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Entenda aqui o que é, qual a importância e o que ajuda na retenção de talentos. Bônus: 4 dicas para melhorar a retenção na sua empresa.
Falar de retenção de talentos em 2022 pode ser resumido em uma frase: todas as organizações estão enfrentando o problema de manter seu quadro de funcionários. É comum encontrar relatos de empresas que não conseguem manter os funcionários de alto potencial e, portanto, enfrentam consequências negativas.
A alta rotatividade nos cargos é sempre uma preocupação para as empresas. Isso aumenta e muito os gastos, afinal, tanto a demissão quanto a contratação de um novo funcionário custam caro. Um outro problema é que esse ciclo de mudanças interrompe o trabalho que vem sendo feito, o que pode atrasar projetos ou até o atendimento a clientes.
Como você pode esperar construir uma empresa de sucesso se seus funcionários estão indo e vindo em um ritmo acelerado? Nesse cenário, é preciso virar o jogo e trabalhar para que seus talentos passem muito mais tempo atuando na sua empresa.
Para evitar que isso aconteça, é importante que o colaborador sinta que a sua permanência na instituição é valorizada e que ele tem um caminho importante pela frente, que passa pela retenção de talentos. A partir de agora apresentamos tudo que precisa saber sobre o tema!
A retenção de talentos nas empresas refere-se às técnicas usadas pela administração para ajudar os funcionários a permanecerem na organização por mais tempo. As estratégias de retenção ajudam bastante a motivar os colaboradores para que eles permaneçam na organização por mais tempo e continuem contribuindo de forma eficaz.
Esse item é uma grande preocupação para as empresas no cenário atual. Mas o que pode chamar a atenção dos funcionários para que eles busquem uma mudança de emprego? Salário lucrativo, horários confortáveis, melhor ambiente de trabalho e perspectivas de crescimento são alguns dos fatores que levam alguém a procurar uma mudança.
Nesse caso, é de responsabilidade da gestão e da equipe de recursos humanos:
Por tudo isso, é essencial trabalhar a retenção, especialmente daqueles colaboradores que apresentam desempenho acima da média. O mercado reconhece esses talentos e não faltam ofertas para esses profissionais. Ou seja, quanto melhor o colaborador, maior a chance de perdê-lo se não houver um esforço focado na retenção.
Hoje é obrigatório que as empresas entendam a importância de manter seus funcionários por muito tempo. Ao fazer isso, não é preciso gastar tempo e dinheiro para substituir os funcionários – que nem sempre dá certo.
É comum se fazer essa pergunta, tentando encontrar algum indicador de retenção de talentos. A verdade é que dá sim, existem algumas formas de mensurar. Uma delas é através da taxa de turnover ou de rotatividade, que na verdade calcula a porcentagem de funcionários que deixam sua organização. Mas a melhor opção é a taxa de retenção.
Essa taxa de retenção de funcionários é definida como a porcentagem da sua força de trabalho que permanece em sua organização durante um determinado período de tempo.
A fórmula para calcular essa taxa é simples e direta: basta dividir o número de funcionários que permaneceram ao longo de um determinado período de tempo pela quantidade inicial de funcionários neste período. No fim multiplique por 100 para encontrar o percentual:
Número restante durante o período definido
—————————————————————— X 100
Número inicial durante o período definido
Melhor um exemplo prático para entender, não é mesmo? Então vamos citar o caso de uma empresa que quer medir o seu indicador de retenção de talentos no 1º semestre do ano. Para isso, ela usa o número de pessoas que trabalhavam no dia 1º de janeiro daquele ano, que neste exemplo eram 200 pessoas, e também o número dentro desse universo de pessoas que ainda continuam no dia 30 de junho, que são 180.
Agora já conseguimos calcular seguindo a fórmula:
Nesse caso, dentro do período a retenção foi de 90%.
É simples: reter os talentos é essencial para manter seus resultados e fluxo de entrega dentro do planejamento que foi traçado para o ano. Seria doloroso perder esse ritmo de trabalho e passar por todo o processo de reposição. Afinal, para vários cargos, esse não é um processo simples e rápido, muito pelo contrário.
Quando seus melhores funcionários decidem procurar emprego em outro lugar, além de simplesmente substituí-los, você não pode esquecer também que está perdendo o talento desses indivíduos e seu conhecimento interno.
Claro que há casos de pessoas que têm o hábito de mudar de emprego com frequência e nunca se apegam a nenhuma organização em particular. Cabe a sua organização mudar esse pensamento e mostrar elementos que atraiam esse perfil para que continue por mais tempo.
Há outros elementos que comprovam a importância de focar na retenção:
Não esqueça que a retenção é ótima para o seu balanço financeiro. O fortalecimento do seu negócio começa com a manutenção de seus funcionários.
O sucesso de qualquer organização depende do trabalho dos funcionários para atingir as metas da organização, concorda? Então imagine perder a força de trabalho mais qualificada nesse momento. É claro que isso resulta em efeitos negativos que precisam ser evitados.
É comum ver que os colaboradores que passam boa parte do tempo na organização tendem a conhecer mais sobre ela e assim contribuir de forma mais efetiva. Eles também desenvolvem um senso de lealdade em relação ao local de trabalho e se esforçam muito para corresponder às expectativas.
Perder isso se torna algo extremamente prejudicial para qualquer negócio, e além disso existem outros efeitos negativos que a rotatividade pode gerar:
Manter os profissionais dentro do quadro de funcionários é um desafio para qualquer empresa. Por isso, quanto mais o colaborador se sentir engajado e motivado, menores as chances dele se desligar da equipe.
Aqui existem alguns elementos que apoiam esse processo de retenção. Vamos conhecer os 3 principais a partir de agora.
A liderança é fundamental para as empresas, mas o papel de um líder vai muito além de chefiar as estratégias e os rumos do negócio: também tem influência direta no dia a dia e no trabalho das equipes.
Durante um estudo produzido por pesquisadores do Insper, FGV e Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, os testes mostraram que há uma relação positiva entre o nível de comprometimento da liderança com os valores da empresa e a taxa de permanência de servidores nas unidades de ensino. Essa associação demonstrou ser mais forte em ambientes de maior estresse, onde há incidência alta de violência e pobreza.
Em qualquer empresa e setor, a rotatividade de profissionais também depende de uma série de fatores internos ou externos. Contudo, a importância da liderança nas organizações e a presença de um bom líder torna o cotidiano da equipe mais leve e harmonioso.
Lembre-se: o líder é uma figura de alta representatividade, por isso precisa estar alinhado com os valores, a missão e os objetivos da empresa para que os seus funcionários também estejam.
Já passou o tempo em que só o salário importava na hora de avaliar uma nova proposta de emprego. Hoje em dia, há vários outros elementos que podem impactar em uma decisão de mudança ou permanência no cargo. Todos eles estão conectados com os tipos de benefícios entregues.
Desde o valor fornecido pelo vale-alimentação e refeição até a oferta de plano de saúde para outros membros da família, tudo pode pesar na decisão e consequentemente no sucesso do trabalho de retenção de talentos.
Uma organização que entrega além do que está previsto em lei, acordos e convenções coletivas consegue reter mais talentos do que outras.Por exemplo: distribuir valores mensais para investimento em saúde, educação e cultura, além do que já é tradicional como o vale-alimentação, e ainda entregar isso de forma facilmente gerenciada, faz toda a diferença para o bem-estar dos seus profissionais.
Permitir que cada um seja livre para dividir esses valores por cada categoria que deseja já se torna um benefício ainda maior. Por isso, foque em benefícios flexíveis e na liberdade do colaborador em usufruí-los para conquistar um impacto positivo na retenção dos profissionais.
→ Veja como a RD Station investiu em benefícios flexíveis para reter talentos
Uma organização que investe tempo e dinheiro na preparação de um indivíduo e o deixa pronto para trabalhar e entender a cultura corporativa certamente sai na frente quando falamos de retenção de talentos. A administração realmente tem que trabalhar muito para treiná-lo pensando no seu desenvolvimento.
É um completo desperdício de tempo e dinheiro quando um indivíduo deixa uma organização de repente: o RH tem que recomeçar o processo de recrutamento para a mesma vaga. Encontrar um funcionário certo para uma organização é um trabalho difícil e todos os esforços simplesmente são desperdiçados quando o funcionário sai.
Nesse caso, as organizações sempre são beneficiadas quando os funcionários são compatíveis entre si e estão treinados para desempenhar o melhor papel possível.
Depois de estabelecer um processo de treinamento adequado, é fundamental passar confiança e confiar nesse grupo de profissionais.
Agora que já sabe tudo sobre retenção e o que pode impactar positivamente na manutenção dos seus colaboradores, chegou o momento de conhecer as 4 dicas para melhorar a retenção de talentos da sua empresa. Confira!
Vamos começar com a dica focada em quem está chegando na empresa. Já foram relatados casos de funcionários que chegaram para trabalhar no seu primeiro dia na empresa, o gestor havia saído de férias e não deixou ninguém avisado sobre o novo colaborador ou o que fazer com ele. Imagine como essa pessoa se sentiu!
É por isso que fazer um processo estruturado de onboarding tem dois efeitos positivos:
Você quer subir na carreira, ter um cargo mais estratégico e ganhar mais? Bom, os demais colaboradores também, ou pelo menos a maioria quer. Esse é um dos principais motivos pelos quais alguém aceita trocar de emprego, não é? Um cargo mais alto, melhores perspectivas, salário melhor.
Para evitar que isso aconteça, é preciso investir na carreira dos funcionários. Eles precisam saber quais são os caminhos possíveis dentro da empresa para que possam crescer. Além disso, a empresa precisa investir em capacitação e treinamento, fazendo com que os colaboradores estejam aptos para dar o próximo passo.
Está claro que um bom pacote de benefícios é um item importante na retenção de talentos, mas a questão é: quais benefícios oferecer? Para ter essa resposta, a melhor forma é perguntar para os próprios colaboradores. Pessoas com idades e situações de vida valorizam coisas diferentes.
Você pode descobrir, por exemplo, que a possibilidade de tirar um dia de folga para resolver questões pessoais vale mais do que um plano de saúde muito caro. As demandas da atualidade podem ser ainda algo como possibilidade de fazer home office ou ainda um dress code mais casual. Além disso, benefícios não tão comuns, como vale-cultura, auxilio educação e mobilidade podem ser do interesse dos seus colaboradores.
Ouvir os colaboradores na hora de definir os benefícios vai fazer com que você consiga oferecer itens que realmente os deixam satisfeitos e motivados e, ao mesmo tempo, evitar que a empresa tenha gastos com benefícios nos quais eles não veem valor.
Mais uma vez, quando falamos em retenção de talentos, é preciso sempre lembrar daqueles colaboradores que se destacam. Esses precisam de um reconhecimento diferenciado, seja financeiro, seja em termos de carreira. Na maioria das vezes as duas coisas.
Quando esse profissional está insatisfeito, ele vai embora rapidamente e leva consigo todo o seu conhecimento e histórico. Além disso, se ele fez a diferença na sua empresa, agora vai fazer na concorrência – ele precisa ter um acompanhamento mais próximo para que você não seja pego de surpresa com a sua saída sem nem saber que estava insatisfeito.
Por fim, vale lembrar que é preciso manter um ambiente de trabalho agradável na empresa. Pode parecer óbvio, mas não é. As companhias que têm um ambiente hostil ganham uma reputação negativa no mercado, o que prejudica tanto a atração quanto a retenção de talentos.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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