Gestão de RH: 7 novas tecnologias e apps que podem ajudar

July 9, 2020
Recursos Humanos

Uma gestão de RH eficiente é fundamental para o sucesso de uma empresa, pois esse setor garante a contratação certeira de profissionais, a motivação dos colaboradores e a retenção de talentos, entre outros aspectos.

As novas tecnologias ajudam a qualificar o setor de RH, oferecendo ferramentas e apps que facilitam os processos. Por isso, é importante encontrar a solução ideal para o seu negócio, visando otimizar as tarefas cotidianas e trazer mais qualidade ao fluxo de trabalho.

Neste artigo, vamos entender o que é gestão de RH e sua importância. Além disso, apresentaremos 7 novas tecnologias que contribuem nesse processo. Acompanhe e aproveite nossas sugestões!

Entenda o que é gestão de RH

A gestão de RH pode ser entendida como uma série de técnicas, estratégias e metodologias que visam manter os colaboradores motivados e alinhados com os objetivos da organização.

Para tal, ela é responsável pelos processos tradicionais da área, como recrutamento, demissões, administração da folha de pagamento, atendimento às leis trabalhistas, entre outros aspectos. Sendo assim, é preciso se preocupar com diversos elementos, desde aspectos administrativos até a motivação dos colaboradores.

A gestão de RH engloba o processo de preservação dos interesses empresariais e individuais, o que traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Sendo assim, ela é essencial em qualquer organização, pois tem a capacidade de oferecer qualidade humana aos colaboradores, melhorar a produtividade individual e trazer melhores resultados para o negócio.

A tecnologia é uma aliada na otimização desse serviço, pois oferece recursos que facilitam os processos de RH e trazem agilidade. Portanto, vale a pena encontrar as ferramentas ideais para a realidade da sua empresa, qualificando as tarefas mais importantes do setor.

Confira 7 novas tecnologias que facilitam a gestão de RH

Pensando em facilitar a utilização dos recursos tecnológicos, trouxemos algumas ferramentas e aplicativos que podem ser usados nas diversas atribuições do RH. Confira!

1. Xerpa

A Xerpa é uma plataforma on-line que facilita a gestão de RH. Por meio dela, é possível controlar questões como férias, admissões, desligamentos e holerites, entre outros processos. Desse modo, as atividades são realizadas com mais agilidade e monitoradas em um único sistema.

Uma das principais vantagens dessa solução está no auxílio com documentos de pré e pós-admissão na plataforma. Com esse serviço é possível, por exemplo, contratar novos colaboradores em tempo recorde, e organizar admissões e fichas de registro de funcionários com antecedência.

2. Gupy

A Gupy é uma solução que contribui para os processos de recrutamento e seleção, aspectos importantes para o setor de RH. Além das ferramentas básicas oferecidas, é possível contar com a ajuda da Inteligência Artificial para fazer um processo mais inteligente.

Ela ajuda na centralização do processo de recrutamento em um sistema simples, aumentando a qualidade das contratações. Por meio da ferramenta, é possível criar um perfil desejado dos candidatos, facilitando a identificação dos profissionais mais adequados para cada vaga.

3. Recruta Simples

A plataforma Recruta Simples também ajuda no processo de recrutamento e divulgação das vagas. Por meio dela, é possível divulgar vagas em mais de 60 portais com apenas um clique.

O sistema também permite que a empresa receba apenas candidatos qualificados de acordo com o perfil definido, evitando a chegada de currículos que não estão alinhados às vagas oferecidas. Além disso, é mais fácil gerenciar as contratações, pois todos os dados dos candidatos estão em um único local.

4. Runrun.it

O Runrun.it é uma solução para a gestão de projetos muito útil para a avaliação do desempenho de cada membro envolvido nos projetos. Para fazer isso, o sistema avalia o número de tarefas que foram entregues, a pontualidade, entre outros aspectos que facilitam a análise da eficiência dos processos.

Essa solução ainda disponibiliza um sistema de gamificação, de acordo com a pontuação alcançada na plataforma, para premiar os melhores profissionais. Todo o acompanhamento pode ser feito em tempo real, por meio de relatórios gerados na ferramenta.

5. Trello

O Trello é outra solução que contribui na gestão de projetos, facilitando o monitoramento da produtividade das equipes e de cada colaborador. Ele facilita a organização de ações, ideias, afazeres, coisas para comprar, entre outros aspectos relevantes para o ambiente de trabalho.

Ele permite a criação de boards e tarefas com as categorias necessárias para dividir as funções. Ainda possibilita a atribuição de tarefas a algum profissional específico, acrescentar comentários, solicitar modificações, acompanhar a produtividade da equipe e estabelecer prazos.

Ao gerenciar os processos por meio desse aplicativo, a empresa consegue um fluxo de trabalho natural e fluido, além de reunir dados importantes da produtividade dos colaboradores.

6. Evernote

O Evernote é uma alternativa para substituir os blocos de notas tradicionais. Os profissionais de RH podem utilizar essa ferramenta para coordenar suas equipes e otimizar a organização do trabalho.

Como ele, o usuário pode armazenar anotações, listas e editar textos. Outra vantagem é que os arquivos podem ser compartilhados, permitindo que mais de uma pessoa consiga editar os documentos. Além disso, costuma ser usado em reuniões, pois facilita o compartilhamento dos dados, trazendo mais dinâmica para o processo.

7. ADP

A ADP oferece diversas ferramentas para o RH, como folha de pagamento, gestão de talentos e administração de impostos, entre outras. A ideia é oferecer um serviço que contribui para melhorar o capital humano das empresas.

Entre as vantagens oferecidas, está o sistema de recrutamento que possibilita encontrar e contratar profissionais que atendem às necessidades do negócio e se encaixam perfeitamente na cultura da sua empresa. Além disso, a ferramenta ainda se esforça para trazer diversidade e inclusão para as organizações.

Neste artigo, vimos como a gestão de RH pode ser otimizada com ferramentas e apps. Não utilizar a tecnologia nesse processo pode ser muito prejudicial para os resultados do negócio, pois a capacidade de recrutamento, monitoramento e acompanhamento das atividades será limitada. Sendo assim, a empresa não utilizará os melhores recursos, perdendo competitividade e espaço no mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Então para ouvir nosso podcast Papo à Distância onde nosso CEO, Eduardo del Giglio junto com a Manoella Mitchel da Pipo Saúde entrevistam diversos convidados incluindo a Mariana Dias da Gupy e o Antonio Carlos da Runrun.it. Venha ouvir nesse link: https://open.spotify.com/episode/2K2b2fycjzX1bdquVnx0QT

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form