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Gestão de pessoas

Como gerar economia para a sua empresa através das ferramentas de gestão de RH

Pesquisas recentes apontam impactos positivos no uso de tecnologia na rotina do setor de Recursos Humanos

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 6 minutos

Em um cenário de constante transformação, a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das organizações. Atualmente, é quase impossível pensar na expansão de qualquer negócio sem levar em conta os avanços tecnológicos. E isso afeta todas as áreas, inclusive o RH. 

A automatização e digitalização de processos que antes eram vistos como burocráticos têm simplificado a rotina e gerando economia para a área, permitindo um fluxo de trabalho mais eficiente e estratégico. “Hoje, através do uso de tecnologia, as equipes de RH têm acesso a dados atualizados e análises complexas com muita rapidez. Ou seja, através das ferramentas tecnológicas a gestão de pessoas só tem a se beneficiar com as automatizações e suporte analítico para tomada de decisões mais assertivas”, afirma Lucas Fernandes, CHRO da Caju. 

Lucas Fernandes, CHRO da Caju

Um estudo realizado pela Deloitte sobre os impactos da automação no RH mostrou resultados significativos na eficiência e produtividade das empresas. Segundo a pesquisa, as organizações que adotaram soluções automatizadas em seus processos de RH obtiveram uma redução de 25% no tempo gasto com atividades administrativas. Com a redução, sobra tempo e dinheiro para investir em funções mais estratégicas para a área. Outra pesquisa, realizada pela empresa TalentSoft com 1.200 colaboradores em 14 países, constatou que 62% dos entrevistados afirmam que o uso de tecnologias digitais para o RH aumentou sua satisfação com o trabalho. 

O RH ainda tem muito a evoluir em tecnologia

Apesar de todas as vantagens, a utilização da tecnologia nos processos de RH ainda é limitada entre as organizações brasileiras. Conforme o estudo Modelos Operacionais de RH, realizado pela consultoria Mercer, 65% dos líderes de RH não acham que o setor é atendido de forma adequada pela tecnologia

“Em relação a essa subutilização da tecnologia, um dos grandes desafios é a falta de conhecimento sobre o assunto. O profissional de RH precisa saber como integrar as tecnologias para poder fazer a gestão de dados, evitando erros e garantindo mais eficiência nos processos”, conta Guilherme Portugal, líder da área de Transformação de Gestão de Pessoas da Mercer. 

Para ele, a solução passa pelo investimento das empresas no desenvolvimento das competências e conhecimentos dos profissionais de RH. “Durante a pesquisa constatamos que apenas um terço das organizações estão investindo em treinar os RHs, em prover maior conhecimento em relação ao funcionamento do mercado e das novas tecnologias. Hoje em dia esse conhecimento é primordial para a atuação dos profissionais da área”, explica. 

Guilherme Portugal, líder da área de Transformação de Gestão de Pessoas da Mercer

Outros resultados da pesquisa apontam que 36% dos profissionais de gestão de pessoas sentem-se frustrados em um dia normal de trabalho e 1 em cada 4 chega a dizer que está entediado com suas atribuições. 43% dos Business Partners, uma das funções mais estratégicas dentro do RH, ainda estão restritos às atividades transacionais. 

“Uma das coisas que mais acaba levando à falta de produtividade e desmotivação dos profissionais de RH é estar preso em atividades burocráticas. Então, as organizações hoje precisam entender como utilizar a tecnologia para tornar-se mais eficientes através de ferramentas que podem fazer as funções burocráticas, para que as pessoas possam empenhar esforços em busca de inovação, novos desafios e tarefas mais motivadoras”, comenta Guilherme.

Essa também é a ideia que defende André Maschietto Boff, Co-Founder da Salú, healthtech de saúde corporativa. “O RH está cansado de ter inúmeras planilhas e processos sendo conduzidos de forma complexa, pouco ágeis e repetidas”, diz. 

André Maschietto Boff, Co-Founder da Salú

Atualmente, grande parte dos profissionais de Recursos Humanos ainda ficam presos em demandas operacionais durante o seu dia a dia , o que significa menos tempo para pensar em estratégia. Uma pesquisa feita pela Caju, via Linkedin, constatou que 55% dos profissionais respondentes destinam apenas 1 ou 2 horas do seu dia para planejamento e demandas estratégicas. Do restante, somente 15% dos trabalhadores da área de RH dedicam mais de 5 horas diárias para as tarefas menos burocráticas. “As empresas de inovação precisam entender essas dores e cada vez mais trabalhar de forma conjunta com os times de RH para melhorar as ferramentas de gestão do dia a dia”, enfatiza, André.

Afinal, como escolher as ferramentas certas de tecnologia para o RH?

Plataformas de recrutamento e seleção, treinamento de funcionários, gestão de ponto, folha de pagamento e benefícios são algumas das inúmeras ferramentas de RH disponíveis no mercado. “Na Caju, todos os nossos processos de pessoas são baseados em tecnologia, desde a aplicação para as vagas, até o processo de admissão e todo o acompanhamento do ciclo dos colaboradores — processos de avaliação de desempenho, feedback e gestão de benefícios”, conta Lucas Fernandes.

Mas, como descobrir quais são as ferramentas mais ou menos necessárias para o dia a dia da organização? Para começar, isso depende de muitos fatores, e não existe uma “receita de bolo”. 

“O grande desafio é montar uma arquitetura de tecnologia que integre as ferramentas e priorize o que a empresa precisa em determinado momento. A maioria das organizações usa entre 8 e 12, às vezes até 15 ferramentas diferentes de RH. Então é preciso garantir que essas ferramentas funcionem de forma integrada, com eficiência e segurança”, afirma Guilherme. “Se bem implementadas, essas ferramentas podem trazer de 20% a 30% de aumento de produtividade”.

Além do aumento da produtividade, encontrar as ferramentas e soluções tecnológicas de RH certas, vai gerar também economia de tempo e dinheiro para o negócio. Nesse sentido, a Feirinha Empresas é uma grande aliada na redução de custos dos RHs. 

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Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

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