Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Emenda de feriado: como funciona e quais esperar em 2024

Emenda de feriado é quando a empresa conecta o feriado a um dia útil antes ou depois para oferecer períodos de descanso mais longos para os colaboradores.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 10 minutos

Sabe aquela sensação que todo mundo tem de que o fim de semana poderia durar mais alguns dias? A emenda de feriado nada mais é do que a concretização desse desejo. A ideia é estender a folga no caso de feriados que acontecem perto do fim de semana, criando um “feriadão”.

Embora muitas empresas ainda sejam resistentes a essa prática, a verdade é que ela pode trazer ganhos significativos na produtividade dos times e impactar positivamente o clima organizacional, já que esse é um momento muito aguardado pelos colaboradores.

Mas se você ainda não sabe como ou quando vale a pena oferecer esse benefício, continue a leitura! Neste artigo, vamos entender como funciona a emenda de feriado na CLT e como encaixar essa folga extra no planejamento de RH para 2024. Confira!

Como funciona a emenda de feriado na prática?

A emenda acontece quando um feriado cai em um dia próximo ao dia de descanso remunerado do trabalhador. Nesse caso, a empresa pode conceder uma folga extra no dia útil antes ou depois, criando um recesso prolongado. 

Se um feriado cai em uma quinta-feira, por exemplo, a empresa pode optar por dispensar os funcionários no dia seguinte. Com isso, o intervalo que seria de um dia, passa a ser de quatro, já que o feriado se junta ao fim de semana.

Apesar de muito comum no Brasil, a emenda de feriado não é obrigatória de acordo com a CLT. Essa é uma prática que pode variar de acordo com as políticas da empresa, por isso, não existe um limite mínimo ou máximo de dias para a emenda do feriado. No entanto, é preciso ter equilíbrio para aumentar a motivação da equipe sem prejudicar os resultados do negócio.

Quando é possível emendar um feriado?

É possível emendar feriados que caem em dias próximos ao fim de semana. Em 2023, por exemplo, tivemos três feriados que caíram na quinta-feira, criando oportunidade para emendar o feriado com o dia útil seguinte.

Algumas empresas também podem oferecer o benefício quando o feriado cai em uma sexta-feira, por exemplo. Nesse caso, a emenda de feriado pode acontecer tanto na quinta-feira anterior, quanto na segunda-feira seguinte.

Quais são as principais emendas de feriado?

No Brasil, temos oito feriados nacionais, regulamentados por lei, que podem receber uma emenda de feriado:

  • 1° de janeiro (Confraternização Universal);
  • 21 de abril (Tiradentes);
  • 1° de maio (Dia do Trabalhador);
  • 7 de setembro (Independência do Brasil);
  • 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida);
  • 2 de novembro (Dia de Finados);
  • 15 de novembro (Proclamação da República);
  • 25 de dezembro (Natal).

Os feriados com datas móveis, ou seja, que variam de data a cada ano, também podem receber a emenda de feriado. É o que acontece com a Sexta-feira da Paixão, por exemplo, que é definida a partir do dia em que cai a Páscoa, e pode receber a emenda com a quinta-feira anterior.

Além disso, existem outras datas que também trazem essa possibilidade, como os feriados municipais ou estaduais, aniversário da cidade em que a empresa está sediada, dia da padroeira local e os pontos facultativos, como Carnaval e Corpus Christi.

Emendas de feriado em 2024

Agora que já entendemos o que é uma emenda de feriado e quando ela pode acontecer, fica mais fácil prever quais datas podem se transformar nos famosos “feriadões”. Então, veja quais são as possíveis emendas de feriado em 2024:

  • Confraternização Universal: 1° de janeiro (segunda-feira);
  • Carnaval: 13 de fevereiro (terça-feira);
  • Sexta-feira Santa: 29 de março (sexta-feira);
  • Corpus Christi: 30 de maio (quinta-feira);
  • Proclamação da República: 15 de novembro (sexta-feira).

Como grande parte dos feriados do próximo ano caem no final de semana, 2024 terá poucos feriados prolongados. Ainda assim, existem boas oportunidades para conceder a folga e conquistar o coração dos colaboradores.

O que a legislação brasileira diz sobre a emenda de feriado?

A emenda de feriado é uma prática cultural brasileira, mas não é tratada formalmente pela legislação trabalhista. Por isso, as empresas não têm a obrigação de conceder o descanso.

Nesse caso, o que pode acontecer são os acordos coletivos com o sindicato ou negociações diretas entre empregado e empregador para acordar os termos da emenda de feriado, como veremos mais adiante.

Já a folga no dia específico do feriado é um direito do empregado previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em seu artigo 70:

“Salvo disposto nos arts. 68 e 69, é vedado o trabalho em dias feriados nacionais e feriados religiosos, nos termos da legislação própria.” (Consolidação das Leis do Trabalho CLT. art. 70)

Com isso, é proibido o trabalho nesses dias, salvo exceções previstas em lei para os serviços essenciais ou desde que o colaborador seja devidamente remunerado ou compensado por isso.

Leia também: Direitos trabalhistas: o que diz a CLT e o que mudou com a reforma trabalhista?

Quem pode emendar o feriado?

Como não existe previsão legal para a emenda de feriado, também não existe uma determinação sobre quem pode usufruir do benefício. Na prática, essa decisão depende das políticas da empresa e do setor de trabalho.

Isso porque alguns setores específicos não podem parar completamente. É o caso, por exemplo, dos serviços essenciais, como saúde, segurança e serviços públicos, que não podem interromper a prestação de serviço para a população.

Em empresas que prestam serviços para outros negócios, como agências e consultorias, conceder a emenda de feriados também pode representar um desafio. Isso porque, caso o cliente não pare nos mesmos dias, as atividades podem ser comprometidas sem a sua equipe.

Quando a empresa emenda o feriado pode descontar?

Não. Caso decida oferecer esse benefício, a empresa não pode descontar a emenda de feriado da remuneração do trabalhador ou do seu saldo de férias. O que pode acontecer é um acordo entre as partes para compensação de horas.

Isso porque a emenda de feriado não é um direito previsto na CLT, ou seja, ela é concedida de maneira voluntária pela organização. Dessa forma, é responsabilidade do empregador arcar com os custos da interrupção do trabalho.

No entanto, caso exista um acordo entre empregado e empresa para que a emenda seja paga de alguma maneira não financeira, como por meio do banco de horas, a obrigação de cumprir o combinado passa a existir.

Teve emenda de feriado no período das férias, e agora?

Nada muda. Isso porque as férias são contadas em dias corridos, sejam eles dias úteis, feriados, emendas ou finais de semana. Se o colaborador tira o período completo de férias, serão contados trinta dias a partir do primeiro dia de folga, sem nenhum tipo de intervalo.

A única observação sobre este ponto é que, depois da Reforma Trabalhista, as férias não podem ter início em dias de feriado ou nos dois dias antecedentes

Se o feriado for em uma sexta-feira, por exemplo, as férias do colaborador não podem começar nesse dia, nem na quinta e quarta-feira anteriores, quer a empresa emende o feriado ou não.

Como compensar a folga na emenda de feriado?

A compensação da pausa na emenda de feriado pode acontecer de diferentes maneiras, desde que tudo seja acordado com antecedência. Aqui vai uma lista com algumas sugestões que podem ajudar a resolver a questão:

Compensação

A forma mais comum de “pagar” a emenda de feriado é por meio da compensação de horas. Nesse caso, o colaborador pode fazer horas extras nos dias anteriores à emenda para compensar as horas não trabalhadas na folga.

Se um funcionário normalmente trabalha das 8h às 17h, por exemplo, poderia estender o expediente até as 18h por oito dias consecutivos. No final do período, ele teria acumulado as oito horas necessárias para garantir a folga.

No entanto, é preciso ter atenção neste ponto, pois um trabalhador pode fazer, no máximo, 2 horas de trabalho extra por dia. Esse é um limite inegociável estabelecido pela legislação trabalhista.

Leia também: Banco de horas e horas extras na Reforma Trabalhista: o que mudou? 

Banco de horas

Se a empresa utiliza o sistema de banco de horas, essa também pode ser uma alternativa para conceder a emenda de feriado aos colaboradores. Assim, as horas não trabalhadas durante a emenda podem ficar registradas para serem compensadas no futuro.

Essa é uma prática muito usual e uma forma de evitar o pagamento de horas extras caso o empregador precise que o funcionário fique além do seu expediente algum dia.

Abono da falta

Por fim, o empregador sempre tem a opção de abonar a falta durante a emenda de feriado. Ou seja, conceder a folga sem que seja necessário nenhum tipo de compensação sobre o tempo não trabalhado.

Embora esse não seja um modelo muito comum no mercado, pode ser uma ótima alternativa para melhorar o clima organizacional. Nesse caso, para que a empresa não “fique no prejuízo”, a dica pode ser revezar o benefício da emenda entre os colaboradores.

Se uma equipe tem dez profissionais, por exemplo, cinco deles podem emendar o primeiro feriado, enquanto os outros cinco emendariam no próximo. Assim, todo o time usufrui da folga em algum momento sem que a organização tenha que parar durante a emenda.

Quais as vantagens de aderir à emenda de feriado?

Como já vimos, a ideia de emendar o feriado e aumentar o período de descanso é uma boa opção para colaboradores. Mas será que existem benefícios para a empresa em aderir a essa estratégia?

A resposta é que sim! Embora a emenda de feriado não seja obrigatória, ela traz uma série de vantagens que podem impulsionar os resultados do negócio. Veja algumas das principais:

Bem-estar e satisfação dos colaboradores

A emenda de feriado garante aos funcionários períodos mais longos de descanso, contribuindo para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. O resultado são colaboradores mais satisfeitos e motivados, o que reflete diretamente na qualidade do serviço prestado por eles. 

Atração e retenção de talentos

Não é segredo que os profissionais têm buscado, cada vez mais, políticas flexíveis de trabalho. Por isso, incluir a emenda de feriado entre os benefícios da empresa pode ser um diferencial atrativo para atrair e reter grandes talentos.

Aumento da produtividade

Você já ouviu falar que um cérebro descansado pensa melhor? É exatamente sobre isso que estamos falando aqui. Funcionários satisfeitos e descansados tendem a ter menores níveis de estresse, garantindo o aumento da concentração e motivação no retorno ao trabalho.

Melhora do clima organizacional

Um ambiente de trabalho que valoriza o equilíbrio entre vida profissional e pessoas influencia diretamente a percepção dos colaboradores sobre o empregador. Ou seja, oferecer a emenda de feriado pode ser uma ótima maneira de garantir um clima organizacional mais positivo e saudável. 

Leia também: Aprenda como fazer uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa

Redução de gastos

Por fim, vale lembrar que com a equipe de folga em casa ou viajando por aí, é possível reduzir os custos relacionados ao funcionamento da empresa, como consumo de energia, água, limpeza e alimentação, por exemplo.

Em resumo, a empresa é obrigada a aderir à emenda de feriado?

Como vimos, a emenda de feriado é considerada como um dia normal de trabalho para a lei. Por isso, a empresa não é obrigada a conceder a folga. Se um feriado cai na quinta-feira, por exemplo, não significa que o colaborador também irá folgar na sexta.

O que pode ser muito válido, é bom para todo mundo e já vem sendo adotado por várias organizações, é encontrar um ajuste na dinâmica da empresa para garantir o benefício. Indo por esse caminho, certamente seus colaboradores ficarão cada dia mais satisfeitos em fazer parte deste time. 

E, se você quiser conquistar ainda mais o coração dos funcionários, aproveite para conferir este artigo com 8 dicas para organizar uma confraternização de fim de ano na empresa.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.