Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

8 dicas para organizar uma confraternização de fim de ano na empresa

Aprenda a importância de fazer uma confraternização de fim de ano e dicas para tornar a celebração da sua empresa um grande evento!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 9 minutos

A confraternização de fim de ano é um clássico para muitas empresas. Investir nesse tipo de celebração ajuda no engajamento dos funcionários e melhora as relações entre as  equipes e a empresa.

Empresas que trabalham de forma presencial têm um evento muito importante para ser feito no segundo semestre: a confraternização de fim de ano. Muito esperada pelos colaboradores, ela é um tipo de evento que trabalha muito bem a integração dos envolvidos. Entretanto, ela ainda pode ser feita de forma virtual — gerando mais aproximação entre todo mundo.

A festa de fim de ano envolve muitos detalhes, a comida, a bebida, o local, as atrações… Por essa razão, não basta apenas alugar um espaço e esperar que a mágica aconteça, é preciso levantar ideias para alegrar todo mundo e fazer com que as lembranças sigam até a próxima confraternização de fim de ano.

Saiba mais sobre como fazer uma festa de fim de ano na sua empresa a seguir!

Qual a importância da confraternização na empresa?

O objetivo de uma festa de confraternização é integrar os colaboradores, além de comemorar com todos os bons resultados alcançados. Assim, a expectativa é real: quanto mais o negócio cresce, maiores são as expectativas em torno da confraternização.

No dia a dia corrido, os funcionários que trabalham no mesmo setor é que acabam se aproximando, ou, no máximo, quando um setor conversa com o outro. Dessa forma, a confraternização de fim de ano, ao ser bem pensada, consegue unir pessoas que mal se viam, estreitando laços.

Esse tipo de amizade se reflete no dia a dia e acaba tornando todos mais motivados, engajados e felizes de estarem conectados. Em geral, uma única festa rende assunto e boas lembranças para o restante do ano, por isso faz parte registrar os momentos com um fotógrafo.

➜ Veja também: Entenda a diferença entre bonificação e gratificação

Ideias para fazer na confraternização da empresa

O que oferecer em uma confraternização acaba sendo a maior dúvida para que seja possível integrar todo mundo. Para facilitar sua decisão, reunimos algumas ideias possíveis.

1. Show de talentos

Toda organização tem pessoas com talentos escondidos e que não envolvem apenas as entregas do trabalho. Tem aquele que adora cantar, tem a pessoa que faz poesia, o que dança, aquele que imita o chefe com perfeição…

Então, que tal chamar voluntários mais desinibidos e que adorariam compartilhar os talentos diante de todo mundo? Vale a pena até pensar em algum tipo de premiação para as pessoas. Como já é uma missão e tanto se apresentar diante da empresa inteira, nem precisa haver uma disputa — simplesmente, todo mundo que se apresentar ganha algo.

2. Premiação

Estabeleça um tipo de premiação nos setores. Por exemplo, o vendedor que mais fechou novas contas. O colaborador de sucesso do cliente que mais fez upsell. A pessoa do financeiro que mais conseguiu enxugar o orçamento mantendo o que era necessário.

O prêmio, que pode ser uma gratificação salarial, uma bonificação um valor extra em benefícios, ainda pode envolver iniciativas disruptivas que trouxeram ganhos relevantes para o negócio. O importante é que nessa premiação todos os setores participem, claro que nem todo mundo vai ganhar, mas é essencial que se sintam incluídos.

3. Show de stand-up

Pode ser que sua empresa conte com aquelas pessoas engraçadas por natureza, que sempre têm uma história para contar — sobre o trabalho —, fazendo todos rirem. Se esse for o caso, que tal reuni-los num stand-up improvisado. Basta dar um microfone e deixá-los contar o que tiverem para falar.

Agora, se esse não for o caso, dá para contratar algum comediante para um pocket show, isso, é claro, dentro das limitações de orçamento que a companhia tiver.

4. Banda de colaboradores da empresa

Tem um que canta bem, outro toca violão, mais uma pessoa que é boa na bateria e você quase tem aí uma banda com formação exclusiva de colaboradores da empresa. Se esse for o caso, vale fazer uns ensaios antes da apresentação para todos.

5. Gincanas

A confraternização de fim de ano não precisa ser, necessariamente, uma festa à noite. Pode ser feita em um dia, numa chácara com alguma gincana. Se essa for a opção escolhida, a gincana pede alguma organização prévia. 

A primeira delas é definir o local, depois pensar em quais serão as provas da gincana e como será feita a divisão dos times — por exemplo, se vai ser dividido por setor ou se em algum tipo de sorteio, para que haja ainda mais integração entre aqueles que não convivem tanto. Também é preciso pensar nas premiações dos times que ficarem melhor colocados.

6. Amigo oculto

Um clássico que dispensa apresentações! O amigo oculto é uma forma de integrar também todos os colaboradores, pois, ao sortear, a chance de pegar pessoas mais distantes do dia a dia é bem grande. Aqui, o cuidado é que, ao escolher participar, todo mundo precisa se engajar na brincadeira.

7. Ações solidárias

Antes da confraternização em si, a empresa pode se engajar em alguma ação solidária e envolver os colaboradores para arrecadar mantimentos ou algum outro tipo de doação. O resultado das doações pode ser anunciado no dia da festa ou mesmo ser uma das atividades da gincana.

8. Cabine fotográfica

A cabine fotográfica é uma boa opção para agitar a festa de fim de ano, envolvendo os colaboradores e já garantindo lembranças especiais.

Como fazer uma boa confraternização?

Acabamos de trazer várias ideias de como fazer uma confraternização divertida, mas agora você precisa da estrutura da festa. Confira como agir!

Marque uma data

Em geral as confraternizações acontecem em dezembro. Cuidado apenas para não deixar tanto para o fim do mês, quando as pessoas já estão com a cabeça no Natal. Ao definir a data, você pode já mandar um save the date, para que todo mundo reserve a data.

Escolha um local 

Caso a empresa tenha um espaço próprio, maravilha — é uma economia e aí pode ser necessário decorar e trazer cadeiras e móveis para que tudo fique mais confortável. Caso contrário, vai ser preciso alugar um espaço, mas alugue com antecedência, porque tudo fica mais disputado nesse período.

Defina quem serão os fornecedores

Em geral, se você fechar com algum buffet, já garante um cardápio definido e também o fornecimento das bebidas. Também vai ser necessário considerar a contratação de um DJ ou alguma banda para animar o evento, além de uma equipe de fotógrafos para registrar os momentos e garantir o meme de que “as festas da firma ficaram ótimas”.

Elenque quais serão as atrações

Com as ideias que demos anteriormente, vale a pena refletir sobre quais serão as atrações e montar um tipo de cronograma para o momento da festa. Outra necessidade vai ser um mestre de cerimônias que apresente cada uma das atrações, porém, não necessariamente precisa ser um mestre de cerimônias contratado, fica até mais intimista convidar pessoas da empresa que topem falar e sejam mais extrovertidas para essa missão.

E quanto a confraternização para quem trabalha home office?

Muitas das ideias que trouxemos aqui não podem ser usadas numa confraternização feita no home office, mas isso não impede que ela seja feita, principalmente no caso das empresas remote first.

Se esse for o caso da sua, o jeito é fazer dinâmicas que funcionem via telas. Entre elas, temos:

  • a premiação, que funcionam muito bem remotamente;
  • o amigo oculto, contando que o presente seja enviado para o endereço de cada colaborador;
  • o stand-up também funciona de forma virtual.

Além de outras dinâmicas para que todo mundo interaja, como a de “duas verdades e uma mentira sobre mim”. Com recursos de votação das plataformas de conferência virtual, conseguimos deixar tudo mais dinâmico!

E é possível deixar as confraternizações remotas ainda mais interessantes, disponibilizando uma premiação de happy hour para que as pessoas comprem drinks e petiscos para o momento – que pode ser disponibilizada em um cartão multibenefícios com o propósito de celebrar!

Da mesma forma que na presencial, mande um convite e um save the date para garantir que ninguém falte!

Quem paga a confraternização?

A confraternização de fim de ano é um agrado da empresa a todos os colaboradores, por isso é ela mesmo quem deve arcar com os custos. Uma dica é usar uma pequena parte dos lucros para realizar a festa ou mesmo investir um dinheiro mensalmente, garantindo uma boa quantia para a confraternização.

A confraternização de fim de ano pode ser num formato mais ostentação ou mais simples — dependendo da verba disponível —, mas é um evento que faz muito sentido ter para tornar todo mundo mais próximo, mesmo que sua empresa trabalhe de forma virtual. Até porque, no fim do ano a gente sempre está mais aberto para comemorar e interagir.

A Caju Benefícios está com você na confraternização

Seja para mandar uma premiação para a comemoração virtual ou mesmo para celebrar algum destaque na empresa, conte com a gente! Nosso cartão tem bandeira Visa, é único e muito fácil de ser usado. Converse com nosso time para saber mais detalhes: você vai se surpreender com a facilidade e com o fato de que trabalhamos com custo zero na implementação!

Dúvidas frequentes

O que é uma confraternização de fim de ano?

É um tipo de celebração realizada em uma data próxima ao fim do ano nas empresas. Geralmente, acontece nas primeiras semanas de dezembro.

Qual é a importância de fazer uma confraternização de fim de ano?

A festa de fim de ano das empresas é um momento para celebrar tudo o que aconteceu durante o ano. Por isso, é um momento importante para engajar funcionários, fazer premiações e estimular o sentimento de equipe entre todos.

Como fazer uma confraternização na empresa?

Para organizar um evento de fim de ano na empresa, escolha a data, o buffet e as atividades disponíveis para os funcionários, como gincanas, banda de colaboradores, momento de premiações e outras atrações. Lembre-se de estimular a participação de todos escolhendo horários alternativos ao trabalho.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.