Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

RH Digital: o que é e como colocar em prática?

Mais do que uso de novos programas de computador, o RH digital envolve uma mudança de mentalidade da empresa. Leia para entender!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 6 minutos

O RH digital envolve toda a transformação dos processos de Recursos Humanos por conta dos avanços da tecnologia. Isso passa pelo uso de softwares para facilitar o dia a dia do trabalho, mas também tem a ver com novos processos, como processos seletivos on-line e até mesmo proporcionar uma nova cultura para a empresa.

Processos e jeitos de trabalhar mudam o tempo todo, basta acompanhar as Revoluções Industriais. Com a tecnologia, muitos empregos deixaram de existir, enquanto novos surgiram. 

O trabalho dos times de Recursos Humanos, com a tecnologia, evoluiu bastante. Tanto que hoje se fala bastante no RH digital, que traz vantagens competitivas às empresas e também facilita a vida dos times. 

Mas, para implementar o RH digital não basta simplesmente usar softwares variados, sabia? 

Para que uma companhia se beneficie de suas vantagens, é essencial preparar o terreno para o RH Digital. Por isso, preparamos este artigo para ajudar você a entender em detalhes. Continue a leitura! 

O que é RH digital?

O RH digital envolve todas mudanças nos processos e rotinas dos times de RH a partir do uso de novas tecnologias. Não existe um único software de RH digital, mas sim vários deles. 

Na prática, funciona como miniprocessos que culminam em uma nova forma de lidar com Recursos Humanos. Por exemplo, dados de colaboradores e suas avaliações que podem ser automatizados e consultados sempre que necessário. 

Além disso, também inclui avisos de férias que estão próximas de vencer, gestão simplificada de benefícios e até mesmo processos seletivos on-line com plataformas que permitam dinâmicas, entre outros. Mudanças que facilitam o processo e que antes só eram possíveis de serem feitas no presencial. 

Entretanto, não adianta forçar implementá-las numa empresa que não está preparada para toda essa nova mentalidade e não tem o treinamento necessário. Assim, é importante que esse novo processo seja feito aos poucos, com os treinamentos necessários.

Como funciona o RH digital?

O RH Digital começa com a implementação de novas tecnologias no setor de RH — sempre aliada a uma necessidade mais ampla. 

Um exemplo é que, ao optar por uma gestão de benefícios flexíveis aos colaboradores e mais prática ao time do RH, a empresa não está apenas buscando gastar menos tempo gerindo benefícios, mas tem em mente diminuir o turnover, aumentar a satisfação dos colaboradores e facilitar a atração e retenção dos talentos.

Dessa maneira, é preciso:

  1. repensar a cultura organizacional (muitas vezes isso é necessário porque nem toda empresa tem uma mentalidade atualizada);
  2. entender quais tecnologias fazem sentido ao (novo) propósito da companhia; 
  3. empoderar o time a usar essas tecnologias, seja apresentando vantagens ou mesmo oferecendo treinamentos para que elas sejam usadas da melhor maneira.

Com esses pontos em dia, é possível reduzir as barreiras de comunicação e proporcionar uma verdadeira transformação no trabalho do RH e em toda a experiência do colaborador. 

Afinal de contas, quanto mais fácil, simples e transparente para um funcionário lidar com as necessidades de RH, mais satisfeito ele se torna.

Como o RH digital consegue impactar os processos do setor? 

Quando esses três pontos citados (repensar a cultura, usar tecnologias que fazem sentido e empoderar a equipe) estão em dia, o trabalho do time fica muito mais prático. 

Isso permite que funções mais burocráticas sejam automatizadas, como a gestão de dados dos colaboradores, fazendo com que os funcionários do setor de RH possam focar mais no estratégico do que no operacional.

Porém, é preciso ter cuidado, pois se a empresa decidir apenas por usar os novos softwares sem uma mudança de cultura e sem os devidos treinamentos, o impacto pode ser negativo. Questões como dificuldade de usar softwares desconhecidos podem trazer mais problemas do que soluções. 

Quais são as ferramentas do RH digital?

Existem várias ferramentas que fazem com que o setor de RH possa se tornar 100% digital. Conheça as principais abaixo: 

  • Ponto eletrônico: softwares de ponto eletrônico permitem que colaboradores trabalhem em qualquer lugar do mundo.
  • Armazenamento em nuvem: com os dados e sistemas operacionais na nuvem, é possível trabalhar home office sem perder em informações.
  • Processos seletivos: entrevistas on-line, dinâmicas gamificadas, análise de dados via People Analytics — tudo isso permite processos seletivos 100% digitais.
  • Business Intelligence: para coletar, organizar e analisar dados da empresa e dos colaboradores com a finalidade de obter informações que permitam à empresa seguir crescendo.
  • Segurança e medicina do trabalho: hoje, também existem programas para que os responsáveis pelo setor de RH possam fazer o monitoramento dos dados de colaboradores, agendar exames etc.
  • Controle de benefícios: sejam benefícios de vale-alimentação, saúde, home office, hoje muitas empresas contam com soluções simples de gerir on-line, como é o caso da Caju Benefícios.

Vale dizer que, no geral, todos esses programas costumam ter versões mobile, facilitando ainda mais a gestão.

Como implantar o RH digital?

Para implantar o RH digital, é preciso entender em que pé anda cada um dos processos, qual o objetivo da empresa, os avanços de cultura necessários e o nível de satisfação dos colaboradores. Com isso mapeado, fica mais fácil entender por onde começar os avanços tecnológicos.

Lembre-se sempre de olhar o todo e não apenas dores parciais. Por exemplo, não adianta instalar o ponto eletrônico e liberar o home office 100% se a empresa não acredita na produtividade do colaborador quando está fora das quatro paredes da sede e se não existe uma mentalidade movida a entregas e metas.

E quanto às vantagens do RH digital?

As vantagens do RH digital, quando bem implementado, são muitas:

  • mais automatização de processos, liberando colaboradores de tarefas excessivamente operacionais;
  • aumento da produtividade e da satisfação dos colaboradores;
  • mais clareza e transparência na administração de dados;
  • facilidade na adoção do trabalho remoto e horários flexíveis;
  • trabalho mais estratégico e menos operacional do setor de RH.

Lembre-se de que é possível contar com consultorias externas para a transformação do setor de RH tradicional em RH digital, ainda mais em companhias com processos menos flexíveis. 

Mesmo assim, tenha em mente que não apenas o RH precisa mudar, mas todos os setores, combinado?

A Caju facilita sua gestão de benefícios

Faça a gestão de benefícios dos colaboradores em uma só plataforma com a Caju e tenha muitas facilidades no dia a dia. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.