Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
O business partner é um profissional fundamental para a estratégia de qualquer empresa atualmente. Quer saber o por quê? Confira esse conteúdo do blog da Caju.
Com o objetivo de combinar estratégias de negócios e gestão de pessoas, o business partner é o profissional que conecta o setor de recursos humanos com os demais setores de uma empresa.
Esse profissional tem um papel fundamental na gestão de conflitos, visando uma atuação estratégica do RH. Mas não é só isso! O BP atua como um consultor interno, em contato com todas as áreas da empresa, visando potencializar os resultados da mesma e também melhorar as relações pessoais.
Embora exista desde os anos 80, essa função tem ganhado cada vez mais espaço e importância nas empresas atualmente. Quer entender melhor como que um business partner atua, suas principais funções e como se tornar um desses profissionais? Continue a leitura!
Em primeiro lugar, para entender qual o papel e a importância do business partner nas organizações, é preciso saber quem é esse profissional.
Business partner é um termo em inglês que pode ser traduzido como “parceiro de negócios”. No Brasil, esse profissional também é chamado de consultor interno.
Sua principal característica é ser um profissional generalista, que deve conhecer de perto os processos da organização que atua, tanto no nível estratégico como no operacional.
Em resumo, o BP deve atuar com o objetivo de aproximar as áreas da empresa, principalmente em organizações de grande porte. Suas atividades devem ser focadas em gerenciar, definir e implementar alternativas para o desenvolvimento da empresa, por meio da gestão de pessoas.
Ou seja, o business partner é um profissional de RH experiente, capaz de lidar com diferentes tipos de pessoas e, sobretudo, de apoiar lideranças e gestores na tomada de decisões.
Em suma, a função de business partner é atuar no meio campo entre o recursos humanos e os gestores da empresa. Esse profissional deve atuar em contato próximo com as lideranças, para promover o crescimento e valorização do capital humano na organização.
Em outras palavras, isso significa que o BP precisa ser bem flexível para transitar em diferentes áreas e propor soluções para líderes e liderados. Por isso é que o business precisa ter conhecimentos em todas, ou em grande parte, das áreas que compõem a empresa em que atua.
Além disso, profissional de business partner deve ser um suporte importante para as lideranças, dispondo de dados, análise de perfis e outras informações que ajudem na tomada de decisões desses gestores.
Entre outras coisas, é o BP quem deve ter um olhar apurado para as soft skills dos colaboradores, verificando quais são as competências comportamentais que já foram alcançadas e as que faltam em cada perfil.
Outras atribuições do business partner são:
Atualmente existem alguns níveis de cargos que um business partner pode atingir, desde analista até especialista. Por isso, a média salarial desse profissional varia bastante, de acordo com as suas funções e a complexidade delas.
Mas, em resumo, conforme uma pesquisa feita pela Deloitte e o portal VOCÊ RH, de 2020, a média salarial de um business partner pode ir de R$ 5.800,00 à R$ 13.600,00.
Pode ser clichê, mas o recurso mais importante para uma empresa são os seus colaboradores. É a partir da inteligência, conhecimentos, experiências e esforços desses colaboradores que a empresa consegue alcançar o sucesso. Por isso, é extremamente importante atender as expectativas e entregar valor para esses colaboradores.
Para isso, contar com um business partner pode fazer toda a diferença! Esse profissional é responsável, entre muitas outras coisas, por medir a relação dos colaboradores com seus gestores. Assim, aliando os objetivos da empresa com a satisfação de quem faz parte dela.
Nessa relação, o BP é responsável por ajudar a formar equipes de alto desempenho, estabelecendo relações de confiança entre os envolvidos. Além disso, esse profissional atua para apoiar as lideranças na construção de uma gestão completa e assertiva, através da retenção de talentos e valorização das pessoas.
Não há uma fórmula de como se tornar um business partner. Entretanto, se você deseja seguir essa profissão, o primeiro passo é buscar um conhecimento amplo na área de RH.
Antes de tudo, o business partner é um profissional de recursos humanos, que com o passar do tempo deve buscar conhecimentos nas mais diversas áreas de uma empresa como vendas, finanças, marketing, comunicação, relacionamento com clientes e assim por diante.
Geralmente, o business partner possui formação em administração, com especializações em recursos humanos, gestão de pessoas e negócios. Além disso, esse profissional deve estar em constante aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas e comportamentais, a fim de ajudar no desenvolvimento dos demais profissionais da organização na qual atua.
Para ter sucesso como BP, é necessário saber persuadir, construir relações efetivas e negociar com diferentes perfis de profissionais, além de saber planejar e executar qualquer tipo de projeto.
Mas, mais do que as habilidades técnicas, um business partner precisa de habilidades comportamentais bem desenvolvidas. E aí é que talvez esteja o maior desafio dessa profissão.
Saber mediar conflitos, ser comunicativo e ter empatia são alguns dos pontos fundamentais que quem deseja se tornar um business partner.
Curtiu o assunto? Então, continue aqui no blog da Caju para conferir mais conteúdos como esse e nos siga nas redes sociais.
Conheça mais sobre a Caju Benefícios e todo universo de multibenefícios, despesas corporativas e benefícios flexíveis, acesse nosso site e saiba mais!
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Marketing
Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.
Ver todos os posts dessa autoriaInscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.