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Entenda como fazer uma boa a gestão de gastos na sua empresa e ser mais eficiente
A gestão de despesas corporativas é uma das tarefas mais importantes para o sucesso dos negócios. Isso porque a falta de controle de gastos pode gerar inúmeros prejuízos para as organizações, como o risco de fraudes, o endividamento e a perda de dinheiro. Assim, empresas que não controlam as despesas corretamente deixam de lucrar e acabam, inclusive, não se desenvolvendo adequadamente.
Embora seja essencial para manter o fluxo de caixa organizado e garantir o bom funcionamento das organizações, muitas empresas ainda cometem erros nesse processo, que geralmente é todo manual e engessado. Por isso, um planejamento financeiro bem feito, aliado ao uso da tecnologia, é a melhor forma de evitar problemas na gestão e controle das despesas.
Se você está procurando dicas de como evitar os erros e ter os melhores resultados nos negócios, chegou ao lugar certo! Acompanhe a seguir.
As despesas corporativas são gastos feitos pelos colaboradores quando estão a serviço da companhia, seja em viagens, eventos ou mesmo nas tarefas do dia a dia. Essas despesas podem ser fixas ou variáveis, e o que determina isso é a política interna de despesas corporativas, que deve ser bem desenhada e comunicada aos colaboradores.
Para os funcionários CLT, qualquer gasto realizado a serviço da empresa e em local externo à sua sede é considerado uma despesa. Pode ser um valor relacionado à taxa de inscrição de um evento, impressão de documentos, deslocamento para visita de clientes, entre outras situações.
Além disso, segundo o §2º do art. 457 da CLT, os valores pagos como ajuda de custo (despesas corporativas) e diárias para viagem não integram a remuneração do funcionário. Isso quer dizer que não incidirão encargos trabalhistas e previdenciários, como FGTS, férias, 13º salário, INSS, entre outras obrigações.
Essa, inclusive, foi uma das mudanças feitas pela Reforma Trabalhista de 2017. Antes, pagamentos que superassem 50% da remuneração do colaborador integravam o seu salário.
Agora, vamos ao que interessa: veja quais são os principais passos para evitar problemas na gestão das despesas corporativas.
Mapear todas as despesas corporativas é o primeiro passo para assumir o controle desses gatos. A partir disso será possível ter uma melhor visibilidade de quais são as despesas fixas e variáveis, assim como, quais delas fazem sentido ser mantidas e quais podem ser evitadas.
Em geral, essa acaba sendo uma visão que precisa da opinião dos diversos setores envolvidos.
Depois de definidas as principais despesas da sua empresa, é essencial ter uma política detalhada de quais gastos dos colaboradores a empresa cobre ou não, seja em viagens ou mesmo no dia a dia, e organize um relatório de despesas. Lembrando que essa política deve estar de acordo com a o regimento da CLT.
Transparência e clareza são valores muito importantes quando o assunto são os gastos corporativos. Por isso, comunique detalhadamente aos funcionários as políticas de despesas corporativas. Isso vai assegurar o cumprimento das regras e ajudar a implementar a rotina do controle de despesas de forma mais funcional.
Se necessário, invista em treinamentos para os colaboradores sobre as políticas adotadas.
Já pensou em substituir toda a dor de cabeça de preencher planilhas manuais de despesas por uma plataforma capaz de otimizar todo esse processo? Nós temos a solução!
O Caju Despesas nasceu para descomplicar a gestão de gastos de todo o tipo de empresa, por meio de uma única plataforma — e do cartão que você já conhece. Ele funciona a partir de um fluxo de adiantamento, em que a empresa deposita um valor no cartão Caju, em uma carteira separada para despesas, por um período determinado.
A partir disso, o colaborador pode utilizar o saldo para fazer compras ou pagar despesas, usando o cartão de crédito bandeira VISA da Caju. Todos os gastos ficam visíveis em um extrato separado, tanto para o colaborador (no app) quanto para a empresa (no Portal do RH). Tudo com praticidade e segurança que a sua empresa precisa.
Esse é mais um benefício de quem opta pelo Caju Despesas. Por meio da nossa plataforma de RH, é possível acompanhar as transações que estão sendo feitas pelos colaboradores. Assim, é possível fazer um novo adiantamento caso o colaborador precise, além de controlar o período de vigência do valor depositado, ter acesso a um extrato detalhado das transações e até aprovar ou reprovar as despesas cadastradas pelo app.
Viu como as despesas corporativas não precisam ser um peso para a sua empresa? Na Caju, garantimos mais leveza e segurança na hora de controlar os gastos da sua organização, evitando erros e desperdício de dinheiro.
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Marketing
Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.
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