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Gestão de pessoas

Saiba tudo sobre gestão de colaboradores, da teoria à prática

Saiba como fazer uma boa gestão de colaboradores para ter uma equipe produtiva e motivada

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 7 minutos

A gestão de colaboradores é uma estratégia que serve para auxiliar os funcionários a desenvolverem seu trabalho da melhor maneira possível, de forma produtiva e engajada.

Você já ouviu aquela frase que diz que as pessoas são o bem mais valioso de uma empresa?

Realmente, para ter um negócio de sucesso, não basta ter somente potencial de crescimento ou uma boa infraestrutura. Isso requer, também, uma equipe de alto nível, produtiva, alinhada à cultura organizacional e motivada para alcançar os objetivos da empresa.

É aí que entra a gestão de colaboradores. É por meio desse conjunto de estratégias que seu negócio pode criar condições para que os profissionais se sintam engajados para trabalhar pelo seu crescimento. 

Mas como fazer uma gestão de colaboradores estratégica? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura para ficar por dentro!

O que é gestão de colaboradores?

A gestão de colaboradores é um conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas para motivar os funcionários, de modo que trabalhem de forma mais produtiva e engajada. Isso requer ações voltadas para a evolução contínua dos colaboradores, além de iniciativas focadas em bem-estar. 

Quais são os objetivos da gestão de colaboradores?

Como dissemos na introdução, o capital humano é o bem mais valioso de um negócio. É a partir dele que os outros aspectos da empresa se desenvolvem, como a venda de produtos e serviços, a análise de resultados, a inovação, entre muitas outras atividades.

Para realizar um bom trabalho, as pessoas precisam ser estimuladas continuamente. É aí que entra a importância da gestão de colaboradores. Por meio desse conjunto de ações, é possível encontrar boas práticas para que toda a equipe trabalhe por um objetivo comum.

Falamos de maneira geral que seu objetivo é motivar os funcionários para que alcancem as metas da empresa. Mas, de maneira mais elaborada, podemos dizer que esse conjunto de estratégias serve, também, para:

  • Trazer um senso de propósito aos colaboradores;
  • Atrair e reter talentos;
  • Estimular a colaboração;
  • Fomentar a criatividade e a inovação;
  • Promover a satisfação dos colaboradores;
  • Dar suporte aos gestores;
  • Acompanhar a evolução dos colaboradores;
  • Aumentar a produtividade da empresa;
  • Auxiliar a empresa a bater as metas, integrando as ações de recursos humanos aos objetivos maiores da empresa;
  • Contribuir para um bom clima organizacional.

Quais são os cinco pilares da gestão de pessoas?

Quando se fala em gestão de pessoas, é comum listar alguns pilares que constituem esse conceito. Em nosso artigo, vamos falar dos cinco principais:

  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Capacitação;
  • Trabalho colaborativo;
  • Processos.

Vamos entender cada um deles:

1. Liderança

A liderança é uma ideia fundamental quando se fala em gestão de colaboradores, tendo um papel crucial desde o recrutamento até a retenção de talentos.

Os líderes não são responsáveis somente por definir metas e analisar resultados. Um líder é aquele que orienta as equipes, reconhece o bom trabalho dos colaboradores, promove a interação, dá e recebe feedbacks, constrói um plano de desenvolvimento para seus liderados.

Em uma visão mais atual da liderança, o foco deixa de ser somente os números, mas também o desenvolvimento e a satisfação da equipe. Assim, um líder não só cria uma equipe de alta performance, mas também contribui para um bom clima organizacional.

2. Comunicação

O segundo pilar da gestão de colaboradores é a comunicação. Para uma boa gestão de pessoas, é fundamental que as equipes saibam se comunicar. É preciso que líderes e liderados saibam ouvir e também falar de maneira clara e eficaz.

Para isso, é importante também ter boas ferramentas de comunicação interna, disponíveis para todos, que possibilitem tirar dúvidas sem burocracia. 

Uma má comunicação, por outro lado, pode gerar conflitos internos, ruído, queda de produtividade e impactar de forma negativa no clima da empresa.

3. Capacitação

Depois da contratação, é necessário ter um processo de capacitação constante dos funcionários. Isso é útil tanto para que eles aprendam os processos da empresa, por meio de um bom onboarding, por exemplo, quanto para que se desenvolvam continuamente em suas áreas de atuação.

Com isso, você ganha colaboradores ainda mais capacitados, e é bem provável que eles se sintam reconhecidos e mais satisfeitos com a empresa.

4. Trabalho colaborativo

O quarto pilar da gestão de colaboradores é o trabalho em equipe. A ideia é que os colaboradores e áreas não busquem só resultados individuais, mas que deem prioridade aos objetivos comuns, que constam no planejamento estratégico da empresa. 

Assim, todos, dentro das equipes e entre diferentes times, trabalham alinhados por objetivos comuns.

5. Processos

Chegamos, por fim, ao quinto pilar da gestão de colaboradores.

Para garantir que eles executem suas tarefas de maneira padronizada, é preciso contar com processos bem estruturados e objetivos. Isso inclui, também, métricas e indicadores claros, que sirvam para mensurar o desempenho dos colaboradores e da equipe.

Como fazer uma gestão de colaboradores estratégica?

Agora você já conhece o conceito e os pilares da gestão de colaboradores. Vamos, então, falar da prática. Confira algumas dicas simples para a implementação de uma gestão de colaboradores eficaz:

Defina uma estratégia objetiva

Um bom ponto de partida para a gestão de pessoas é ter uma estratégia objetiva, com objetivos, metas e um plano de ação com etapas a serem seguidas. Tudo isso deve ser alinhado aos objetivos macro da empresa para o período.

A falta de planejamento é um erro comum quando se trata de gestão de colaboradores. Por isso, dedique o tempo necessário a essa etapa. 

Inclua ações de valorização dos colaboradores

Ao longo das definições, lembre-se de incluir ações de valorização dos colaboradores, como treinamentos, capacitações, programas de reconhecimento e um bom pacote de benefícios corporativos, sobre os quais falaremos com mais detalhes adiante.

Desenvolva os líderes

Falamos que os líderes são fundamentais para o sucesso da gestão dos colaboradores. Porém, eles também precisam de desenvolvimento constante para dar conta desse trabalho.

Cabe ao RH trabalhar pelo desenvolvimento dos líderes, auxiliando-os no alinhamento às estratégias do negócio e também na aquisição de soft skills, que são fundamentais para o papel que eles desempenham.

Estimule o feedback

O feedback contínuo é importante para o desenvolvimento dos funcionários e para a melhoria dos processos da empresa. Cabe ao RH estimular a criação de uma cultura de feedbacks na empresa, de modo que os colaboradores se sintam abertos a dar e receber esse tipo de retorno de maneira construtiva.

Mensure os resultados

Um dos principais erros na gestão de colaboradores é não mensurar os resultados. Isso deve ser feito de forma periódica para saber se os objetivos estão sendo alcançados e se o plano está sendo colocado em prática da melhor forma possível. Com base nisso é possível fazer ajustes.

Existem diversos indicadores de RH que podem ser usados para isso, como retorno sobre o investimento (ROI) em treinamentos, taxa de absenteísmo e turnover.

Ofereça benefícios competitivos

Um item que pode ter um grande impacto na satisfação dos colaboradores são os benefícios oferecidos. Um bom pacote de benefícios corporativos pode ser um fator decisivo para a motivação e a retenção da sua equipe.

Coloque seus colaboradores no centro do seu negócio

Parte de uma boa gestão de colaboradores envolve colocar as pessoas no centro do seu negócio. 

Para auxiliar as empresas a alcançarem esse objetivo, convidamos dois especialistas da Caju para explicar um pouco mais sobre o conceito, seus desafios e como a sua empresa pode colocá-lo em prática. Baixe agora este material gratuito e aprofunde ainda mais seus conhecimentos em gestão de colaboradores! Colaborador no centro: como o foco em pessoas e inovação impulsionam cultura e performance.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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