O que fazer para montar um plano de cargos e salários?

June 30, 2020
Recursos Humanos

Ter um plano de cargos e salários (PCS) faz parte da estratégia de qualquer empresa de sucesso. Ele serve para a organização da empresa, além de ser motivacional para os colaboradores que, por sua vez, conhecem as possibilidades de crescimento dentro da organização e passam a ser mais produtivos, na intenção de alcançar seus objetivos pessoais e profissionais naquele local.

Ao contrário do que muitos pensam, não é difícil ter um PCS. Apresentaremos, a seguir, um guia para que a sua empresa monte o seu próprio plano e retenha talentos. Boa leitura!

Definição e detalhamento dos cargos

O primeiro passo é, talvez, o mais importante, pois é ele que dará os insumos necessários para todos os outros. Por isso, tenha bastante atenção e defina com cautela junto à sua equipe:

  • o organograma — é a estrutura organizacional, pela qual é possível visualizar a hierarquia entre os setores;
  • a tabela salarial — faça uma tabela com o salário de cada um dos cargos vistos no organograma;
  • a quantidade de pessoal necessária — em outra tabela, elenque quantas pessoas são necessárias (e que sua empresa é capaz de ter) em cada cargo.

Além disso, para que todos os cargos estejam bem desenhados com suas especificações, é preciso ter um documento individual sobre cada um deles, o qual deve conter:

  • identificação do cargo, com o departamento a que pertence e o horário de trabalho;
  • responsabilidades inerentes ao cargo;
  • relação com outras funções;
  • requisitos do cargo, o que envolve nível de escolaridade, tempo de experiência e habilidades pessoais;
  • equipamentos e ferramentas utilizadas, das quais se deve ter conhecimento.

Especificação da progressão de carreira

A progressão de carreira é a promoção do colaborador de uma função para outra, o que vai engajar seu funcionário a alcançar um nível superior àquele em que está no momento. Existem dois tipos de progressão:

  • horizontal — há um aumento de salário, mas o funcionário continua exercendo o mesmo cargo;
  • vertical — o funcionário passa para um cargo ligeiramente superior ao que ocupava e, consequentemente, também recebe um aumento salarial.

Então, deixe preestabelecidos os critérios que levam um colaborador à progressão, assim, você não corre o risco de ser injusto ou de parecer que proporciona benefícios apenas a pessoas escolhidas, tendo em vista que as atitudes são embasadas em um material documentado.

Os critérios de progressão podem ser os mais diversos, dependendo da realidade da sua empresa, por exemplo: ter vaga disponível, boas avaliações de desempenho, perfil definido pela descrição de cargos e determinado tempo de trabalho no cargo anterior.

Montagem e divulgação do plano

Depois disso, chegou a hora de unir todas as informações que foram colhidas e/ou definidas nos passos anteriores em um único documento, com linguagem clara e fácil para que todos os níveis de sua empresa possa entender.

Seja transparente e divulgue o plano de cargos e salários para todos, explicando a sua importância e os caminhos que aqueles colaboradores poderão percorrer dentro da empresa, até chegar ao mais alto nível. Isso vai os incentivar a trabalhar mais motivados para crescer profissionalmente.

Coleta de feedbacks e revisão

Durante todo esse processo, colete opiniões de todos os níveis, desde o estratégico ao operacional, seja por formulários, seja por conversas informais, mas busque entender o que sua equipe pensa com relação ao plano de cargos e salários. Assim, o PCS construído será realmente motivador, pois terá, na medida do possível, aquilo que os colaboradores desejam.

Após a divulgação do plano finalizado, aplique um formulário a fim de coletar feedbacks e pontos de melhorias. Caso veja que é necessário, revise o documento e elimine as deficiências apontadas no exercício de feedback.

Caso tenha dúvidas ou não tenha uma equipe especializada para realizar a montagem do plano de cargos e salários, conte com a ajuda de consultores em RH. Sem dúvidas, eles realizarão um trabalho excelente em sua empresa e ajudarão a acelerar o processo com eficiência.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal continuar navegando em nosso blog, para ter uma equipe extremamente motivada e produtiva? Confira o nosso artigo sobre os tipos de benefícios corporativos.

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form