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A comunicação interna é uma ferramenta estratégia de gestão empresarial. Aprenda as melhores técnicas para utilizá-la a seu favor!
Comunicação interna, como o próprio nome sugere, é a comunicação que acontece entre todo o time de uma empresa. Por vezes, também pode ser chamada de endomarketing, comunicação empresarial, comunicação organizacional ou comunicação para os funcionários, apesar dos termos terem significados diferentes.
A comunicação interna é uma importante estratégia no mundo dos negócios, já que é responsável por alinhar os valores e objetivos da organização com os funcionários, através de uma comunicação clara e efetiva.
Além disso, contribui para melhorar o clima organizacional, mantendo as equipes motivadas, informadas e engajadas quanto aos valores e cultura da empresa.
Desenvolver uma boa comunicação interna é essencial para os relacionamentos e também para a produtividade. Entretanto, para ser eficiente e trazer resultados, precisa envolver todos os colaboradores através de planejamento.
No artigo a seguir, você vai encontrar a origem da comunicação interna, exemplos de comunicação interna, diferenças entre endomarketing e comunicação para colaboradores e, ainda, técnicas para realizar uma boa comunicação para os públicos da empresa.
Boa leitura!
Comunicação interna é toda comunicação que acontece dentro de uma organização, seja entre funcionários, gestores e/ou diretoria.
Para os estudiosos das teorias da comunicação, existem, ao menos, três conceitos diferentes que são comumente utilizados como sinônimos para a prática da comunicação interna: comunicação organizacional, comunicação para funcionários e endomarketing. Mas cada teoria abrange uma parte dos processos comunicacionais.
No geral, podemos entender como endomarketing as ações de engajamento e incentivo para os funcionários de uma empresa – que pode ser de interação entre os colegas ou valorização da marca empregadora.
Já a comunicação interna, bem como a comunicação organizacional, falam mais sobre os processos e técnicas comunicacionais do que o resultado de fato.
A comunicação para os funcionários, em contrapartida, pode ser entendida como uma ferramenta específica de contato entre empresa e colaborador, como uma newsletter ou um informativo interno, por exemplo.
O ponto chave que liga todos esses conceitos é a ideia de realizar ações de comunicação entre empresa e colaboradores, visando tornar claros os objetivos organizacionais, engajando os funcionários e aprimorando a imagem de marca empregadora.
Assim como qualquer outro projeto, a comunicação interna precisa de um planejamento para viabilizar as melhorias e obter resultados de acordo com as expectativas da empresa.
Os objetivos podem variar conforme o tipo de organização. Mas, em geral, os propósitos da comunicação interna são estabelecidos visando:
Além disso, é preciso conhecer os tipos de comunicação, fazer o alinhamento com os colaboradores, entre outros aspectos. Veja algumas das principais ações para a implantação de uma comunicação interna eficiente.
As técnicas de comunicação interna variam entre formato (verbal, escrito), meio (digital, off-line), públicos (gestores, empregados, corpo diretivo), e outros detalhes. Para cada possibilidade, existe um tipo de comunicação diferente que pode ser utilizada.
Confira, a seguir, os 5 principais tipos de comunicação, que podem ser empregados para os mais diversos objetivos empresariais:
Para a comunicação interna de uma empresa, existem ferramentas específicas e variações de canais que são utilizados em diversas circunstâncias, como o exemplo das redes sociais.
Cada tipo de canal possui um objetivo, e é preciso conhecer os principais para entender como aplicá-los dentro de um planejamento de comunicação interna.
Mesmo com planejamento e seguindo as melhores práticas, nenhuma área está livre de falhas. Certamente, a comunicação interna também não. Mas existem erros que são mais comuns do que parecem, e que podem ser remediados rapidamente quando identificados. Confira, abaixo, alguns desses erros e as possíveis soluções:
Não se preocupar com a comunicação interna pode gerar impactos negativos na produtividade e competitividade da empresa. Bem como ocasionar a desmotivação dos funcionários e impactar negativamente o clima organizacional.
Veja, a seguir, alguns riscos aos quais a organização fica sujeita.
Sem o apoio e direcionamento da comunicação institucional, os colaboradores procuram divulgar por meios próprios o que julgam relevante, conhecidos popularmente como “rádio corredor”.
Nesse caso, a empresa precisa assumir o fluxo da informação com transparência, evitando que boatos e falsas informações consigam contaminar o ambiente.
Quando a empresa só se preocupa em se comunicar com os colaboradores após a informação circular de maneira informal, a credibilidade da organização e dos líderes fica comprometida.
Por isso, a informação aos públicos internos deve chegar sempre antes da divulgação externa. Por exemplo: quando uma empresa é comprada ou recebe um aporte financeiro de fora, comunicar os colaboradores pode evitar tensões e medos resultantes da movimentação.
Quando não há uma constância, padronização e integração do conteúdo transmitido aos colaboradores, pode haver dificuldades de entendimento quanto ao papel do colaborador na organização.
Mas quando a comunicação é eficaz, o foco e o desenvolvimento das equipes segue de acordo com o propósito da empresa, fazendo com que cada funcionário compreenda exatamente o que deve ser feito e trabalhe de maneira alinhada aos objetivos gerais.
Conhecendo os tipos e as ferramentas ou canais disponíveis, podemos iniciar o plano de comunicação interna da empresa. Agora, precisamos entender quais técnicas são indispensáveis para o sucesso do planejamento.
Elencamos os principais pontos a serem analisados na hora de montar a estrutura da comunicação para os colaboradores de uma empresa. Confira a seguir:
O alinhamento dos funcionários com um plano de comunicação interna é fundamental para a implantação das melhorias, evitando ruídos nas mensagens e tornando as definições claras e objetivas entre todos os envolvidos.
A simplicidade nos diálogos é um requisito básico na comunicação interna, e faz parte das soft skills, assim como a inteligência emocional. Para isso, é importante que cada colaborador conheça o perfil de quem receberá a informação.
Considerando as particularidades de cada profissional, ou do perfil profissional das pessoas que trabalham em determinada área, é possível calibrar os termos utilizados e tornar a informação fluída, evitando palavras muito técnicas que mais atrapalham do que auxiliam na comunicação.
Manter os funcionários informados sobre as novidades positivas e negativas é uma das formas de ganhar a confiança e o comprometimento do público interno. Essa comunicação pode ser feita por e-mails, redes sociais internas, vídeos e reuniões presenciais.
A transparência nas relações também deve ser utilizada para falar sobre diversidade na empresa, por exemplo. Quando o ambiente favorece a real expressão dos funcionários, se torna um lugar seguro e uma empresa desejada por talentos diversos.
Conhecido também como marketing interno, o endomarketing tem a função de melhorar a comunicação interna através de ações práticas. Além disso, serve como poderosa ferramenta para:
Como vimos, a comunicação interna na empresa é um aspecto estratégico de grande importância para os públicos internos. Ao planejar a comunicação interna, a empresa garante um maior alinhamento entre objetivos e propósitos de cada funcionário com a organização.
Nesse sentido, é fundamental analisar o cenário atual da organização, estudar os públicos e as particularidades de cada área e identificar onde estão os ruídos comunicacionais para implementar melhorias.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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