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Cultura organizacional

Comunicação remota eficiente: 8 formas de implementar e melhorar a troca de informações

A comunicação remota é amplamente adotada em ambientes de trabalho, educação, telemedicina e em muitas outras áreas em que a interação entre pessoas ou sistemas precisa ser feita à distância.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

Para uma comunicação remota eficiente, é preciso ter ferramentas que facilitem a troca de informação, garantir uma cultura que foque a mensagem completa e a compreensão da flexibilidade do trabalho. 

Quantas vezes você recebeu um “oi, tudo bem?” no chat do trabalho e ficou pensando que seria melhor a pessoa ter dito logo o que precisava, para garantir uma troca de informação ágil. A comunicação remota tem seus desafios e são vários, indo muito além de ser só uma questão de boas ferramentas.

Para garantir uma comunicação remota eficiente, é preciso conscientização das equipes, treinamento, alinhamento de cultura e alguns outros cuidados. Pensando nisso, este artigo traz diversos pontos para você refletir e colocar em prática.

Continue a leitura para saber!

Qual é a importância da comunicação em uma empresa?

A comunicação desempenha um papel fundamental na vida de uma empresa e é crucial para garantir que todos os membros da equipe estejam alinhados com os objetivos e metas definidos.

Também permite a troca eficiente de informações, das mais triviais às mais importantes, como políticas da empresa, procedimentos operacionais, mudanças estratégicas e outras atualizações relevantes.

Uma comunicação clara e aberta é essencial para tomar decisões informadas. Ela fornece dados, feedback e insights necessários para escolhas estratégicas e táticas.

Ela ainda promove o engajamento dos funcionários ao mantê-los informados sobre o que está acontecendo na empresa, evitando possíveis ruídos.

O que é a comunicação remota?

A comunicação remota se refere à troca de informações, mensagens ou interações entre colaboradores da empresa separados geograficamente, ou seja, não estão no mesmo local físico graças a flexibilidade de trabalho

Isso é geralmente alcançado por meio de tecnologias como telefonia, videoconferência, e-mail, mensagens instantâneas, entre outros meios digitais. 

A comunicação remota é amplamente utilizada em ambientes de trabalho, educação a distância, telemedicina, e em muitas outras áreas onde a interação entre pessoas ou sistemas é necessária, mesmo que estejam distantes fisicamente. 

Qual é a diferença entre comunicação remota e assíncrona?

Enquanto a comunicação remota ocorre entre pessoas que não estão fisicamente próximas, a comunicação assíncrona, ou async, diz respeito à troca de informações não simultâneas.

Exemplos de comunicação assíncrona incluem e-mails, mensagens de texto, fóruns online, comentários em redes sociais, entre outros. De forma que as pessoas podem enviar mensagens e aguardar respostas sem a necessidade de estar conectadas ao mesmo tempo. 

A comunicação assíncrona é muito importante no contexto de trabalho remoto flexível, já que muita gente não está online ao mesmo tempo.

Quais são os desafios da comunicação remota?

Antes de falar nas dicas para tornar a comunicação remota eficiente, precisamos comentar sobre os desafios, que no caso são:

Barreiras tecnológicas

Problemas de conexão com a internet, falhas em ferramentas de videoconferência e dificuldades técnicas podem prejudicar a comunicação.

Dificuldades na interpretação de sinais não-verbais

Em uma comunicação presencial, muitas informações são transmitidas por meio de gestos, expressões faciais e tom de voz, o que pode ser perdido em uma comunicação remota.

Falta de interação pessoal

A ausência de interações cara a cara pode diminuir a sensação de proximidade e conexão entre os participantes.

Dificuldade em estabelecer confiança

Em algumas situações, pode ser mais difícil construir confiança e relacionamentos fortes em uma comunicação remota.

Problemas de sincronização

Fusos horários diferentes, agendas ocupadas e disponibilidade limitada podem dificultar a coordenação de reuniões e conversas.

Falta de clareza na comunicação escrita

Em mensagens de texto ou e-mails, a falta de contexto visual e auditivo pode levar a mal-entendidos e interpretações equivocadas. Também é preciso exercitar a comunicação não violenta.

Isolamento e desconexão

Para algumas pessoas, trabalhar remotamente por longos períodos pode levar a sentimentos de isolamento e desconexão com a equipe.

Comunicação remota eficiente: 8 dicas

A comunicação remota eficiente não é uma prática que acontece instantaneamente. Ela vem da união de diversos pontos. A seguir, falamos sobre todos eles.

1. Alinhe objetivos e expectativas

Essa talvez seja a dica principal para uma comunicação remota eficiente. Afinal de contas, sem alinhamento, não há entendimento. Então, mantenha todos na equipe alinhados com os objetivos e metas do projeto para garantir uma comunicação mais eficaz.

Isso pode ser feito tanto em reuniões, compartilhamento de arquivos, intranet fácil de acessar, reuniões de 1:1, lembretes via chat etc.

A questão de alinhamento deve vir como exemplo de diretoria e gestão, só assim chega com facilidade a todos os colaboradores.

2. Utilize ferramentas de comunicação adequadas

Apesar de não serem o ponto mais necessário, a escolha consciente de ferramentas faz toda a diferença, porque elas são o meio de a comunicação acontecer.

Escolha plataformas de mensagens, e-mails e videoconferências que sejam eficientes para a sua equipe. Verifique se é o caso de ter ou não aplicativos móveis, para funcionários que ficam se deslocando bastante.

Lembrando que nem todo o time vai dominar o jeito de usar as ferramentas, por isso, alguns treinamentos serão necessários. É dessa forma que todo mundo garante conhecimento necessário. Na dúvida, opte pelo excesso de didatismo.

3. Troque mensagens com contexto

Ao enviar mensagens, forneça contexto suficiente para que os destinatários entendam completamente o assunto. Na hora de escrever uma mensagem ou antes de começar uma reunião remota, é preciso se certificar que seu destinatário está a par do assunto tratado.

São simples práticas que permitem isso, como:

  • começar a mensagem ou reunião falando “sobre a reunião do dia tal em que discutimos o assunto tal” já ajuda;
  • usar thread em chat para evitar que as mensagens se percam;
  • ter canais e fóruns para assuntos específicos;
  • usar atas de reuniões e distribuir corretamente as demandas para cada pessoa, trazendo clareza sobre quais são seus acionáveis.

4. Realize reuniões virtuais quando necessário

A troca de mensagens escrita facilita muito o dia a dia e sabemos da máxima que determinadas reuniões poderiam ser resumidas em um email. Mas isso não substitui 100% as reuniões remotas. Assuntos mais complexos e que são difíceis de resumir numa mensagem pedem reuniões, ok?

As reuniões virtuais ainda são importantes para alinhamento, brainstorming e tomada de decisões em equipe. Também são essenciais para anúncios mais importantes, principalmente quando sabemos que eles podem suscitar dúvidas.

O segredo das reuniões é definir bem o tempo, evite passar de 45 minutos e olhe a agenda das pessoas pra garantir que todos possam participar. Chegar pontualmente também conta demais para uma comunicação remota eficiente.

5. Cuide do tom de voz e da linguagem mensagens

Mensagens escritas serão interpretadas pelos destinatários de diferentes maneiras, por isso é muito cuidadoso da parte de cada um ser educado e manter um tom de voz cordial. Certifique-se de que sua comunicação seja clara, respeitosa e adequada ao público-alvo.

Vale a pena reler cada mensagem e, sob estresse ou raiva, o segredo é respirar fundo, tomar uma água e só depois escrever. Não escreva no calor da emoção.

E tem mais: o tom de voz com CEOs ou analistas pares deve ser distinto, mas igualmente respeitoso.

6. Treine habilidades de escrita e fala

Invista em treinamentos para melhorar as habilidades de comunicação escrita e verbal da equipe. A questão do contexto e de evitar mandar apenas “oi, tudo bem?” é um ponto importante para alinhar.

Também é interessante evitar mensagens muito longas e confusas. Se a mensagem precisa de mais de dois parágrafos extensos, talvez seja o caso de marcar um alinhamento rapidinho de 15 minutos.

Um cuidado básico e eficiente é sempre reler a mensagem antes para garantir que ela não vai deixar dúvidas do seu interlocutor.

Algumas ferramentas de chat permitem enviar áudios ou gravar vídeos — eles são muito interessantes para explicações e evitar o famoso textão numa mensagem de chat, que, quando muito extenso, pode ser até mal-interpretado.

7. Tenha uma política de comunicação

Estabeleça diretrizes claras sobre como a comunicação deve ser feita na equipe, incluindo horários de disponibilidade, tempo de resposta esperado, entre outros.

Outro ponto  é que o compartilhamento de mensagens que não devem sair da empresa precisa de um acordo de Non Disclosure Agreement, NDA, ou seja, acordo de não divulgação. Tudo o que não puder sair da empresa, precisa estar bem especificado.

A questão da flexibilidade de horários também precisa ser especificada, pois muitas pessoas trabalham em fusos diferentes e têm rotinas distintas — às vezes começam mais cedo, mais tarde etc. 

Ao marcar reuniões, vale escolher fusos possíveis para todo mundo e evitar os horários de almoço.

8. Deixe seu processo aberto a melhorias

Ferramentas se tornam obsoletas, políticas ficam datadas e técnicas de comunicação sempre podem ser aprimoradas. Isso significa que seu processo de comunicação remota consegue ser mais e mais eficiente com os devidos ajustes.

Nesse ponto, vale ter humildade e fazer benchmarking para melhorar sempre, o que acha? E tem mais: com uma rotina de feedbacks fica bem simples de entender quais são os pontos de melhoria.

Quais são as vantagens da comunicação remota eficiente?

A comunicação remota eficiente oferece várias vantagens significativas, especialmente em ambientes corporativos flexíveis e remotos. A gente cita cada uma delas na sequência.

Flexibilidade

A comunicação remota eficiente permite que as equipes trabalhem de qualquer lugar, eliminando a necessidade de estar fisicamente presente em um escritório específico. Isso pode melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos funcionários.

Fora que, para nosso meio ambiente, isso ainda ajuda a reduzir o trânsito e a poluição que vem dele.

Redução de custos

Ao eliminar despesas relacionadas a viagens, escritórios físicos e outras necessidades logísticas, as empresas podem economizar significativamente em custos operacionais.

Os colaboradores também economizam no seu dia a dia e ganham tempo livre para aproveitar mais a vida pessoal.

Acesso a talentos globais

As empresas podem recrutar talentos de todo o mundo sem se limitar à disponibilidade de mão de obra local, graças à tecnologia  que permite o trabalho remoto e a comunicação remota eficiente. Isso permite uma equipe diversificada e especializada.

Maior produtividade

A comunicação remota eficiente pode reduzir o tempo de deslocamento e as interrupções típicas do ambiente de escritório, permitindo que os funcionários se concentrem mais em suas tarefas e projetos.

Ambiente de trabalho inclusivo

Com uma boa comunicação remota, há mais oportunidades para a inclusão de pessoas com deficiência, que podem preferir trabalhar remotamente devido a questões de acessibilidade.

Isso também conta demais para quem tem filhos e precisa ficar cuidando deles no dia a dia – inclusive, muitas mulheres puderam voltar ao mercado de trabalho graças ao trabalho remoto.

Sustentabilidade

Ao reduzir a necessidade de deslocamento físico, a comunicação remota pode ajudar a diminuir a pegada de carbono das empresas, contribuindo para práticas mais sustentáveis.

Em geral, a comunicação remota eficiente também evita o excesso de consumo de papel, já que a maior parte dos documentos são  digitais.

Maior alcance geográfico

A comunicação remota permite que as empresas alcancem clientes, parceiros e colaboradores em diferentes regiões geográficas sem as limitações de fronteiras físicas.

Quais são as melhores ferramentas para uma comunicação remota eficiente?

Em geral, as melhores opções são aquelas simples de acessar, com interface nada complexa e que trazem várias funcionalidades. Conheça algumas:

  • Microsoft Teams: indicado para integrar com outras ferramentas da Microsoft, como o Office 365. Ele tem chat, videoconferências, compartilhamento de arquivos e colaboração em tempo real.
  • Slack: muito popular para comunicação em equipe, permite criar canais temáticos, enviar mensagens diretas, integrar aplicativos externos e compartilhar arquivos.
  • Zoom: ótimo para videoconferências, oferece recursos como compartilhamento de tela, salas de reunião virtuais e gravação de chamadas.
  • Google Workspace: inclui o Gmail para e-mail, Google Meet para videochamadas, Google Chat para mensagens instantâneas e colaboração em documentos em tempo real com o Google Docs, Sheets e Slides.
  • Asana ou Trello: são boas ferramentas de gestão de projetos que podem facilitar a comunicação dos times.
  • Jira: Especialmente útil para equipes de desenvolvimento de software, oferece rastreamento de problemas, planejamento de projetos e comunicação entre desenvolvedores.

Muitas empresas podem se valer da comunicação remota eficiente para trazer mais flexibilidade no trabalho, favorecendo a satisfação dos times com aumento de eNPS. O importante, nesse caso, é sempre estabelecer metas e divulgar as informações, garantindo autonomia a todos.

E você, depois desse texto, já deve saber quais pontos vale otimizar em sua comunicação remota, não é? Como dica final, nossa sugestão é trabalhar mais o feedback. Você pode começar com nosso guia do feedback para lideranças!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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