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A prática é essencial para garantir que os funcionários estejam bem preparados para desempenhar suas funções de maneira eficaz e eficiente, e também se mantenham satisfeitos na empresa.
A capacitação de colaboradores refere-se ao processo de fornecer treinamento e desenvolvimento às pessoas de uma organização para que possam aprimorar suas habilidades, conhecimentos e competências.
Precisamos partir do princípio de que a gente não sabe tudo. Por mais conhecimentos que possamos ter, sempre existe espaço para alguma atualização ou desenvolvimento de habilidades, sejam elas hard skills ou soft skills.
Pensando no dia a dia de uma empresa, a capacitação de colaboradores faz toda a diferença, seja para que os processos e produtos sigam evoluindo ou para que os funcionários possam seguir numa crescente.
Até porque, um estudo da Universidade de Middlesex revela que 74% dos entrevistados sentiram que não atingiram todo o seu potencial no trabalho devido à falta de oportunidades de desenvolvimento.
Por isso, cabe ao RH e aos gestores analisarem com mais carinho a questão da capacitação dos colaboradores. Neste artigo, a gente se dedica a trazem boas ideias para você. Vamos lá!
A capacitação de colaboradores engloba todos os treinamentos e as possibilidades de desenvolvimento que uma empresa oferece, sempre com o objetivo de aprimorar habilidades, conhecimentos e competências.
Essa prática é essencial para garantir que os funcionários estejam bem preparados para desempenhar suas funções de maneira eficaz e eficiente, e também se mantenham satisfeitos na empresa.
Os programas de capacitação costumam abranger uma variedade de áreas, como habilidades técnicas, habilidades interpessoais, conhecimento de produtos ou serviços, desenvolvimento de liderança, entre outros.
Por meio desses programas, os colaboradores podem adquirir novas habilidades, atualizar seu conhecimento em áreas específicas, melhorar seu desempenho no trabalho ou entender como usar novas ferramentas.
Os métodos de capacitação podem variar e incluir workshops, cursos presenciais, treinamentos online, mentorias, entre outros. O mais relevante é que esses programas se alinhem aos objetivos estratégicos da organização e às necessidades específicas dos colaboradores.
A capacitação não é apenas benéfica para os funcionários, mas também para a própria organização.
Empresas que investem em programas de capacitação costumam experimentar maior produtividade, satisfação do cliente, retenção de talentos e inovação. Isso porque os funcionários estão mais preparados para lidar com os desafios do ambiente de trabalho e se sentem mais bem-cuidados
A seguir, detalhamos cada ponto dessa importância!
A capacitação de colaboradores permite que eles desenvolvam e aprimorem suas habilidades técnicas e comportamentais, tornando-se mais protagonistas em suas funções.
Claro que isso varia de acordo com o treinamento, mas qualquer capacitação traz algum aprendizado. Fora que permite mais integração entre os times.
Colaboradores capacitados tendem a ser mais eficientes, o que leva a um aumento geral na produtividade da equipe e da organização como um todo.
Um exemplo clássico são treinamentos de onboarding, para garantir que os times saibam exatamente o que se é esperado deles ou capacitações para permitir que usem ferramentas em todo o potencial.
A capacitação pode estimular a criatividade e a inovação, pois os colaboradores aprendem a abordar desafios de maneiras novas e a pensar fora da caixa.
Quando estamos em um treinamento, é natural que a gente tenha boas ideias para implementar no nosso dia a dia de trabalho.
Quando os colaboradores contam com bons treinamentos, eles tendem a produzir um trabalho de maior qualidade, contribuindo para a satisfação do cliente e a reputação da empresa.
A capacitação de colaboradores ajuda todos os funcionários a se adaptarem a mudanças no ambiente de trabalho, como novas tecnologias, processos ou regulamentações.
Por isso, é preciso ficar de olho em atualizações de leis ou NRs para que seja possível trazer treinamentos corporativos mais eficientes e urgentes.
Investir na capacitação demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento de seus funcionários, o que pode aumentar o engajamento e a motivação.
Com a capacitação de colaboradores frequente, todo mundo sente que a empresa é séria e está disposta a ir além, trazendo mais vontade de permanecer nela.
Colaboradores treinados cometem menos erros e, consequentemente, há menos necessidade de retrabalho, o que economiza tempo e recursos.
É importante ter em mente que o erro ainda pode acontecer, mas com menos frequência. Fora que esse erro pode estimular e propiciar novos treinamentos.
A oferta de oportunidades de capacitação pode melhorar a satisfação dos funcionários e contribuir para a retenção de talentos, pois os colaboradores se sentem valorizados e têm oportunidades de crescimento profissional.
A capacitação ajuda a disseminar e reforçar as melhores práticas na organização, promovendo uma cultura de excelência. Isso, no longo prazo, traz um reforço de branding bem significativo.
Em setores regulamentados, a capacitação assegura que os colaboradores estejam cientes e cumpram as normas e regulamentações pertinentes. Aqui, os treinamentos NR, mais do que nunca, são vitais!
Programas de capacitação podem identificar e desenvolver habilidades de liderança entre os colaboradores, contribuindo para o crescimento e a sucessão interna. Sabemos que nem todo mundo nasce com habilidades de liderança, mas é possível desenvolvê-las.
Em ambientes onde a tecnologia está em constante evolução, a capacitação é essencial para garantir que os colaboradores estejam atualizados com as últimas ferramentas e plataformas.
Existem diversos tipos de capacitação de colaboradores. Vamos citar os mais interessantes a seguir.
O onboarding permite que os funcionários se sintam mais integrados e conheçam a operação para logo mostrarem suas habilidades.
Leia também: Checklist de onboarding para funcionários: guia completo para profissionais de RH
O treinamento ou capacitação NR está relacionado a uma das 38 Normas Regulamentadoras da CLT. Ele acaba sendo obrigatório quando a empresa é guiada por uma dessas Normas.
Vitais para que os times estejam atualizados em relação às necessidades específicas de cada função. Eles devem ser refeitos de tempos em tempos para que todo mundo esteja na mesma página.
Pode ser uma capacitação tanto para as novas lideranças que chegam à empresa quanto focado em desenvolver analistas para cargos de liderança. Muitas vezes, eles até coexistem.
Servem tanto para melhorar a comunicação quanto a prática de feedbacks e outras soft skills. É importante determinar quais os mais relevantes para se tornarem proveitosos.
Dependendo da necessidade do colaborador, pode-se ter capacitações específicas para uma necessidade muito pontual. Nisso, o auxílio-educação pode vir a calhar, pensando que a pessoa pode investir em cursos online, livros etc.
Uma dica aqui: os treinamentos individuais, para terem mais eficiência, devem estar totalmente conectados aos PDIs (planos de desenvolvimento individual). Assim, é mais simples que os colaboradores sigam a rota que eles próprios ajudaram a traçar.
Os treinamentos podem ser feitos remotamente, de forma híbrida ou presencial. Cada empresa determina o que melhor funciona, adequando também ao método de trabalho.
Nada impede que, mesmo que a empresa trabalhe de forma remota, alguns treinamentos possam ser presenciais — até para melhor integrar os times. É só entender como adequar ao orçamento da empresa, ainda mais quando envolver viagens corporativas e a consequente gestão das despesas.
Você não quer fazer um programa de capacitação de colaboradores somente pelo simples fato de fazer, certo? Por isso, a nossa dica é olhar mais a fundo as necessidades da empresa.
A gente traz um passo a passo completo na sequência!
O primeiro ponto é identificar as habilidades e conhecimentos necessários para o desempenho eficaz das funções na sua empresa. Você pode começar com pesquisas, entrevistas ou avaliações para entender as lacunas existentes.
Isso pode ser tanto da parte comportamental quanto da parte técnica e uso de ferramentas que trazem mais eficiência aos processos.
Estabeleça metas claras e mensuráveis para a capacitação. Por exemplo, se vocês vão fazer uma capacitação para o time de vendas, considerando uma nova metodologia, bons objetivos podem ser:
O importante é garantir que os objetivos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.
Crie seu programa com base nas necessidades identificadas.Conhecendo seu time, fica mais simples escolher métodos eficientes, como workshops, treinamentos online, mentorias, simulações, entre outros.
Lembre-se de que cada programa de capacitação é único. Sua empresa não precisa fazer sempre o mesmo
Utilize materiais de aprendizagem relevantes e atualizados. Explore recursos online, manuais, vídeos, palestras e outros meios para apoiar o aprendizado.
Um programa de gamificação também acaba motivando mais o time.
O jeito de ensinar faz toda a diferença, por isso, adote metodologias de ensino eficazes. Algumas boas opções são aprendizagem ativa, estudos de caso, discussões em grupo e práticas hands-on.
Estabeleça critérios claros para avaliar o progresso e o desempenho dos colaboradores durante e após a capacitação.
Vale tanto uma pesquisa online quanto realizar avaliações regulares para medir o impacto do treinamento. Assim como ter métricas que se relacionam à capacitação.
No nosso exemplo de metodologia de vendas, verificar as taxas de conversão pode ser uma boa!
Encoraje a comunicação aberta e a troca de ideias entre os colaboradores. Além disso, nas reuniões, peça feedback sobre os treinamentos para garantir que está no caminho certo. Caso não esteja, sempre é possível corrigir a rota!
Considere as necessidades individuais dos colaboradores ao planejar a capacitação. Como ao oferecer opções de aprendizagem flexíveis para acomodar diferentes estilos e ritmos de aprendizagem.
Alinhe a capacitação com os valores e a cultura da empresa. Um bom começo aqui é destacar a importância do aprendizado contínuo para o desenvolvimento profissional e mostrar como a empresa valoriza o lifelong learning.
Além disso, traga exemplos de lideranças e gestores sempre se atualizando e fazendo novas capacitações. Isso vale ouro na motivação.
Ofereça suporte contínuo após a conclusão do programa, vale um canal de chat ou mesmo algum outro grupo para tirar dúvidas. Aqui, a figura do mentor ou especialista na empresa também cumpre bem o papel de acompanhar os resultados.
Também é importante promover a aplicação prática do conhecimento adquirido no ambiente de trabalho. Estimular as pessoas mostrando casos práticos é um caminho eficiente.
Avalie o programa de capacitação de colaboradores da sua empresa regularmente para identificar áreas de melhoria.
Vale ainda solicitar feedback dos colaboradores para entender a eficácia do treinamento.
A capacitação de colaboradores não pode ser espaçada, de vez em nunca. Por isso, tenha uma agenda e um programa que seja contínuo para realmente fazer a diferença.
Por mais que seja importante e bem-visto pelos colaboradores, as capacitações também podem oferecer algum tipo de premiação.
Vale pensar em certificações, comemorações de encerramento, algum bônus ou outro tipo de recompensa que faça sentido à empresa e esteja dentro do orçamento, é claro. Esse recurso de premiação ajuda a celebrar a ideia de sempre se aprimorar.
Deu para perceber que a capacitação de colaboradores é a melhor amiga das empresas que buscam se manter longevas e ativas no mercado, certo? Por isso, comece entendendo quais as capacitações mais urgentes no dia a dia do seu negócio.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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