Como desenvolver o capital humano na sua organização?

January 26, 2022
Recursos Humanos

Por muitos anos, as pessoas eram vistas apenas como uma ferramenta que podia ser substituída facilmente dentro das empresas. Com o passar dos anos, o percurso foi mudando, tornando fundamental investir no capital humano.

Nos tempos atuais, as empresas precisam entender a importância de investir no desenvolvimento e no estímulo do capital humano. 

De forma resumida, o capital humano é a congruência entre conhecimento, habilidades, atitudes. São as competências do colaborador para a realização de suas atividades.

O que é capital humano?

Sem as pessoas, os negócios não existem, uma empresa não existe. E se você acredita nisso, sabe que o maior capital de uma empresa não é o financeiro e, sim, o humano.

Ter uma estratégia diferenciada, tecnologias de ponta, uma infraestrutura incrível, um plano de carreira fantástico e oferecer uma gama de benefícios corporativos invejável, mas se não souber criar circunstâncias positivas e motivadoras, o resultado da empresa pode ser afetado consideravelmente.

É imprescindível entender que conectar a estratégia de negócio com a estratégia de talentos é fundamental para a evolução de qualquer organização. 

Em outras palavras, o capital humano está relacionado à riqueza que uma corporação tem em relação à qualificação dos seus funcionários. São as pessoas que movem toda e qualquer empresa.

A importância de desenvolver o capital humano

Uma empresa é feita por pessoas e para pessoas. A importância de desenvolver o capital humano está ligada diretamente a essa frase. A primeira coisa que cresce em uma empresa não é o resultado, mas uma ação promovida por algo que leva ao sucesso ou insucesso deste resultado.

Investir em capital humano é desenvolver e capacitar os colaboradores, motivá-los, e acreditar no seu potencial. Com isso, é possível extrair o máximo possível de cada um, o que contribuirá significativamente para o negócio da empresa. 

Desenvolver o capital humano é criar oportunidades mútuas de crescimento e melhoria contínua. Afinal, são as pessoas que fazem os negócios evoluírem e não o contrário.

Ao aprimorar o conhecimento e as habilidades, as pessoas serão estimuladas ao pertencimento, à produtividade e ao alcance de objetivos mútuos. O reconhecimento e a valorização das pessoas transformam totalmente o capital humano, essa soma de conhecimentos de seus colaboradores.

Criar as condições para desafiar de forma saudável o colaborador a dar o seu melhor e estimular o trabalho em grupo gera envolvimento. Ao ser elogiado e valorizado, o colaborador tende a aumentar ainda mais a dedicação em suas tarefas, sentindo-se cada vez mais disposto a fazer melhor.

Motive e oriente o seu capital humano

Como se trata de pessoas, é imprescindível entender que o capital humano precisa de motivos para acreditar em algo e se sentir valorizado. O sucesso ou o fracasso das empresas está na gestão desse capital.

Ter claro o propósito da empresa e cada indivíduo compactuando com ele já é um primeiro passo para que cada entrega seja um vetor de transformações positivas e evolução contínua. Cabe aos gestores compreender essas diferenças, essas possíveis oscilações e procurar manter um ambiente mais harmônico e positivo possível. 

Por onde começar?

Tudo começa com a atração, lá no recrutamento, na seleção e na contratação e se mantém com o engajamento e a retenção.

Quando vamos contratar alguém, precisamos pensar em uma série de fatores: o que a empresa realmente precisa, quanto pode dispor, como será sua equipe, sua função dentro da equipe, quais são os benefícios, etc. 

Uma das coisas mais importantes é ter um alinhamento com a cultura da empresa, acreditar nos valores, ter os mesmos ideais de futuro, além das competências necessárias ao preenchimento da vaga em específico.

Para os funcionários que já estão na empresa, podem ser desenvolvidos processos avaliativos, reuniões de acompanhamento dos projetos da empresa, feedbacks periódicos, isso tudo ajudará a conhecer melhor cada colaborador da equipe.

Veja algumas dicas para desenvolver o capital humano

Cursos e palestras

A melhor forma de desenvolver o capital humano é investindo em conhecimento. Cursos complementares, dentro e fora da empresa, são essenciais para desenvolver habilidades mais específicas.

Veja quais são as necessidades dos seus funcionários e entre em contato com um especialista para dar um curso ou uma palestra que atenda a situações e necessidades específicas.

Aprendizagem na prática

É a dedicação que o colaborador tem a uma tarefa terminada, individualmente ou em grupo, que pode ser feita por meio de exercícios, assim o colaborador pode treinar algumas habilidades e até mesmo aprender a utilizar novas ferramentas.

Avaliação de desempenho 

Também conhecidos como feedbacks, as avaliações de desempenho podem ser realizadas em ciclos a serem definidos pela empresa. O importante é poder entender as reais necessidades dos funcionários e da empresa e poder destacar os pontos positivos de cada colaborador.

Esse método é muito importante porque serve como filtro de possíveis realizações a serem feitas pela empresa, podendo ver o percentual de uma possível necessidade, um possível problema, uma possível virtude etc.

Não deixe de valorizar o maior bem da sua empresa: o capital humano. Comece imediatamente um plano de ação com base em tudo o que aprendeu aqui e a mágica acontecerá.

O que achou do nosso artigo? O que acha de aumentar o nível de satisfação dos seus colaboradores e de desenvolver o capital humano na sua empresa? Entre em contato com os especialistas da Caju e entenda como podemos ajudar!

Caju

A Caju é uma empresa de tecnologia fruto do empreendedorismo brasileiro para aqueles que enxergam pessoas por trás dos seus colaboradores. Oferecemos produtos mais flexíveis e inovadores que transformam as interações e relações entre pessoas e empresas em uma nova experiência.

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