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Cultura organizacional

Programa de indicação de funcionários: o que é, como funciona e vale a pena criar?

O programa de indicação de funcionários é uma excelente forma de tornar os processos de contratação mais ágeis e baratos. Descubra mais sobre essa estratégia!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

Um RH estratégico normalmente busca soluções com foco em otimizar a produtividade da empresa, engajar o público e promover a qualidade de vida no trabalho.

E uma das soluções empregadas pode ser o programa de indicação de funcionários, que tem se popularizado por diversos motivos. Apesar de contratar a pessoa ideal para a empresa parecer uma tarefa fácil, o time de gestão de pessoas sabe o quanto pode ser difícil encontrar o profissional certo, não apenas pelos seus talentos, como também pelo fit cultural.

Além disso, aumentar a retenção de talentos é um processo que já começa na contratação, e ninguém melhor para sugerir o candidato mais adequado que outro colaborador, uma vez que ele já está acostumado com a rotina e a cultura da empresa.

Neste post, você vai entender mais sobre o programa de indicação de funcionários e ver como implementá-lo na sua empresa. Boa leitura!

O que é um programa de indicação de funcionários?

O programa de indicação de funcionários é uma prática que usa as indicações do próprio banco de funcionários da empresa para preencher as vagas disponíveis. Uma vez que a indicação seja contratada, o colaborador que fez a indicação recebe uma recompensa.

Dessa forma, é possível diminuir o tempo do processo de recrutamento e seleção, além de aumentar as chances de recrutar um talento que tenha fit cultural com a empresa.

Como funciona o programa de indicação de funcionários?

No programa de indicação de funcionários, o recrutamento começa de dentro para fora, ou seja, primeiro o público interno tem acesso às vagas para que, com isso, possa indicar currículos que se encaixam nas atribuições.

É importante que as vagas sejam divulgadas primeiro para o próprio público interno, pois isso mostra o quanto a empresa valoriza seus funcionários e estimula a promoção de carreira.

Uma vez que as vagas recebem a indicação dos colaboradores, é fundamental criar um processo para que a indicação do funcionário possa ser feita formalmente, de forma que o RH possa ter o controle das indicações recebidas e de quem as indicou. Após a contratação, quem fez a indicação recebe a premiação combinada.

É importante definir premiações diferentes para quando o talento é contratado e quando ele passa do período de experiência. Dessa forma, é possível valorizar indicações acertadas, que tenham tanto as competências técnicas necessárias, quanto o fit cultural da empresa.

Quais as vantagens da contratação por indicação?

Pode parecer que a indicação de funcionários não é tão importante dependendo do porte da empresa, mas a verdade é que essa estratégia oferece muitas vantagens. Confira as principais, a seguir.

Aumento da qualidade dos candidatos

Um dos principais ganhos do programa de indicação de talentos é aumentar a qualidade dos candidatos no processo de recrutamento e seleção.

Ao indicar alguém, o funcionário já tem em mente a cultura da empresa e o que é esperado da posição em aberto, buscando entre seus conhecidos alguém que tenha mais fit com esses critérios.

Além disso, ao ter seu nome vinculado, o colaborador vai fazer escolhas criteriosas, ainda mais com o prêmio em mente. Dessa forma, a qualidade dos candidatos aumenta e o RH pode focar em entrevistar candidatos mais alinhados à empresa e à vaga anunciada. 

Aumento na retenção de talentos

Com uma maior valorização dos funcionários e a percepção da valorização dos funcionários pela empresa, há um fortalecimento do employer branding e um aumento na retenção de talentos.

Além disso, o RH pode fazer a contratação de profissionais mais alinhados à cultura organizacional e ao que se espera dele tecnicamente. Isso gera mais engajamento, produtividade e integração da equipe, aumentando as chances de reter profissionais excelentes por mais tempo na empresa.

Mais velocidade no processo de contratação

Outra grande vantagem do programa de indicação de talentos é que ele ajuda o time de RH a preencher mais rapidamente as vagas ofertadas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, um processo de contratação sem indicação leva, em média, 55 dias para ser concluído. Já com um plano de indicação de funcionários, essa média cai para 29 dias.

Ou seja, é possível diminuir quase pela metade o tempo necessário para recrutar talentos ao contar com as indicações da equipe.

Redução de custos

Fazer o recrutamento e a seleção de talentos não é uma tarefa fácil e, muito menos, barata. Essa é a realidade da maioria dos times de RH, que procuram diminuir o tempo de recrutamento para otimizar processos e reduzir os custos, além de diminuir o impacto que o gap de competências traz para a produtividade do time.

Com o programa de indicação de funcionários essa tarefa fica mais fácil. Ao reduzir o tempo de recrutamento consideravelmente, é possível diminuir o custo por vaga e melhorar os índices de desempenho do setor.

Maior engajamento da equipe

Com um programa de indicação de talentos bem estruturado e funcional, a equipe pode se engajar mais na cultura da empresa e no processo de recrutamento e seleção, além de se sentir valorizada ao receber recompensas por sua indicação.

Isso gera uma cultura de valorização dos talentos internos e fortalece o employer branding. Além disso, o novo colaborador, contratado pelo programa, também já entra mais alinhado à cultura da empresa e mais engajado com a nova equipe.

Como fazer um processo de indicação de funcionários?

Agora que você já entendeu como funciona e quais são as vantagens, que tal aprender como fazer um processo de indicação de funcionários na sua empresa? Acompanhe o passo a passo!

1. Determinar as regras da indicação

O primeiro passo para estruturar um programa de indicação é definir as regras do programa, como:

  • O valor da premiação: será fixo ou de acordo com o cargo a ser preenchido?
  • Quando o funcionário que indicou receberá o prêmio: será depois do período de experiência do novo colaborador ou logo depois da contratação? Ou será um valor na ato da contratação e um acréscimo depois do período de experiência?
  • Como será feita a indicação: precisa ser registrada em algum formulário? Há limite de indicações?

Tudo deve ser pensado conforme os objetivos do programa de indicação e o orçamento disponível.

É importante evitar criar muitas regras e burocracias que desestimulam a participação dos funcionários, mas também é relevante que o processo seja bem estruturado para evitar problemas que causem perda de recursos para a empresa.

2. Divulgar o programa

Uma vez que o programa de indicação esteja bem estruturado e que as lideranças estejam alinhadas sobre as regras e o motivo de existir o programa, é hora de divulgar para o restante da empresa.

As ações de comunicação interna serão importantíssimas nesse momento: invista em reuniões coletivas, eventos para a divulgação, chat corporativo, e-mail marketing e outros canais de comunicação utilizados pelos funcionários na empresa.

Certifique-se que todos tenham acesso às informações relevantes sobre o programa de indicação de funcionários, como as regras, a remuneração estipulada e de que forma indicar, além das vagas abertas com maior prioridade para a empresa no momento.

3. Criar uma cultura de divulgação

Para que o programa de indicação de funcionários seja um sucesso, é preciso não só divulgar, mas transformar a indicação em algo que faça parte da cultura organizacional da empresa.

Isso pode ser feito por meio da comunicação do programa, além de uma valorização dos funcionários que indicarem profissionais e uma divulgação dos cases de sucesso das indicações, para incentivar que todos participem do programa e entendam sua importância no recrutamento e seleção de profissionais que tenham fit cultural com a empresa.

4. Conhecer quem indica

Outro ponto importante para estabelecer o programa de indicação de funcionários é ter em vista o perfil de cada funcionário e estabelecer prioridades conforme os colaboradores que têm mais fit cultural ou mais tempo de empresa.

Dessa forma, você evita perder tempo em indicações com menos chances de darem certo e pode focar nos profissionais que tenham possibilidade maior de se encaixar na cultura e permanecer na empresa.

5. Dar feedbacks

Por fim, é importante oferecer feedbacks sobre as indicações, principalmente nos casos em que o novo profissional não for contratado. Dê os motivos pelos quais a contratação não foi feita, tanto para quem participou do processo seletivo quanto para quem fez a indicação.

Dessa forma, é possível conferir mais transparência ao processo e evitar que os colaboradores fiquem desestimulados de oferecer futuras indicações.

Quanto pagar por indicação?

Essa resposta varia de acordo com o orçamento disponível e o tamanho da empresa que realiza o programa de indicações.

Algumas empresas oferecem premiações em dinheiro, porém benefícios como vale-cultura, auxílio-educação e descontos em parceiros, como academias e escolas, também são ideais para esse programa.

Como você viu, o programa de indicação de funcionários é importante para a identificação, contratação e retenção de talentos, além de promover a valorização do público interno. Essa estratégia agiliza o processo de contratação e fortalece a cultura da empresa.

E aí? Gostou das dicas? Aproveite para conversar com nosso time e começar agora mesmo e mudar a vida dos seus colaboradores para melhor. 

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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