5 dicas incríveis para otimizar a triagem de currículos

March 9, 2020
Recursos Humanos

Otimizar a triagem de currículos é cada vez mais necessário, já que a cada dia o número de inscritos nas vagas divulgadas aumenta, o que eleva a carga de trabalho dos recrutadores. Além disso, é preciso estar atento para não deixar passar competências fundamentais esperadas para os perfis das vagas em aberto.

Com as estratégias certas, é possível otimizar a triagem de currículos da sua empresa. Para saber como, confira estas 5 dicas que preparamos para você!

1. Defina o perfil da vaga a ser preenchida

A atração dos candidatos mais aderentes ao cargo começa na divulgação da vaga. Para isso, defina com o gestor do cargo qual o perfil desejado e as experiências e habilidades necessárias para o exercício da função, assim como questões técnicas, como formação, idiomas, conhecimento de softwares, entre outros.

2. Crie listas

Liste as habilidades e competências exigidas pelo cargo e elimine todos os candidatos que, por algum motivo, não se adéquam ao perfil estabelecido. Ficar atento aos requisitos fundamentais do cargo é essencial para garantir que somente os profissionais mais alinhados com as exigências da função sejam chamados para a entrevista.

3. Organize o recolhimento e o armazenamento de currículos

É comum os currículos chegarem por meio de diversos veículos, como e-mail ou redes sociais. Além disso, podem até mesmo ser entregues pessoalmente. Para não perder nenhum bom candidato, preze por uma boa organização desses documentos. Caso o processo tenha de se estender por algum motivo, mantenha os currículos em locais seguros, nos ambientes on-line ou off-line.

4. Crie métricas para avaliar a eficiência da triagem de currículos

Atualmente, as empresas já se preocupam em elevar a eficácia de todos os seus processos, e isso não é diferente quando o assunto é recrutamento e seleção. Ao estabelecer indicadores-chave, você consegue identificar o que funciona e o que precisa ser melhorado na triagem de currículos e em todo o processo seletivo. Assim, possíveis indicadores podem ser:

  • número de currículos recebidos;
  • quantidade de currículos por canal de veiculação da vaga;
  • tempo médio para o término da triagem;
  • percentual total de currículos selecionados.

Acompanhando todos esses indicadores, é possível otimizar o processo e garantir a eficiência dessa etapa.

5.  Use ferramentas de automação

Já faz muito tempo que a seleção de currículos tem sido feita de forma manual, ou seja, com a análise sendo feita currículo por currículo. Mas, à medida que a empresa cresce e abre mais vagas, o número de currículos recebidos tende a aumentar em uma proporção gigantesca, tornando esse trabalho manual inviável.

Por isso, a automação é uma estratégia importante. Com a ajuda de softwares, a triagem é feita por meio de filtros preestabelecidos pela ferramenta. Assim, somente aqueles candidatos que têm determinadas competências permanecem na seleção.

Empresas como a Gupy e a Xerpa já oferecem essas soluções e outras ferramentas para otimizar o processo de recrutamento e seleção das empresas, conferindo mais agilidade e assertividade a todo o processo de gestão de pessoas.

Como vimos ao longo desta leitura, otimizar a triagem de currículos é possível com alguns passos simples, que envolvem desde a correta divulgação dos cargos até a ajuda da automação.

Se você gostou deste artigo sobre 5 dicas incríveis para otimizar a triagem de currículos, confira também o que é a avaliação 180 graus!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form