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Cultura organizacional

Business Partner: o que é e como se tornar um?

O business partner é um profissional fundamental para a estratégia de qualquer empresa atualmente. Quer saber o por quê? Confira esse conteúdo do blog da Caju.

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 5 minutos

Com o objetivo de combinar estratégias de negócios e gestão de pessoas, o business partner é o profissional que conecta o setor de recursos humanos com os demais setores de uma empresa. 

Esse profissional tem um papel fundamental na gestão de conflitos, visando uma atuação estratégica do RH. Mas não é só isso! O BP atua como um consultor interno, em contato com todas as áreas da empresa, visando potencializar os resultados da mesma e também melhorar as relações pessoais. 

Embora exista desde os anos 80, essa função tem ganhado cada vez mais espaço e importância nas empresas atualmente. Quer entender melhor como que um business partner atua, suas principais funções e como se tornar um desses profissionais? Continue a leitura! 

O que é business partner?

Em primeiro lugar, para entender qual o papel e a importância do business partner nas organizações, é preciso saber quem é esse profissional. 

Business partner é um termo em inglês que pode ser traduzido como “parceiro de negócios”. No Brasil, esse profissional também é chamado de consultor interno. 

Sua principal característica é ser um profissional generalista, que deve conhecer de perto os processos da organização que atua, tanto no nível estratégico como no operacional. 

Em resumo, o BP deve atuar com o objetivo de aproximar as áreas da empresa, principalmente em organizações de grande porte. Suas atividades devem ser focadas em gerenciar, definir e implementar alternativas para o desenvolvimento da empresa, por meio da gestão de pessoas. 

Ou seja, o business partner é um profissional de RH experiente, capaz de lidar com diferentes tipos de pessoas e, sobretudo, de apoiar lideranças e gestores na tomada de decisões. 

Qual o papel desse profissional?

Em suma, a função de business partner é atuar no meio campo entre o recursos humanos e os gestores da empresa. Esse profissional deve atuar em contato próximo com as lideranças, para promover o crescimento e valorização do capital humano na organização. 

Em outras palavras, isso significa que o BP precisa ser bem flexível para transitar em diferentes áreas e propor soluções para líderes e liderados. Por isso é que o business precisa ter conhecimentos em todas, ou em grande parte, das áreas que compõem a empresa em que atua.

Além disso, profissional de business partner deve ser um suporte importante para as lideranças, dispondo de dados, análise de perfis e outras informações que ajudem na tomada de decisões desses gestores. 

Entre outras coisas, é o BP quem deve ter um olhar apurado para as soft skills dos colaboradores, verificando quais são as competências comportamentais que já foram alcançadas e as que faltam em cada perfil. 

Outras atribuições do business partner são: 

  • atuar para o bom relacionamento entre setores;
  • propor soluções a partir de análise de demandas e resultados do negócio;
  • desenvolver equipes de trabalho e lideranças;
  • manter um bom clima organizacional na empresa;
  • analisar dados e antecipar falhas que possam interferir na produtividade;
  • criar estratégias de crescimento e atingimento dos objetivos do negócio, que contemplem todas as áreas da empresa. 

Qual a média salarial de um business partner?

Atualmente existem alguns níveis de cargos que um business partner pode atingir, desde analista até especialista. Por isso, a média salarial desse profissional varia bastante, de acordo com as suas funções e a complexidade delas. 

Mas, em resumo, conforme uma pesquisa feita pela Deloitte e o portal VOCÊ RH, de 2020, a média salarial de um business partner pode ir de R$ 5.800,00 à R$ 13.600,00.

Por que contar com um business partner na empresa?

Pode ser clichê, mas o recurso mais importante para uma empresa são os seus colaboradores. É a partir da inteligência, conhecimentos, experiências e esforços desses colaboradores que a empresa consegue alcançar o sucesso. Por isso, é extremamente importante atender as expectativas e entregar valor para esses colaboradores.

Para isso, contar com um business partner pode fazer toda a diferença! Esse profissional é responsável, entre muitas outras coisas, por medir a relação dos colaboradores com seus gestores. Assim, aliando os objetivos da empresa com a satisfação de quem faz parte dela. 

Nessa relação, o BP é responsável por ajudar a formar equipes de alto desempenho, estabelecendo relações de confiança entre os envolvidos. Além disso, esse profissional atua para apoiar as lideranças na construção de uma gestão completa e assertiva, através da retenção de talentos e valorização das pessoas. 

Como se tornar um business partner?

Não há uma fórmula de como se tornar um business partner. Entretanto, se você deseja seguir essa profissão, o primeiro passo é buscar um conhecimento amplo na área de RH. 

Antes de tudo, o business partner é um profissional de recursos humanos, que com o passar do tempo deve buscar conhecimentos nas mais diversas áreas de uma empresa como vendas, finanças, marketing, comunicação, relacionamento com clientes e assim por diante. 

Geralmente, o business partner possui formação em administração, com especializações em recursos humanos, gestão de pessoas e negócios. Além disso, esse profissional deve estar em constante aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas e comportamentais, a fim de ajudar no desenvolvimento dos demais profissionais da organização na qual atua.  

Para ter sucesso como BP, é necessário saber persuadir, construir relações efetivas e negociar com diferentes perfis de profissionais, além de saber planejar e executar qualquer tipo de projeto.

Mas, mais do que as habilidades técnicas, um business partner precisa de habilidades comportamentais bem desenvolvidas.  E aí é que talvez esteja o maior desafio dessa profissão. 

Saber mediar conflitos, ser comunicativo e ter empatia são alguns dos pontos fundamentais que quem deseja se tornar um business partner. 

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Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

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