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Cultura organizacional

Como ter boas relações interpessoais no trabalho

Descubra como as relações interpessoais no trabalho impactam a produtividade e satisfação dos colaboradores

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 9 minutos

Relações interpessoais no trabalho têm a ver com a forma como os funcionários interagem, se comunicam e estabelecem conexões com seus pares, superiores, subordinados, fornecedores e clientes dentro do ambiente profissional. Quanto mais positiva, mais há produtividade e acerto nas entregas. Quando as relações não são boas, há mais ruídos e mais chances de errar.

Imagine um caso de liderança que não confia em seus liderados, pede inúmeras refações e não sabe dizer o que precisa melhorar? Isso pode minar todo um setor, pois impacta o clima, a confiança e até o engajamento. Assim como colaboradores que não sabem se comunicar e ensinar aos outros podem trazer pontos de atrito ao time.

É por isso que sua empresa precisa prestar atenção nas relações interpessoais e trabalhar a favor delas. Afinal, isso não é apenas uma obrigação das pessoas colaboradoras: é um trabalho que começa no recrutamento e precisa do total envolvimento da liderança também.

Neste artigo, vamos explicar o tema e trazer dicas importantes para melhorar as relações interpessoais no trabalho. Acompanhe!

O que são relações interpessoais no trabalho?

As relações interpessoais no trabalho referem-se à interação e comunicação entre as pessoas dentro de um ambiente profissional. São as conexões e interações que ocorrem entre colegas de trabalho, supervisores, subordinados, fornecedores, clientes e outras partes interessadas dentro de uma organização.

Esse tipo de relacionamento tem um papel fundamental no clima, na cultura organizacional e no bem-estar do time. É por esse motivo que podem influenciar diretamente a produtividade, a motivação, a satisfação no trabalho e a colaboração entre todas as pessoas.

As boas relações interpessoais dependem de habilidades de comunicação eficazes, empatia, respeito, confiança, trabalho em equipe e resolução de conflitos. Quando as relações interpessoais não são saudáveis, pode haver ruídos, problemas de eficiência, competitividade nociva e até mesmo um volume maior de erros em tarefas e projetos.

Qual a importância das relações interpessoais no mundo do trabalho?

É importante cultivar boas relações interpessoais no trabalho para garantir um clima de confiança e apoio mútuos, que permitam à empresa crescer e ter setores fortes, com boas entregas e pessoas mais engajadas.

Podemos citar algumas vantagens bem relevantes para qualquer negócio:

Colaboração eficaz

As relações interpessoais positivas facilitam a colaboração entre os membros da equipe. Quando as pessoas se sentem à vontade para se comunicar, compartilhar ideias, ouvir perspectivas diferentes e trabalhar juntas, a eficácia da equipe aumenta.

Acaba sendo fundamental para resolver problemas complexos, desenvolver novas ideias e alcançar as metas propostas.

Clima organizacional em dia

Como já apontamos, boas relações interpessoais no trabalho contribuem para um clima organizacional saudável. Um ambiente no qual as pessoas se respeitam, confiam umas nas outras e se sentem apoiadas cria um clima positivo e motivador, com mais engajamento dos funcionários e menos pontos de conflito e estresse.

Comunicação eficiente

Manter relações interpessoais saudáveis no trabalho permite que a gente tenha uma comunicação mais aberta e eficiente. 

É assim que as pessoas se sentem mais confortáveis para expressar suas opiniões, fazer perguntas e fornecer feedbacks construtivos. Uma boa comunicação é essencial para evitar mal-entendidos, fazer a gestão de conflitos de forma saudável e manter todos alinhados em relação aos objetivos e expectativas.

Fortalecimento de redes profissionais

O famoso networking, certo? Construir relações interpessoais no local de trabalho também permite que os indivíduos expandam suas redes profissionais. 

Ao interagir bem com colegas, líderes e contatos externos, as pessoas têm a oportunidade de aprender com os outros, trocar conhecimentos e estabelecer conexões que podem ser benéficas para o desenvolvimento de suas carreiras.

Resolução de conflitos

Os conflitos vão surgir em qualquer ambiente de trabalho, é natural. Mas relações interpessoais fortes e saudáveis ajudam a resolver essas situações de forma mais construtiva. 

Quando as pessoas têm um bom relacionamento e confiam umas nas outras, são mais propensas a abordar os conflitos de maneira direta e respeitosa. Isso pode levar a soluções mais rápidas e eficazes, evitando danos à produtividade e ao clima organizacional.

Por exemplo, se você não concorda com uma iniciativa do seu setor ou da sua liderança e tem outra ideia, vai se sentir à vontade para manifestar sua opinião sabendo que, juntos, poderão chegar a um denominador comum.

Menos erros e ruídos

Quando as relações interpessoais no trabalho são ruins, é comum que as pessoas cumpram suas demandas ao longo do dia sem conversar ou trocar ideias com os colegas. 

Isso pode fazer com que tarefas se sobreponham, com uma pessoa fazendo o que outra já fez ou esteja sendo feito de outra forma, o que vai gerar atritos, retrabalho e perda de tempo de forma geral.

Quais são os três tipos de relações interpessoais no trabalho?

Podemos citar a virtual, a profissional e a de amizade. Vamos explicar a definição de cada uma delas:

1. Relação interpessoal virtual

A relação interpessoal virtual no trabalho refere-se ao relacionamento entre indivíduos que colaboram e se comunicam de forma remota, usando e-mail, mensagens instantâneas, videoconferências, chamadas telefônicas, redes sociais e plataformas de colaboração online, por exemplo.

Para esse tipo de relação ser eficiente, é preciso que os envolvidos cumpram sua parte no acordo e saibam trabalhar bem de forma assíncrona, já que nem todo mundo vai estar online ao mesmo tempo.

A relação interpessoal virtual de trabalho apresenta desafios como a falta de contato físico, a dificuldade em interpretar as expressões faciais e corporais dos colegas de trabalho, gerando potencial para mal-entendidos. Aqui, dar mais contexto e ser empático são as chaves para melhores relações.

2. Relação interpessoal profissional

A relação interpessoal profissional refere-se à forma como as pessoas interagem e se relacionam no ambiente de trabalho. É a maneira como os indivíduos se comunicam, colaboram, estabelecem vínculos e lidam uns com os outros no contexto profissional.

Uma relação interpessoal profissional saudável é caracterizada pela comunicação clara e respeitosa, empatia, colaboração, confiança, apoio mútuo e capacidade de resolver conflitos de forma construtiva. 

3. Relação interpessoal de amizade

A relação interpessoal de amizade no trabalho tem a ver com uma conexão positiva e amigável entre os colegas. Baseada na afinidade pessoal, interesses compartilhados e valores semelhantes, esse tipo de relação acaba indo além das paredes do escritório.

Esse tipo de relacionamento traz vários benefícios, tanto para o indivíduo quanto para a organização, como mais motivação e satisfação no trabalho, aumento do engajamento, melhor comunicação e trabalho em equipe, além de criar um ambiente mais acolhedor e harmonioso. 

Nós passamos a maior parte do nosso dia trabalhando, então se estamos entre amigos, pode ser uma jornada bem mais leve. Apenas lembre-se de estabelecer limites saudáveis entre a vida pessoal e profissional para evitar conflitos de interesse ou comprometer a produtividade. 

Quais são os pilares das relações interpessoais?

Os pilares das relações interpessoais no trabalho estão muito baseados nas soft skills e envolvem:

  • Boa comunicação: para se expressar de forma clara, sem duplo sentido e respeitando as opiniões e perspectivas diferentes das suas.
  • Empatia: que permite se colocar no lugar do outro, compreendendo e compartilhando suas emoções, pensamentos e experiências. 
  • Respeito: ingrediente que envolve aceitar as diferenças, valorizar as opiniões e crenças dos outros, tratar as pessoas com cortesia e consideração, além de estabelecer limites saudáveis.
  • Confiança: que é construída com consistência entre palavras e ações.
  • Colaboração e trabalho em equipe: o que implica em compartilhar responsabilidades, ouvir diferentes perspectivas, encontrar soluções em conjunto e apoiar uns aos outros.
  • Capacidade de resolver conflitos: sempre de forma construtiva, buscando o diálogo, a compreensão mútua e o compromisso.

Como ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho?

As boas relações interpessoais no trabalho podem ser construídas a partir de:

Clareza nos papéis e informações honestas

De novo, a comunicação, oral ou escrita, deve ser clara o suficiente. Além disso, todos os colaboradores devem estar cientes de suas funções para não invadir o espaço do outro.

Manutenção de uma atitude positiva

Não se trata da tal “positividade tóxica”. A questão aqui é poder influenciar positivamente o ambiente de trabalho e o relacionamento com os colegas, sendo uma pessoa que sabe dosar o estresse e acredita na força e na competência do time.

Estímulo ao trabalho em equipe

Estimular o trabalho em equipe é essencial para promover a colaboração, a produtividade e as relações interpessoais no trabalho.

Isso envolve definição de papéis, metas claras, respeito à diversidade e reconhecimento das vitórias do time.

Cultura de feedback

O feedback é uma maneira de resolver ruídos e entender como as pessoas podem evoluir no trabalho. Ele também ajuda a deixar claro que algumas melhorias sugeridas não têm caráter pessoal, mas sim profissional.

Lembrando que feedbacks não precisam existir apenas na relação entre líder e liderado. A troca de feedbacks entre pares também é muito importante para o desenvolvimento de cada um no trabalho e nas relações.

Avaliação do clima organizacional

Entender, por meio de pesquisas, como anda o clima na sua empresa também pode ser um impulsionador das boas relações interpessoais de trabalho. Afinal, ao saber o que está ruim, fica mais simples de corrigir e entrar na rota correta.

Já entendeu mais a fundo o impacto das relações interpessoais de trabalho? Aproveite para ler também nosso artigo Tipos de comunicação: entenda tudo sobre elas e melhore as relações no ambiente de trabalho!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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