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Plano de saúde, home office e day off são exemplos de benefícios não monetários. Saiba mais sobre esse benefício e como adotá-lo na sua empresa.
Benefícios não monetários são recompensas oferecidas pelas empresas aos seus colaboradores, mas não em forma de dinheiro. São vantagens ou serviços para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais.
Se você trabalha no setor de RH, sabe que oferecer diferentes tipos de benefícios corporativos é uma estratégia cada vez mais importante para retenção de talentos e construção de um ambiente de trabalho mais positivo, já que demonstra o compromisso da empresa em promover a satisfação dos colaboradores.
Por isso, os incentivos não monetários vêm ganhando espaço no mercado e se consolidado como uma ótima opção para completar o pacote de benefícios das empresas e garantir vantagens importantes tanto para os colaboradores quanto para as organizações.
Veja a seguir o que são benefícios não monetários, exemplos, o que diz a legislação trabalhista e as principais vantagens para a empresa. Boa leitura!
Benefícios não monetários são aqueles que não estão diretamente relacionados a uma compensação financeira ou salarial. Eles podem ser oferecidos como serviços, vantagens ou flexibilidade para os colaboradores.
Geralmente, essas vantagens buscam melhorar a experiência dos profissionais em duas áreas:
Esse tipo de benefício é oferecido sempre como um complemento ao salário monetário. Por isso, pode variar de acordo com a política de benefícios e cultura da empresa, as determinações sindicais da categoria, as necessidades dos colaboradores, entre outros.
→ Leia também: O que é salário de benefício e como calculá-lo?
A principal diferença entre benefícios monetários e não monetários está relacionada à forma como cada um é oferecido. Benefícios monetários envolvem recompensas financeiras diretas, enquanto os não monetários são vantagens que melhoram a experiência no trabalho sem envolver dinheiro diretamente.
Vamos listar alguns benefícios monetários e não monetários mais comuns. Acompanhe!
Todos esses benefícios envolvem uma compensação financeira direta para os funcionários. Ou seja, são um adicional monetário ao salário para que o colaborador possa usufruir de acordo com as suas necessidades (exceto o vale-alimentação e vale-refeição, que têm uma finalidade determinada por lei).
Leia também: Quais são as regras do PAT e o que muda no benefício alimentação?
Como vimos, esses benefícios não envolvem um adicional financeiro direto. Na maioria dos casos, estão relacionados à flexibilidade do trabalho e ao bem-estar do colaborador. Por isso, são considerados não monetários.
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) não faz menção direta aos benefícios não monetários. Eles são considerados benefícios opcionais, ou seja, que podem ou não ser oferecidos pela empresa para os colaboradores.
Entretanto, os acordos coletivos de trabalho ou convenções coletivas podem estabelecer benefícios não monetários, como planos de saúde, planos de previdência privada, seguro de vida, auxílio-alimentação, entre outros. Nesse caso, vale o que foi determinado pelos acordos de cada categoria.
Além disso, as empresas também têm liberdade para oferecer benefícios adicionais nos contratos de trabalho, desde que estejam de acordo com as leis trabalhistas e os princípios de proteção ao trabalhador.
Para relembrar, trouxemos aqui uma lista dos benefícios considerados obrigatórios pelas legislação trabalhista:
Todos esses benefícios representam uma compensação financeira direta para o colaborador, por isso, como já dissemos, são considerados benefícios monetários — os únicos definidos como obrigatórios por lei.
Leia também: O que são benefícios sociais nas empresas?
Oferecer benefícios não monetários aos funcionários pode trazer uma série de vantagens para as empresas. Conheça algumas das mais comuns:
Benefícios não monetários têm se mostrado, cada vez mais, um diferencial importante na hora de atrair talentos qualificados. Isso porque os melhores profissionais tendem a receber diversas ofertas de trabalho, por isso, não consideram apenas a remuneração na hora de escolher uma empresa, mas também os benefícios e adicionais oferecidos.
Além disso, essa também é uma maneira de garantir a satisfação dos funcionários que já estão na empresa, reduzindo o turnover e os custos associados à contratação e treinamento de novos profissionais.
Um bom pacote de benefícios corporativos contribui diretamente para a satisfação dos colaboradores e demonstram valorização e reconhecimento por parte da empresa sobre a importância de cada profissional.
Como consequência, colaboradores mais satisfeitos tendem a se sentir mais motivados e comprometidos com suas responsabilidades no trabalho. Isso resulta em mais produtividade, melhor qualidade das entregas e maior retorno financeiro sobre o trabalho realizado.
Oferecer benefícios não monetários também é uma forma de demonstrar aos colaboradores os principais valores de uma empresa em relação aos seus funcionários. Isso ajuda a construir uma cultura organizacional mais forte, em que os profissionais se sentem mais conectados e engajados com a organização.
Benefícios relacionados à saúde e ao bem-estar, por exemplo, como plano de saúde, plano odontológico e auxílio terapia representam a cultura de uma empresa que se preocupa com os seus colaboradores em nível pessoal, não apenas profissional.
Outro ponto importante em relação aos benefícios não monetários é que, muitas vezes, eles representam um custo financeiro muito menor para a empresa em relação aos outros tipos de benefícios.
Apesar de alguns incentivos dependerem de um investimento mais alto, como plano de saúde, outros benefícios muito valorizados pelos profissionais, como o home office, não representam nenhum tipo de custo para a empresa e ainda podem gerar economia nas despesas com estações fixas de trabalho.
Por fim, adicionar incentivos não financeiros ao contrato de trabalho é ótimo para os colaboradores, mas também pode ser excelente para fortalecer a imagem e a reputação da empresa no mercado de trabalho.
Isso porque uma empresa que oferece benefícios além dos obrigatórios por lei, mostra que valoriza os colaboradores e se preocupa com o seu bem-estar. Tudo isso cria uma imagem positiva diante do mercado, destacando a empresa como um ótimo lugar para se trabalhar.
Escolher os benefícios corporativos é uma decisão que deve ser realizada a partir de dois pilares principais: as necessidades dos funcionários e os recursos da empresa.
Agora que você já conhece quais são os benefícios obrigatórios e a importância de também oferecer benefícios não monetários, veja um passo a passo como criar o melhor pacote de benefícios para sua empresa:
De acordo com uma pesquisa realizada em 2022, os 10 benefícios mais oferecidos pelas empresas brasileiras são:
A escolha do melhor pacote de benefícios pode variar de acordo com a localização, o tamanho da empresa e a cultura organizacional. Mas conhecer as práticas comuns do mercado é uma forma de oferecer benefícios compatíveis com a concorrência e acompanhar tendências que vêm ganhando espaço entre os profissionais, como os benefícios flexíveis.
Benefícios flexíveis são quaisquer vantagens — monetárias ou não — oferecidas pelas empresas e que os funcionários têm a possibilidade de escolher e personalizar quais deseja receber de acordo com as suas necessidades individuais.
Nesse caso, em vez de oferecer o mesmo pacote de benefícios para toda a equipe, cada colaborador tem a possibilidade de escolher seus benefícios dentro de um número de categorias pré-determinadas pelo empregador.
Essa é uma forma de garantir mais autonomia e liberdade de escolha para os funcionários, permitindo que cada um crie o seu próprio pacote de benefícios e tenha a melhor experiência possível com a empresa.
Quer entender mais sobre esse assunto? Leia nosso artigo sobre o que é um cartão multibenefícios e como funciona!
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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