Descubra como o Onboarding nas empresas pode ser feito com eficiência

June 30, 2020
Talentos

Quem já contratou um novo colaborador sabe o tempo e a energia que esse processo demanda. Do início do recrutamento até o momento em que o profissional já consegue exercer suas atividades plenamente, pode levar semanas ou até mesmo meses. E o onboarding nas empresas é uma ferramenta importante para reduzir esse ciclo.

Onboarding é uma expressão do inglês que significa “embarque”, ou seja, trata-se do processo de integração do novo colaborador à empresa e deve começar antes mesmo da contratação. Dessa forma, também ajuda a reduzir o temido turnover.

Neste artigo, vamos entender melhor como isso é possível e mostrar as principais medidas a serem tomadas para obter um onboarding eficaz. Acompanhe!

Inicie no recrutamento

Diferentemente do que muitos pensam, o onboarding nas empresas não começa no primeiro dia de trabalho do novo colaborador. Ele deve estar presente desde o início do processo de contratação para a nova vaga.

Para isso, é importante que as empresas deem o máximo possível de informação aos candidatos, tanto sobre a vaga quanto sobre a organização. Isso pode ser feito na descrição da própria vaga e no site da empresa, na seção “Trabalhe Conosco”, por exemplo.

Dessa forma, os candidatos sabem o que esperar daquela empresa, qual é a cultura que vão encontrar e eles próprios já fazem uma primeira seleção, focando naquelas com as quais têm maior fit cultural. É uma boa maneira de conseguir profissionais mais engajados.

Conte a história da empresa

Um negócio sempre nasce do sonho de alguém e muitas empresas têm belas histórias de crescimento. Contar isso para o seu novo colaborador é uma maneira de aproximá-lo da empresa, de humanizar a organização e de mostrar quais são os valores que norteiam aquele negócio.

Para isso, essa história pode ser contada de uma forma interessante, com técnicas de storytelling. Por exemplo, uma empresa mais antiga pode presentear os novos colaboradores com uma revista que mostre a trajetória da organização, pontuando com o que estava acontecendo no Brasil na mesma época.

Apresente as pessoas mais estratégicas

Todos nós já tivemos um “primeiro dia de trabalho” em algum lugar e ficamos perdidos sem saber quem é quem, com quem devemos falar etc. Uma maneira simples de encurtar esse período de adaptação é apresentar o novo colaborador às pessoas estratégicas da organização.

Se for uma empresa de porte médio ou grande não vai ser possível apresentar todo mundo, então, privilegie aquelas pessoas com as quais o profissional terá mais contato. Além de ajudá-lo a saber com quem falar, isso também vai facilitar sua integração com o time. Se a sua empresa tem um programa de mentoria para novos funcionários, essa é a hora de apresentar o novo integrante ao mentor.

Explique o código de conduta da empresa

Se a sua empresa tiver um código de conduta oficial, ele deve ser entregue ao colaborador já no primeiro dia. Se não tiver, é importante explicar o que é permitido e o que é proibido, bem como as consequências do segundo.

Entram aqui questões como vestuário, uso de e-mail e redes sociais, tratamento com os colegas, uso das estações de trabalho, refeições na empresa etc. Isso vai evitar que ele cometa erros por pura falta de conhecimento.

Por fim, é importante evitar os principais erros no onboarding nas empresas. Trata-se de um processo, portanto, não pode ser feito apenas com um treinamento específico quando o novo profissional chega. Além disso, é preciso contar com um processo estruturado e, como tudo no mundo empresarial, medir seus resultados para que ele possa ser aperfeiçoado.

Assim, vimos alguns dos principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de fazer o onboarding nas empresas. Vale destacar que não existe um prazo específico para esse processo, mas ele pode levar, geralmente, até três meses após a contratação do novo colaborador.

Gostou do artigo? Então, aproveite para saber também quais são os melhores caminhos para reduzir o turnover.

Caju Team

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