assim, quanto mais você conseguir tornar esse processo tranquilo, maiores são as chances de sucesso na contratação.
A mensuração dos resultados de contratação e retenção, considerando a avaliação do fit cultural, auxilia para entender se existem gargalos que devem ser melhorados para otimizar o recrutamento e a seleção de talentos.
Para conseguir os melhores profissionais para a empresa, não basta contratar o mais experiente ou habilidoso. É necessário procurar quem tem características mais próximas ao esperado pela organização e, assim, garantir o melhor clima organizacional possível.
Caso contrário, o dia a dia será desgastante para todos os envolvidos.
Falamos sobre como a empresa pode analisar a compatibilidade entre o que a organização espera e como o funcionário pode contribuir. Mas, mudando o cenário, de qual maneira o candidato pode entender se a empresa se encaixa com os desejos e anseios profissionais dele?
Em primeiro lugar, da mesma maneira que a empresa deve entender o posicionamento institucional e os anseios para o futuro, o candidato precisa ter um nível de autoconhecimento e autoconsciência desenvolvidos.
Saber o que deseja para o futuro, quais são os objetivos profissionais e como se enxerga nos próximos anos faz toda a diferença na hora de escolher se quer participar do processo seletivo de uma vaga específica.
Alguns pontos a avaliar a partir da posição de candidato:
Quando o profissional e a empresa encaixam, a mágica acontece: as relações de trabalho ficam mais leves, práticas e a produtividade só aumenta.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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