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Aumento de produtividade, retenção de talentos e redução de custos são só alguns dos benefícios de adotar em programas de incentivo na empresa. Veja dicas para estruturar o seu!
As empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir no seu quadro de funcionários, já que são eles os principais responsáveis por gerar resultados dentro da organização. Portanto, são essenciais para o sucesso e para a longevidade do negócio.
É aí que os programas de incentivo surgem como grandes aliados. Afinal, com eles, é possível otimizar a relação com os colaboradores e incluir benefícios para a equipe. Trata-se de uma iniciativa que agrega valor à política de remuneração e reconhecimento promovida por parte da empresa.
Quer saber mais sobre o que são programas de incentivo, seus benefícios e como implementá-lo na empresa? Então continue a leitura e descubra agora mesmo!
Os programas de incentivo se referem a um sistema que determina metas e recompensas para quem atinge ou supera o que foi proposto. Dessa forma, você começa a determinar uma série de benefícios que as equipes podem obter quando efetivamente derem o seu melhor e, com isso, baterem as metas estabelecidas.
Para entender melhor como os incentivos corporativos funcionam, imagine um programa para um time de vendas. Nele, você pode atrelar recompensas individuais ou para a equipe (como bônus, festas ou viagens) quando as metas de vendas forem batidas.
Essa estratégia também pode ser aplicada, por exemplo, com a equipe do setor financeiro da empresa, atrelando benefícios para aqueles que conseguirem economizar nas compras ou reduzir os custos da empresa.
A implementação de um programa de incentivo na empresa é capaz de gerar benefícios para o negócio e para os colaboradores. Veja agora quais são os principais deles.
Um dos principais benefícios de programas de incentivo na empresa é o aumento da produtividade do time como um todo. Isso porque, como o próprio nome já indica, você fornece incentivos para que os colaboradores conquistem resultados e otimizem a sua performance, criando ações mais acertadas e eficientes dentro da empresa.
Os programas de incentivo na empresa oferecem às atividades de rotina um propósito maior e um novo tom. Isso porque a equipe entende que, aos poucos, é possível alcançar valiosas experiências. Esse cenário ajuda muito a sua empresa, visto que a qualidade nos pequenos processos ocasiona bons desempenhos em dimensões maiores.
Além de bons salários, os profissionais da atualidade buscam um modo de se estabilizar e conquistar qualidade de vida no trabalho. Então, você pode usar esse desejo de maneira estratégica no mercado para unir as necessidades e os desejos dos colaboradores às políticas e à cultura da empresa. E um dos meios para isso são os programas de incentivo.
Ao investir nesse tipo de política de incentivo, você atende aos desejos dos profissionais da empresa de outro jeito. É possível engajar os talentos e mantê-los interessados em desenvolver uma relação de longo prazo com a empresa.
O objetivo é ter parceiros de negócios ao longo do tempo, diminuindo a rotatividade de funcionários nos setores.
Quanto mais tempo nas funções, mais habituados os colaboradores estarão aos padrões determinados, conhecendo cada ocupação e como trabalhar do melhor modo, o que otimiza muito a sua atividade.
O grau de motivação dos seus funcionários tem impacto direto no andamento das tarefas e no posicionamento da empresa no mercado. Sendo assim, buscar meios de aumentá-la é uma ótima forma de melhorar os resultados do negócio como um todo.
Os programas de incentivo são grandes aliados nesse aspecto. Afinal, oferecem diversas vantagens para a equipe, o que tende a deixá-la mais engajada e motivada para desenvolver suas atividades e alcançar as metas estipuladas. Além disso, melhoram a relação entre colaboradores e empresa. Eles se sentem mais valorizados e satisfeitos no negócio.
Outro elemento muito importante no que se refere aos resultados da empresa é o clima organizacional. Afinal, quanto melhor o clima, melhor o ambiente de trabalho e, consequentemente, os resultados gerados pela equipe.
Os programas de incentivo funcionam com base em uma dinâmica na qual o colaborador precisa atingir determinados critérios para receber a recompensa. Com isso, ele passa uma mensagem de compromisso entre empresa e colaboradores, mostrando que a organização valoriza o trabalho de cada um.
A estratégia também evidencia um tratamento mais justo aos funcionários, possibilitando condições para que qualquer um consiga alcançar os benefícios oferecidos, visto que o desempenho é o único critério para conquistá-los.
Essa mensagem é bastante positiva e poderosa, confrontando o antigo entendimento de que o sucesso profissional é um jogo de cartas marcadas nas empresas. Desse modo, você está não só motivando a equipe, mas também demonstrando a seriedade da organização. Ainda, ajudará a quebrar uma dinâmica de relacionamento negativa e antiga entre empregador e colaboradores.
Você sabe quanto a sua empresa gasta por causa de uma alta taxa de turnover de colaboradores? Afinal, toda vez que um membro do time pede para ser desligado, a empresa:
Isso sem falar nas perdas de verbas que podem ocorrer no meio do caminho. Caso um vendedor peça para ser desligado, por exemplo, podem acontecer retrocessos nas negociações nas quais ele estava envolvido. Assim, a empresa perde receita efetivamente. Aliás, pode ser que perca até alguns clientes!
Esse é um dos motivos que evidenciam que o programa de incentivo pode ser um forte aliado na redução de custos da empresa. Afinal, é muito mais econômico estimular e desenvolver seu time do que formar uma nova equipe. E esses programas auxiliam na redução de turnover e na manutenção dos talentos na empresa.
É muito vantajoso investir em programas de incentivo para a imagem da empresa, pois demonstra que ela se preocupa com seus funcionários e sabe muito bem como recompensar todos os esforços que eles fazem. Os seus parceiros notam que a marca investe em experiências positivas e na qualidade de vida deles.
Dessa forma, a empresa demonstra humanização e dinamismo, fazendo com que sua imagem fique mais favorável no mercado. Isso é muito bom para conquistar clientes, fornecedores e colegas de negócios. Além disso, é um elemento que atrai os melhores profissionais para se candidatarem às vagas da organização.
Como você observou, os programas de incentivo podem trazer uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Mas você sabe por onde começar na hora de implementá-lo? Se não, está na hora de descobrir!
Continue a leitura e veja as principais dicas como criar e implementar um programa de incentivo na empresa.
Antes de começar a implementar o programa de incentivo é preciso fazer alguns questionamentos. Veja alguns exemplos:
Seus objetivos determinarão muitos desses pontos para você.
É importante definir o orçamento que terá disponível para analisar e determinar o que poderá oferecer aos seus funcionários.
Para criar um bom programa de incentivo, é importante que você conheça muito bem os seus colaboradores, assim como os setores e os processos da empresa. Afinal, existem diversas maneiras de colocar esse tipo de política em prática, e é o perfil do seu time que vai determinar qual é a melhor delas.
Por exemplo, você pode criar um programa de benefícios individuais, de acordo com a meta de cada um. Ou, talvez, seja importante criar um programa vinculado à meta do time como um todo, incentivando a colaboração entre os profissionais.
Os benefícios oferecidos também vão depender da preferência e dos desejos dos colaboradores. Para uns, o incentivo financeiro é o que tem mais impacto, enquanto que outros valorizam mais prêmios como viagens.
Portanto, faça pesquisas e converse com os colaboradores para entender mais sobre o perfil de cada um e definir os programas mais adequados.
Identifique quais são os objetivos que seus funcionários precisam cumprir, por exemplo: aumento de vendas, melhor atendimento, tempos de ciclo reduzidos etc.
Os objetivos precisam ser simples, específicos e alcançáveis. Defina-os de maneira clara e resumida e comunique-os a todos os envolvidos.
Determinar objetivos razoáveis, que não sejam muito difíceis ou fáceis de alcançar, ajudará a mantê-los focados e motivados. O programa de incentivo deve estar vinculado a metas realistas. Isso porque ele só será efetivo se, de fato, for possível alcançar as metas determinadas.
Porém, as metas precisam ser desafiadoras, de forma a levar o colaborador a superar os limites e ir além, criando soluções inovadoras para garantir os melhores resultados para o negócio. As melhores metas são desafiadoras, mas também alcançáveis.
Para que o programa de incentivo seja justo e gere resultados efetivos para a empresa, é importante que ele esteja vinculado a uma política clara. Ou seja, é essencial que você crie regras bem definidas sobre quais são os critérios para que cada colaborador receba o seu benefício.
Nessa política, você deve descrever as metas e como elas serão determinadas. Também é importante evidenciar o tempo no qual as metas serão reavaliadas e quando o benefício será distribuído. As proibições e os comportamentos inadequados, que impedem o recebimento do prêmio, também precisam estar descritos.
Certifique-se de que todos saibam sobre seus programas de incentivo, a fim de aumentar a conscientização e incentivar a participação da empresa como um todo.
O setor de RH (Recursos Humanos) deve construir um plano de promoção e de comunicação, para conscientizar todos os funcionários sobre os programas de incentivos disponíveis.
Os colaboradores podem acompanhar isso trabalhando com seus líderes para executar campanhas contínuas que envolvam os funcionários e os mantenham participando. Essas campanhas podem incluir táticas de marketing, como anúncios, mensagens divertidas usando o e-mail ou a intranet da empresa ou jogos que vinculem os incentivos.
Além disso, forneça informações sobre seus programas de incentivos em sua lista de verificação de integração de funcionários, a fim de que cada nova contratação seja comunicada já no primeiro dia.
Personalizar a experiência de incentivos e oferecer benefícios criativos na empresa é de extrema importância. Os membros da equipe não trabalharão arduamente em direção a uma meta se não forem compensados por isso de uma forma significativa para eles.
Procure benefícios que vão além dos básicos em uma organização (como vale-transporte, vale-alimentação). Existem diferentes opções e mais criativas, como:
O programa de incentivos atingiu seus objetivos? Os funcionários foram motivados a produzir mais? Quais fatores externos contribuíram para o sucesso (ou não) do programa?
Cada elemento que você mede pode informar os parâmetros das próximas iniciativas, a fim de garantir maior sucesso no futuro.
Por fim, ouvir seus colaboradores é a única maneira de obter um feedback preciso sobre seus programas de incentivos.
Reserve um tempo para ver como seus incentivos atuais estão sendo recebidos e para entender o que realmente desejam. Para começar a ouvir, uma boa dica é utilizar uma plataforma de feedback de funcionários que permite realizar pesquisas.
Os feedbacks dos colaboradores podem fornecer insights importantes: os funcionários podem propor ideias nas quais você não teria pensado, e são a melhor fonte para obter um melhor entendimento de quais tipos de programas de incentivo terão o maior impacto.
Considere ter um canal de feedback ativo, que mantenha a porta aberta para os funcionários, para que eles possam compartilhar suas opiniões a qualquer hora e em qualquer lugar. Personalize seus programas de incentivo com base no feedback dos funcionários, a fim de demonstrar que você se preocupa e levou em consideração a opinião deles.
Com este artigo, você percebeu que adotar um programa de incentivo pode proporcionar muitos benefícios a ambas as partes. Afinal, os colaboradores têm acesso a bonificações e se sentem valorizados, enquanto a empresa conta com um time mais motivado e engajado, que gera mais e melhores resultados para o negócio.
Aproveite nossas dicas e comece agora mesmo a desenvolver essa estratégia na sua organização.
A Caju pode ser uma grande aliada nesse aspecto. Afinal, oferecemos soluções de benefícios flexíveis para os seus colaboradores.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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