Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Entenda a diferença entre bonificação e gratificação

Saiba tudo sobre a diferença entre bonificação e gratificação para os colaboradores.

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 10 minutos

Duas mulheres conversando enquanto avaliam um documento.

Bonificação e gratificação são formas de incentivo e reconhecimento dos esforços do time. Quando utilizados estrategicamente, esses dois tipos depremiação para funcionários podem fazer toda a diferença na retenção de talentos e felicidade dos colaboradores. 

Para quem trabalha com recursos humanos e gestão de pessoas, não é novidade ouvir alguns termos como bonificação e gratificação salarial. 

Entretanto, mais do que conhecê-los, é importante saber a fundo sobre esses benefícios, sua importância na estratégia de gestão de pessoas e o que a legislação diz sobre eles.

Por isso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a ficar por dentro de como funciona a bonificação e gratificação para os colaboradores. Boa leitura! 

CLT sobre bonificação e gratificação

Conforme o artigo 457 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), além do salário fixo acordado com o trabalhador, é possível que a empresa pague uma remuneração a mais, em forma de gratificação e bonificação. Isso compreende tanto o valor pago em dinheiro, como uma espécie de gorjeta, quanto em forma de folgas, viagens, produtos, vouchers e afins. 

Em resumo, não há diferença entre os termos gratificação e bonificação. Ambos são nomes dados a esse acréscimo ao salário e remuneração, que pode ser pontual ou recorrente, e varia conforme a vontade do empregador. 

Entretanto, é importante dizer que existem diferentes tipos de gratificação salarial, como as gratificações legais, previstas em folha de pagamento, e as gratificações ajustadas. Fora isso, também podem ser oferecidas bonificações como prêmio, em diversos formatos e produtos. 

O que é bonificação? 

Se engana quem pensa que os bônus de recompensa pelo esforço e bom desempenho dos trabalhadores pode ser pago apenas em formato de aumento salarial. Atualmente, existem diversas possibilidades para que as empresas beneficiem seus colaboradores. 

É aí que entra a bonificação, que nada mais é do que um prêmio ou bônus que a empresa pode oferecer para os funcionários, seja para comemorar o sucesso de um grande projeto ou apenas para agradecer os esforços do dia a dia. 

Essa é uma ótima forma de aumentar a satisfação dos funcionários, uma vez que apenas um bom salário não é mais suficiente para manter os melhores talentos na empresa. Para aumentar a produtividade e conquistar um bom índice de retenção de talentos, é necessário investir em benefícios corporativos e formas de reconhecer os esforços dos colaboradores. 

Quais são os tipos de bonificação?

Por se tratar de premiação, a bonificação pode ser oferecida em diversos formatos para os trabalhadores. Como já falamos nesse artigo, normalmente a bonificação é algo pontual, para comemorar algo especial. 

Algumas ideias de bonificação para os funcionários são:

Existem muitos benefícios em oferecer bonificação por resultados do trabalho prestado pelo colaborador. Mas, é preciso também fazer um planejamento dessas ações, para que elas não prejudiquem o caixa da empresa. Sobre isso, falaremos mais adiante!

→ Leia também: PLR: o que é, como funciona e o que diz a legislação?

O que é gratificação salarial?

A gratificação salarial é um dos incentivos corporativos que existem na relação entre empregador e empregado. Ou seja, é uma forma de oferecer uma recompensa ao trabalhador pelos seus esforços e dedicação no trabalho. 

Na CLT, a gratificação salarial já era descrita no artigo 457. Entretanto, com a reforma trabalhista de 2017, ela passou por algumas modificações. Atualmente, a lei estabelece que:

“Art. 457 – Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.”

“Art. 457 § 1° – Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e de função e as comissões pagas pelo empregador.”

Isso significa que o embolso da gratificação deve estar descrito na folha de pagamento, pois estão sujeitos encargos de FGTS e INSS. Além disso, a empresa pode determinar o valor e a forma de pagamento, podendo ser alternado conforme for necessário. 

Quer entender melhor? Então, conheça alguns tipos de gratificação: 

Gratificação de função

Quando o empregado exerce um tempo no mesmo cargo, a empresa pode pagar uma gorjeta, para comemorar o aniversário do colaborador na empresa e na função — o empregador pode definir o tempo ideal. 

Mas, então, quem tem direito a incorporação de gratificação de função? isso também fica a critério da empresa decidir. Mas, geralmente, todos os colaboradores têm o direito de serem reconhecidos em suas funções e gratificados pelo trabalho prestado em um período de tempo. 

Gratificação de lucros

Nesse caso, quando o colaborador desempenha uma contribuição bastante significativa, que ajuda a empresa a ter mais lucros, o empregador pode pagar um bônus como reconhecimento dos esforços.

Gratificação por funcionalidade

Essa gratificação ou bonificação está relacionada com as habilidades e capacidades do empregado, que pode receber um valor como incentivo para buscar mais conhecimento e crescer na empresa.

Leia também: O que é política de benefícios, suas vantagens e como implementar na sua empresa

Quais as outras regras de acordo com a CLT?

Como já falamos, de acordo com o artigo 457 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), além do salário fixo,  bonificação e gratificação podem ser pagas para os colaboradores. Contudo, quando em forma de dinheiro, isso deve constar na folha de pagamento. 

Os valores da gratificação podem ser fixos ou variáveis, porém, eles não podem reduzir o salário acordado com o colaborador na contratação. 

Quanto à periodicidade, o empregador define se será mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual.

Nesse sentido, vale lembrar que gratificação não precisa ser permanente, o que não implica em problemas se ela não for paga entre um salário ou outro. 

Porém, se existir um acordo de permanência entre o empregador com os empregados ou com o sindicato, deve ser cumprido conforme a determinação.

Além de ser assegurado pela legislação, a gratificação e bonificação oferecem mais autonomia para o empregador escolher o benefício que melhor atende às suas necessidades, considerando também o desejo dos trabalhadores que serão beneficiados. 

Como implementar um sistema de gratificação e bonificação na empresa?

Implementar a bonificação e gratificação na sua empresa pode trazer muitos benefícios, mas isso só irá dar bons frutos se for feito com planejamento e estratégia. 

Por isso, é importante seguir alguns passos para que esse tipo de benefício seja bem estruturado e dê resultados para o negócio. 

Confira um passo a passo de como implementar a bonificação e gratificação: 

1. Defina objetivos e metas 

Antes de mais nada, é preciso estabelecer quais são os objetivos da empresa em implementar a bonificação e gratificação. Entender em quais circunstâncias os colaboradores podem ser recompensados, qual a periodicidade que isso acontecerá e outros critérios são fundamentais. 

E tudo isso deve estar descrito em um plano de objetivos e metas para a bonificação e gratificação. 

2. Conheça os colaboradores

Para saber como e com o que bonificar os trabalhadores, é necessário primeiramente conhecer os perfis de cada um deles. Afinal de contas, o intuito dessas ações deve ser encantar esses colaboradores que serão premiados. 

Portanto, o ideal é investir em avaliações de perfis, pesquisas de satisfação, entrevistas e conversas para entender os gostos e preferências do time. 

3. Crie um planejamento para bonificação e gratificação 

Depois de saber quais são os objetivos da organização e quem são os colaboradores, é hora de planejar a política de bonificação e gratificação. 

Ela servirá como embasamento para fazer todas as premiações, onde estarão as metas para a empresa, a periodicidade das bonificações, os motivos de fazer essas premiações e também um planejamento financeiro dessas ações, que é essencial para não prejudicar o capital de giro da empresa. 

4. Seja transparente

Para evitar que essas bonificações tenham efeitos negativos, gerando conflitos entre os times, desconfianças e rivalidades, é preciso ser transparente em todos os processos. 

Nesse sentido, divulgar os objetivos e critérios de bonificação e gratificação para todos os funcionários é indispensável. Isso deve ser feito de forma clara e pensando em atrair a atenção e motivação dos funcionários também! 

5. Documente todos os passos 

Manter o planejamento e todos os pagamentos de bonificação e gratificação documentados é muito importante. Mesmo que a premiação seja feita por produtos, viagens e experiências, tudo gera custos para o caixa da empresa e deve estar documentado. 

Além disso, lembre-se que gratificação salarial em dinheiro, sobretudo quando recorrente, deve constar na folha de pagamento. Logo, é mais um motivo para ter tudo documentado. 

6. Escolha parceiros para ajudar no processo

Os parceiros estratégicos do RH fazem toda a diferença na hora de definir uma política de bonificação ou gratificação. Com o Caju Premiações, por exemplo, as equipes ganham acesso a uma série de benefícios corporativos, com diferentes regras de uso, centradas em um único sistema.

Vamos falar melhor sobre a seguir.

Conheça o Caju premiações!

Você sabia que a Caju pode ser uma grande aliada da sua empresa, não apenas em benefícios flexíveis, mas também na hora de premiar os funcionários? 

Com o Caju premiações, é possível disponibilizar um saldo no cajuzinho para ser usado na hora de presentear os funcionários em datas comemorativas, aniversários, confraternizações e happy hour, presentes de final de ano e outras datas. 

De forma simples e com custo zero, o saldo do caju premiações pode ser administrado no aplicativo, em uma carteira separada, onde o valor não se mistura com o dos benefícios usuais. 

Além disso, o saldo de premiação não expira e é cumulativo. Ou seja, o colaborador pode decidir quando e onde usar a sua premiação, já que o cartão multibenefícios da Caju possui bandeira VISA e é aceito em todos os lugares, trazendo ainda mais facilidade e flexibilidade para o dia a dia! Quer conhecer mais sobre o cartão multibenefícios da Caju? Veja o vídeo abaixo:

Quer conhecer melhor todas as vantagens do Caju premiações? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Dúvidas frequentes

Qual a diferença entre gratificação e bonificação?

A diferença entre gratificação e bonificação está no tipo. Uma bonificação pode ser fornecida em diferentes formatos, como viagens, folgas, presentes e dinheiro. A gratificação, no entanto, é financeira.

O que diz a CLT sobre bonificação?

A bonificação e a gratificação são valores que acrescem ao salário, mas não contam como um valor recorrente, e nem podem sofrer os descontos de tributação normais do salário.

Quando a gratificação vira salário?

No momento em que o valor se torna recorrente e passa a ser tributado como parte do salário normal.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.