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Benefícios corporativos

Bonificação por resultados: como implementar

Veja o guia completo que explica o que é e como implementar a bonificação por resultados nas empresas!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 15 minutos

Duas pessoas sentadas em um sofá olhando para um computador.

A bonificação por resultados é uma estratégia ótima para aumentar a moral e, como consequência, a produtividade dos funcionários. As empresas podem usar um sistema de bonificação para valorizar aqueles funcionários que trabalham duro e contribuem diretamente para o sucesso financeiro da empresa.

Manter os colaboradores engajados e motivados para que possam atingir todas as metas é um grande desafio para as organizações. Por isso, algumas delas adotam formas de remuneração diferentes da convencional — como é o caso da bonificação por resultados. O objetivo é despertar, em suas equipes, a necessidade de gerar melhores resultados.

Oferecer uma oportunidade de bônus, seja em dinheiro ou de outras formas, pode inspirar o trabalho de cada um e incentivá-los a atingir os objetivos traçados no planejamento do ano. É por isso que compreender como funciona a remuneração variável pode ajudar você a determinar se esse tipo de sistema vai beneficiar seu time e atender às necessidades da empresa.

Aqui neste artigo vamos explicar o que é essa bonificação por resultados, como ela funciona, por que vale a pena implementá-la, quais os cuidados a serem observados e como colocar essa iniciativa em prática. Continue a leitura para saber mais!

O que é bonificação por resultados?

Diferentemente da remuneração fixa mensal que representa o salário, a bonificação por resultados é uma premiação para funcionários (monetária ou não), que as organizações utilizam como um adicional ao salário fixo. O seu principal objetivo é incentivar o colaborador, premiando-o por alguma meta alcançada.

Por exemplo: se um funcionário que atua na posição de vendedor aumenta suas vendas em determinado período, trabalha com eficiência e mostra habilidades de trabalho em equipe, sua empresa pode oferecer esse bônus adicional de acordo com os termos definidos. Ele pode ser um percentual ganho sobre essas novas vendas alcançadas.

Essa é uma estratégia de RH apoiada em estudos acadêmicos que apontaram a remuneração como um dos principais fatores considerados por profissionais qualificados em busca de uma colocação. Ela engloba diversos benefícios financeiros aos funcionários e pode ser aplicada conforme as metas e objetivos da empresa.

Os bônus devem ser mantidos separados dos aumentos salariais e de outros benefícios (como vale-alimentação e vale-transporte), vinculados diretamente a objetivos específicos e mensuráveis ​​que estejam vinculados às metas da empresa e à contribuição do funcionário para essas metas ou resultados financeiros.

No fim, trata-se de uma técnica de motivação utilizada para reter talentos na empresa. Afinal, essa é uma forma de melhorar o clima organizacional e a produtividade de cada um. Todos sabemos que funcionários motivados realizam melhor as suas tarefas e se empenham em alcançar as metas estabelecidas.

Além disso, a comunicação e administração dessas bonificações precisa ser bem trabalhada:

  • Quando a remuneração extra é administrada com cuidado, ela consegue alinhar o comportamento das pessoas com a estratégia da empresa para gerar um desempenho melhor;
  • Quando é mal administrada, os efeitos podem ser devastadores, como a perda de talentos, desmotivação e objetivos desalinhados. Faça de tudo para que todos vejam valor na bonificação por resultados que está propondo.

Quais são os tipos de bonificação?

As organizações podem conceder diferentes tipos de remuneração em um sistema de bonificação por resultados. Aqui listamos alguns dos tipos mais comuns que são usados para recompensar funcionários bem-sucedidos nas suas entregas.

  • Bônus sazonal: um bônus sazonal é um presente que as empresas normalmente oferecem aos funcionários durante uma época específica do ano, como na época do Natal, por exemplo. Geralmente oferecem esse bônus para mostrar gratidão por seus funcionários e motivá-los a ter um bom desempenho no futuro; 
  • Bônus fixo: os bônus fixos são realizados ao adicionar um valor fixo ao salário padrão de um funcionário. As empresas geralmente oferecem esse bônus como recompensa por uma realização específica ou evento no local de trabalho;
  • Bônus de performance: um bônus relacionado ao desempenho é um pagamento adicional como recompensa por alta produtividade. Isso pode incentivar os funcionários a permanecerem produtivos e produzirem resultados cada vez melhores;
  • Bônus por metas de equipe: algumas empresas oferecem bônus de desempenho para departamentos ou equipes inteiras depois de trabalharem juntos para atingir um objetivo comum;
  • Comissões de venda: as comissões são parcelas dos lucros de uma empresa que os funcionários que concluem as vendas dentro das metas estabelecidas podem ganhar. Se esse profissional receber uma comissão de 5% sobre cada venda que realizar, poderá aumentar sua renda ao longo do tempo e complementar seu salário.

Como essa bonificação se diferencia da remuneração salarial?

Conforme o artigo 457 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), além do salário, as empresas podem disponibilizar uma remuneração a mais. Nesse sentido, a bonificação, assim como a gratificação salarial, são meios que os empregadores utilizam para recompensar o esforço obtido, servindo de incentivo aos colaboradores.

Trata-se de uma recompensa entendida como um bônus pago pelo alcance de uma determinada meta. Essa é uma prática muito comum na gestão de pessoas, utilizada para reconhecer os colaboradores que fazem um trabalho de alta qualidade e contribuem para os resultados gerais da organização.

Como funciona o pagamento de bonificação?

Os prêmios obtidos como bonificações devem ser separados do salário. Por não ter um limite de valores para esse tipo de recompensa, as empresas têm o livre-arbítrio para definirem os seus planos de bonificação de acordo com as necessidades e objetivos.

As bonificações por resultados não possuem um valor mínimo determinado por lei, mas devem seguir o acordo entre empresa e funcionários, ou sindicato.

Mas como calcular a bonificação? Essa resposta depende, também, do acordo entre as partes. 

Quais os outros modelos de bonificação além dos valores financeiros?

Embora o dinheiro seja um dos principais atrativos, há outros tipos de bonificação que podem ser oferecidos aos seus times. Sim, ela não é apenas monetária. Principalmente em empresas menores ou que precisam cortar custos, são adotadas outras ferramentas para incentivar os funcionários.

Vale dizer também que a geração atual, independentemente do cargo exercido, não se satisfaz apenas com uma boa remuneração salarial. Por esse motivo, empresas atentas às novas estratégias de motivação já aplicam a bonificação por resultados de diferentes maneiras e nos mais diversos setores, alcançando bons retornos com isso.

Lembrando que os sistemas de bonificação por resultados geralmente são feitos considerando 4 elementos: fixo vs variável, curto prazo vs longo prazo. 

  • Fixo x Variável: ambos os tipos de incentivos podem depender da realização de certos objetivos organizacionais ou individuais. Os prêmios podem ser baseados em uma fórmula estabelecida ou a critério da administração;
  • Curto prazo x Longo prazo: a bonificação é composta por incentivos de curto ou longo prazo. A remuneração é paga logo após atingir determinada meta ou paga em algum período futuro. Isso se aplica a prêmios em que o valor é estabelecido antecipadamente junto desse prazo.

A partir disso, entenda agora quais são as demais formas de bonificação que podem ser oferecidas e se encaixar melhor para seu time.

➜ Leia também: Futuro do trabalho: conheça as principais tendências para os próximos anos

Prêmios em produtos e viagens

Produtos como smartphones e computadores são muito bem recebidos se escolhidos conforme o perfil do colaborador. As viagens também entram na lista que promove mais engajamento das equipes. Além disso, podem representar custos mais baixos para a empresa.

Cartões multibenefícios

O cartão multibenefícios é outro exemplo de bonificação que pode envolver diversos tipos e níveis de premiação. Dessa forma, é possível criar um leque de benefícios corporativos com as vantagens que a empresa não entrega. Assim, o colaborador pode ter opções, como:

A grande vantagem dessa opção é que sua empresa pode oferecer um cartão de benefício junto de uma plataforma que permite total controle e acompanhamento por parte dos colaboradores, como é o caso da Caju Benefícios. Com um único cartão – que pode ser físico e virtual – cada um consegue utilizar em todos os estabelecimentos.

Gamificação

Também é válido usar estratégias de gamificação, onde a organização cria um “roteiro” composto por metas. Assim, cada vez que um objetivo é alcançado (podendo ser individual ou em equipe), são liberadas determinadas pontuações para serem posteriormente trocadas por prêmios, como folga ou uma pequena bonificação em dinheiro.

A gamificação é o sistema mais moderno de bonificação estratégica e incorpora elementos lúdicos no sistema de medição de desempenho adotado. Muito além dos bônus financeiros que estimulam o desempenho dos colaboradores, essa é uma opção muito utilizada. Para implementá-la é preciso criar recursos lúdicos, como:

  • layouts e histórias que se assemelham aos jogos de videogame;
  • troféus e títulos de reconhecimento;
  • trilhas de conquistas para serem alcançadas.

Por que vale a pena implementar a bonificação por resultados?

Já faz um bom tempo que muitos gestores já fazem o uso da famosa comissão para vendedores. Isso mostra que a bonificação por resultados não é uma técnica nova, servindo para motivar equipes de vendas.

Ao longo do tempo, empresas de diversos segmentos começaram a adotar essa técnica por apresentar diversos benefícios, conforme mostramos a seguir.

1. Aumenta a motivação e o alinhamento com a empresa

Não é segredo para ninguém que receber presentes e bonificações da empresa é muito motivador, tendo em vista que o colaborador se sente reconhecido e valorizado.

Dessa forma, a utilização da técnica pode contribuir para a satisfação dos funcionários, tornando-os mais dispostos, alinhados e comprometidos a colaborar para a organização alcançar os seus objetivos.

2. Ajuda na redução de turnover

Quando entendemos que os colaboradores são fundamentais para o desenvolvimento da companhia, aprendemos também que quanto menor for a rotatividade por insatisfação, melhores serão os resultados, pois o know-how será mantido na empresa.

Por outro lado, quando há alta taxa de turnover, a empresa perde talentos, vendo-se obrigada a capacitar novas pessoas, o que gera custos e perda de tempo.

3. Apoia o aumento da produtividade

Muitas vezes, o funcionário tende a buscar formas de continuar recebendo essas bonificações não pelo presente em si, mas pelo prazer de se sentir reconhecido pela organização.

Com isso, esforça-se para bater suas metas e ser cada vez mais produtivo, o que traz ótimos resultados para a empresa.

4. Fornece uma estrutura para medir o progresso de cada profissional

A existência da bonificação pode incentivar a gestão a definir métricas de produtividade e progresso no local de trabalho. Para compensar adequadamente os funcionários por seu trabalho, é importante criar um sistema em que os supervisores possam avaliar a qualidade e a eficiência dos esforços de trabalho de um funcionário.

Ao fornecer uma estrutura específica, os funcionários podem ter mais facilidade em se destacar em suas tarefas. Também pode ajudar uma empresa a desenvolver suas expectativas de longo prazo e as metas gerais de cada área.

5. Incentiva o trabalho em equipe para atingir objetivos comuns

A remuneração extra também pode incentivar o trabalho em equipe entre os funcionários, pois todos podem se beneficiar do cumprimento das metas comuns da empresa.

Pode servir de incentivo para departamentos que apresentem altos níveis de produtividade, o que pode estimular os funcionários a desenvolver relações de confiança com seus colegas.

Quais problemas podem ocorrer com a prática e como evitá-los?

As ações que incentivam a competição são funcionais com equipes de vendas. Porém, é muito importante equilibrar as recompensas coletivas e individuais e para não prejudicar o clima organizacional. Isso porque o foco na bonificação individual pode diminuir a troca de informações e experiências.

Nesse sentido, um programa de bonificação pode contemplar um grupo de colaboradores que auxiliam no estudo de melhoria de processos. Mas, quando a intenção é premiar individualmente, é preferível utilizar um sistema de avaliação para reconhecê-lo.

Vale lembrar que é importante que essa bonificação se torne uma disputa saudável entre os colaboradores. Por isso, é preciso ter cuidado e atenção no momento de definir as regras e divulgar a técnica de remuneração à sua equipe.

Veja, a seguir, alguns problemas que podem ocorrer e como evitá-los.

1. Premiação sem um contexto profissional

Muitas vezes, o contexto profissional é essencial no processo de bonificação. Além da bonificação, a organização precisa se mostrar atenta ao desempenho do colaborador, desenvolvimento e, consequentemente, a um plano individual.

A recompensa em dinheiro por si só não é garantia de uma mudança efetiva de comportamento. Ao contrário, indica melhorias pontuais na performance. Para evitar isso é preciso idealizar um programa de bonificação alinhado com o momento da organização e do colaborador.

2. Metas inatingíveis

Para ter sucesso, um programa de bonificação por resultados precisa contar com metas realistas, ou seja, praticáveis. Do contrário, pode gerar frustração e desmotivação. Por isso, a empresa precisa avaliar se os colaboradores possuem o perfil adequado para determinado objetivo.

3. Bonificações muito frequentes

As recompensas em dinheiro precisam ter objetivo estratégico, de acordo com as condições da empresa e suas necessidades de mercado. Se os colaboradores sempre tiverem uma bonificação à disposição, é provável que ocorra uma queda no engajamento.

Por isso, é muito importante planejar opções de recompensas, que não foquem apenas no benefício financeiro. Para isso, busque incentivar diversos comportamentos dos participantes, como interesse por treinamentos, troca de experiências com a equipe e maior contato com o produto. São ações que melhoram o relacionamento interpessoal e os valores humanos.

Como implementar a bonificação por resultados?

Existem alguns passos que devem ser seguidos e critérios que devem ser definidos para colocar o plano de bonificação por resultado em prática, de modo que ele seja realmente efetivo. Confira os principais:

  • Perfil da equipe: é primordial conhecer seus colaboradores e saber o que eles gostariam de receber como incentivo. Portanto, pergunte a eles para que o benefício esteja alinhado ao que desejam e realmente seja motivador;
  • Orçamento: defina o quanto você pode disponibilizar em recursos para essa finalidade;
  • Plano de metas: tenha as metas bem definidas, claras e realistas, para que não haja nenhum empecilho no momento da premiação. Assim, você evita que o efeito do plano de bonificação seja contrário ao desejado;
  • Parcerias estratégicas: um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa é fazer parcerias com outras, então aproveite esse argumento e procure instituições que possam oferecer descontos em seus produtos e serviços como forma de bonificação;
  • Divulgue o plano por comunicação eficiente: todos os colaboradores devem entender com clareza como funcionará a bonificação e o que precisa ser feito para conquistá-la;
  • Evite atrasos na recompensa: evite frustrações com falta de pagamentos na data prometida.

Mesmo com todos esses passos definidos, precisamos dizer que as organizações precisam ter marcos bem definidos que ativam cada bonificação. Para isso, é importante que os objetivos sejam determinados usando as diretrizes SMART:

  • S de Specific (Específico): defina o que deve ser feito de forma bem específica, determinando onde, com quem e como;
  • M de Measurable (Mensurável): os resultados devem ser mensuráveis ​​em termos de quantidade, qualidade, custo e tempo;
  • A de Attainable (Atingível): os objetivos devem ser realistas de acordo com as habilidades e recursos disponíveis para os funcionários;
  • R de Relevant (Relevante): os objetivos precisam ser relevantes para o trabalho específico do indivíduo, departamento e seus objetivos de negócios;
  • T de Time based (Temporal): deve haver prazos, marcos e prazos claros.

Usando esse direcionamento, fica claro o que precisa ser cumprido e como a empresa deve avaliar os colaboradores para fazer a entrega das bonificações da forma mais justa possível.

Como saber se o plano de bonificação por resultados deu certo?

Após um tempo de implementação, reavalie o programa de bonificação periodicamente. Nesse sentido, é importante fazer uma análise em datas preestabelecidas para avaliar se o plano está dando certo ou necessita alterações.

Como vimos, existem outros tipos de bônus de desempenho a serem considerados. Seja qual for o plano de incentivo que você escolher, revise-o regularmente.

Conforme comentamos ao longo deste artigo, a bonificação por resultados pode trazer muitos benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Contudo, para que funcione de fato e proporcione bons resultados é preciso um bom planejamento e engajamento de todos. Além disso, é fundamental fazer uma avaliação periódica para eventuais ajustes.

Essas informações foram úteis? Para saber mais sobre o que são benefícios flexíveis e como eles podem elevar a motivação da sua empresa, entre em contato conosco!

Dúvidas frequentes

O que é bonificação por resultados?

Bonificação por resultado é um tipo de benefício ofertado pelas empresas aos colaboradores ou equipes que atingem determinadas metas.

Qual é o valor da bonificação por resultados?

O valor do bônus por resultado não é estipulado por lei. Mas, sim, pelo acordo entre empresa e funcionários. Pode ser pago em dinheiro ou em valores nos cartões multibenefícios, como o Caju. 

Quem tem direito ao bônus por resultado?

Todos os funcionários que atingirem as metas individuais ou coletivas da empresa, que se encaixam nos padrões estabelecidos na norma de premiação, têm direito a receberem os valores da bonificação por resultado.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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