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Gestão de pessoas

Equipe multidisciplinar: como estimular a inovação, atrair e reter talentos

Saiba o que é uma equipe multidisciplinar, os seus diferenciais e as vantagens que ela oferece à organização. Leia este artigo!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 6 minutos

Ter uma equipe multidisciplinar é a solução para atender às perspectivas de empreendedores que são movidos por três palavras instigadoras: competitividade, inovação e produtividade. São fatores que despertam nos gestores o entendimento de que algo a mais precisa ser implementado na empresa. 

É por meio de uma equipe com esse potencial que a instituição torna-se uma corporação forte, moderna e engajada para sair na frente de seus concorrentes. O seu know-how é fundamental para mantê-la no mercado, fator conquistado com o trabalho diferenciado de cada profissional. 

Quer conhecer algumas sugestões para transformar o seu negócio por meio da inovação e de um grupo multidisciplinar altamente competente? Continue a leitura deste artigo!

O que é equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar é aquela composta por profissionais de diversas áreas, com hard skills variados, ou seja, diferentes habilidades técnicas, perfis e expertises que formam um grupo coeso de colaboradores. O grupo se empenha para atingir um único objetivo. Eles atuam por um formato de engajamento coletivo, em que cada um aplica o seu potencial para impulsionar parte da atividade e preenchê-la como um todo.   

Quais são os diferenciais e as vantagens desse tipo de equipe?

Esses colaboradores têm uma dimensão diferenciada de práticas laborais. São capazes de perceber as melhores metodologias e estratégias para aplicar nas rotinas de trabalho e para resolver situações complexas e, assim, entregar resultados de alto valor para a empresa. Isso se dá por consequência do compartilhamento de conhecimentos, experiências vividas etc. Esse perfil de equipe oferece grandes vantagens para as instituições, entre elas:

  • menor índice de erros;
  • autogestão;
  • alto nível de motivação;
  • trabalha com foco;
  • agilidade na tomada de decisões;
  • melhora no clima organizacional;
  • potencializa a produtividade.

Como estimular a inovação no time?

O segredo de muitas empresas que dominam o mercado é ser composta por um time de profissionais com competências próprias para aplicar em suas atividades e outras inovações que somam com as suas práticas diárias.

Estimule as habilidades individuais

Cada colaborador que entra na empresa é constituído de conhecimentos adquiridos pela sua formação profissional, trabalhos técnicos, compartilhamento de experiências etc. No entanto, ainda é possível potencializar as habilidade de cada membro das equipes por meio de capacitações específicas e outras formas de desenvolver ainda mais o que o profissional exerce e que é de sua responsabilidade.

Defina os papéis com clareza

Vale entender que, ao formar uma equipe multidisciplinar, é importante ter atenção para definir muito bem o papel que cada colaborador vai assumir no grupo. Por mais que uma equipe seja multidisciplinar, os conhecimentos de cada funcionário são subjetivos. 

Portanto, o funcionário deve realizar obrigações que fazem parte do seu escopo de trabalho. Ao preencher o grupo segundo esses parâmetros, as habilidades dos colaboradores são melhor aproveitadas e o nível de desempenho é aprimorado a cada projeto realizado.

Estimule a prática de feedback

A realidade do mercado atual é que tudo acontece muito rápido. As novas tecnologias favorecem para que as empresas otimizem os seus processos e concluam tudo com muita agilidade. Porém, a presença do ser humano nas organizações ainda é indispensável. A necessidade de se ter uma comunicação interna ativa e pulsante é plenamente necessária. 

São os colaboradores que conduzem os procedimentos na organização. Sendo assim, é necessário que cada membro entenda o quanto um feedback ágil faz toda diferença em cada caso que está em andamento. Por isso, um dos estímulos que a empresa deve instigar em seus profissionais é a prática célere de feedbacks, o que ajuda a tornar as atividades rápidas e os casos passam a ser concluídos em curto prazo.

O uso de recursos como dashboards, e-mails e outras ferramentas são fontes de trabalho que devem ser acessadas frequentemente por cada colaborador. Isso auxilia no acompanhamento das diversas atividades que acontecem na instituição e na ação que cada membro executa. Estar atento a esses instrumentos de trabalho acelera os feedbacks e soluciona tarefas com maior precisão e rapidez.

Qual a importância dos benefícios para atrair e reter talentos?

Como vimos, ter uma equipe multidisciplinar é muito importante para que a instituição seja uma empresa com vários adjetivos que a destacam entre tantas outras. Devido à importância de se constituir um grupo de profissionais com esse perfil, sabe-se que eles não são movidos apenas por um salário elevado.

São profissionais que normalmente valorizam muito bem a sua formação, as suas habilidades e competências. À vista disso, formar uma equipe multidisciplinar é um grande desafio para o setor de Recursos Humanos. Justamente por isso, é importante que o setor elabore uma chamada de emprego que especifique e explique os benefícios que a empresa dispõe aos seus colaboradores. 

Vale reforçar que atualmente muitos candidatos já não se conformam apenas com benefícios básicos. Muitos deles, ao consultar os sites de emprego, observam minuciosamente as vantagens que a organização cita para atrair pretendentes. O que está em destaque nos últimos anos são os benefícios flexíveis.

Além dos benefícios básicos, como vale-alimentação e vale-refeição, o funcionário pode ainda optar, dependendo da empresa, por direito a vale-educação, saúde, home office, etc. Ao citar esses múltiplos privilégios, a instituição tem maior oportunidade de captar excelentes talentos e retê-los.

Muitas empresas no Brasil já passaram a investir em políticas de benefícios para as suas equipes, pois sabem que os privilégios são fatores estratégicos para atrair candidatos para o seu processo de recrutamento e seleção. Por meio dos benefícios, a instituição oferece aos seus funcionários saúde mental, elevação da autoestima, engajamento profissional, bem-estar e maior qualidade de vida.

Agora que você já sabe o que é uma equipe multidisciplinar e o que fazer para desenvolvê-la na empresa, é imprescindível colocar as nossas dicas em evidência na sua organização. É comprovado que ter um grupo com soft skills elevadas faz com que a empresa tome proporções muito além do que foi projetado. Com isso, aumenta-se o seu employer branding e o negócio se destaca em meio à competitividade.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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