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Cultura organizacional

Diversidade racial nas empresas: a importância e o papel do RH

A diversidade racial pode contribuir para uma cultura organizacional mais rica e inovadora, uma vez que diferentes perspectivas e experiências são consideradas. Veja como fortalecê-la na sua empresa.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

Diversidade racial nas empresas refere-se à presença de indivíduos de diferentes origens étnicas e raciais dentro do ambiente de trabalho. Identificar as minorias e possibilitar oportunidades a elas também faz parte deste contexto.

Enquanto o princípio da igualdade enxerga todos como iguais, a equidade entende que existem diferenças, sim, e justamente por isso precisamos trabalhar para ajustar esse desequilíbrio.

É por isso que o tema da diversidade racial é tão fundamental às empresas. Por terem papel de protagonista na economia do Brasil, quando uma organização trabalha ativamente para promover a diversidade, ela faz a diferença na vida de muita gente.

A sua empresa trabalha pela equidade racial? A seguir, nós mostramos formas de fazer ou de fortalecer a diversidade na sua empresa.

O que é diversidade racial?

Diversidade racial nas empresas é garantir a presença de indivíduos de diferentes origens étnicas e raciais dentro do ambiente de trabalho. Trata-se de reconhecer, valorizar e promover a inclusão de pessoas de diversas raças e etnias em todos os níveis hierárquicos de uma organização.

A promoção da diversidade racial nas empresas visa criar ambientes mais justos, equitativos e representativos, onde todos os funcionários tenham oportunidades iguais, independentemente de sua origem étnica ou racial. 

Envolve, inclusive, a implementação de políticas e práticas que combatam o preconceito, a discriminação e as disparidades no tratamento e nas oportunidades de carreira.

Além disso, a diversidade racial pode contribuir para uma cultura organizacional mais rica e inovadora, uma vez que diferentes perspectivas e experiências são consideradas. 

Empresas que valorizam a diversidade racial geralmente buscam criar ambientes inclusivos, onde cada funcionário se sinta respeitado, valorizado e capaz de contribuir plenamente para o sucesso da organização. Ou seja, não basta contratar, é possível desenvolver essas pessoas na empresa.

Muitas organizações adotam programas de diversidade e inclusão para promover ativamente a representação de grupos sub-representados, incluindo aqueles de diferentes origens étnicas e raciais. 

Essas iniciativas podem incluir recrutamento e seleção equitativos, treinamento de sensibilização, mentorias e outras práticas destinadas a criar um ambiente de trabalho mais diversificado e inclusivo.

A diversidade racial no contexto Brasil: dados para compreender

De acordo com dados do IBGE de 2022, a população declarada de raça/cor preta, parda, indígena e amarela representam a maioria no país, com 56,5%. Na sequência, vêm as pessoas declaradas brancas, com 43,5%. 

Entretanto, o que vemos nas empresas e no mercado de trabalho de forma geral é uma maioria de pessoas brancas, conforme o Relatório de Empregabilidade da Gupy.

Nos negócios com até 200 funcionários, há prevalência de pessoas brancas (44,12%) seguidas de pardas (36,58%).

Já quando se fala para empresas com até 5.000 colaboradores, os dados se invertem, já que nas empresas com mais de 5 mil funcionários, 32,69% de pessoas são brancas e 46,99%, pardas.

É também no porte de empresas acima de 5.000 funcionários que há mais pessoas autodeclaradas pretas: 17,42%. A questão, e maior dor quando analisamos diversidade racial nas empresas, é a quantidade de líderes negros.

O estudo Governança Corporativa e Diversidade Racial no Brasil: um Retrato das Companhias Abertas, relatado pelo jornal da USP, mostra que lideranças corporativas de companhias abertas se mantêm desiguais para profissionais pretos e pardos. 

O material citado identificou que nenhum dos cargos dos conselhos de administração eram ocupados por pessoas pretas e apenas 1,05% deles eram ocupados por pessoas pardas.

Como as empresas lidam com a diversidade racial?

Apesar de urgente e necessário, dado o contexto de desigualdade no Brasil, nem toda empresa tem projetos de equidade racial. 

Muitas ainda erram, entendendo que basta contratar pessoas de raças variadas — quando o importante, além de contratar, é permitir que elas se desenvolvam plenamente e recebam oportunidades para isso.

Uma forma de lidar melhor com a diversidade racial, por exemplo, é promovendo diálogo com entidades negras, para entender quais necessidades e estabelecer um plano de equidade que seja feito a longo prazo.

O letramento racial é um ponto fundamental aqui. Ele diz respeito a um processo de reeducação racial que utiliza diversas práticas com o intuito de desconstruir formas de pensar e agir normalizadas por nossa sociedade em relação a pessoas negras e pessoas brancas.

Entre os pontos mais importantes, o letramento racial fala sobre:

  • o reconhecimento da branquitude, que traz privilégios a pessoas brancas
  • o racismo não ficou no passado, ele está bastante presente e precisamos ter uma atuação consciente e consistente para combatê-lo
  • as atitudes racistas são aprendidas, já que ninguém nasce racista
  • existir um vocabulário racista que precisamos desconstruir.

A promoção do letramento racial é fundamental para construir uma sociedade mais justa, combatendo o racismo e contribuindo para a valorização da diversidade cultural e étnica do Brasil. 

Claro que as empresas podem ter participação ativa nisso, sendo elas importantes atores econômicos do país.

Qual é a importância da diversidade racial no mercado de trabalho?

A diversidade racial nas empresas é importante não apenas para as pessoas que ficam à margem de boas oportunidades, como também permite que as empresas prosperem. Veja por quê.

Justiça social e equidade

A promoção da diversidade racial contribui para a justiça social, garantindo oportunidades iguais para todos, independentemente da origem étnica.

Também ajuda a combater a discriminação e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo, oferecendo oportunidades de desenvolvimento a todas as raças.

Aumento da produtividade

Um estudo feito pelo Instituto Identidades do Brasil, comentado pela Exame, aponta que para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial nas empresas existe um salto de quase 4% na produtividade.

Ambientes de trabalho que valorizam a diversidade tendem a ser mais produtivos, afinal, a variedade de perspectivas e experiências pode levar a soluções mais inovadoras e abordagens mais eficazes para os desafios empresariais.

Inovação e criatividade

A diversidade racial traz diferentes pontos de vista, experiências e habilidades para a mesa, estimulando a criatividade e a inovação.

Empresas diversas têm maior probabilidade de desenvolver produtos e serviços que atendam a uma gama mais ampla de consumidores.

Ainda, empresas diversas estão aptas a comunicar seus produtos de forma que atinja mais pessoas, sem discriminação. 

Para que isso aconteça, a diversidade racial precisa estar em todas as esferas da organização, incluindo alta gestão, ok?

Reforço da marca empregadora

Empresas que valorizam a diversidade são vistas como socialmente responsáveis, o que pode atrair talentos diversos e elevar a marca empregadora a um patamar de respeito.

Uma imagem de marca positiva relacionada à diversidade também pode influenciar a preferência do consumidor e melhorar a reputação da empresa.

Acesso a mercados diversos

Quando uma organização conta com equipes diversas, elas conseguem compreender melhor e atender eficazmente a uma variedade de mercados e clientes, resultando em uma vantagem competitiva.

Melhor retenção de talentos

Ambientes de trabalho inclusivos promovem um senso de pertencimento, reduzindo a rotatividade de funcionários. É assim que os funcionários se sentem mais valorizados e engajados.

Construção de relações positivas

A diversidade no local de trabalho promove relações positivas entre colegas, que podem ser benéficas para a cultura organizacional.

A colaboração entre pessoas de diferentes origens também é propícia ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e à construção de uma equipe coesa.

Como promover a inclusão e diversidade racial nas empresas?

Promover a inclusão e diversidade racial nas empresas é uma iniciativa fundamental para criar ambientes de trabalho mais justos. Confira algumas formas de tornar isso possível: 

Políticas de diversidade e inclusão

Muitas empresas desenvolvem e implementam políticas formais de diversidade e inclusão que incluem metas específicas para a contratação, promoção e retenção de funcionários de diversas origens raciais.

Não adianta, por exemplo, contratar pessoas negras se a empresa nunca as promove nem dá chance de desenvolvimento. As ações de equidade racial precisam considerar o pós-contratação.

Treinamento de sensibilização

Treinamentos e programas de sensibilização podem ser oferecidos para conscientizar os funcionários sobre a importância da diversidade racial, prevenir o preconceito inconsciente e promover um ambiente de trabalho inclusivo.

Esse tipo de treinamento fica mais efetivo quando ministrado por pessoas diversas. Isso nos permite abrir mais a mente, aprender e desenvolver empatia.

Recrutamento diversificado

As empresas podem adotar práticas de recrutamento que visam ativamente atrair candidatos de diversas origens raciais. 

Isso pode incluir parcerias com organizações que apoiam grupos minoritários, vagas afirmativas, revisão de práticas de seleção para garantir imparcialidade e transparência, entre outros.

Mentoria e desenvolvimento profissional

Programas de mentoria são implementados para apoiar o desenvolvimento profissional de funcionários de diferentes origens raciais. 

É uma forma bem interessante de facilitar a construção de uma cultura de inclusão e fornecer oportunidades para o crescimento na carreira.

Comitês de diversidade

Algumas empresas estabelecem comitês de diversidade compostos por funcionários de diversas origens, que trabalham para desenvolver e promover iniciativas que melhorem a inclusão no ambiente de trabalho.

Análise de dados

A coleta e análise de dados demográficos dos funcionários podem ajudar as empresas a compreender melhor a composição de sua força de trabalho e identificar áreas que precisam de atenção em termos de diversidade e inclusão.

Comunicação aberta

Organizações que valorizam a diversidade muitas vezes promovem uma cultura de comunicação aberta, encorajando os funcionários a compartilharem suas experiências e perspectivas para criar um ambiente mais inclusivo.

Revisão das políticas internas

Algumas empresas revisam suas políticas internas para garantir que sejam equitativas e não discriminatórias. Isso inclui políticas relacionadas a promoções, remuneração, avaliações de desempenho e outros aspectos do emprego.

Ou seja, mais uma vez reforçamos que não basta contratar pessoas diversas, precisamos criar um ambiente empresarial no qual essas pessoas possam prosperar sem o ônus da desigualdade racial

Comprometimento da liderança

A liderança da empresa deve demonstrar um compromisso genuíno com a diversidade racial. Entre as ações sugeridas, comunicar a importância da diversidade, estabelecer metas e garantir que essas metas sejam alcançadas são ótimos começos.

O comprometimento acontece no longo prazo e os resultados devem ser acompanhados sempre.

Flexibilidade no trabalho

Oferecer políticas de flexibilidade no trabalho, como horários flexíveis ou trabalho remoto, para acomodar diferentes necessidades culturais e familiares.

Criação de redes de apoio

Estabelecer grupos de afinidade ou redes de apoio que permitam que os funcionários de origens raciais diversas compartilhem experiências, discutam desafios e promovam uma sensação de pertencimento.

Participação em Iniciativas externas

Envolvimento em iniciativas e eventos externos que promovam a diversidade racial, como patrocínio de conferências ou colaboração com outras organizações é uma forma de fazer a diferença para além dos “muros” da empresa,

Qual o papel do RH na diversidade racial das empresas?

O RH pode, e deve, ter um papel ativo nas questões de diversidade. Ainda mais quando falamos de:

Recrutamento e contratação

Implementar políticas de contratação com vagas afirmativas é uma maneira eficaz de garantir representatividade racial na organização. 

Também vale estabelecer metas claras e monitorar o progresso, assegurando que a diversidade seja uma prioridade.

Desenvolvimento e treinamento

O RH deve garantir que as oportunidades de treinamento e desenvolvimento sejam acessíveis a todos os funcionários, independentemente da sua origem racial.

Isso inclui programas de mentoria, coaching e capacitação para promover a equidade de crescimento profissional.

Cultura organizacional

O RH desempenha um papel fundamental na promoção de uma cultura organizacional inclusiva, que valoriza a diversidade. Isso envolve a sensibilização para questões raciais, a promoção do respeito e a criação de espaços seguros para discussões.

Feedback e avaliação de desempenho

É preciso garantir que os processos de feedback e avaliação de desempenho sejam justos e imparciais, sem preconceitos raciais. Isso pode envolver a capacitação dos gestores para reconhecer e superar possíveis vieses inconscientes.

Comunicação e engajamento

Comunicar de forma transparente as iniciativas de diversidade e inclusão, demonstrando o compromisso da empresa com a equidade racial. Vale envolver os funcionários nesse processo e incentivar a participação ativa de todos para um ambiente mais colaborativo.

Embora muitas empresas estejam progredindo na questão da diversidade racial, é importante notar que ainda há desafios a serem enfrentados. 

Por esse motivo, a abordagem eficaz à diversidade racial requer um compromisso contínuo e ações sistemáticas para superar preconceitos e promover uma cultura inclusiva.

Se você está buscando aprimorar a diversidade racial na sua empresa, talvez se interesse por nosso webinar sobre como ter uma marca empregadora forte num mercado competitivo. Assista grátis!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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