O que é o RH estratégico e como colocá-lo em prática?

January 22, 2020
Recursos Humanos

Durante muito tempo, o RH foi considerado uma área operacional e de suporte. Isso fazia sentido em razão das atividades que eram exercidas ali. No entanto, ocorreu uma mudança no ambiente de negócios que exigiu também uma transformação no RH.

Com o avanço tecnológico, as atividades operacionais foram automatizadas. Com isso, agora o que se requer dos colaboradores é capacidade analítica, um papel muito mais estratégico para a empresa. Ter uma equipe de alta performance passou a fazer toda a diferença.

Para isso, é preciso contar também com um RH estratégico. Neste artigo, vamos explicar melhor esse conceito, como ele se diferencia do RH tradicional, os benefícios que traz para a empresa e como implementá-lo. Acompanhe!

O que é RH estratégico?

Podemos dizer que o RH estratégico é aquele que entende que o capital humano é vital para que a empresa atinja os resultados desejados e que sua atuação tem um papel fundamental nisso. Para tanto, ele precisa trabalhar de forma integrada com os demais setores da empresa. Não apenas estar alinhado à estratégia da organização, mas também participar ativamente da sua elaboração.

Dessa forma, será capaz de:

  • recrutar e selecionar candidatos que tenham fit cultural com a empresa;
  • ajudar a formar equipes com perfis complementares;
  • pensar no desenvolvimento dos colaboradores;
  • trabalhar a retenção de talentos;
  • elaborar planos de carreira atraentes;
  • criar pacotes de benefícios relevantes para os colaboradores;
  • manter os colaboradores motivados e engajados;
  • reduzir o absenteísmo e o turnover;
  • ajudar a empresa a conquistar as metas traçadas.

Como ele se diferencia do RH tradicional?

O RH tradicional tem um perfil mais operacional e, assim como ocorreu com as demais atividades do mesmo tipo, boa parte das tarefas que ele exerce foi automatizada.

Ainda assim, quando pensamos no RH tradicional, estamos falando de profissionais mais focados nos trâmites administrativos, legais e operacionais de uma empresa. Seu objetivo é gerenciar as relações trabalhistas, manter a empresa em conformidade com a legislação e controlar os custos do departamento de pessoal.

Dessa forma, ele trabalha em processos de contratação e desligamento, na gestão de folha de pagamento, nos cálculos trabalhistas e na comunicação formal da empresa com o funcionário.

Por que utilizar o RH estratégico?

Como mostramos, o RH estratégico auxilia a empresa a formar equipes de alto desempenho, que sejam capazes de ajudá-la a chegar nos objetivos traçados. Essa não é uma missão nada trivial, porque estamos falando de seres humanos, que são bem mais complexos e imprevisíveis do que máquinas.

Assim, conseguir entender o perfil de colaborador que melhor atende as necessidades da empresa em cada posição não é uma tarefa simples. O RH estratégico vai buscar não apenas alguém para aquela necessidade momentânea, mas também pensar em como será o desenvolvimento do colaborador no longo prazo.

Como implementar o RH estratégico?

Para implementar o RH estratégico na empresa, deve-se começar o trabalho dentro da própria organização. Em primeiro lugar, é preciso educar os líderes sobre a importância de ter essa visão estratégica em relação à equipe e ao capital humano de forma geral.

Além disso, é necessário conhecer profundamente o negócio, entender quais são as necessidades de cada área e compreender também os próprios colaboradores: o que eles desejam, o que valorizam, quais são os pontos de melhoria que eles veem na empresa etc. Não tem como formar times de alto desempenho se as pessoas não estiverem motivadas e engajadas.

Com isso em mãos, o profissional de RH sabe o que a empresa quer e o que os colaboradores querem. Assim, torna-se possível traçar estratégias para atrair e reter os talentos que tenham o perfil mais adequado para responder a essas necessidades, sempre trabalhando de forma integrada com os demais setores da empresa.

Agora você já sabe o que é o RH estratégico e as vantagens que ele pode proporcionar. Ter pessoas certas no lugar certo, com os incentivos adequados, vai garantir que sua empresa conte com um time motivado, engajado e de alta performance. É o passo certeiro para conquistar os resultados desejados e se destacar no mercado!

Gostou do artigo? Então aproveite para disseminar o conhecimento e compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form