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O treinamento corporativo orienta e desenvolve os colaboradores de uma empresa para melhores resultados. Entenda a fundo como realizá-los!
O treinamento corporativo é uma forma de educar e orientar os colaboradores de uma empresa com foco em habilidades necessárias para desenvolver as funções atuais ou também prepará-los para novos desafios, sempre de forma alinhada aos objetivos do negócio.
Não adianta esperar que novos funcionários vão chegar e simplesmente entender todas as regras do seu negócio. Ou ter certeza de que funcionários com mais tempo de casa vão seguir engajados e buscando melhorar suas habilidades. Também não é válido esperar que novas lideranças entendam, com exatidão, qual é seu papel. É para todos esses fins que servem um treinamento corporativo.
Inclusive, existem diversos tipos de treinamento corporativo e eles são uma necessidade às companhias que desejam se manter competitivas e ter uma baixa rotatividade de colaboradores e ainda atrair e reter talentos.
Para facilitar seu dia a dia como profissional de RH, a Caju reuniu todas as informações mais relevantes sobre treinamento corporativo. Confira e coloque em prática!
Treinamento corporativo são todas as iniciativas de educação que visam uma melhor performance dos colaboradores para que a empresa se mantenha competitiva e relevante no mercado. Seja porque ajudam os colaboradores a se desenvolverem melhor tecnicamente ou conseguem mantê-los mais engajados.
Podem ser treinamentos de curto ou longo prazo, mas que sanem as necessidades da companhia como um todo. De acordo com a Pesquisa Panorama de Treinamento no Brasil, feita em 2021, R$ 997 é o valor médio gasto pelas empresas para treinar seus colaboradores no ano e 55% desses treinamentos têm foco em desenvolver as lideranças.
Também, são investimentos que vêm crescendo pouco a pouco, devido às vantagens para as empresas que os realizam. De 2019 para 2020, esse crescimento foi de 20%.
Como você viu, 55% deles têm foco em liderança, mas os treinamentos não precisam ser apenas desse tipo. A seguir, listamos os principais para se ter em mente quando o RH é acionado para mais treinamentos corporativos.
Logo que um colaborador chega à empresa, é importante repassar a ele a cultura do negócio, valores e conhecimentos essenciais para que este esteja apto a realizar suas atividades.
Muitos negócios costumam ter uma semana de onboarding para que todas as dúvidas sejam sanadas sobre a empresa. A quantidade de tempo, na verdade, é indiferente desde que seja bem aproveitado.
Sabemos que as soft skills são tão essenciais quanto as habilidades técnicas — ou até mais. E por mais que tenham a ver com nossa personalidade, elas podem sim ser aprimoradas.
Treinamentos que ajudem numa comunicação assertiva podem trazer menos ruído às empresas. Já treinamentos corporativos sobre empatia e inteligência emocional fazem com que uma companhia consiga desenvolver melhores produtos e fazer ações de marketing mais impactantes.
Pense só: se a empresa vai começar a usar um novo software, aqueles diretamente envolvidos vão necessitar de um treinamento sobre seu uso. Se o negócio está passando por uma reestruturação, também é necessário deixar todos a par dos novos objetivos.
Assim, treinamentos corporativos com foco em habilidades técnicas precisam acontecer sempre que uma novidade chegar ou quando novos colaboradores forem contratados.
Muito do trabalho das lideranças hoje tem a ver com dar exemplos de atitudes a seus liderados. Mais do que falar e ter discursos inspiradores, sabemos que inspirar a partir de atitudes é mais interessante.
Assim, os treinamentos corporativos com foco em liderança buscam desenvolver soft skills essenciais para que os líderes ajam de forma engajadora.
É comum que alguns negócios tenham funcionários mais antigos de casa. Fazer treinamentos de reciclagem de conhecimento ou com foco em motivá-los pode fazer sentido para dar um gás a mais na produtividade.
Por mais que todos esses treinamentos corporativos sejam necessários em algum momento ou outro, nem sempre eles serão essenciais. Então, para implementar com sucesso, siga as dicas abaixo!
Fazer um mapeamento das principais dores de um negócio é essencial para estabelecer o treinamento corporativo mais eficaz. Se liderados estão agindo sem sintonia, pode ser necessário fazer alinhamentos com a liderança. Já se novos funcionários se sentem perdidos no começo da nova jornada, desenhar um onboarding é essencial.
Por isso, cabe aos profissionais de RH fazer pesquisas constantes em cada setor e com cada colaborador para entender o que falta aprimorar e, assim, definir o objetivo certo.
Com o objetivo definido, liste quais colaboradores devem entrar para o treinamento corporativo, alinhe isso com suas lideranças e estabeleça como o desenvolvimento pode impactar as entregas. Tenha em mente que o foco não é sobrecarregar esse funcionário.
Os treinamentos podem ser dados dando por funcionários da companhia como por uma equipe de fora, isso varia de acordo com o objetivo. Pense em cargas horárias possíveis e ofereça certificações para engajar os envolvidos.
A execução dos treinamentos podem ser feita de diversas maneiras, de forma imersiva usando algum dia de fim de semana ou diluída em diversos momentos da semana. É importante entender com a diretoria e os envolvidos qual é a melhor maneira de fazer e que vai engajar o time.
A mensuração de resultados nem sempre pode ser feita do dia para a noite, até porque estamos falando de pessoas, produtividade e habilidades que não surgem de forma automática. Mas é preciso estabelecer formas de medir a eficácia para mostrar à diretoria e demais envolvidos.
As vantagens são variadas e envolvem:
O treinamento corporativo é essencial para que os negócios se mantenham no mercado por bastante tempo e com competitividade.
Com nosso sistema de benefícios flexíveis, fica mais fácil oferecer treinamentos e auxílio-educação para seu time. Fale com um de nossos especialistas o quanto antes!
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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