Bonificação por resultados: vale a pena implementar na empresa?

June 30, 2020
Motivação

Manter os colaboradores engajados e motivados para o cumprimento de metas é um grande desafio para as organizações.

Por isso, algumas delas adotam formas de remuneração diferentes da convencional — como é o caso da bonificação por resultados — com o objetivo de despertar, em sua equipe, a necessidade de gerar melhores resultados.

Para entender como ela funciona e saber se vale a pena implementá-la em sua empresa, continue a leitura do artigo!

O que é a bonificação por resultados?

Geralmente, a bonificação por resultados não tem nenhuma relação com a remuneração fixa mensal. Essa bonificação é um tipo de remuneração variável, então as organizações costumam utilizá-la como um adicional à remuneração fixa e ela funciona como um incentivo, que pode ser monetário ou não, ao profissional por alguma meta alcançada.

Dessa forma, a produtividade da empresa aumenta, já que o colaborador se sente incentivado a realizar bem suas tarefas rotineiras com a finalidade de receber algum bônus quando bater a meta estabelecida. Nesse sentido, essa técnica costuma reter talentos na empresa, tendo em vista que as pessoas se mantêm motivadas com a bonificação recebida.

Por que vale a pena implementar?

Há tempos, muitos gestores já fazem o uso da famosa comissão para vendedores. Isso mostra que a bonificação por resultados não é uma técnica nova, mas que realmente costumava ser utilizada apenas para cargos de vendas.

Na sequência, citaremos alguns motivos pelos quais vale a pena implementar essa forma de remuneração em sua empresa. Acompanhe!

Motivação dos colaboradores

Não é segredo para ninguém que receber presentes e bonificações é motivador, tendo em vista que o colaborador se sente reconhecido e valorizado. Por isso, utilizar essa técnica periodicamente vai resultar em funcionários satisfeitos e dispostos a fazer o máximo possível pela empresa.

Redução de turnover

Quando entendemos que os colaboradores são fundamentais para o desenvolvimento da companhia, aprendemos também que quanto menos há rotatividade por insatisfação, melhores são os resultados, pois o conhecimento se mantém sempre dentro da empresa. Por outro lado, quando há alta taxa de turnover, a empresa perde os talentos e é obrigada a capacitar novas pessoas, o que gera custos e perda de tempo.

Aumento da produtividade

Muitas vezes, o funcionário tende a buscar formas de continuar recebendo essas bonificações não pelo presente em si, mas pelo prazer de se sentir reconhecido pela organização. Com isso, esforça-se para bater suas metas e ser cada vez mais produtivo, o que traz ótimos resultados para a empresa.

Como desenvolver a bonificação por resultados?

Existem alguns passos que devem ser seguidos e critérios que devem ser definidos para desenvolver essa forma de remuneração, de modo que ela seja realmente efetiva. Confira os principais:

  • orçamento — defina o quanto você pode disponibilizar em recursos para tal finalidade;
  • perfil da equipe — é primordial conhecer seus colaboradores e saber o que eles gostariam de receber como incentivo. Portanto, pergunte a eles para que o benefício esteja alinhado ao que desejam e realmente seja motivador;
  • parcerias estratégicas — um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa é fazer parcerias com outras, então aproveite esse argumento e procure instituições que possam oferecer descontos em seus produtos e serviços como forma de bonificação;
  • plano de metas — tenha as metas bem definidas e claras, para que não haja nenhuma discordância no momento da premiação. Assim, você evita que o efeito do plano de bonificação seja contrário ao desejado.

Vale lembrar que é importante que essa bonificação não se torne uma disputa não saudável entre os colaboradores. Por isso, é preciso ter cuidado e atenção no momento de definir as regras e divulgar a técnica de remuneração à sua equipe.

A geração atual, independentemente do cargo exercido, não se satisfaz apenas com uma boa remuneração. Por esse motivo, empresas mais modernas e atualizadas já aplicam a bonificação por resultados nos mais diversos setores e alcançam retornos surpreendentes. Assim sendo, vale a pena sim testar em sua empresa e acompanhar o aumento da produtividade dos profissionais envolvidos.

Se você chegou até aqui, com certeza tem a intenção de trazer melhores benefícios para a sua equipe. Por isso, não deixe de ler nosso artigo sobre os tipos de benefícios corporativos.


Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form