Big Data e RH: confira os maiores benefícios dessa relação

June 30, 2020
Recursos Humanos

Você sabe qual é a relação entre Big Data e RH? Embora o termo Big Data seja muito utilizado no momento, nem todos os gestores de RH sabem como utilizá-lo para conseguir melhorar os resultados.

Por isso, neste post, você verá quais são os grandes benefícios dessa relação. Além de modernizar o setor, será possível para sua empresa conseguir reter talentos, aumentar a produtividade e deixar os colaboradores mais confiantes. Quer saber como isso é possível? Então, confira!

O que é Big Data?

Embora possa parecer algo complexo, o termo se refere a um grande volume de dados que podem ser transformados em informações valiosas para várias empresas. A Netflix, por exemplo, utiliza o conhecimento obtido quando o usuário vê séries e filmes para propor indicações de novas programações.

A utilização do Big Data, porém, não é exclusividade da indústria de entretenimento. Nos Recursos Humanos, por exemplo, o volume de dados em planilhas, sistemas, documentos e internet pode gerar informações relevantes na contratação e gestão de pessoas. Com isso, pode-se dizer que o Big Data é a administração eficiente dos dados disponíveis.

Uma das opções é utilizar as informações no processo de recrutamento, considerando a idade, sexo, localidade, salário, formação e experiência. Tudo isso é feito para aumentar o nível de acerto dos colaboradores.

Quais seus principais benefícios?

O Big Data pode ser utilizado de várias formas em um setor de RH. Veja agora os principais!

Redução de custos

O orçamento disponível para o setor de Recursos Humanos deve ser bem aproveitado. Entretanto, quando há erros operacionais, turnover de talentos e planejamento ruim, fica mais complicado obter os resultados que se espera.

Com o Big Data, torna-se mais fácil eliminar os erros, deixando os processos de RH mais objetivos e eficazes em cada escolha. Com isso, os custos são diminuídos, já que os erros vão ficando mais raros.

Análise de Desempenho

Com o Big Data, é possível garantir que o desempenho dos funcionários seja medido com maior precisão. Assim, pode-se entender em quais períodos de trabalho a empresa tem maior produção.

Além disso, fica mais fácil descobrir quais são os funcionários com melhor desempenho, como os que mais produzem peças, os que prezam por mais qualidade e os que desperdiçam mais. Com isso, é possível incentivar os melhores colaboradores, identificar os tipos de cursos mais indicados e definir qual postura é esperada dos funcionários.

Retenção de talentos

Uma das grandes dificuldades do RH é aumentar a retenção entre os funcionários. Quando as empresas têm alta taxa de rotatividade, é necessário gastar mais dinheiro com cursos e treinamentos que logo precisarão ser aplicados em novos colaboradores.

Com o Big Data, é possível desenhar uma imagem mais precisa dos perfis de profissionais que tendem a deixar as empresas facilmente, bem como aqueles que exaltem a permanência nas instituições em que trabalham.

Melhoria da gestão de pessoas e aumento da produtividade

O RH precisa melhorar continuamente para permitir a evolução nos processos, principalmente no atual contexto em que a competitividade é alta. Quando há erros, o absenteísmo é aumentado, levando a desmotivação dos colaboradores. Com isso, os resultados da empresa são comprometidos.

Com o investimento em Big Data, é possível conhecer melhor os dados empresariais e influenciar a gestão de pessoas. Assim, é possível definir metas para melhorias, implementar programas de qualidade e fazer um treinamento mais adequado da equipe, aumentando a motivação e a produtividade.

Para implementar o Big Data no setor de RH, é necessário priorizar os problemas da área e utilizar as fontes de dados mais relevantes, recorrendo tanto a dados internos quanto externos. Por fim, as melhores ferramentas devem ser escolhidas para que a coleta, o processamento e a análise sejam realizados da melhor maneira. Agora que você já sabe como Big Data e RH estão relacionados, é hora de colocar a mão na massa, que tal?

Gostou deste post? Então, aproveite a visita e veja o que é o RH estratégico e como colocá-lo em prática!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form