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Cultura organizacional

RH 4.0: o que é e como implementar na empresa?

Entenda o significado de RH 4.0 e como aplicar as mudanças e estratégias na sua empresa

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 16 minutos

Ter uma área de RH digitalizada e seguindo as tendências do mercado faz parte do que conhecemos como RH 4.0. A expressão tem origem na quarta revolução industrial (também chamada de Indústria 4.0), e está ligada diretamente aos movimentos de transformação digital.

Com o surgimento de tecnologias inovadoras como Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial, a maioria dos processos de RH passaram a ser automatizados, resultando em equipes mais eficientes e com menos tempo investido em demandas manuais.

Porém, com a constante atualização e automatização dos processos, é necessário avaliar a gestão de RH para que o RH 4.0 torne a empresa moderna, mas não robotizada. 

Parte dos conceitos dessa nova maneira de gerir o setor de Recursos Humanos também diz respeito à garantir uma gestão humana com foco no colaborador.

Neste artigo, você vai entender a origem do termo RH 4.0, quais são as maneiras de transformar os conceitos digitais em ações práticas e quais são as tendências para gestão de RH. 

Boa leitura!

Qual é o presente e futuro do RH

A digitalização resultante da transformação digital da indústria como um todo trouxe novos desafios para as empresas. Com as automações presentes na Indústria 4.0, cada vez mais a performance do RH passou a ser avaliada também como uma área fundamental para o desenvolvimento da empresa.

O RH digital, que iniciou com o surgimento das primeiras tecnologias voltadas para a área,  está se transformando no RH 4.0, um modelo de gestão estratégica ainda mais dinâmico, orientado pela automatização dos processos, conferindo maior liberdade aos profissionais da área. 

Com isso, o futuro do setor de RH envolve maior eficiência e, ao mesmo tempo, simplicidade na execução e compreensão dos processos.

Por exemplo: a gestão do clima organizacional, a gestão de pessoas, de talentos e competências, planos de carreira, cargos, salários, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, entre outras tarefas, passam a ser cada vez menos manuais e mais automatizadas, permitindo que os esforços sejam focados em ações estratégicas.

Atualmente, a área de RH deve ser composta por colaboradores especialistas, qualificados e alinhados com a cultura organizacional e com a cultura de inovação, possibilitando o alcance de objetivos mútuos de crescimento entre empresa e colaboradores. 

O RH 4.0 é digital e utiliza tecnologia para buscar os melhores talentos para agregar às equipes. E diante desse novo modelo de gestão, todos os setores das empresas se beneficiam, ao comporem equipes de excelência. 

Com esse cenário, o RH fugiu do óbvio e ganhou espaço acompanhando a evolução, as mudanças e os avanços da tecnologia, favorecendo as empresas no cumprimento de metas, ganhando destaque entre a concorrência e aumentando a produtividade e entrega, com maior performance e retenção de talentos.

Pilares do RH 4.0

A Indústria 4.0 representa uma grande transformação na forma como os negócios abordam a manufatura. A partir da quarta revolução industrial, houve redução nas necessidades de recursos humanos de muitas empresas por meio da automação industrial

Da mesma forma, a troca de dados entre sistemas distintos aumentou a eficiência e os processos de tomada de decisão, diminuindo o uso de recursos humanos para exercer atividades puramente executoras e elevando os profissionais à gestão estratégica.

O RH 4.0 é uma revolução na área de recursos humanos. Com processos automatizados, o foco da atuação diária dos profissionais especialistas envolvidos é direcionado para questões estratégicas e não mais em ações manuais, burocráticas e repetitivas.

Qual é o principal objetivo do RH 4.0

A Indústria 4.0 oferece tecnologias que podem incluir todos os departamentos de uma empresa como partes ativas para a execução automatizada de processos como recrutamento e seleção, gerenciamento de desempenho, cultura organizacional, administração de benefícios, e assim por diante.  

Ou seja, não cabe mais apenas ao analista de RH executar comandos, por exemplo. Os diferentes setores dentro de uma empresa podem utilizar da tecnologia para cumprir as necessidades do negócio, tornando o setor de recursos humanos um parceiro estratégico das demais áreas. 

No RH 4.0, líderes de todos os níveis hierárquicos participam da gestão de pessoas, possuem ferramentas e métodos que os auxiliam a colaborar com o RH, inserindo boas práticas e rotinas inteligentes na cultura organizacional, alinhando discurso com prática e promovendo ações de valorização para os colaboradores. 

Qual a diferença do RH comum para o RH 4.0

Sem dúvida, muito da importância da Indústria 4.0 reside no impacto entre as pessoas envolvidas nos processos organizacionais. O planejamento estratégico para a área de recursos humanos ganha um protagonismo ainda maior na gestão de pessoas para acompanhar a transformação digital da empresa.

A gestão de pessoas no RH 4.0 é mais flexível e automatizada. O que permite que proprietários e gerentes de negócios possam reavaliar a estrutura e definir quais tarefas necessariamente exigem envolvimento humano, e quais podem ser automatizadas com o auxílio de ferramentas e da tecnologia.

A partir de algumas práticas relacionadas à gestão de recursos humanos, é possível minimizar os atritos da migração do RH tradicional para o RH 4.0. Confira, em 3 pontos, como otimizar o RH 4.0 nas empresas.

1. Com uso de recrutamento inteligente

A Indústria 4.0 está afetando todos os setores das empresas. Sobre o RH, especificamente, podemos citar os processos de recrutamento. Para continuar combinando os melhores talentos aos empregos disponíveis, é necessário abraçar a evolução e aprender com os novos desafios.

Nesse cenário, a disponibilidade de novos dados ajudará as agências a entender o que torna uma empresa atraente para os candidatos a empregos. Consequentemente, o RH terá a capacidade de assumir um papel fundamental na formação da cultura e dos valores corporativos. 

Da mesma forma, os profissionais de RH aprenderão mais sobre onde e como se conectar com clientes em potencial qualificados para qualquer vaga de emprego específica.

Tecnologias como inteligência artificial e programação neurolinguística irão ajudá-lo a filtrar currículos. Além disso, você terá a capacidade de obter informações sobre o desempenho histórico de ocupantes anteriores para refinar os parâmetros de recrutamento.

Os profissionais de RH dessa nova era são preparados para lidar com ferramentas virtuais, mapear perfis, comportamentos, atribuições, entre outros atributos fundamentais para montar equipes de alta performance. O RH 4.0 tem a capacidade de trazer os melhores talentos para o time.

2. Com metodologias inovadoras

O RH 4.0 conta com métodos inovadores e ferramentas virtuais para o exercício das funções, potencializando o papel na empresa. As metodologias inovadoras promovem um clima colaborativo, saudável e fluido porque engaja a todos num propósito comum: o de atingir objetivos de uma maneira cada vez mais ágil e com maior performance.

E tudo isso se comprova estatisticamente, por meio de números reais, medindo-se a eficácia e tudo o que esta área pode fazer e tem feito estrategicamente pelas empresas. 

3. Com trabalho em equipe

O trabalho do profissional de RH inclui mais do que encontrar e contratar o talento certo. Também envolve outras tarefas, como integração e treinamento. Para começar, você pode automatizar e personalizar a experiência inicial de novos funcionários.

Os programas de treinamento e desenvolvimento contínuo também podem se beneficiar das tecnologias digitais. Além disso, existem muitas tecnologias de aprendizagem on-line que permitem que os trabalhadores estudem para aprender novas habilidades usando os próprios smartphones.

Afinal, como implementar o RH 4.0 nas empresas?

Implementar o RH 4.0 é um processo gradativo, que requer mudanças de conceito sobre a área de Recursos Humanos. Este é o ponto inicial e fundamental.

Mediante as características mencionadas anteriormente, esse processo torna-se mais fácil e rápido quando todos entendem que a mudança proporcionará benefícios mútuos

É importante ter um cronograma para que os procedimentos até então manuais e complexos migrem para um sistema inteligente e estratégico, permitindo que todos estejam preparados para a respectiva mudança. 

Abaixo, listamos algumas dicas práticas de como executar a transição entre o RH tradicional e o RH 4.0.

Treinamento da equipe de RH

Todos devem estar cientes de que o RH 4.0 é uma área com propósitos e ações estratégicas, com posicionamento ativo, que sustenta uma visão de futuro promissora.

A área ganhou voz e vez e, com isso, tem lançado esforços para o sucesso do negócio e das pessoas, que também são vistas como agentes de toda essa mudança.

Sendo assim, os profissionais do setor devem ser treinados para que possam compor uma equipe de RH 4.0, conhecendo os perfis das pessoas presentes na empresa e tornando possível atrelar as tecnologias com as práticas diárias.

O entendimento, conhecimento, desenvolvimento de habilidades e atitudes dos profissionais de RH devem estar alinhados ao novo formato de gestão de recursos humanos, integrando processos internos com as novas tecnologias.

Integração entre colaboradores e setores

É importante que toda a empresa esteja integrada ao novo modelo de gestão de RH, que entenda a importância e saiba que as mudanças garantirão mais eficiência e produtividade e, consequentemente, melhores resultados. 

A empresa é formada por pessoas, que devem se tornar aliadas da mudança. A participação colaborativa dos funcionários na condução de pesquisas, treinamentos, onboarding, implementação de novos canais de comunicação interna e outras alterações gerenciadas pela equipe de RH 4.0 é indispensável.

Investimento em infraestrutura tecnológica

Implementar o RH 4.0 não requer apenas que as pessoas mudem a visão do papel da área de recursos humanos. A empresa precisa investir em uma infraestrutura tecnológica para a migração e o armazenamento de informações.

São necessários programas específicos para toda a aplicação tecnológica, como redes, datacenters, hardwares, monitoramento de dados, analytics, business intelligence, entre outros, para que a transição do tradicional para o 4.0 aconteça de maneira fluída, enquanto as pessoas são preparadas para atuar e terem metas alinhadas aos novos objetivos estratégicos.

A disponibilidade de insumos para a utilização das novas ferramentas tecnológicas adotadas pela empresa é essencial para garantir a efetividade da transição.

Indicadores de desempenho

Devem ser implantados indicadores de desempenho, ou KPIs, pois a métricas são importantes para acompanhar o processo como um todo, para detectar pontos de aprimoramento

Inclusive sobre o comportamento das pessoas e a avaliação dos colaboradores – mantendo-se a qualidade do tripé das competências (conhecimento, habilidades e atitudes para entrega daquilo que a empresa espera de cada um), do qual depende o sucesso da empresa.

Por que o RH deve considerar investimentos em tecnologia?

Atualmente, a tecnologia tem sido uma grande aliada das empresas na busca por aumentar a produtividade dos profissionais e estar à frente da concorrência. Consequentemente, ela tem se tornado cada vez mais indispensável para o setor de RH. O investimento em tecnologia nessa área traz muitas melhorias, como plataformas e softwares fáceis de usar que permitem agilizar tarefas repetitivas e simples e, em alguns casos, automatizar processos.

A seguir, você confere os principais motivos para a gestão de RH apostar em tecnologias que otimizam seus processos. 

Economia de tempo e dinheiro

Implementar novas tecnologias às vezes pode significar um grande custo inicial. No entanto, esses custos podem se transformar em economia de tempo e dinheiro, se as tecnologias forem usadas adequadamente. Com uma ferramenta automatizada que ajuda a filtrar os melhores perfis para uma vaga durante um processo seletivo, por exemplo, é possível poupar os esforços dos colaboradores que ficariam analisando o perfil de cada candidato desde o recebimento das candidaturas, se esse processo fosse feito manualmente. 

Uma solução de software como serviço (SaaS) para aquisição de talentos, pode ajudar os recrutadores a economizar seu valioso tempo, recomendando os candidatos mais adequados, mesmo de seu banco de dados privado, onde eles têm milhares de currículos arquivados.

Além disso, tantas outras tarefas podem ser automatizadas, evitando erros e trazendo mais tempo para que os profissionais de RH foquem no que realmente importa. 

Possibilita uma melhor análise dos resultados

É importante que os setores de uma organização possam medir o sucesso das atividades que estão realizando. A tecnologia pode ajudar nisso, permitindo que as empresas produzam resultados mensuráveis, ​​usando interfaces cada vez mais acessíveis. Isso pode ser tão simples quanto configurar um e-mail de pesquisa de feedback automatizado voltado para os candidatos no final de um processo de entrevista, possibilitando que eles relatem os níveis de satisfação com o processo.

Permite que o RH se concentre nos funcionários

Os funcionários são a parte mais importante de qualquer negócio, portanto, um RH eficiente precisa se concentrar nas pessoas. No entanto, a papelada e os processos burocráticos podem atrapalhar essa questão. A tecnologia, se usada da forma correta, libera profissionais para serem capazes de colocar o foco exclusivamente nas pessoas — automatizando tarefas demoradas para liberar espaço para análises profundas, interação face a face e pensamento estratégico.

Ajuda a entender onde investir

Ao realizar um investimento em tecnologia no RH de sua empresa, se torna mais fácil entender onde você deve investir capital, como em benefícios para seus funcionários, por exemplo. A área de RH, como todas as outras da empresa, possui uma quantidade de recursos limitada. Logo, para obter bons resultados é preciso fazer o melhor uso possível desses recursos investidos no setor. 

Principais tendências para o futuro do RH

Agora que você já sabe como a tecnologia pode ser usada na prática pelos Recursos Humanos, é hora de ficar a par das tendências no segmento de gestão de RH, para não ser deixado para trás pelo mercado.

Com atitudes diárias, é possível manter o setor de recursos humanos atualizado, como abordamos nos tópicos a seguir.

Otimização de processos

Além dos processos, a otimização do tempo, das tarefas repetitivas, dos papéis das equipes, com redução de custos, mensuração de resultados, crescimento contínuo, inovação, lucros cada vez maiores, direcionamento apoiado na tecnologia e em uma gestão estratégica, nível 4.0, compõe um pacote de tendências do RH 4.0.

Inclusive, a implementação de benefícios flexíveis faz parte da otimização de processos, desburocratizando o fornecimento de valores para os funcionários e descentralizando a necessidade de controle da empresa.

Humanização da jornada dos colaboradores

Um dos grandes diferenciais competitivos das empresas é a humanização das relações. A tendência, nesse sentido, é o reconhecimento profissional e humano. O que levará a um melhor engajamento, aumento das possibilidades de atração e retenção de talentos.

A jornada de cada colaborador tende a ser cada vez mais apreciada, reconhecida e trabalhada, sendo o foco do RH 4.0. Ou seja, todas as ações estratégicas serão voltadas à formação de equipes de alta performance

Formato de trabalho e horários flexíveis

A flexibilidade nos horários tornou-se um ponto bastante positivo, possibilitando aos colaboradores adequarem afazeres pessoais e profissionais, não deixando de cumprir com as atividades, como esperado pela empresa.

As pessoas, com o sistema 4.0, tornam-se protagonistas e têm a responsabilidade aumentada com essa flexibilização. O local de trabalho físico passou a ser um plus: o que  importa é cumprir o cronograma de entregas com responsabilidade e efetividade. 

Gestão de multibenefícios

Como falamos até aqui, mudar do tradicional para o virtual é um grande desafio para aqueles que ainda não aderiram e para aqueles que já estão nesse novo ritmo, gradativamente migrando, conscientizando, se adaptando a um modelo mais ágil.

E não ficariam fora desse pacote de mudanças os benefícios corporativos, fazem parte do bem-estar, satisfação e retenção do colaborador, evitando a alta rotatividade, também conhecida como turnover. Seja na implantação de um plano de benefícios ou na adaptação – do existente ao novo modelo, os benefícios também passam a funcionar no modo 4.0. 

Gamificação de treinamentos

A gamificação é uma estratégia utilizada para motivar a equipe, uma vez que aumenta o reconhecimento entre os próprios colaboradores a partir de um engajamento lúdico. Um dos principais benefícios da estratégia é o treinamento do time.

Como o próprio nome sugere, o conteúdo é proposto a partir de estratégias encontradas nos jogos. Dessa maneira, estimula-se uma competição saudável por conhecimento e cumprimento de metas. Os conteúdos são passados de forma divertida e interativa, fazendo com que o participante se coloque dentro de uma história.

Práticas de entrevista à distância

Processos seletivos à distância são benéficos para todas as partes, uma vez que o RH pode otimizar o tempo gasto, aumentando a precisão dos trabalhos. 

Por outro lado, os candidatos não precisarão se locomover até o local de entrevistas, o que aumenta a disponibilidade de talentos para o processo e simplifica o processo de recrutamento e seleção

Além disso, fazer a entrevista no conforto de casa é uma forma de deixar os entrevistados menos tensos, obtendo respostas que estejam de acordo com a realidade e o perfil do candidato. Soma-se a isso a possibilidade de automatizar as partes do processo seletivo, como a triagem de currículos. Outras possibilidades são testes de fluência e de comportamento.

Sabemos que o RH 4.0 requer uma série de conhecimentos – desde técnicas, métodos, práticas, ferramentas, entre outros. 

Investir nesse setor, seja com treinamento dos colaboradores internos ou com a contratação de consultorias especializadas em transformação digital, também impacta no bem-estar dos colaboradores e, como consequência, nos resultados empresariais.

Trazer inovação para o setor de RH deve ser visto como um ponto-chave nas empresas. É dessa maneira que a organização conseguirá atrair os melhores talentos, poderá aumentar a retenção e melhorar a produtividade das equipes. 

Quer saber se a sua empresa está preparada para as mudanças da Indústria 4.0 e do RH 4.0? Avalie os pontos apresentados no artigo e chame a Caju para auxiliar na transformação

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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