RH 4.0: o que é e como implementar no seu setor

January 10, 2022
Recursos Humanos

Tecnologias inovadoras como Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial estão ajudando a automatizar a maioria dos processos de RH, resultando em equipes mais eficientes e enxutas. Acima de tudo, as aplicações de tecnologia de ponta estão transformando o RH tradicional em o que estamos chamando de RH 4.0.

Mudar, transformar, evoluir, digitalizar, automatizar, revolucionar. Estas são algumas das ações que alicerçam a nova era dos Recursos Humanos, uma área cada vez mais estratégica no universo corporativo. Neste artigo, vamos te contar como o RH 4.0 vem ganhando cada vez mais força em todo o mundo, passando por organizações dos mais diversos mercados. Continue a leitura e aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto!

O que é RH 4.0?

A Indústria 4.0 representa uma grande transformação na forma como os negócios abordam a manufatura. Essa quarta revolução industrial já reduziu as necessidades de recursos humanos de muitas empresas por meio da automação. Da mesma forma, a troca de dados entre sistemas distintos aumentou drasticamente a eficiência e os processos de tomada de decisão.

Embora o mundo veja ainda mais mudanças nos próximos anos, grande parte da tecnologia necessária já existe para substituir metade de todas as atividades atuais relacionadas ao trabalho.

Portanto, podemos dizer que o RH 4.0 é uma revolução na área de Recursos Humanos. Nele, o RH se torna mais automatizado, focando suas atividades em questões estratégicas e não mais em ações manuais, burocráticas e repetitivas.

A área de Recursos Humanos ganhou muito quando ousou sair daquela caixinha em que se manteve durante anos, ao se reinventar, integrar e ocupar o seu lugar no plano estratégico da empresa de uma maneira mais ativa. Levou algum tempo para isso acontecer, mas, finalmente, hoje, temos um RH protagonista da atração à retenção de talentos. 

Características básicas do RH 4.0

Em um passado não muito distante, todas as tarefas de RH dentro de uma organização eram realizadas por equipes internas ou por terceiros 100% dedicados. A Indústria 4.0 agora oferece tecnologias que incluem praticamente todos os departamentos de negócios em processos como recrutamento e seleção, gerenciamento de desempenho, administração de benefícios e assim por diante.  

No RH 4.0, líderes de todos os níveis hierárquicos participam da gestão de pessoas; possuem ferramentas e métodos que os auxiliam a colaborar com o RH, inserindo boas práticas e rotinas inteligentes na cultura organizacional. E isso é bastante positivo, porque faz com que o lema de ter as pessoas como prioridade deixe de ser apenas um discurso e seja ainda mais facilmente percebido pelos colaboradores.

Gestão e liderança estratégica de pessoas 

Sem dúvida, muito da importância da Indústria 4.0 reside em seu impacto nas pessoas. Para começar, um número crescente de trabalhadores está descobrindo que seus conhecimentos, habilidades e outras capacidades não são mais necessários. Enquanto isso, as pessoas que continuam empregáveis ​​têm expectativas crescentes sobre seus termos de emprego e condições de trabalho.

A gestão estratégica de pessoas no RH 4.0 é mais flexível e automatizada. Para começar, os proprietários e gerentes de negócios precisarão reavaliar sua estrutura e redefinir quais tarefas eles têm que exigem envolvimento humano. Como resultado, eles podem descobrir que precisam ajustar drasticamente suas práticas de contratação.

Recrutamento inteligente

A Indústria 4.0 está afetando todos os setores em todos os níveis. Essa interrupção agora afeta todos os aspectos do RH, incluindo os processos de recrutamento. Se as equipes e agências internas de RH não conseguirem se adaptar, elas perderão sua vantagem competitiva. Portanto, para continuar combinando os melhores talentos aos empregos disponíveis, você precisará abraçar essa evolução.

Por exemplo, a disponibilidade de novos dados ajudará as agências a entender o que torna uma empresa atraente para os candidatos a empregos. Consequentemente, o RH terá a capacidade de assumir um papel fundamental na formação da cultura e dos valores corporativos. Da mesma forma, os profissionais de RH potencialmente aprenderão mais sobre onde e como se conectar com clientes em potencial qualificados para qualquer vaga de emprego específica.

Tecnologias como inteligência artificial e programação neurolinguística irão ajudá-lo a filtrar montanhas de currículos. Da mesma forma, você terá a capacidade de obter informações sobre o desempenho histórico de ocupantes anteriores para refinar seus parâmetros de recrutamento.

Os profissionais de RH dessa nova era são preparados para lidar com ferramentas virtuais, mapear perfis, comportamentos, atribuições, entre outros atributos fundamentais para montar equipes de alta performance. O RH 4.0 tem a capacidade de trazer os melhores talentos para o time.

Metodologias inovadoras

O RH 4.0 conta com métodos inovadores e ferramentas virtuais para o exercício de suas funções, potencializando o seu papel na empresa. As metodologias inovadoras promovem um clima colaborativo, saudável e fluido porque engaja a todos num propósito comum: o de atingir objetivos mútuos, cada vez mais ágil, com qualidade superior.

E tudo isso se comprova estatisticamente, por meio de números reais, medindo-se a sua eficácia e tudo o que esta área pode fazer e tem feito estrategicamente pelas empresas. Muitas já estão operando nessa era.

Trabalho em equipe

O trabalho do profissional de RH inclui mais do que encontrar e contratar o talento certo. Também envolve outras tarefas, como integração e treinamento. Para começar, você pode automatizar e personalizar a experiência inicial de novos funcionários.

Os programas de treinamento e desenvolvimento contínuo também podem se beneficiar das tecnologias digitais. Por exemplo, táticas como gamificação podem motivar os funcionários a manter um alto nível de competência. Além disso, existem muitas tecnologias de aprendizagem online que permitem que os trabalhadores estudem para aprender novas habilidades em sua própria programação, usando seus dispositivos móveis.

Como implementar o RH 4.0 nas empresas?

Implementar um RH 4.0 é um processo gradativo, que requer mudanças de conceito sobre a área de Recursos Humanos. Este é o ponto inicial e fundamental.

Mediante as características já mencionadas, esse processo torna-se mais fácil e rápido, quando todos entendem que a mudança visa proporcionar benefícios mútuos em curto, médio e longo prazo.

É importante ter um cronograma para que os procedimentos até então manuais e complexos migrem para um sistema inteligente e estratégico, permitindo, assim, que todos sejam e estejam preparados para a respectiva efetivação. Veja abaixo algumas dicas práticas de como fazer essa transição.

Treinamento da equipe de RH

As pessoas do setor devem ser treinadas para que possam compor uma equipe de RH 4.0 e não apenas entender de pessoas, mas, principalmente, conhecer as pessoas, como já mencionado. Este é um dos pontos-chave.

Seu entendimento, conhecimento, habilidades e atitudes devem estar alinhados ao novo formato, para que saibam se utilizar das novas ferramentas e técnicas de trabalho, para integrar, de fato, o processo organizacional. 

Todos devem estar cientes de que o RH 4.0 é uma área com propósitos e ações estratégicas, com posicionamento ativo, que sustenta uma visão de futuro promissora.

A área ganhou voz e vez e, com isso, tem lançado esforços para o sucesso do negócio e das pessoas, que também são vistas como agentes de toda essa mudança.

Integrar colaboradores e setores

É importante que toda a empresa esteja integrada ao novo sistema, entenda a importância e saiba que as mudanças garantirão mais eficiência e produtividade e, consequentemente, melhores resultados. 

A empresa é formada por pessoas, que são porta-vozes e devem se tornar parceiras para essa mudança, uma vez que mudará também a sua forma de lidar com o seu dia a dia. Sua participação colaborativa na condução de pesquisas, treinamentos, onboarding, novos canais e os existentes, que passarão a ser aprimorados, implantados e gerenciados pela equipe de RH 4.0, é indispensável.

Infraestrutura tecnológica

Implementar o RH 4.0 não requer apenas que as pessoas mudem sua visão do papel da área e que façam a sua parte. A empresa precisa investir em uma infraestrutura tecnológica para a migração e o armazenamento de informações.

São necessários programas específicos para toda a aplicação tecnológica para gestão dos recursos e treinamentos específicos e, assim, a transição do tradicional para o 4.0 vai acontecendo enquanto as pessoas são preparadas para atuar, ter metas alinhadas aos novos objetivos estratégicos.

O que até então era manual, mecânico passa a ser automatizado, virtualizado, pela tecnologia. 

Indicadores de desempenho

Devem ser implantados indicadores de desempenho, pois a métricas são importantes para acompanhar o processo como um todo, para detectar pontos de melhoria. 

Inclusive no tocante ao comportamento das pessoas e à avaliação dos colaboradores - mantendo-se a qualidade do tripé de suas competências (conhecimento, habilidades e atitudes para entrega daquilo que a empresa espera de cada um), do qual depende o sucesso da empresa.

Principais tendências

Sabemos que a tecnologia é uma realidade sem volta, que tem ampliado horizontes dia a dia – dentro e fora do mundo corporativo. E que trouxe mudanças significativas às rotinas da vida pessoal e profissional. Por isso, vale muito ficar a par das tendências no segmento, para não ser deixado para trás pelo mercado.

Otimizar processos

Além dos processos, a otimização do tempo, das tarefas repetitivas, dos papéis das equipes, com redução de custos, mensuração de resultados, crescimento contínuo, inovação, lucros cada vez maiores, direcionamento apoiado na tecnologia e em uma gestão estratégica, nível 4.0, compõe um pacote de tendências do RH 4.0.

Aqui entra a automatização de todos os procedimentos, procurando zerar a burocracia, com uma comunicação mais fluida, clara e objetiva.

Humanizar a jornada dos colaboradores

Um dos grandes diferenciais competitivos é a humanização, apesar de toda a tecnologia. A tendência, nesse sentido, é o reconhecimento profissional e humano. O que levará a um melhor engajamento, aumento das possibilidades de atração e retenção de talentos.

A jornada de cada colaborador tende a ser cada vez mais apreciada, reconhecida e trabalhada, sendo foco do RH 4.0, ou seja, todas as ações estratégicas serão voltadas à formação de equipes de alta performance. 

Formato de trabalho e horários flexíveis

Todos os trabalhadores, nos últimos tempos, experimentaram o trabalho a distância, remoto ou híbrido, além do presencial. A pandemia oportunizou essa experiência de modo geral. Inclusive para a gestão. 

A flexibilidade nos horários tornou-se um ponto bastante positivo, possibilitando aos colaboradores adequarem seus afazeres pessoais e profissionais, não deixando de cumprir com suas atividades, como esperado pela empresa.

As pessoas, com o sistema 4.0, tornam-se protagonistas e têm sua responsabilidade aumentada com essa flexibilização - local de trabalho, em qualquer horário e não importa o lugar, o que importa é cumprir o cronograma, com a responsabilidade da entrega, entre outros. 

Gestão de benefícios flexíveis

Como falamos até aqui, mudar do tradicional para o virtual é um grande desafio para aqueles que ainda não aderiram e para aqueles que já estão nesse novo ritmo, gradativamente migrando, conscientizando, se adaptando a um modelo mais ágil.

E não ficariam fora desse pacote de mudanças os benefícios corporativos, fazem parte do bem-estar, satisfação e retenção, evitando a alta rotatividade. Seja na implantação de um plano de benefícios ou na adaptação – do existente ao novo modelo, os benefícios também passam a funcionar no modo 4.0. 

Já pensou em auxílio home office, como funciona a questão do vale-refeição para quem trabalha a distância, entre outras formas de beneficiar os colaboradores? Se ainda não pensou, comece agora. O futuro foi antecipado desde o ano de 2020!

Por fim, é importante saber que RH 4.0 requer uma gama de conhecimentos - desde técnicas, métodos, práticas, ferramentas, etc. Se você sente que não há experiência suficiente em sua empresa, procure empresas especializadas para ajudar a arquitetar essa transição.

E aí? Sua empresa está preparada para o RH 4.0? Entre em contato com a Caju e veja como podemos ajudar!

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