Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Dia do profissional de RH: você sabe a importância dessa data?

Você sabia que em 3 de junho é comemorado o Dia do profissional de RH? Entenda aqui a importância desses profissionais para o sucesso da organização.

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 11 minutos

Todos os profissionais de uma empresa são importantes, mas não há como negar a relevância do setor de Recursos Humanos para o sucesso de qualquer organização. 

Esses profissionais são responsáveis pela gestão de pessoas e cumprem um papel fundamental no dia a dia da empresa. Isso vai muito além de planejar processos seletivos e contratar novos colaboradores para ocupar os cargos disponíveis. 

Não é à toa que o dia do profissional de RH é uma data bem importante no mundo corporativo, e que merece ser comemorada! 

Quer saber mais sobre essa data e a importância desses profissionais para a empresa? Então, acompanhe esse conteúdo que preparamos para você. Boa leitura!

Qual é a origem da data?

3 de junho é o dia do profissional do RH. Essa data foi comemorada pela primeira vez no ano de 1976, quando foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, WFPMA (World Federation of People Management Associations). 

Na época, diversos países adotaram essa data para comemorar o dia do profissional do RH, inclusive o Brasil. 

Por aqui, a data ganhou o devido reconhecimento através de Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a Administração Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

De lá pra cá, já são mais de 40 anos em que as empresas passaram a valorizar cada vez mais os profissionais desse segmento, que está sempre se reinventando e garantindo a melhor experiência para os colaboradores. 

O que faz o profissional de Recursos Humanos? 

Se engana quem pensa que o profissional de RH é apenas responsável por fazer novas contratações na empresa. Pelo contrário, as funções dos colaboradores dessa área são múltiplas e extremamente importantes quando o assunto é a gestão de pessoas. 

Além dos processos seletivos, cabe ao setor de recursos humanos atuar na melhoria das condições de trabalho, entendendo as necessidades e particularidades de cada colaborador. 

Os profissionais desse setor também devem ser responsáveis por promover um ambiente positivo e acolhedor, cooperando para que a organização avance de maneira integrada e direcionada. 

Outras questões importantes que devem ser promovidas pelo RH da empresa são:

Leia também: Dissídio salarial: o que é, quem tem direito e como funciona?

Qual a importância do setor de RH para o sucesso da empresa?

Atualmente, fica muito visível a importância do setor de Recursos Humanos para as organizações. 

Em um mercado super competitivo e que exige cada vez mais empenho na hora de conquistar novos talentos, é imprescindível contar com bons profissionais de RH. 

É necessário também contar com profissionais dispostos a fortalecer a cultura e clima organizacional, promover a diversidade e engajar o resto da organização. Essas também são tarefas de quem faz a gestão de pessoas. 

Confira abaixo as características que tornam o RH essencial para as empresas:

Aumenta a produtividade

Colaboradores felizes em seu ambiente de trabalho são mais produtivos. Isso é o que comprova um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. 

Conforme dados da pesquisa, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo e três vezes mais criativo. Além disso, esse mesmo colaborador é capaz de vender em média 37% a mais em comparação com outros. E o setor de Recursos Humanos possui um papel fundamental nesse processo.

Uma das funções mais importantes dessa área de gestão de pessoas é garantir o bem-estar e a felicidade dos colaboradores, transformando os esforços em produtividade e crescimento para a organização. 

Desenvolve talentos

Outra característica que faz o setor de RH ser muito relevante para a empresa é a sua capacidade de desenvolver talentos. Isso começa com a missão de atrair e reter os melhores profissionais do mercado, o que é cada vez mais desafiador. 

Depois disso, o dever do setor de Recursos Humanos é promover treinamentos e cursos em geral, que contribuam para o desenvolvimento dos colaboradores. 

Estruturar um bom plano de cargos e salários também faz parte do desenvolvimento e pode ajudar a reduzior o turnover, ações que também são de responsabilidade do RH. 

Dinamiza processos

Com o apoio da tecnologia, o setor responsável pela gestão de pessoas pode dinamizar processos do dia a dia na organização.

Seja com processos seletivos mais ágeis, através de plataformas próprias para isso, ou mesmo na relação com os colaboradores que já estão na empresa, o RH pode automatizar processos burocráticos com as ferramentas certas. 

Contribui para uma visão sistêmica dos problemas organizacionais

Cada vez mais os profissionais de recursos humanos atuam diretamente com diretores e até mesmo com o CEO da organização. 

Isso acontece pois são esses profissionais que possuem uma visão sistêmica e estratégica dos processos que envolvem as pessoas, que efetivamente fazem a organização acontecer. 

Orienta a organização

Por fim, o setor de Recursos Humanos atua também na parte de orientar o crescimento da organização.

Afinal de contas, esse é o setor que acompanha todos os outros times da empresa, bem como a jornada do colaborador, desde o seu recrutamento até o desligamento. 

Nesse sentido, o RH possui capacidade para orientar lideranças frente a diversas situações como em novos recrutamentos, demissões, desenvolvimento do time, entre outros. 

Quais são as possibilidades de crescimento nessa área?

Se você deseja ser um profissional de Recursos Humanos ou se já atua e quer se desenvolver ainda mais, é importante conhecer todas as possibilidades desse campo.

Atualmente, é possível seguir em uma atuação mais generalista e responsável por várias tarefas da gestão de RH, ou ainda tornar-se especialista em uma das suas 4 principais áreas. São elas: 

1. Recrutamento e seleção

Área responsável por planejar os processos seletivos, entrevistas e onboarding, atraindo e retendo os melhores candidatos

Cabe aos profissionais de recrutamento e seleção planejarem processos pautados pelo aumento da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. 

2. Treinamento e desenvolvimento

Os profissionais especializados em treinamento e desenvolvimento de talentos também fazem parte do time de recursos humanos. Geralmente atuam na educação, na capacitação e no desenvolvimento de cada colaborador. 

3. Departamento pessoal

O DP é responsável pela parte burocrática dos recursos humanos. Atuam com demandas com relação à folha de pagamento, controle da jornada de trabalho, entre outras funções como:

  • processo de admissão, demissão e afastamento;
  • processos trabalhistas;
  • previdência;
  • licenças; 
  • férias;

4. Remuneração e benefícios 

Salários e benefícios fazem parte da experiência do colaborador, assunto que está em alta nos dias de hoje. 

Para conquistar as melhores pessoas para trabalhar em uma empresa, é necessário oferecer benefícios flexíveis, bem como bonificações e gratificações a altura desses profissionais super disputados. 

É nesse sentido que a área de remuneração e benefícios do setor de RH deve atuar, sempre atenta às mudanças do mercado, visando melhorias nas condições de trabalho e no ambiente corporativo. 

Leia mais: O que são benefícios flexíveis na legislação? Veja como funciona!

Como comemorar o dia do profissional de RH?

Os profissionais de Recursos Humanos são mesmo muito valiosos para uma organização. Com toda a sua importância, o dia dedicado a reconhecer esses colaboradores merece ser comemorado. 

Celebrar o dia do profissional de RH é uma forma de evidenciar a importância de quem faz a gestão de pessoas da sua organização. Essa também é uma forma de engajar e reforçar o DNA da empresa, reconhecendo os esforços de quem trabalha diariamente pelo bem-estar de todos. 

Por fim, a data pode ser comemorada com um happy hour, distribuição de presentes e bonificações, evento temático sobre recursos humanos, entre tantas outras ações. 

O importante mesmo é destacar a relevância que o RH tem e como que cada um que constrói esse setor é essencial para o sucesso da empresa!

Conheça um pouco do time de Gente & Gestão da Caju! 

Na Caju, os profissionais de RH formam o time de gente & gestão, responsável por cuidar de todos os cajuenses! 

A Giovanna Roim é Tech Recruiter da Caju. Formada em Psicologia, ela acabou migrando para a área de Recursos Humanos e hoje sente-se realizada no que faz. “O que mais me motiva é ter a oportunidade de trabalhar com pessoas, sendo cada uma na sua individualidade, e potencializando o que há de melhor em todas elas, afirma. 

Quem também atua com atração de talentos é a Lais, que é nossa Senior Talent Acquisition. Apesar das dificuldades do mercado quando o assunto é atração de talentos, essa função também pode ser muito prazerosa. 

“Minha maior realização é quando eu vejo alguém que eu contratei ter ascensão profissional. Poder contribuir com a trajetória profissional de alguém”, conta a Lais. 

Quais são os principais desafios de trabalhar com Recursos Humanos?

Quando o assunto é a gestão de pessoas, o que não faltam são desafios. Essa área atua diretamente com as pessoas e suas vulnerabilidades, tanto durante os processos seletivos, quanto no dia a dia com os colaboradores que fazem parte da empresa. 

Para a Luisa, Analista de Gente & Gestão aqui da Caju, em seu dia a dia “é preciso sempre ter cuidado e empatia ao tomar decisões, além de estar aberta para conhecer diferentes formas de ver o mundo”, conta. 

Não há como prever o tipo de situação que o profissional de recursos humanos vai enfrentar, e eles podem ir muito além de dificuldades operacionais. 

A Fabi, nossa estagiária de Gente & Gestão, sabe bem como é isso. “Em uma experiência passada, liguei para uma candidata para passar algumas informações sobre o processo seletivo e presenciei uma situação bem triste durante a ligação, porque o parceiro dela não queria que ela trabalhasse”, afirma. 

Mais recentemente, novos desafios foram impostos pela pandemia de covid-19 e a necessidade de se adaptar ao home office

Embora esse novo modelo de trabalho tenha sido positivo a médio prazo, ele não deixou de ser assustador. “No começo da pandemia, o mercado estava bem confuso, as pessoas ainda se adaptando ao processo seletivo remoto ou inseguras para se recolocar”, argumenta Laís. 

E apesar dos inúmeros desafios desse setor, a Fabi resumiu o sentimento geral do nosso time: “Sou muito feliz em ser cajuense e por fazer parte desse time de Gente & Gestão”. 

Como é fazer parte do time de Gente & Gestão da Caju?

Para a nossa sorte, contamos com um time incrível de Gente & Gestão, que merece todo o reconhecimento não só no dia do profissional de RH, como sempre. 

Questionada sobre como é fazer parte da Caju, a equipe responde:

A Caju me abriu muitas possibilidades e me deu total autonomia nos meus processos e projetos. Uma empresa que valoriza e promove a diversidade, e que provoca o desenvolvimento e liberdade das pessoas.” – Giovanna 

“Estar na Caju, no time de Gente & Gestão, é inspirador! Basta olhar para o lado para ver pessoas que estão querendo fazer acontecer e que querem trabalhar juntos para isso! É sentir que podemos mirar alto e confiar que vamos conseguir, porque além do nosso time, todos na Caju querem cuidar dos nossos cajuenses (ou colaboradores).” – Luísa

“[Trabalhar na caju] está sendo uma experiência enriquecedora, time de milhões! A galera tem uma energia muito gostosa. Brinco que vivemos dias de luta e  dias de glórias: trocamos ideias, promovemos discussões, falamos de erros numa boa e comemoramos todas as vitórias em conjunto.” – Laís. 

“A experiência é a melhor possível!! Sou muito realizada em fazer parte desse time que tanto me acolhe e me ensina. Uma das melhores sensações de fazer parte da Caju é olhar para o lado e ver que estou trabalhando com tanta gente incrível e com brilhos nos olhos para fazer acontecer.” – Fabi. 

Por fim, também fazem parte do time a Val, nossa Business Partner das áreas de Tech, Produto, CS e CX e o Lucas, que é o Head de Gente & Gestão da Caju.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do universo de gestão de pessoas? Então, continue acompanhando o blog da caju e aproveite para conferir tudo sobre short friday!

Conheça mais sobre a Caju Benefícios e todo universo de multibenefícios, despesas corporativas e benefícios flexíveis, acesse nosso site e saiba mais!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.