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Cultura organizacional

Descubra como a empresa pode se destacar na atração de talentos antes do processo de seleção

Você sabia que é importante destacar a empresa no mercado antes mesmo de iniciar o processo seletivo? Veja agora como fazer isso!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

Você já ficou pensando em maneiras diferentes de atrair talentos para contribuir com o aumento da produtividade da sua empresa?

Se já, você está no caminho certo. Quando as empresas conseguem os melhores profissionais do mercado, elas conseguem produzir mais e entregam resultados mais satisfatórios, tanto para o negócio quanto para os clientes.

Afinal, esses colaboradores costumam chegar com boas ideias para modernizar os processos da instituição, além de dominarem técnicas e terem a motivação necessária para aumentar a produtividade.

Apesar desse ser o desejo de todas as empresas, nem sempre elas conseguem se destacar. O motivo para isso costuma ser a falta de conhecimento sobre como os talentos são fundamentais para que uma empresa mude de patamar dentro de sua área.

Foi pensando nessa necessidade de atração de talentos que criamos esse texto. Aqui você vai descobrir o que fazer para sua empresa se destacar na busca de bons talentos antes mesmo do processo seletivo começar. Boa leitura!

O que fazer para atrair talentos?

Você com certeza conhece algum lugar em que todo profissional sonha em trabalhar, certo? Pois é, essa pode ser a sua empresa! Para isso, você vai precisar planejar alguns passos para estar no caminho certo, ter grandes talentos do seu lado e ver sua empresa crescer.

Ter uma cultura bem definida

Para ser a empresa dos sonhos, a marca precisa ter uma cultura bem definida. É preciso entender: quais são os valores dela? Quais seus objetivos? O que ela considera essencial no ambiente de trabalho? Embora seja legal sempre documentar tudo isso, também é importante que essas informações saiam das portas da empresa, porque é dessa forma que se atrai talentos.

Quando se tem uma cultura empresarial moderna, com bons benefícios e ambiente de trabalho, além de uma marca forte, é natural que seus colaboradores falem bem de você. Muitos deles vão falar do que gostam na instituição de forma espontânea, nas redes sociais.

Isso pode causar um efeito de interesse em diversos setores e até mesmo na mídia, que vai se interessar em divulgar os valores empresariais do negócio. Isso pode ser acompanhado de um trabalho em redes sociais e blogs, mostrando as atividades da empresa que reforcem sua cultura.

Uma cultura positiva também é importante para os clientes. Afinal, colaboradores felizes impactam seus seguidores e ajudam a reforçar uma visão positiva da empresa. E os clientes sempre preferem fazer negócios com quem tem os melhores talentos e um ambiente de trabalho positivo.

Oferecer benefícios

A qualidade dos benefícios é um dos principais pontos a serem considerados na hora de pensar na atração de talentos para sua empresa. Quais são os benefícios que a empresa está dando aos seus profissionais? Ela vai além do básico, com vale-transporte e do plano de saúde?

Claro que é preciso planejar e entender a dinâmica do orçamento da empresa, mas aqui o mais importante é escutar as demandas dos próprios colaboradores. O que eles precisam? E o que eles esperam da empresa?

Por vezes, o que a sua empresa fornece não é o que os profissionais precisam. Por exemplo, pode ser que eles já tenham um plano de saúde, no qual foram incluídos pelos parceiros ou familiares. Além disso, se morarem nas proximidades da empresa ou quiserem ir a pé ou de bicicleta, o vale-transporte também será dispensável.

A solução pode ser uma relação colaborativa entre a empresa e seus talentos, com os colaboradores ajudando a definir os próprios benefícios. Isso também ajuda na retenção de talentos, pois significa que a empresa está pronta para ouvi-los. Assim, ficam mais motivados e prontos para entregar resultados superiores.

Apostar no employer branding

Como você já sabe, para conseguir recrutar os melhores profissionais do mercado, a empresa precisa ter diferenciais para atraí-los. Para isso, a instituição deve planejar de maneira consciente como causar um impacto positivo nos colaboradores.

Também é muito importante fortalecer a imagem da empresa, o que costumamos chamar de employer branding.

Você precisa estar envolvido no cotidiano da empresa para saber se seus colaboradores estão motivados. Eles vão para o trabalho tristes? Seus talentos já chegam pensando na hora de sair? Ou na segunda-feira já estão torcendo para a sexta-feira logo chegar?

Esse é, definitivamente, um cenário ruim. Mas você não precisa ficar preso a ele. Se a empresa está pensando em engajar seus profissionais, ela busca a felicidade deles no ambiente de trabalho. E existem várias formas disso acontecer.

Pesquisas internas e um bom planejamento são o caminho para deixar o dia a dia dos colaboradores melhor. Por exemplo, eles se sentem cansados depois do almoço? Então, pense sobre o que pode ser feito, peça opiniões e trabalhem juntos para implementar mudanças positivas para seus talentos.

Como encantar o candidato? 

Já vimos que uma empresa com uma cultura positiva, com uma boa reputação e benefícios interessantes ajuda bastante na atração de talentos que possam fazer a empresa crescer. Mas é importante que você encontre uma forma de divulgar isso. Assim, quando o processo seletivo de fato começar, você já deixou claro quais são as qualidades do seu negócio.

Uma boa forma de fazer isso é pensando em formas de divulgar ações positivas da sua empresa. Isso pode envolver seus colaboradores, com depoimentos e atividades que os estimulem a falar sobre a instituição.

É importante que se desenvolva uma forma de fazer isso que traga espontaneidade para a relação entre empresa e colaboradores. Eventos em datas especiais e momentos de integração entre equipes são situações sobre as quais os colaboradores vão falar nas redes sociais.

E como vivemos em um mundo conectado, a tendência é que o nome da sua empresa passe a ser cada vez mais conhecida dessa forma. Uma divulgação própria, até mesmo com a imprensa, também ajuda a tornar sua empresa reconhecida, mas o envolvimento dos colaboradores é sempre mais relevante.

Isso acontece porque quando você está desenvolvendo uma política de atração de talentos, esses possíveis novos colaboradores querem saber o que quem já trabalha na empresa tem a dizer sobre ela. Mais do que as coisas que a própria empresa diz sobre ela mesma.

Como identificar e reter talentos?

É claro que o trabalho de atração de talentos é uma via de mão dupla e não adianta apenas garantir que as pessoas tenham uma boa visão sobre a sua empresa. É preciso também saber escolher quais são os talentos ideias para a sua empresa.

É natural que, quando a empresa é considerada um ótimo lugar para se trabalhar, muitas pessoas se candidatem a uma vaga oferecida por ela. E é aí que se torna necessário saber selecionar os melhores possíveis colaboradores.

É preciso ter muita clareza sobre a cultura da empresa, para selecionar apenas aqueles talentos que tenham um fit cultural relevante. O que o seu time precisa para crescer e entregar mais e melhor? É pensando nisso que você deve analisar os perfis dos candidatos.

É importante haver um alinhamento entre os futuros talentos e o que sua empresa quer ser. Para isso busque entender no que aqueles candidatos são melhores, mas também no que eles ainda podem desenvolver para estarem ainda mais integrados no futuro.

Qual o papel do processo eficaz da atração e da retenção de talentos para as empresas?

É preciso ter em mente que o principal objetivo é atrair talentos para criar equipes de alto desempenho e não apenas preencher vagas de trabalho. Entrevistas e testes podem ajudar nesse processo de filtragem de candidatos, para finalmente contratar aquele talento que sua empresa estava precisando.

Quando se tem consciência sobre os princípios da empresa, esse processo fica mais fácil e pode ser feito de forma quase natural. Elabore questões e cenários em que as respostas dos candidatos mostrem se eles possuem o tão sonhado fit cultural ou não.

É preciso também conversar muito com eles, entender suas dores e sonhos, e compreender o que os levaram até ali, o porquê desses talentos que você atraiu quererem trabalhar com você. A história e experiência profissional de cada talento também podem ajudar na hora de bater o martelo.

Outra questão relevante é pensar nos colaboradores que já estão na empresa. Muito provavelmente eles ainda têm habilidades para desenvolver, e novos colegas podem ser o caminho para isso. Em uma empresa em que todos querem trabalhar, um colega ajuda a desenvolver o outro tanto quanto o local de trabalho em si.

Dessa forma, o valor agregado de uma contratação é muito maior do que o de uma nova pessoa se juntando a sua equipe. Se atrair o talento certo, ele vai ajudar os colegas a crescer, gerar mais motivação, e a produtividade, com certeza, vai crescer.

Como vimos, a atração de talentos é importante para que a empresa tenha qualidade em todos os processos executados. Para que ela seja vista como descolada, um lugar em que todos querem trabalhar, conheça o perfil das pessoas que você deseja atrair e ofereça o que elas esperam do emprego.

Você quer turbinar a retenção de talentos da sua empresa? Fale com um dos nossos especialistas e descubra como implementar benefícios flexíveis na sua empresa.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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