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Os indicadores de RH são muito importantes para medir o sucesso na gestão de pessoas de uma organização. Confira esse conteúdo para entender mais!
Você já ouviu falar em indicadores de RH? Esses indicadores são métricas utilizadas para acompanhar os resultados de ações e processos na área de recursos humanos.
Através deles, é possível medir o desempenho e a performance dessa área, que é fundamental para o sucesso de qualquer organização.
E para que o trabalho de mensuração desses resultados seja efetivo, usa-se o método conhecido como Key Performance Indicators (KPIs), que pode ser traduzido como indicadores-chave de performance.
Quer entender melhor como funcionam essas métricas e conhecer os 15 indicadores de RH mais estratégicos para acompanhar na sua empresa? Então, continue lendo esse artigo!
Os indicadores de RH são métricas usadas para medir a performance da área de recursos humanos de uma organização, durante um período de tempo. O principal objetivo de mensurar os indicadores de desempenho da área de RH compreende usá-los para analisar o efeito das ações executadas pelo time, e sua contribuição, positiva ou negativa, para alcançar os resultados almejados.
Mas, qual a importância de acompanhar esses indicadores? Basicamente, quando bem feita, a análise dessas métricas pode ajudar a conduzir as estratégias da área de recursos humanos e da empresa como um todo, provocando impactos em todos os setores.
Dessa forma, também é possível identificar falhas nos processos de RH, contribuindo para a otimização dos processos, redução de custos e despesas, aumento da produtividade e engajamentos dos colaboradores, entre outras coisas.
A seguir, você vai acompanhar os principais indicadores de desempenho de RH, entre eles:
Confira agora os principais indicadores de RH para começar a acompanhar na sua organização e descubra como medir cada um deles.
Esse indicador é responsável por medir ausências dos colaboradores a partir de afastamentos, faltas não justificadas, atrasos e licenças médicas.
Tais medições podem ocorrer em um determinado período de tempo ou de forma recorrente, em um acompanhamento semanal, quinzenal ou mensal.
Pode não parecer, mas o absenteísmo é um indicador fundamental para entender como anda a satisfação dos funcionários e identificar se existe algum problema de saúde ocupacional no ambiente, como a desmotivação do time.
Existem algumas formas de calcular a taxa de absenteísmo e a mais comum é conhecida como “Fator Bradford”. Nesse caso, o cálculo é feito através da seguinte fórmula:
Fator Bradford = (F x F) x D
O ideal é que o resultado fique abaixo de 450 e caso contrário será necessário entender o que está acontecendo com os colaboradores.
→ Leia mais: 5 passos para reduzir o absenteísmo nas empresas
No mesmo sentido do absenteísmo, outro indicador importante de acompanhar é o da frequência dos colaboradores.
Essa métrica deve ser usada para avaliar o número de faltas e a pontualidade dos funcionários, com objetivo de mensurar o comprometimento e engajamento dos mesmos.
Para fazer o seu cálculo é bem simples, usando a seguinte fórmula:
Frequência = (presença ÷ dias de trabalho) x 100
Com esse indicador, podem ser elaboradas estratégias para estimular a participação e produtividade dos colaboradores no ambiente de trabalho, inclusive através de bonificações por resultados.
O indicador de rotatividade ou turnover é responsável por medir a quantidade de pessoas que entram e saem da empresa por período.
Ele deve ser o principal dos indicadores de RH da empresa, pois através dele é possível mensurar:
Com os resultados desse indicador, podem ser aplicadas estratégias que diminuam a rotatividade de funcionários na organização, uma vez que a mesma gera altos custos com demissões e rescisões, novas contratações e treinamentos.
O ideal é que a taxa de turnover esteja sempre abaixo de 5% e para seu cálculo, aplica-se a fórmula a seguir:
Turnover (%) = Número de funcionários desligados ÷ número total de funcionários ativos no mesmo período x 100
A retenção de talentos é um desafio bem comum para os profissionais de RH. Conforme uma pesquisa realizada pelo HayGroup, cerca de 64% das empresas entrevistadas encontram dificuldades em reter colaboradores.
Portanto, esse também é um índice de RH bem relevante para qualquer organização.
Através dele, é possível medir a eficiência de ações de retenção de talentos da empresa e seus resultados, bem como planejar novas estratégias para aumentar o engajamento e diminuir a rotatividade dos funcionários.
Esse indicador não possui fórmulas, mas deve ser mensurado a partir de uma pesquisa/questionário interno de avaliação de desempenho.
Você sabe qual é o tempo médio que os colaboradores permanecem na sua organização? Na verdade, esse é mais um índice de RH complementar ao de turnover e de retenção de talentos.
Entretanto, ele também é importante de ser medido para analisar a efetividade da gestão de pessoas da organização.
Além disso, aspectos como a existência, ou a falta, de plano de carreira consolidado e cultura de feedbacks podem estar relacionados com o tempo de permanência dos colaboradores na empresa.
→ Leia também: Passo a passo: como construir um offboarding efetivo
Headcount é um termo em inglês que significa “contagem de cabeças”. Ele é um indicador de RH utilizado para somar o total de colaboradores da empresa, com a intenção de analisar se a quantidade de colaboradores aumentou ou diminuiu com o passar do tempo.
Para fazer esse cálculo, basta apenas contar o número de funcionários que a empresa tem atualmente e comparar com anos anteriores. O resultado tende a ser bem significativo para avaliar o crescimento da empresa.
Além disso, esse número também pode ser utilizado para novas estratégias de gestão de orçamentos, planejamento financeiro e estratégico da organização.
Vale lembrar que caso o número de funcionários tenha estagnado ou seja menor do que anos anteriores, pode significar que o negócio necessita de uma remodelação.
Um indicador de desempenho super importante para o RH é o de clima organizacional. Afinal de contas, uma das principais funções da área é atuar em prol do bem-estar dos colaboradores da empresa.
Por isso, esse indicador calcula o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa como um todo. E uma das formas de fazer a análise desse indicador é através do eNPS (Employee Net Promoter Score).
O eNPS é uma ferramenta utilizada para medir o nível de satisfação e lealdade dos colaboradores com a organização. Ele funciona através de uma pesquisa, que conta com perguntas diretas sobre o ambiente de trabalho, que devem ser respondidas em uma escala de 0 a 10.
A partir dos resultados obtidos, é possível fazer classificar cada colaborador como:
Dependendo dos resultados, será necessário promover ações para aumentar o engajamento e bem-estar dos colaboradores no geral, ou ainda observar casos mais críticos de forma isolada.
Não dá para falar de indicadores de RH sem mencionar o de produtividade e desempenho.
A partir dessa KPI, é possível identificar os colaboradores que estão se destacando na produtividade e desempenho em suas funções.
Da mesma forma, também permite que sejam identificados os funcionários que ainda estão se desenvolvendo na área de atuação, e precisam de uma maior atenção.
Esse é um índice importante pois a produtividade está diretamente ligada aos custos da organização.
Entretanto, vale considerar que um funcionário produtivo não é aquele que faz o maior número de entregas, mas o que faz entregas de qualidade e dentro do prazo.
Para mensurar esse indicador, o ideal é que os gestores façam um controle das demandas e entregas feitas por cada colaborador, em um determinado período de tempo.
A partir desse controle, será possível medir se as demandas estão sendo cumpridas conforme o esperado e se há evolução no desempenho.
Investir no capital intelectual dos funcionários pode fazer toda a diferença para o sucesso e crescimento da organização. E isso tem tudo a ver com investimentos em cursos, capacitações e treinamentos.
Mas para ter certeza que esses investimentos estão dando resultados para o negócio, é possível utilizar um indicador conhecido como ROI de treinamentos.
ROI é a sigla para “Return on Investiment”, que em portugues significa Retorno Sobre Investimentos.
No caso do investimento em treinamentos, esse indicador deve ser utilizado para comparar os valores gastos com as capacitações e os ganhos com melhorias na qualidade dos resultados, redução de falhas e etc.
Outra possibilidade de calcular esses resultados é comparar os custos com determinadas operações antes e depois dos treinamentos, para entender se há alguma diferença.
A avaliação de aprendizagem é outro indicador usado para medir os ganhos com investimento em capacitações para os colaboradores.
Nesse caso, é preciso lembrar que esses investimentos não devem ser usados apenas para trazer retornos financeiros.
Afinal de contas, os ganhos intelectuais dos colaboradores são extremamente importantes para o seu desempenho e crescimento profissional.
Não existem cálculos adequados para medir esses ganhos intelectuais, portanto, a melhor forma de coletar dados para esse indicador é através de questionários e pesquisas sobre o aprendizado obtido com os treinamentos.
Também é possível aplicar testes para certificar-se de que o conteúdo do treinamento foi absorvido pelos colaboradores.
Entre as tantas funções do setor de RH, está a de fazer as contratações de novos talentos para a organização. E analisar a qualidade desses recrutamentos também passa por analisar o tempo gasto em todo o clico de uma vaga, até a contratação do futuro funcionário.
Para mensurar esses resultados, é preciso primeiramente ter um cronograma de vagas bem estruturado, com datas de previsão para abertura e fechamento das mesmas.
Depois, é só reunir as informações de quantidade total de vagas abertas no período que será avaliado e o número de vezes que o cronograma foi cumprido.
Para chegar no percentual de vagas fechadas no prazo, basta fazer o seguinte cálculo:
Percentual de vagas fechadas no prazo = (vagas fechadas no prazo ÷ total de vagas abertas) x 100
→ Leia também: Como criar vagas inclusivas na sua empresa
Esse indicador é responsável por indicar falhas na gestão no que diz respeito ao cumprimento da legislação trabalhista.
Ele mede a quantidade de colaboradores (ou ex-funcionários) que fizeram reclamações formais da empresa na justiça. Ou seja, é extremamente importante que a organização se atente a esse indicador pois ele representa falhas na gestão e conflitos organizacionais.
Para calcular esse índice, utiliza-se a fórmula a seguir:
Reclamações Trabalhistas = (número de reclamações trabalhistas ÷ quantidade de profissionais desligados) x 100
A partir do índice de headcount, é possível mensurar os gastos com benefícios corporativos para os colaboradores em um determinado período.
Esse indicador é bem importante para a avaliação de custos da organização e para mensurar a efetividade dos investimentos nesses benefícios.
O cálculo desse indicador é bem simples, onde se divide a quantidade de verba gasta com os benefícios pelo número de funcionários da empresa. Confira a fórmula:
Custo per capita = total de benefícios ÷ headcount
Um indicador também relacionado à produtividade dos colaboradores é o de relação entre a quantidade de horas extras e horas trabalhadas.
Sua função é demonstrar se existe um gasto excessivo com as chamadas horas extras, que são horas a mais trabalhadas fora do horário comum da empresa.
Caso seja identificado um alto número de horas extras, é importante investigar as suas causas, pois esse índice pode significar problemas como:
→ Leia também: Salário e remuneração: diferenças, tipos, legislação e mais!
Por último, mas não menos importante, a folha de pagamento é uma ótima ferramenta para ser utilizada como indicador de RH.
É nela que constam todos os gastos com os colaboradores, incluindo salários, benefícios e premiações, bem como todo o capital da empresa.
O principal objetivo de utilizar esse indicador é identificar se estão sendo equilibrados os custos com as remunerações dentro da capacidade em que a empresa suporta.
Para chegar nesse indicador, é possível calcular as despesas e o faturamento, considerando tanto valores brutos quanto os líquidos. Confira a fórmula abaixo:
(valor da folha mensal x faturamento mensal) x 100 = relação em porcentagem da eficiência da folha de pagamento.
Gostou desse assunto? Então, continue no blog da Caju e aproveite para conferir também o que é recrutamento preditivo e como implementá-lo.
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Marketing
Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.
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