Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Como as viagens de incentivo podem motivar sua equipe?

Você já ouviu falar em viagens de incentivo? Esse tipo de benefício pode fazer toda a diferença para os colaboradores da sua empresa. Conheça mais sobre ele agora mesmo, neste conteúdo exclusivo do blog da caju.

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 7 minutos

Você já ouviu falar em viagens de incentivo? No mundo corporativo, as viagens têm ganhado cada vez mais espaço enquanto um benefício, como forma de motivar e reconhecer os esforços dos colaboradores. 

Mas se engana quem pensa que esse tipo de premiação é benéfico apenas para quem é contemplado. Afinal, promover experiências para os colaboradores tende a ser muito vantajoso para o crescimento das empresas.

Quer saber como? Acompanhe a leitura desse conteúdo exclusivo que preparamos para você e saiba o que é uma viagem de incentivo, quais os seus benefícios e como organizá-las. 

O que são viagens de incentivo?

As viagens de incentivo nada mais são do que uma forma de reconhecer e valorizar o empenho dos colaboradores de uma empresa. Trata-se de um dos diversos benefícios corporativos que podem e devem ser oferecidos para os colaboradores, além do salário. E são muitas as vantagens que esse tipo de recompensa pode trazer para a empresa, como uma maior produtividade e engajamento dos funcionários

Entretanto, uma viagem de incentivo deve ser muito mais do que apenas oferecer passagens e hospedagem gratuitas. Ela deve ser planejada com o intuito de oferecer experiências incríveis e inesquecíveis para os colaboradores. 

Além disso, essas viagens de incentivo podem ser usadas como prêmio de uma campanha de endomarketing, reconhecimento pelo esforço em um grande projeto ou pelo tempo de casa, entre outros muitos motivos. 

Por que a sua empresa deve investir em viagens de incentivos?

O sucesso e crescimento de uma empresa depende de diversos fatores e um dos mais importantes é o bem-estar dos funcionários. Conforme o Estadão, um estudo divulgado pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, aponta que funcionários felizes são 12% mais produtivos que os demais. 

Então, por que não investir em benefícios que assegurem a felicidade dos seus colaboradores? A viagem de incentivo pode ser uma ótima forma de reconhecer os esforços de seus funcionários e trazer muitas vantagens para o dia a dia da sua empresa. 

Principais benefícios das viagens de incentivos

Quando usamos viagens como incentivos corporativos, elas podem trazer muitos benefícios tanto para os colaboradores, como para a empresa. 

Afinal de contas, para os funcionários, nada melhor do que ter o seu empenho reconhecido e valorizado. Já para a empresa, ter colaboradores que estão felizes e satisfeitos com o seu trabalho pode trazer mais produtividade e promover um ambiente super harmônico. 

Além disso, outras vantagens que as viagens de incentivo podem trazer são: 

  • maior sentimento de pertencimento;
  • valorização da empresa por parte dos colaboradores;
  • incentivo ao crescimento pessoal e profissional;
  • valorização do funcionário muito além do salário e remuneração;
  • o colaborador pode conhecer uma nova cultura e adquirir conhecimentos;
  • a viagem pode ser a realização de um sonho, entre outros. 

Qual a diferença entre viagem corporativa e viagem de incentivo? 

Quando o assunto é viagem de incentivo, é comum que exista uma confusão com as viagens corporativas, já que ambas são promovidas pela empresa. Entretanto, são viagens com objetivos diferentes e devem ser tratadas como tal. 

As viagens de negócios são bem comuns no meio corporativo. Seja para participar de feiras, eventos, treinamentos ou então para visitar clientes e fechar parcerias, é normal que os colaboradores viagem. Assim, nesse caso a viagem é para tratar de trabalho e não para o turismo. 

Já as viagens de incentivo são uma forma de bonificação por resultados e premiação para funcionários, que devem ser usadas para garantir momentos de descanso e descontração. Esse tipo de viagem deve ser usado para premiar e valorizar os esforços de algum funcionário, em diversas situações.

Um ponto em comum nessas viagens é que ambas envolvem custos para a empresa e devem trazer resultados, seja por meio de um contrato fechado, aprendizagem dos colaboradores ou para aumentar a produtividade. 

Como planejar uma viagem de incentivo na prática? 

Agora que você já conferiu tudo sobre as viagens de incentivo e seus benefícios, é hora de saber como planejá-las. Confira as principais dicas que separamos para te ajudar. 

Conheça os colaboradores 

O primeiro passo para planejar a viagem dos sonhos aos colaboradores da empresa é  conhecendo cada um deles. Essa tarefa pode não ser muito simples, mas é imprescindível para garantir que a viagem de incentivo cumpra o seu papel.

Se precisar, faça pesquisas internas e converse com os gestores de cada colaborador que for beneficiado. O importante é que você conheça as principais características de quem vai ganhar a viagem, como a idade, seus principais gostos, características e desejos. 

Escolha o destino certo 

Acertar no destino da viagem é um dos fatores fundamentais. Afinal de contas, isso é decisivo para que os colaboradores decidam aceitar ou não esse prêmio. 

Para fazer a melhor escolha de destino, mais uma vez é importante conhecer o colaborador e seus gostos. Procure ser bem cuidadoso nessa etapa e, se possível, pense em mais de um destino.

O que não vão faltar são lugares encantadores no Brasil e no Exterior. Alguns estados no norte e nordeste do Brasil são ótimas opções para quem gosta de calor e praia. Já os amantes do frio vão ficar realizados em conhecer o sul do país. 

Há também os destinos fora do país, como Argentina, Portugal, Estados Unidos, países europeus e muitos outros lugares maravilhosos que certamente vão encantar quem deseja conhecer novas culturas. 

Invista em atividades e momentos marcantes 

Com os destinos pré-determinados e conhecendo os gostos de cada colaborador que irá desfrutar das viagens, o próximo passo é pensar na programação. 

Nesse caso, tudo vai depender do destino e atividades que podem ser encontradas tanto no local de estadia, como em outros locais da cidade. E de preferência, forneça mais de uma opção de passeio para que os premiados possam escolher o que fazer durante a viagem. 

O mais importante aqui é proporcionar momentos únicos e de diversão, que fiquem marcados na memória dos viajantes. 

Algumas ideias de atividades que podem fazer parte do roteiro da viagem são:

  • esportes radicais;
  • massagens;
  • passeios culturais em museus, pontos turísticos e afins;
  • shows;
  • idas ao teatro e exposições;
  • eventos e muitas outras coisas.

Ofereça suporte para os dias da viagem 

Imprevistos normalmente acontecem, mas em uma viagem, é desejável que tudo ocorra da maneira mais segura possível. Portanto, é ideal que a empresa ofereça todo o suporte que o colaborador precisa para fazer uma viagem tranquila.

Desde um seguro de vida, até alguém da própria empresa que esteja disponível para tirar dúvidas e ajudar quem estiver viajando são ações importantes e que vão fazer toda a diferença nesta experiência.

Organize tudo com antecedência!

Por fim, lembre-se de organizar tudo com antecedência! Essa é a parte mais importante para garantir a melhor viagem de incentivo que os colaboradores merecem. 

Estipule datas,  reserve os locais de estadia, faça o roteiro da viagem, compre passagens e os passeios antecipadamente. Todo esse cuidado vai garantir que a viagem de incentivo seja um sucesso e traga apenas benefícios para a sua empresa. 

Gostou dessas dicas? Então, continue no nosso blog para conferir mais conteúdos como este e fique por dentro de tudo o que acontece na Caju através das nossas redes sociais

Disponibilize o que há de melhor para os seus colaboradores! Para saber mais sobre os benefícios flexíveis oferecidos pela Caju, acesse o nosso site agora mesmo!‍

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.