Veja 5 tipos de bonificação para funcionários para implementar agora

January 12, 2022
Benefícios

Além do salário, as empresas têm investido em outras formas para satisfazer e motivar seus colaboradores, entre tais formas estão as bonificações. 

Podemos chamar essa estratégia de bonificação por resultados – que podem ser os mais variados. Neste artigo, iremos mostrar como essa ação pode ser motivadora para os funcionários e é capaz de impactar no engajamento e na retenção de colaboradores. Confira!

O que é bonificação, afinal?

É importante saber o que é bonificação, mas principalmente o que não é. Bonificação não é um meio para consertar ou resolver problemas internos. 

Ao contrário, é uma estratégia para evitar que problemas aconteçam, como: insatisfação, baixa produtividade, baixa performance, perder colaboradores para a concorrência, entre outros.

Diferente do salário, a bonificação é uma variável não obrigatória. E pode ocorrer mediante a premiações, benefícios extras, entre outras ações definidas previamente pela empresa.  

Há muitas formas para bonificar colaboradores, individualmente ou em equipe, pelos seus esforços, pela excelência dos seus resultados. 

Entre essas formas, temos: viagem, folga, dinheiro, brindes, cursos, vale-presente, lazer, férias estendidas, programas de incentivo, entre outros. 

O propósito dessa ação é mostrar que a empresa se importa verdadeiramente com tudo o que diz respeito aos seus colaboradores, em prol de objetivos comuns. Daí surge a importância de a empresa ter um plano de bonificação.

Plano de bonificação

Aliás, a motivação é imprescindível e uma variável que respinga nos demais membros da equipe e isso afeta os resultados da empresa. Portanto, é essencial que o RH crie um plano de bonificação realista.

Sabendo-se que o bônus é uma remuneração extra, deve-se pensar em como estruturar esse oferecimento aos colaboradores proporcionalmente aos resultados obtidos - quanto, o que, como e quando bonificar. 

Essa política (ou plano) deve precaver possíveis insatisfações e ser utilizada estrategicamente, evitando-se o desequilíbrio do desempenho por insatisfação e a rotatividade.

Este plano deve ser simples, objetivo e realista, com metas relacionadas a recompensas, variando entre metas individuais e coletivas, de modo a incentivar os colaboradores a agregarem valor à empresa, ao mesmo tempo que agregam valor a si mesmos. 

Este tipo de reconhecimento mantém o clima de comprometimento e pertencimento, uma vez que se alinha os colaboradores à missão, visão e valores da empresa, dando a cada um a certeza de que todos são importantes para que a empresa se mantenha ativa. 

Formando um elo com o planejamento estratégico da empresa

Desenvolver uma bonificação por resultados é gerar um elo a mais no plano estratégico da empresa, entre os objetivos dos colaboradores e o sucesso da organização, pela excelência do colaborador. 

Todos devem ser comunicados a respeito dessa bonificação, como funciona, resultados individuais e coletivos atrelados aos bônus; deve sanar todas as dúvidas para que não haja má interpretação e que o plano impacte positivamente os resultados.

Entre as variadas formas, a empresa poderá, também, pensar num bônus extra, mesmo não vinculado aos predefinidos, incentivando ainda mais seus colaboradores.

Mas algo deve ser muito evidente: os colaboradores devem ser incentivados sem depender apenas de bonificação. Este deve ser um plus e não o motivo principal da alta performance. 

Tipos de bonificação

Quando o RH sabe como reconhecer seus colaboradores, não é preciso se desdobrar tanto para pensar em como elevar o potencial competitivo da empresa, e não só construir, mas, sobretudo, manter uma relação saudável, humanizada e de longo prazo. 

No plano de bonificação,  devem ser classificadas e listadas as metas, ações predefinidas às quais cabe o bônus. E o que não for objeto dessa classificação, ou seja, alguma inovação não pensada, mas que seja significativa, pode ser acatada como bônus extra. 

A seguir, listamos 5 tipos de bonificação muito fáceis de implementar, dentre tantas outras formas que vão além da remuneração de base dos colaboradores.

1. Bonificação por desempenho

A empresa pode estabelecer um perfil de bom desempenho e, assim, facilitar o enquadramento de colaboradores neste tipo de bonificação em relação às suas competências.

Alguns bons exemplos são: a melhor performance, os melhores feedbacks – a mensuração do desempenho e da produtividade do colaborador, por meio de indicadores de desempenho, determinará seu merecimento à bonificação. 

2. Bonificação por alcance de metas

Falar em bater metas é algo que, geralmente, causa arrepios. No caso, não se trata de uma comissão por fazer parte de uma “panela de pressão”, do modo como muitas empresas fazem parecer, mas sim por entregas além do esperado.

Os colaboradores têm suas atividades, suas rotinas, seu desempenho, e tal bonificação é dada àqueles que acabam se saindo melhor em fatores determinantes para que a empresa ultrapasse as metas estabelecidas e alcançáveis para atingir seus objetivos.

As metas vão além do resultado financeiro, elas podem agregar qualquer outro valor ao crescimento da empresa, de modo a mantê-la à frente da concorrência. Ao ultrapassar o patamar das metas é cabível uma compensação. 

3. Bonificação por evolução na carreira

Um ótimo incentivo para que os colaboradores façam a própria gestão de carreira. 

Estimula-se o desempenho dos colaboradores, sua melhoria contínua, à manutenção de sua alta performance, reconhecendo aqueles que investem na carreira, buscam se especializar. Tem vontade real de crescer profissionalmente para evoluir na carreira.

4. Bonificação por equipe

Esta é uma forma de oferecer bonificação que motiva o trabalho em equipe, a integração, o engajamento entre as pessoas em um grupo coeso e produtivo.

Neste tipo entram metas que dependem do conjunto, ação de todos da equipe em busca de resultados mútuos, porque sabem que o comprometimento com o sucesso de um será o de todos, inclusive os resultados desse empenho.

5. Bonificação por criatividade e inovação

Um colaborador (ou mais, individualmente, até mesmo uma equipe) traz uma ideia inovadora, excepcional, algo fora de sua rotina, e tal ideia além de criativa é inovadora e faz total diferença no resultado. Este é um exemplo que merece uma bonificação.  

Uma sugestão ou uma ideia que pode dar outro sentido, (re)significar, ser um diferencial por trazer melhorias jamais pensadas é uma eficiência que se destaca em meio ao todo. 

Esta situação pode fazer parte do plano de bonificação como ser objeto de um bônus extra, como mencionado - apreciada, reconhecida, implantada ou descartada, caso a caso. 

Pode fazer parte do grupo de ações que fazem com que a empresa seja inovadora e de destaque. Esse destaque extra valoriza muito o potencial criativo dos colaboradores.  

Como a Caju pode ajudar nesse plano?

Cada colaborador é um potencial, um valor, e todos eles juntos compõem o capital humano da empresa, o seu diferencial competitivo. 

A empresa pode incentivar os colaboradores a investir em suas capacidades e habilidades, em sua produtividade, potencializando o pertencimento de várias formas. Para isso, não deve esquecer-se da importância dos benefícios.

A Caju entende que premiar gera engajamento, sendo uma estratégia que gera valorização, motivação, cumprimento de metas, e que resultados positivos significam objetivos alcançados. E a soma de todos estes requisitos gera satisfação, credibilidade e retenção.

A plataforma de benefícios da Caju traz a solução ideal para que as empresas possam beneficiar seus colaboradores.

Entre os benefícios oferecidos, está o Cartão Caju Gift. Uma funcionalidade para que as empresas possam depositar valores aos seus colaboradores como forma de bônus, sem relação com os demais benefícios mensais e com destinações específicas. 

Ao bonificar ou premiar os colaboradores, a empresa estimula a sua força produtiva e isso faz com que ambos consigam manter o clima organizacional saudável. Isso fortalece o espírito de equipe, a satisfação e a busca por objetivos individuais e comuns. 

Portanto, crie um plano de bonificação, alinhe ao perfil de seus colaboradores e às necessidades da empresa, estabelecendo metas realistas; defina um orçamento para não comprometer o processo por falta de previsão orçamentária e, por isso, deixar de cumprir o prometido. 

Para falar com a Caju e conectar seus colaboradores à maior plataforma de benefícios e premiações, basta informar seu e-mail de contato na tela inicial do site caju.com.br ou enviar um e-mail diretamente para a equipe comercial em: quero@caju.com.br

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