Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Gestão de Recursos Humanos: o que é e como construir um setor de sucesso

Entenda como funciona a Gestão de Recursos Humanos e de quais maneiras pode-se otimizar a atuação do profissional na área.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

Parte fundamental do sucesso de qualquer empresa é o esforço empregado na Gestão de Recursos Humanos.

Os profissionais envolvidos na área são responsáveis não apenas por novas contratações e benefícios, mas por atuar diretamente na motivação dos demais colaboradores, na retenção de talentos, na identificação de pontos a melhorar e no aprimoramento constante da administração da empresa como um todo. 

Neste artigo, vamos entender o que é a gestão de recursos humanos, a estrutura de profissionais envolvidos, o papel direto do gestor de RH, além de conhecer ferramentas e plataformas disponíveis para simplificar a atuação na área. 

Boa leitura!

Gestão de Recursos Humanos na prática

Podemos entender a gestão de recursos humanos como uma série de técnicas, estratégias e metodologias que possuem como objetivo comum manter os colaboradores motivados e alinhados com os objetivos da organização, para que sigam satisfeitos e, por consequência, sejam mais produtivos no ambiente de trabalho.

Alguns processos tradicionais estão englobados na área, como recrutamento e seleção, desligamento de funcionários, administração da folha de pagamento e benefícios, entre outros. Apesar de não ser uma regra, e estarem mais ligados ao sistema de departamento pessoal, como veremos, essas funções podem entrar no escopo do RH eventualmente. 

Mas o que são os tais recursos humanos? 

No caso de empresas e demais tipos de organizações, os recursos humanos são, literalmente, todos os funcionários envolvidos nos processos e atividades diárias. 

Enquanto a performance dos funcionários é medida a partir de resultados das entregas, uma das funções da área de recursos humanos é garantir os meios possíveis para que os colaboradores desempenhem as funções de maneira eficiente, com satisfação e, principalmente, qualidade de vida e desenvolvimento profissional

No geral, a gestão de RH engloba o processo de preservação dos interesses empresariais e individuais, o que traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa. 

Por isso, o setor de RH é essencial em qualquer organização, pois tem a capacidade de oferecer qualidade humana aos colaboradores, melhorar a produtividade individual e trazer melhores resultados para o negócio.

Quais são as diferenças entre RH e Departamento Pessoal

É válido reforçar que, apesar de compartilharem demandas e, em algumas empresas, até os mesmos profissionais, a área de recursos humanos não é sinônimo de departamento pessoal

Enquanto o primeiro busca humanizar as relações entre empresa e empregados, o DP lida diretamente com questões burocráticas. 

Em linhas gerais, o departamento pessoal (ou DP) é responsável, também, pela gestão de pessoas dentro de uma empresa ou organização, mas com um viés mais administrativo e menos de desenvolvimento humano. 

O departamento pessoal também é responsável por questões de conformidade legal da empresa, como estar sempre atento e atualizado sobre os direitos e deveres trabalhistas vigentes. 

Um profissional que trabalhe diretamente no departamento pessoal pode atuar tanto com cálculos de férias, folha de pagamento e vencimentos em geral, gestão da documentação dos funcionários, admissão de novos empregados e demais processos similares. 

Nem sempre as empresas dispõem de setores diversificados para as funções descritas, por isso é comum a confusão entre o que é função do RH e o que é do DP. Mas é importante mantermos em mente que os objetivos das áreas são diferentes. 

Como estruturar uma área de Recursos Humanos

Como falamos antes, apesar do setor dividir funções burocráticas que podem ser direcionadas apenas ao departamento pessoal, existe uma necessidade cada vez mais presente nas organizações de que o RH seja um setor estratégico.

Compreendendo os objetivos e a importância da gestão de recursos humanos para as empresas e organizações, precisamos aprender a estruturar um time capaz de realizar as demandas com excelência. 

Existem profissionais que fazem parte da construção de um RH e são encaixados nas seguintes nomenclaturas, de acordo com a senioridade e atuação na empresa: 

  • Auxiliar de Recursos Humanos;
  • Analista de Recursos Humanos;
  • Consultor de Recursos Humanos;
  • Coordenador de Recursos Humanos;
  • Gerente de Recursos Humanos;
  • Diretor de Recursos Humanos;
  • Business Partner.

Um RH pode ser constituído de diversos analistas, em níveis variados? Sim, assim como pode não ter um Business Partner como integrante. Mas, para quem deseja trilhar uma carreira profissional na área, é interessante manter em mente as posições disponíveis no mercado.

No momento de escolher os profissionais certos para integrar a equipe, o gestor deve estar atento ao desenvolvimento pessoal e profissional do candidato, considerando que a maturidade emocional, bem como a relação com os demais colegas são essenciais para lidar com pessoas no ambiente de trabalho. 

O desenvolvimento dos profissionais de RH precisa ser constante, projetando uma evolução da pessoa, tanto no cargo quanto na empresa em que atua. Para isso, existem cursos, treinamentos e livros que auxiliam na construção de conhecimento.

Para além das demandas cotidianas, existem outros pontos que devem fazer parte da atenção dos profissionais de recursos humanos. 

As discussões atuais sobre saúde mental no trabalho, diversidade de pessoas, excesso de carga horária e as consequências, como o burnout, também são pautas relevantes ao profissional da área. 

RH digital e as novas formas de gestão

Um conceito recente na gestão de recursos humanos é o RH Digital, que não fala sobre uma ferramenta ou solução exclusiva mas, sim, sobre uma modalidade de trabalho. 

As mudanças na indústria 4.0 e nas relações de trabalho, que prezam mais pela transparência entre empregador e funcionários, trouxeram momentos de reflexão para a prática da profissão. Inclusive, já falamos sobre o RH 4.0 aqui no blog

Enquanto que, para as gerações anteriores, estar presente fisicamente em um local ou empresa era mandatório para garantir a produtividade do funcionário, hoje é necessário mudar a mentalidade da organização para contemplar a nova geração de pessoas em idade útil. 

Mas, qual é a relação da modernidade com a gestão de recursos humanos? 

Os dois estão intimamente conectados, uma vez que os profissionais precisam estar preparados para lidarem com mudanças de posicionamento dos colaboradores e das novas necessidades vindas com eles. 

Por exemplo: com o modelo de trabalho remoto e híbrido aumentando a popularidade gradativamente, o controle de ponto e de horas passou a ser digitalizado, com o uso de softwares e soluções tecnológicas. 

Saiba como a Caju auxiliou uma empresa da Indonésia a aplicar a cultura officeless com a ajuda dos nossos benefícios flexíveis neste artigo

6 Ferramentas para Gestão de Recursos Humanos

A tecnologia é uma aliada na otimização desse serviço, pois oferece recursos que facilitam os processos de RH e trazem agilidade. Portanto, vale a pena encontrar as ferramentas ideais para a realidade da sua empresa, qualificando as tarefas mais importantes do setor.

Existem possibilidades infinitas no mercado, tanto para otimizar atividades manuais e burocráticas da área, quanto para organização de processos e projetos junto aos times.

Não utilizar a tecnologia a favor da gestão de recursos humanos nesse processo pode ser prejudicial para os resultados do negócio, pois a capacidade de recrutamento, monitoramento e acompanhamento das atividades será limitada. 

Separamos, a seguir, 6 dicas de ferramentas, tanto pagas quanto gratuitas por tempo e uso determinado, com as principais funcionalidades de cada uma e maneiras que podem ser utilizadas como auxiliares ao cotidiano da gestão de recursos humanos. 

1. Gupy

A Gupy é uma solução que contribui para os processos de recrutamento e seleção, aspectos importantes para o setor de RH. Atualmente, a Gupy uniu forças com a Kenoby, outra solução digital da área, e tornou o processo de seleção de novos talentos ainda melhor.

Além das ferramentas básicas oferecidas, é possível contar com a ajuda da Inteligência Artificial desenvolvida dentro do sistema para fazer um processo de seleção mais inteligente, com base em critérios enviados pelo empregador. 

Ela ajuda na centralização do processo de recrutamento em um sistema simples, aumentando a qualidade das contratações e a organização dos processos seletivos, contando com a presença de testes de lógica, idiomas e softwares, conforme o perfil definido para a vaga apresentada.

Por meio da ferramenta, é possível criar um perfil desejado dos candidatos, facilitando a identificação dos profissionais mais adequados para cada vaga.

2. Recruta Simples 

A plataforma Recruta Simples também ajuda no processo de recrutamento e divulgação das vagas. Por meio do site, é possível divulgar vagas em mais de 100 portais com o mesmo cadastro.

O sistema também permite que a empresa receba apenas candidatos qualificados de acordo com o perfil definido, evitando a chegada de currículos que não estão alinhados às vagas oferecidas, considerando os critérios indicados pelo empregador. 

Para simplificar a gestão das contratações, a Recruta Simples mantém os dados dos candidatos presentes no processo seletivo centralizados em um mesmo lugar. 

3. Runrun.it 

O Runrun.it é uma solução para a gestão de projetos que auxilia na avaliação do desempenho de cada membro envolvido. Para fazer isso, o sistema avalia o número de itens e tarefas que foram entregues, a pontualidade, o tempo de desenvolvimento de cada etapa do projeto, entre outros aspectos que facilitam a análise da eficiência dos processos. 

Essa solução ainda disponibiliza um sistema de gamificação, de acordo com a pontuação alcançada na plataforma, para premiar os melhores profissionais. Todo o acompanhamento pode ser feito em tempo real, por meio de relatórios gerados na ferramenta.

4. Trello

O Trello é outra solução que contribui na gestão de projetos, facilitando o monitoramento da produtividade das equipes e de cada colaborador. Ele facilita a organização de ações, ideias, afazeres, coisas para comprar, entre outros aspectos relevantes para o ambiente de trabalho. 

Ele permite a criação de boards e tarefas com as categorias necessárias para dividir as funções. Ainda possibilita a atribuição de tarefas a algum profissional específico, acrescentar comentários, solicitar modificações, acompanhar a produtividade da equipe e estabelecer prazos.

Ao gerenciar os processos por meio desse aplicativo, a empresa consegue um fluxo de trabalho natural e fluido, além de reunir dados importantes da produtividade dos colaboradores.

5. Asana

Ainda falando sobre organização de demandas e distribuição de pautas entre diversos membros de uma mesma equipe, o Asana é uma plataforma e aplicativo que permite a organização das atividades, com prazo de entrega, detalhamento de informações e possibilidade de fazer check-lists. 

O diferencial desse aplicativo é a possibilidade de alternar entre visualizações do painel de controle, que pode seguir em lista, blocos por atividade, e até formatos como Kanban

6. Caju Benefícios

Alguns parágrafos atrás, falamos sobre como a atividade do RH deve ser mais estratégica e menos operacional. Com o uso de benefícios flexíveis como o Caju, a gestão de valores a serem depositados aos funcionários é simplificada e otimizada, e com custo zero para a empresa.  

Mais do que simplificar a atividade laboral, o Caju pode ser usado através da plataforma e aplicativo, e com a liberdade do funcionário escolher de qual maneira deseja gerenciar os valores recebidos através do empregador. 

No nosso canal do YouTube, compartilhamos informações e tutoriais de uso do Caju para que gestores e profissionais de RH saibam como melhor utilizar as possibilidades disponíveis. 

6. ADP Brazil Labs

A ADP oferece diversas ferramentas para o RH, como folha de pagamento, gestão de talentos e administração de impostos, entre outras. A ideia é ter um serviço que contribui para melhorar o capital humano das empresas.

Entre as vantagens oferecidas, está o sistema de recrutamento que possibilita encontrar e contratar profissionais que atendem às necessidades do negócio e se encaixam perfeitamente na cultura da sua empresa. 

Além disso, a ferramenta ainda se esforça para trazer diversidade e inclusão para as organizações. 

E na sua empresa, você já ouviu falar e/ou usa alguma das ferramentas indicadas? Para conhecer como a Caju pode auxiliar a gestão de recursos humanos com a disponibilização de benefícios flexíveis, utilize nosso formulário de contato. Vamos adorar impactar positivamente na transformação da sua empresa!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.