Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
Entenda a diferença entre os tipos de diagnóstico organizacional e confira o passo-a-passo para aplicar essa metodologia na sua empresa.
O diagnóstico organizacional é uma análise dos recursos, estruturas e processos de uma empresa para identificar pontos fortes e possíveis problemas que estejam prejudicando o negócio.
Ou seja, essa é uma forma de visualizar, de forma clara e objetiva, quais são as lacunas que impedem a empresa de alcançar os resultados desejados, onde atuar para solucionar a questão e o potencial de ganho com essas melhorias.
Essa é uma metodologia usada por empreendedores, gestores e profissionais de Recursos Humanos para conhecer a fundo uma organização e traçar um planejamento mais estratégico e eficiente para alcançar um objetivo.
Se você também quer aprender a identificar os pontos fortes e fracos de um negócio, continue a leitura! Neste artigo, vamos entender o que é um diagnóstico organizacional e como colocar em prática na sua empresa. Confira!
O diagnóstico organizacional é uma ferramenta de gestão utilizada para identificar pontos de melhoria que possam aumentar o desempenho de uma empresa para que ela alcance os resultados desejados.
Um exemplo popular de diagnóstico organizacional, ou diagnóstico empresarial, é a análise SWOT. Assim como diagnóstico, essa é uma técnica de planejamento estratégico a partir da identificação e análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em um negócio.
Essa metodologia pode ser aplicada tanto para analisar a organização como um todo, como para medir a saúde de cada departamento. Nesse caso, o diagnóstico deve ser feito de forma mais específica para entender como cada área impacta o objetivo final da empresa.
Para isso, podem existir diferentes tipos de diagnósticos organizacionais:
O diagnóstico organizacional geral engloba todos os setores de uma empresa. Aqui, o objetivo é entender qual área é mais produtiva e qual precisa receber mais atenção ou melhorias para contribuir para o objetivo do negócio.
Para isso, é importante fazer um levantamento geral de informações e dados, considerando todos os departamentos e o impacto que cada um deles tem (seja positivo, ou negativo) no resultado final da empresa.
O diagnóstico organizacional financeiro ou contábil é a análise detalhada da situação financeira de uma organização. Esse tipo de diagnóstico envolve a análise de receitas, despesas e rentabilidade do negócio para medir a sua saúde financeira.
Nesse caso, pode ser necessário avaliar todos os indicadores relacionados à contabilidade, como custos e lucros das operações, precificação de produtos e balanço patrimonial da organização.
O diagnóstico organizacional operacional é uma avaliação da eficiência dos processos e sistemas operacionais da empresa. Assim, é possível identificar se todas as operações estão cumprindo o seu papel dentro do planejamento estratégico.
Aqui, são medidas a eficiência, a qualidade e a produtividade dos processos e dos recursos humanos e tecnológicos envolvidos, identificando pontos fortes e gargalos que estejam impedindo uma melhora nos resultados.
O diagnóstico organizacional de marketing é uma análise da estratégia de marketing e do desempenho da organização em relação a questões ligadas à marca e a imagem da empresa no mercado.
Esse tipo de diagnóstico envolve uma avaliação detalhada das atividades de marketing, como público-alvo, canais utilizados, comunicação e interação com os clientes, posicionamento de marca on e offline e retorno sobre o investimento (ROI) em campanhas.
O diagnóstico organizacional de recursos humanos considera todo o processo de gestão de pessoas e de capital intelectual da empresa. O principal objetivo é identificar oportunidades de melhoria nas estratégias para retenção de talentos.
Para isso, é importante analisar processos de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, benefícios, clima e cultura organizacional, comunicação interna, avaliações de desempenho e tudo que estiver relacionado à motivação e satisfação dos colaboradores.
O diagnóstico organizacional é fundamental para entender o funcionamento e o desempenho de cada área de uma empresa. Assim, é possível identificar o potencial do negócio e as suas principais dificuldades.
O diagnóstico empresarial permite saber, por exemplo, em qual departamento acontecem mais erros e como eles estão impactando nas metas e objetivos finais do negócio.
Da mesma forma, ele aponta áreas que se destacam pela produtividade ou organização. Assim, é possível estudar maneiras de replicar esse modelo de gestão para outros setores da empresa.
Ou seja, o diagnóstico organizacional oferece uma visão detalhada de pontos fortes, fracos e oportunidades. Com isso, o gestor pode tomar decisões estratégicas para que o negócio alcance o seu potencial máximo em resultados.
O ideal é que todas as empresas façam um diagnóstico organizacional pelo menos uma vez ao ano. Dessa forma, os dados podem ser utilizados para fazer comparações de desempenho com o ano anterior.
Além disso, também pode ser necessário refazer o diagnóstico sempre que o negócio enfrentar mudanças significativas ou perceber grandes desafios. Algumas das situações que indicam quando fazer um diagnóstico organizacional são:
Um diagnóstico organizacional deve ser baseado em dados objetivos, imparciais e práticos. Para isso, é importante que todas as suas etapas sejam devidamente planejadas e estudadas.
Uma boa maneira de fazer isso, é dividir o processo em etapas. Geralmente, o passo-a-passo para fazer um diagnóstico empresarial é: definir as perguntas, coletar as informações, analisar os dados, identificar problemas e só então traçar um plano de ação.
Veja como planejar e executar cada uma dessas etapas:
As primeiras perguntas que devem ser feitas no diagnóstico organizacional são para os próprios profissionais que vão conduzir o processo. Isso é fundamental para ter clareza nos rumos que o diagnóstico deve seguir.
Nessa etapa, é preciso se perguntar:
Com isso bem definido, o próximo passo é preparar as perguntas que irão para cada um dos setores. Lembre-se de definir perguntas específicas, identificando fatores relacionados ao objetivo do negócio e às atividades específicas de cada área.
Nesse caso, as perguntas podem variar de acordo com o setor. Mas, alguns pontos que precisam estar claros são:
A coleta de informações é uma das etapas mais importantes para garantir que o diagnóstico organizacional seja realmente eficiente. Portanto, as respostas precisam ser verdadeiras e objetivas.
Algumas opções para levantar esses dados dentro da empresa são:
É importante lembrar que a coleta de dados deve ser realizada de forma imparcial, ética e respeitando a privacidade e a confidencialidade das informações.
Coletar respostas e não analisar os dados é o mesmo que não realizar o diagnóstico organizacional. Por isso, depois de coletar as informações, é necessário analisá-las para obter insights sobre a situação da empresa.
Algumas etapas que podem ajudar nesse processo são:
Dica: Caso a organização não tenha um software específico para isso, use o Google Sheets para facilitar na hora de organizar as informações e comparar as respostas.
Depois de concluir a análise dos dados, é importante identificar quais foram os principais pontos positivos e negativos encontrados. Ou seja, quais áreas/processos apresentam desempenho acima da média e onde estão os maiores gargalos.
Uma das formas mais comuns de fazer isso é usando a Matriz SWOT para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Entretanto, também é possível usar outras ferramentas de gestão para fazer essa análise, como o Design Thinking e a metodologia Lean.
Todos esses processos ajudam a identificar com mais clareza todos os problemas e oportunidades. Mas é importante estabelecer uma ordem hierárquica para definir o que é prioridade e o que pode aguardar mais um pouco.
Geralmente, a melhor forma de definir isso é identificando o que está causando maior impacto no objetivo final e que pode ser resolvido mais facilmente e envolvendo menos setores e pessoas.
O plano de ação é a etapa mais importante do diagnóstico organizacional. É aqui que vamos apresentar os problemas identificados nas etapas anteriores e propor soluções e metas para reverter a situação.
Esse é o momento de apontar as mudanças que precisam ser implementadas no negócio. Portanto, é importante tomar decisões baseadas na análise de dados que foi realizada e em um benchmarking das boas práticas presentes no mercado.
Definir esse plano de ação não é uma tarefa simples. Por isso, uma boa forma de começar é usando técnica 5W2H, que consiste em responder 7 perguntas:
Esse conjunto de questões é utilizado para estruturar as principais informações relacionadas a um projeto, atividade ou processo. Dessa forma, todas as pessoas envolvidas conseguem entender e executar as tarefas necessárias de forma eficiente e prática.
O principal benefício de realizar um diagnóstico organizacional é identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa e encontrar oportunidades de melhoria que ajudem a alcançar o objetivo do negócio.
Mas, além disso, o diagnóstico empresarial também pode oferecer uma série de outras vantagens e oportunidades para a organização, como:
Não é novidade que o segredo para o sucesso de uma empresa é a satisfação dos seus colaboradores. E nada melhor do que oferecer benefícios flexíveis para garantir que seus funcionários estejam sempre motivados.
Com o cartão multibenefícios da Caju, os colaboradores podem aproveitar benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e vale-cultura em único cartão aceito em mais de 4 milhões de estabelecimentos no Brasil e no exterior.
Tudo isso sem burocracia para o RH e sem custo para a empresa. Com Caju, não existe taxa de adesão, taxa administrativa ou taxa de entrega. Você só paga o saldo de benefícios dos seus colaboradores.
Gostou da ideia? Fale agora com um dos nossos especialistas e saiba como oferecer o cartão Caju na sua empresa!
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Conteúdo
Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
Ver todos os posts dessa autoriaInscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.