Fique por dentro das principais tendências de RH em sua gestão

June 30, 2020
Recursos Humanos

As inovações tecnológicas e as mudanças no pensamento das empresas ajudam a trazer melhorias para os processos e a otimizar as atividades de cada gestor. Ficar por dentro das principais tendências de RH é uma forma de aproveitar novas oportunidades de aperfeiçoamento na sua gestão.

Uma empresa precisa estar em constante crescimento, sendo importante investir em ferramentas e treinamentos que tragam evolução para o trabalho que é realizado. A área do RH é responsável por inúmeros processos dentro da organização. Por isso, automatizar alguns deles é uma forma de trazer qualidade e responsabilidade para a gestão do setor.

Neste artigo, vamos conhecer as principais tendências de RH para 2020. Além disso, mostraremos os prejuízos de não acompanhar essas mudanças. Acompanhe a leitura!

Quais são as principais tendências de RH a partir de 2020?

Existem diversas novidades na área de Recursos Humanos, sendo importante conhecer como esse setor pode ser aperfeiçoado. Confira as principais tendências!

Metodologias ágeis

A criação de equipes multidisciplinares é um novo jeito de promover a transformação digital nos diversos setores de trabalho. As diferentes áreas podem trocar experiências entre si, com o objetivo de fazer a gestão dos times para a integração em cada projeto.

O estabelecimento de novas metodologias que ajudam a agilizar os processos é uma maneira de inovar na área de Recursos Humanos. Os métodos existentes são vários, como o design thinking, o scrum e a visão sistêmica, que podem ser usados no recrutamento e na seleção de talentos, além de trazerem outros benefícios.

Gamificação

A gamificação é uma tendência que está sendo usada para vários objetivos distintos. Na área de Recursos Humanos, ela pode servir na gestão de pessoas como uma ferramenta para aumentar a produtividade, o engajamento e a motivação dos colaboradores, além de ajudar a entender o perfil de cada funcionário.

Ela ainda pode ser utilizada para o treinamento corporativo e para otimizar os processos de recrutamento, na comunicação interna. O benefício é trazer mais dinamismo e eficiência para a organização.

Otimização do tempo de recrutamento

O recrutamento é uma das áreas mais importantes na gestão de um negócio. Buscando encontrar mais objetividade na contração, as novas ferramentas coletam informações dos candidatos e determinam um perfil ideal para cada vaga.

Dessa maneira, é possível otimizar o tempo do recrutamento, trazendo mais agilidade e competitividade para o negócio. O papel do profissional de RH não é dispensável, já que a etapa final ainda será a conversa com o candidato, que buscará entender se ele se encaixa na cultura organizacional da empresa.

Soluções em nuvem

Uma tendência que contribui para o setor são as soluções em nuvem. Elas possibilitam que a organização tenha acesso a todas as tecnologias já utilizadas de maneira mais autônoma e ágil. Além de oferecer segurança, facilita a acessibilidade aos dados, que podem ser encontrados por meio de qualquer dispositivo eletrônico, desde que o usuário tenha as senhas de acesso.

A manutenção desses sistemas é de responsabilidade da empresa que fornece a solução. Desse modo, não é necessário contratar colaboradores para gerenciar essas ferramentas.

People Analytics

O People Analytics é um método de análise que ajuda gerentes e administradores a tomar decisões sobre os funcionários. São interligados estatísticas, tecnologias e um grande volume de dados, o que produz melhores escolhas e gerenciamento para uma organização.

Por esse motivo, a inteligência artificial (IA) está crescendo no setor de gestão estratégica de Recursos Humanos, sendo uma boa solução para os gestores. Os sistemas conseguem coletar, processar e cruzar dados que permitem entender o perfil do colaborador, avaliar seu desempenho, estabelecer padrões e planejar melhorias para a organização.

Gerenciamento de desempenho contínuo

A análise de desempenho sempre fez parte do RH, mas o que está mudando são os períodos em que ela é realizada. Se no passado o processo era feito em datas determinadas, atualmente é necessário aplicar esse recurso de forma contínua.

As equipes de uma empresa estão cada vez mais trabalhando de maneira independente, sendo importante realizar reuniões individuais entre líderes e seus colaboradores para ficar por dentro do que está acontecendo. Esses encontros contribuem para a melhoria dos resultados e ajudam a diminuir possíveis problemas.

Gestão de dados e integrações

Outro avanço tecnológico primordial para melhorar o RH da sua empresa é a utilização de ferramentas de gestão de dados e integrações. Elas permitem que todas as informações da organização fiquem centralizadas em um único local, facilitando o manuseio e a análise.

Além disso, realizam integrações entre os diferentes setores da empresa e também entre várias ferramentas distintas. É uma forma de não perder dados antigos importantes, que trazem informações necessárias para o planejamento e o histórico da organização.

Por que não acompanhar as tendências pode ser prejudicial?

Ao não acompanhar as tendências de gestão de RH, é possível que sua empresa comece a perder competitividade ao longo do tempo. Isso acontece porque as inovações trazem agilidade para vários processos, como o recrutamento. Se você não otimizar essa etapa, terá dificuldades para encontrar novos talentos.

A retenção dos talentos também pode ser prejudicada. Afinal, ao fazer todos os processos manualmente, é possível deixar algumas informações de lado. Dessa maneira, o controle sobre os colaboradores diminui, prejudicando a evolução dentro da empresa e, consequentemente, o crescimento dos profissionais.

Além disso, a falta de gestão no RH pode atrapalhar os resultados do negócio de uma forma geral, já que a empresa não organizará os dados de maneira eficiente, prejudicando o processo de tomada de decisão. Portanto, é fundamental ficar atualizado com o que o mercado está oferecendo e buscar novas formas de realizar algumas atividades.

Neste artigo, conferimos algumas tendências de RH para 2020 e descobrimos como elas podem facilitar alguns processos desse setor. Procurar crescimento deve ser uma constante em qualquer empresa, mas a área de Recursos Humanos costuma ser uma das mais inovadoras da organização. Procure implementar as soluções e as mudanças de pensamento e confira os resultados que isso pode gerar!

Quer ficar por dentro das inovações em RH? Conheça mais sobre a Caju nesse link!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form