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Cultura organizacional

Psicologia Organizacional: como aplicá-la em sua empresa para ter melhores resultados

Com a Psicologia Organizacional, é possível melhorar o clima da sua empresa e tornar os colaboradores engajados. Veja mais detalhes neste artigo.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

A Psicologia Organizacional é uma área da psicologia que cuida do comportamento humano dentro de uma empresa, pois cada indivíduo tem sua influência no time. Entre as funções dos psicólogos organizacionais, estão selecionar profissionais adequados a uma função (recrutamento e seleção), treiná-los e até mesmo fazer a gestão dos conflitos na companhia.

Você já reparou como algumas empresas têm rotinas de trabalho tão acertadas e funcionários que estão 100% dentro dos valores enquanto outras companhias parecem contratar times que não se adequam ao objetivo do negócio? Isso não é sorte ou mero acaso: tem a ver com o bom trabalho da Psicologia Organizacional.

Este ramo cuida do bem mais valioso de uma marca: seus colaboradores. Afinal, são as pessoas, com treinamento e orientação adequados, que agem em prol da inovação e fazem os resultados acontecerem.

Por isso, não adianta contratar apenas quem tem um currículo mais rico — fazer um recrutamento certeiro, treinar os colaboradores e olhar para o clima organizacional é um bom começo para os responsáveis pela Psicologia Organizacional.

Quer saber por onde começar? Leia nosso artigo e seja capaz de implementar as dicas!

O que é Psicologia Organizacional

A Psicologia Organizacional é uma vertente da psicologia que cuida do comportamento humano dentro de uma empresa. Assim, é função dos psicólogos organizacionais selecionar profissionais adequados a uma função, treiná-los e até mesmo fazer a gestão dos conflitos no dia a dia.

Nesse sentido, cabe à Psicologia Organizacional trabalhar em diversas frentes, sempre analisando comportamentos individuais e como eles podem trazer impactos à coletividade, ou seja, a cada um dos times de uma empresa.

Por exemplo, cabe aos encarregados dessa área analisar bem os candidatos durante a fase de recrutamento e seleção para que sejam contratadas pessoas que se encaixem na cultura do negócio. Na prática, se a companhia tem como um de seus pilares compartilhar conhecimentos, a nova pessoa precisa de um perfil que aprecie dividir conhecimento.

Para que serve a Psicologia Organizacional

Basicamente, a Psicologia Organizacional serve para estabelecer processos saudáveis dentro de uma organização e analisa os comportamentos de cada integrante para entender como eles impactam em um time.

Ou seja, psicólogos organizacionais usam conceitos da Psicologia para testes comportamentais na hora da seleção, fazem pesquisas de clima organizacional e processos de sucessão de liderança para garantir a saúde de um negócio. 

Qual é a importância da Psicologia Organizacional para uma empresa

A importância é altíssima! Afinal, como falamos antes, as pessoas são o maior bem de um negócio. Às vezes, o produto ou a solução cai em desuso e são os colaboradores capazes de inovar e trazer novas possibilidades para que o negócio se mantenha competitivo no mercado.

Por isso, está no escopo dos psicólogos organizacionais manter os colaboradores engajados e, para tanto, é preciso permear diversas áreas de atuação!

Quais são áreas de atuação da Psicologia Organizacional

A Psicologia Organizacional atua nas mais diversas áreas de uma empresa. Se envolve pessoas, lá estão os psicólogos organizacionais analisando perfis e fazendo pesquisas para trazer melhorias. Na sequência, falamos de cada uma dessas frentes.

Recrutamento e seleção

O essencial aqui é entender e analisar qual candidato tem o perfil que mais se adequa à  determinada vaga da empresa. Para tanto, são necessárias dinâmicas e testes variados — pensar em cada um deles para identificar melhor o perfil do futuro colaborador está entre as missões do psicólogo organizacional.

Além disso, é necessário entender o time que já existe na empresa para fazer contratações adequadas. Se uma equipe tem integrantes que gostam de exercer protagonismo, por exemplo, cabe ao responsável contratar um supervisor que não faça microgerenciamentos. Caso contrário, vai desmotivar os colaboradores.

Treinamento de pessoas

O treinamento corporativo precisa ser uma constante na companhia. Seja para os colaboradores que estão chegando, para novos líderes ou para os demais colaboradores, não importa o nível hierárquico. Isso é essencial para manter todo mundo motivado e fazer a empresa rodar bem.

Dessa forma, o psicólogo organizacional deve mapear as necessidades do negócio e estabelecer uma rotina de treinamentos que supra o que for preciso. Uma boa prática aqui é manter as pesquisas em dia e verificar quais são os treinamentos mais urgentes.

Análises de cargos e salários

Um dos motivos de turnover de uma empresa é deixar funcionários estagnados em uma função ganhando sempre o mesmo salário. Por isso, os psicólogos organizacionais precisam mapear tempo de casa, criar políticas para que os funcionários cresçam na companhia, entre outros.

Também é interessante oferecer bônus para aqueles que atingiram as metas previamente determinadas.

Diversidade cultural

Também está entre uma das responsabilidades do time de Psicologia Organizacional contar com um ambiente culturalmente diverso. Isso começa no processo de recrutamento e seleção, garantindo diversidade, mas não pode parar nele de forma alguma.

Afinal, a companhia precisa ter um ambiente em que essas pessoas sintam a possibilidade de crescer. Um exemplo comum do que não pode acontecer é contratar muitas mulheres e pessoas negras, porém com poucos nesse perfil em cargos de liderança. Oferecer chances de crescimento igual é urgente para a diversidade cultural ser sustentável.

Diagnóstico organizacional

Outra área em que a Psicologia Organizacional tem máxima importância é no diagnóstico da organização. Como está o clima da empresa? Os valores são mesmo aplicados no dia a dia? E se não são, qual é o motivo?

Assim, uma das missões desse setor é fazer constantes pesquisas de clima e, notando sinais de crise, é essencial tomar as devidas providências, sejam novos treinamentos, palestras, conversas individuais com os colaboradores etc.

Gestão de conflitos

É raro uma empresa não ter conflitos em seu dia a dia, eles inclusive são necessários para a evolução do negócio. 

Portanto, se foram mapeados problemas durante os diagnósticos da organização, vale a pena já estabelecer planos de ação para resolvê-los. E, sim, o setor de Psicologia Organizacional também tem um papel direto aqui.

Os benefícios da Psicologia Organizacional para uma empresa

São vários! Confira cada um deles abaixo:

  • mais engajamento: se o time trabalha em harmonia, os conflitos são resolvidos, há treinamentos e um bom clima organizacional, além de salários adequados, é fato que vai haver mais engajamento de todos;
  • melhora na produtividade: essa é uma consequência direta no aumento de engajamento. É fato que funcionários satisfeitos trabalham mais — cerca de 30% a mais de acordo com pesquisas;
  • manutenção ou melhora do clima organizacional: se a empresa já tem um clima organizacional positivo, o bom trabalho dos psicólogos vai mantê-lo em dia. Agora, se o clima organizacional precisa melhorar, atuar com pesquisas e planos de ação para solucionar vai trazer uma melhora interessante;
  • retenção dos colaboradores: não tem erro — funcionários motivados, produtividade e clima organizacional em dia, salários, cargos e compensações adequados… Tudo isso faz com que um colaborador queira continuar trabalhando na empresa, o que é excelente para reduzir as taxas de turnover;
  • fortalecimento do employer branding: todos esses benefícios que fomos trazendo até aqui culminam no fortalecimento da marca de uma empresa, seu employer branding. Na prática, ele é essencial na atração e retenção de talentos e mostra ao mercado o poder da companhia.

Qual é o papel de um psicólogo organizacional

Você viu todos os setores e tarefas que um psicólogo organizacional precisa desempenhar. Claro que cada profissional pode ter sua área de atuação mais focada, como recrutamento e seleção ou análises de cargo e salário, por exemplo.

Mas existem algumas características que são essenciais a todos os profissionais:

  • gostar de pessoas, afinal, a essência do trabalho da Psicologia organizacional é entender cada um e formar times coesos;
  • ter boa comunicação — da liderança e CEO de uma empresa aos analistas e estagiários, assim, cabe ao psicólogo falar de igual para igual com cada um;
  • ter alto conhecimento sobre cada setor da empresa e boa mobilidade entre todos eles;
  • continuar se atualizando e buscar softwares e fornecedores que tragam melhorias aos times.

Quanto ganha um psicólogo organizacional

Com tantas possibilidades de atuação, uma dúvida comum é sobre qual é o salário de um psicólogo organizacional. Em geral, os salários iniciais começam entre R$ 2.500 e R$ 3.000 na média. Conforme ganha experiência e evolui na carreira, os salários podem chegar a mais de R$ 5 mil, como aponta o Glassdoor.

Como aplicar a psicologia organizacional na empresa

Implementar técnicas de Psicologia Organizacional na sua empresa é algo que precisa vir a partir de um objetivo.

Supondo que a missão seja aumentar o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa, é interessante começar com uma pesquisa com os colaboradores e setar quais serão as ações:

  • rever a política de salários e cargos;
  • fazer mais treinamentos;
  • repensar benefícios da empresa, entre outros.

E em cada uma dessas frentes o psicólogo organizacional está envolvido, se não for até mesmo o protagonista das ações, seja puxando reuniões com os setores envolvidos ou mesmo apoiando a criação de novas políticas.

Ficou com várias ideias para incluir a Psicologia Organizacional no dia a dia da empresa? Ótimo! Agora é só começar a aplicá-las.

Você também pode contar com a Caju Benefícios nessa empreitada. Oferecer benefícios flexíveis com a Caju é mais simples e prático tanto para o setor de RH quanto para os colaboradores. Fale agora mesmo com um especialista!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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