Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Doenças ocupacionais: entenda o que são, quais as principais e 3 formas de prevenir

As doenças ocupacionais são comuns, mas podem ser evitadas. Por isso, entenda o que é, quais as principais e como combater esse problema.

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 8 minutos

Apesar de existirem várias leis trabalhistas que visam proteger não só o trabalhador, mas também as suas condições de saúde e segurança, ainda é comum ocorrer as doenças ocupacionais nas empresas. Muitos profissionais precisam se afastar do emprego ou se aposentar por invalidez devido às consequências desse tipo de enfermidade.

A situação é inconveniente tanto para o empregado quanto para o empregador, pois impacta negativamente na organização. Imagine perder um bom profissional por conta de um problema que poderia ter sido evitado? Além disso, a quantidade de casos pode manchar a imagem da empresa e gerar custos muito altos.

Contudo, as doenças ocupacionais podem ser evitadas. Por isso, entenda o que é, quais as principais e como combater esse problema na organização. Boa leitura!

O que são doenças ocupacionais?

Como o próprio nome sugere, doenças ocupacionais são aquelas doenças provenientes do trabalho, ocasionadas por movimentos ou motivos ligados à ocupação. Geralmente, estão relacionadas com a condição precária para realizar a atividade ou a falta de preparo do trabalhador.

Em resumo, as doenças ocupacionais são doenças causadas principalmente por fatores físicos, químicos ou biológicos do trabalho. Nesse sentido, os movimentos repetitivos, serviços pesados, entre outros, podem causar sérios danos físicos e psicológicos, afetando também a saúde mental do funcionário.

A relação exposição-efeito (relação entre a exposição a algum tipo de risco no trabalho e o efeito causado na saúde) e a relação exposição-resposta (relação entre a exposição a algum risco e a resposta do corpo, como mudança nos sinais vitais como batimentos e pressão arterial) são elementos importantes para a determinação de doenças ocupacionais.

Claro que a avaliação e análise sistemática dos riscos podem ajudar a prevenir doenças ocupacionais relacionadas com o trabalho. Se, mesmo assim, um trabalhador contrair uma das doenças ocupacionais, devem ser tomadas medidas para remediar a causa no local de trabalho imediatamente. 

Quais as causas das doenças ocupacionais?

Quando falamos de causas das doenças ocupacionais, vemos que essa relação varia amplamente em todo o mundo. Mesmo países vizinhos podem ter definições muito diferentes.

Foi por isso que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) desenvolveu uma lista de doenças ocupacionais reconhecidas internacionalmente, acordadas por governos e organizações de empregadores e trabalhadores.

De acordo com essa lista, as doenças ocupacionais possuem várias causas diferentes, desde doenças causadas por agentes químicos, físicos e afetam os trabalhadores de diferentes maneiras, seja nas vias respiratórias ou na pele, gerando distúrbios osteomusculares e até câncer ocupacional.

Essa lista foi revisada em 2010 e, pela primeira vez, alguns transtornos mentais e comportamentais também foram incluídos. Confira as principais causas reconhecidas na lista da OIT:

  • Doenças causadas por agentes químicos, como mercúrio, chumbo, ácidos minerais e outros compostos;
  • Doenças causadas por agentes físicos, como aquelas induzidas por ruídos, ar comprimido e  exposição a temperaturas extremas;
  • Agentes biológicos e doenças infecciosas ou parasitárias, como tétano, tuberculose, leptospirose, entre outras;
  • Doenças do sistema respiratório, como asma e Pneumoconioses causadas por poeiras de diferentes minerais;
  • Doenças da pele, como dermatoses alérgicas e vitiligo;
  • Doenças do sistema osteomuscular, como bursite ou tenossinovite devida a movimentos repetitivos;
  • Transtornos mentais e do comportamento, como transtorno de estresse pós-traumático;
  • Câncer ocupacional causado por agentes como amianto, benzeno e poeira de madeira.

Qual a diferença entre doenças ocupacionais e doenças de trabalho?

Sim, existem certas diferenças quando falamos de doenças ocupacionais e doenças de trabalho.

Acontece que uma delas está mais relacionada com a prática do trabalho e das atividades exercidas, enquanto a outra é mais associada às características do ambiente de trabalho.

  • Doença ocupacional é uma doença cuja causa primária é um fator físico ou um agente químico ou biológico presente no trabalho do profissional. O melhor exemplos é alguma lesões causada por esforços repetitivo;
  • Já a doença relacionada ao trabalho é aquela cuja causa pode estar ligada ao ambiente de trabalho, mas que a causa primária não é um fator presente nas atividades realizadas por esse trabalhador. Um exemplo é a perda de audição por conta de ruídos de máquinas presentes no mesmo ambiente que o profissional trabalha.

Apesar de apresentar essas diferenças olhando para doenças ocupacionais e do trabalho, ambas garantem ao trabalhador brasileiro o direito a receber o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.

Isso é garantido após a perícia médica no INSS ser realizada, portanto, é preciso passar por essa perícia médica para comprovação da doença.

Quais as doenças ocupacionais mais comuns?

A lista de doenças ocupacionais é extensa, podendo afetar desde as condições de mobilidade do trabalhador até os sentidos, como visão e audição. Abaixo, vamos citar as mais comuns nas empresas.

Asma

A asma é uma doença que produz sintomas como dificuldade em respirar, aperto no peito, tosse e outros desconfortos gerais com o sistema respiratório. Existe a asma comum, que as pessoas podem ter por vários motivos, e também existe a asma ocupacional, que está diretamente relacionada à obstrução das vias respiratórias do trabalhador.

Ela impacta aqueles profissionais que aspiram fumaças, gases ou produtos tóxicos. Normalmente, o algodão, a borracha, o linho e a madeira podem desencadear essa enfermidade nas pessoas.

A doença afeta as pessoas de maneira diferente, com algumas tendo imunidades mais fortes do que outras. Infelizmente, a exposição constante ou extrema a esses gatilhos prejudiciais da asma pode causar danos permanentes. 

DORT (Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho)

Esse problema é causado devido à má postura durante o serviço ou em pessoas que passam muito tempo na mesma posição, como motoristas e atendentes de telemarketing. 

Geralmente o DORT está relacionado com as condições precárias de trabalho e gera uma dor crônica. Se não for tratada no início, pode agravar, resultando no afastamento por invalidez.

LER (Lesão por Esforço Repetitivo)

Esse tipo de lesão é bastante parecido com o DORT, porém, ele pode ocorrer com qualquer profissional de todas as áreas, e não somente no trabalho. Trata-se de realizar movimentos repetitivos com muita frequência.

O problema também pode causar aposentadoria por invalidez porque se não é identificado no início pode gerar complicações permanentes, como a perda de determinados movimentos.

Surdez temporária ou definitiva

Outra doença ocupacional comum é a perda auditiva decorrente do local de trabalho, seja como uma surdez temporária ou até mesmo definitiva. Os sintomas variam de níveis baixos de audição diminuída a perda auditiva completa e acontece principalmente devido à exposição a ruídos altos.

Os profissionais de salão de beleza e de construção, por exemplo, podem apresentar algum grau de surdez devido à ocupação. Se a surdez de um trabalhador estiver muito avançada, eles podem eventualmente precisar de aparelhos auditivos.

Em alguns casos, o afastamento temporário do serviço pode reverter o quadro, mas a prevenção é sempre a melhor forma de evitar a perda auditiva.

O método mais eficaz dentro da empresa é eliminar o ruído perigoso para a audição ou estabelecer limites de tempo para ficar exposto a ele, além de utilizar equipamentos de proteção individual.

Como prevenir doenças ocupacionais?

Toda organização tem o dever de analisar as causas das doenças na perspectiva de outros funcionários. A causa de qualquer uma delas deve ser eliminada ou o risco deve ser reduzido para evitar novas ocorrências.

Nesse processo, a prevenção é a melhor maneira de combater as doenças ocupacionais. Confira as 3 principais formas de prevenir esse tipo de problema:

1. Acompanhamento médico regularmente

Muitas doenças são silenciosas e só começam a mostrar sintomas quando estão em graus avançados. Por isso, incentive seus funcionários para que façam acompanhamento médico regularmente, além do exame periódico na empresa.

Uma maneira de ajudar nesse processo é levando profissionais de saúde contratados para revisar o comportamento dos colaboradores relacionados à saúde, seja realizando um questionário com perguntas sobre últimas vezes que realizou algum tipo de consulta como também olhando o histórico de vacinação.

2. Ofereça benefícios corporativos relacionados a prevenção de doenças

Nesse sentido de prevenção, os benefícios corporativos podem auxiliar nesse combate, pois o colaborador pode optar por incluir no pacote um plano de saúde para ter uma assistência médica ainda melhor.

Além disso, com o cartão de benefícios flexíveis, é possível adicionar valores disponibilizados pela própria empresa para usar em farmácias.

Lembre-se também que fornecer benefícios como o vale-cultura ajuda a estimular a prática de outras atividades positivas para a mente dos trabalhadores, o que também previne doenças mentais.

3. Invista no uso de EPIs

Além disso, invista nos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e oriente sobre a importância do uso correto para proteção da equipe.

Em outros casos, a fim de prevenir as doenças ocupacionais, incentive a ginástica laboral com um profissional da área para que os colaboradores estejam mais seguros das lesões.

Agora que você já sabe o que é uma doença ocupacional, aproveite para saber como reduzir a taxa de turnover na sua empresa!

Conheça mais sobre a Caju Benefícios e todo universo de multibenefícios, despesas corporativas e benefícios flexíveis, acesse nosso site e saiba mais!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.