Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Beneflex: o que é e qual seu impacto na gestão de benefícios?

O beneflex pode tornar os colaboradores mais produtivos e motivados, além de atrair candidatos para suas vagas. Saiba mais!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 12 minutos

Beneflex é uma modalidade na qual os colaboradores de uma empresa podem escolher, entre as opções oferecidas, aqueles benefícios corporativos que são mais adequadas conforme suas preferências individuais.

A flexibilidade é um dos atributos que os colaboradores mais exigem das empresas atualmente. Isso se aplica ao modelo de trabalho — 43% dos brasileiros gostariam de combinar trabalho remoto e presencial — e também ao pacote de benefícios oferecido pelos negócios.

É nesse contexto que ganha força o beneflex, uma modalidade que vai muito além dos tradicionais cartões de vale-refeição e vale-alimentação, pois permite que os colaboradores escolham os benefícios que fazem mais sentido para eles, conforme suas preferências.

Porém, a oferta de benefícios flexíveis ainda é recente no Brasil, de modo que o assunto pode causar muitas dúvidas entre quem trabalha no RH. Por isso, a Caju produziu este guia completo sobre o tema. Continue a leitura do artigo para saber tudo sobre beneflex!

O que é beneflex?

O beneflex é uma opção personalizável, que pode se adequar aos diferentes estilos de vida das pessoas que compõem uma equipe, atendendo às suas necessidades. Mas os benefícios também se aplicam às empresas, que atraem e fidelizam os colaboradores ao adotá-lo.

Na prática, o mais comum é que a política de benefícios funcione em um sistema de pontos, que representam um determinado valor e podem ser distribuídos em diferentes categorias conforme os interesses de cada colaborador.

Estes são alguns dos benefícios que podem entrar na categoria beneflex:

Leia também: ​​Entenda se o horário flexível pode ser encarado como um benefício

O que diz a legislação sobre flexibilização de benefícios?

Os benefícios flexíveis permitem oferecer mais possibilidades aos colaboradores. Entretanto, a empresa continua tendo que cumprir com suas responsabilidades trabalhistas, ofertando os benefícios obrigatórios, garantidos por lei, como vale-transporte, décimo terceiro, FGTS, férias, entre outros, em conformidade com a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Por outro lado, existem os benefícios opcionais, que a empresa pode oferecer como incentivo. A CLT não fala sobre beneflex especificamente. Ainda assim, o artigo 468 da lei traz um trecho que se aplica a essa modalidade:

“Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.”

Em outras palavras, desde que o colaborador esteja de acordo e que não sofra prejuízos por conta da nova política de benefícios da empresa, a CLT não traz impedimentos quanto à adoção do beneflex.

Mas lembre-se: além de pedir a anuência dos colaboradores, é importante consultar o sindicato da categoria antes de implementar a mudança.

→Leia  também: O que são benefícios flexíveis na legislação? Veja como funciona!

Quais são as vantagens do beneflex?

O beneflex traz vantagens tanto para os colaboradores quanto para a empresa. No Brasil, o modelo ainda é pouco adotado, o que faz com que os negócios que o escolhem sejam vistos como inovadores pelos colaboradores. 

A seguir, falaremos sobre essas vantagens, tanto do ponto de vista dos funcionários quanto dos negócios.

Vantagens do beneflex para os colaboradores

Personalização

A possibilidade de escolher os benefícios aos quais terá acesso faz toda a diferença no dia a dia do colaborador.

Uma pessoa que prefere atividades culturais, por exemplo, pode optar por um vale-cultura. Já quem não abre mão dos exercícios físicos pode decidir por um auxílio no pagamento da academia.

Bem-estar

Como os benefícios são personalizados conforme as preferências de cada colaborador, a tendência é que isso aumente a satisfação e o bem-estar da equipe. Afinal, os funcionários dispõem de ajuda e incentivo para realizar as atividades de que mais gostam. 

Vantagens do beneflex para as empresas

Funcionários satisfeitos e motivados

Um dos principais benefícios de adotar o beneflex, para as empresas, é o aumento da motivação dos colaboradores. Uma equipe satisfeita trabalha de maneira engajada e produtiva, entregando resultados melhores. 

Retenção de talentos 

Se os colaboradores estão felizes com os benefícios ofertados pelo seu negócio, é menos provável que queiram partir para outra empresa. Com isso, você aumenta a retenção de talentos e reduz o turnover, o que é fundamental para o sucesso da organização, sobretudo em mercados que sofrem com a falta de mão de obra especializada. 

Atração de talentos 

É importante divulgar nas descrições de vagas que a sua empresa oferece benefícios flexíveis. Isso mostra preocupação com o bem-estar dos funcionários e respeito à diversidade. Dessa forma, sua marca empregadora se torna mais atrativa para os candidatos.

→ Leia também: PLR: o que é, como funciona e o que diz a legislação?

Como funciona o beneflex?

A maneira mais comum de adotar o beneflex, como falamos, é por meio de um sistema de pontos. É a política de benefícios de cada negócio que definirá quantos pontos cada funcionário deve receber.

Vamos pensar em um exemplo de uma empresa que contrata um colaborador solteiro, sem filhos, que vai ao trabalho de carro e prefere cozinhar as próprias refeições e levá-las para comer no horário do almoço. Nas horas vagas, ele gosta de fazer programas culturais e de ir à academia. 

O funcionário tem à sua disposição 1000 pontos (cada ponto equivale a um real) para distribuir entre diversas categorias do cartão de benefício. Considerando suas necessidades e preferências, ele faz a seguinte divisão:

Tabela de pontos Beneflex

Como montar um pacote de benefícios flexíveis

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens do beneflex, pode estar se perguntando: mas, afinal, como montar um pacote de benefícios corporativos flexíveis?

Trazemos a seguir algumas dicas de como fazer isso:

Planeje-se

Como toda ação, a implementação de benefícios flexíveis deve começar com um bom planejamento. Entenda qual é o orçamento disponível, pois isso vai direcionar toda a estratégia. É interessante também montar um calendário de atividades para se organizar.

Entenda as preferências dos colaboradores

A ideia do beneflex é justamente dar mais liberdade e oferecer opções realmente úteis para os colaboradores. Sendo assim, procure entender quais são os principais interesses deles. 

Para consultá-los, envie por e-mail um formulário com uma pergunta do tipo “quais benefícios você gostaria de receber?” e uma lista de possíveis opções. 

Estude o mercado

Que tal fazer benchmarking para saber o que outras empresas do seu segmento estão oferecendo?

Isso pode trazer bons insights de benefícios para oferecer no seu negócio. Procure entender, entre as empresas que oferecem pacotes de benefícios competitivos, quais mais chamam atenção dos profissionais da área.

Defina os pacotes

Levando em consideração o seu orçamento, o que outros nomes do mercado oferecem e as preferências dos seus colaboradores, é possível chegar ao pacote de benefícios ideal. 

Mas lembre-se: é importante oferecer as mesmas condições para os funcionários de uma mesma categoria, para evitar que alguns se sintam prejudicados ou preteridos.

Atenção à legislação

Na hora de mudar o modelo de benefícios, esteja atento à legislação. Já falamos de maneira mais geral sobre o que a CLT diz sobre o assunto, mas é fundamental contar com assessoria jurídica na hora de fazer a mudança.

Além disso, entenda o que a convenção coletiva da categoria diz sobre benefícios e respeite esse instrumento para evitar problemas não só com os profissionais como também com os sindicatos.

Crie uma política de benefícios

Definidos os pacotes, crie uma política de benefícios com regras claras sobre os benefícios que serão concedidos e como eles podem ser utilizados.

É fundamental comunicar sobre as mudanças de maneira objetiva, explicando aos colaboradores sobre o funcionamento do novo modelo de benefícios. É importante também que tudo seja registrado por meio de acordo coletivo, assinado pela equipe, para garantir transparência no processo e segurança jurídica.

Conte com uma empresa parceira

Adotar o beneflex fica mais fácil se você contar com uma empresa parceira que tenha respaldo jurídico.

Com soluções de benefícios corporativos como a da Caju, os colaboradores podem usar, com um mesmo cartão multibenefícios, valores recebidos de diferentes categorias de benefícios. E o melhor: tudo sem custo, tanto para a empresa quanto para o funcionário. 

Assista ao case de sucesso e veja como a Caju está ajudando a Olist a transformar sua gestão de benefícios:

Peça feedbacks

Depois da implementação do beneflex, peça a opinião dos principais interessados, os colaboradores, por meio de pesquisas de satisfação sobre benefícios. Mantenha o canal aberto para que a equipe repasse feedbacks e tire dúvidas.

Leia também: Plano de benefícios flexíveis: tire suas dúvidas sobre o assunto

Quais erros evitar na implementação do beneflex?

Além de se planejar, existem alguns erros que as empresas devem evitar na implementação do beneflex:

Não deixar os colaboradores participarem do planejamento

Esse é um dos principais erros que as empresas cometem. Excluir os colaboradores das etapas de planejamento pode resultar em benefícios que não atendem as necessidades da equipe. Com isso, as principais vantagens do beneflex, que são a motivação e o engajamento dos colaboradores, podem ser desperdiçadas.

Não fazer ajustes quando necessário

Uma boa gestão de benefícios exige uma análise constante para identificar a adesão dos colaboradores e a possibilidade de melhorias. Esteja sempre atento para perceber oportunidades de mudança, seja nos valores ofertados, seja nas próprias categorias de benefícios.

Não seguir a legislação

Quando se fala em benefícios, um risco é a caracterização do benefício como salário e, por consequência, a cobrança de encargos trabalhistas sobre o valor. Por isso, é preciso ser cuidadoso, contando com um fornecedor que siga a legislação vigente para não deixar margem de interpretação sobre o que é salário e o que é benefício.

Por que contar com uma plataforma especializada em benefícios flexíveis?

Colocar o beneflex em prática é mais fácil quando a empresa conta com um parceiro de negócio. A boa notícia é que, atualmente, há no mercado plataformas que usam a tecnologia para auxiliar o seu negócio a implementar e gerir benefícios flexíveis de maneira automatizada e segura.

E tem mais: ao contar com uma plataforma que é focada na gestão de benefícios, você ainda tem facilidade de acompanhar o hábito de consumo dos seus colaboradores. Assim, há a possibilidade de obter insights valiosos, que podem ser usados em ações para agregar valor, melhorando o clima organizacional e a percepção sobre a qualidade de vida no trabalho.

Como a Caju pode ajudar a sua empresa a implementar benefícios flexíveis?

Ser flexível é colocar o poder de escolha na mão do colaborador para que ele decida com o que prefere gastar. Sobrou um saldo no vale-refeição ou vale-alimentação? Por que não o transferir para a categoria de cultura e pagar a sua assinatura da Netflix ou do Spotify? Ou então migrar o saldo para a categoria de educação e fazer um curso online?

As empresas que usam as soluções da Caju podem criar regras para uma parte ou para todo o benefício. Você pode depositar, por exemplo, 600 reais para o colaborador em alimentação e deixar apenas uma fração, referente ao acordo sindical, como sendo não flexível. A diferença pode ser reorganizada para outras categorias, conforme o interesse de cada pessoa. Conheça mais sobre o cartão multibenefícios da Caju assistindo o vídeo abaixo:

Se você quer implementar benefícios flexíveis na sua organização, soluções como a da Caju simplificam esse processo. Nossa plataforma facilita a vida do RH na hora de contratar benefícios para os funcionários, pois concentra tudo em um único lugar.

Já para os colaboradores, a Caju expande as possibilidades de uso dos benefícios. Por meio de um aplicativo fácil e intuitivo de usar, a pessoa pode transferir parte do saldo de uma categoria para a outra da forma que ela quiser, organizando suas finanças pessoais.

Além disso, pode usar o vale-cultura para pagar vários serviços, como streaming, cinema, teatro, entre outras atividades. No caso do vale-transporte, o colaborador pode usar seus benefícios flexíveis no Bilhete Único, mas também no Uber, 99, patinete ou bicicleta, por exemplo. 

E o melhor é que tudo isso é de graça para a empresa e para os funcionários.

Gostou da ideia? Como você pode notar, o beneflex pode ser muito vantajoso para todos os envolvidos. Disponibilize o que há de melhor para os seus colaboradores! Para saber mais sobre os benefícios flexíveis oferecidos pela Caju, acesse o nosso site e entre em contato.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.