Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Vale-presente digital: como oferecer aos colaboradores?

‍Vale-presente digital permite que o empregado escolha o que melhor lhe convém a partir de um valor estabelecido pela empresa. Veja como ofertar esse benefício aos colaboradores!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 7 minutos

Mulher abrindo uma caixa de presentes com expressão feliz.

O vale-presente digital é uma alternativa para que as empresas possam oferecer pequenos presentes aos empregados. A versão digital do vale-presente torna o processo mais simples e democrático, abrangendo até mesmo colaboradores que não estão presencialmente na empresa.

Com a popularidade do trabalho remoto, cada vez mais empresas utilizam o vale-presente digital como uma maneira de valorizar os colaboradores, mesmo que à distância, criando uma política de motivação e reconhecimento. 

Existem diferentes opções no mercado de vale-presente, com maior ou menor liberdade de escolha por parte de quem recebe. 

A seguir, conheça as variedades e aprenda técnicas para utilizar o vale-presente digital na sua empresa, inclusive em 2023!

O que é um vale-presente digital

O vale-presente digital é um tipo de cartão pré-pago pela empresa e fornecido ao colaborador como uma maneira de valorização da força de trabalho, e o valor não precisa ser usado de uma só vez. 

Para a gestão de recursos humanos, responsável por promover ações internas para engajar os colaboradores e contribuir para uma cultura organizacional e ambiente de trabalho saudáveis, é possível melhorar ainda mais a relação com os funcionários com a utilização de vale-presente empresarial. E, para os empregados, esse é um benefício flexível a mais para considerar.

A tecnologia tem auxiliado as empresas no sentido de lançar ferramentas cada vez mais melhores para a realização de ações internas e externas de atração e retenção de talentos, como o gift card digital, principalmente no contexto de trabalho remoto e híbrido. 

Como funciona o vale-presente digital

Em formato de cartão pré-pago, com valor estipulado pela empresa, o vale-presente digital se tornou um benefício para o colaborador usufruir como e onde quiser — bastando que o estabelecimento aceite pagamentos com cartões de crédito digitais (ou carteiras digitais). 

Os valores dessa gratificação, assim como o tipo de ação (presente e outros detalhes) podem ser alinhados de acordo com a política de incentivos e benefícios adicionais da empresa.

A empresa pode operacionalizar todo o processo internamente através do setor de recursos humanos, ou contratar uma empresa especialista em benefícios para que receba as informações e execute a ação – deixando para o empregador apenas a função de distribuir os cartões digitais.

Tente imaginar o tamanho da logística necessária para presentear um grupo de colaboradores ou a empresa toda, em ações internas ou mesmo externas. 

Agora, imagina isso tudo concentrado em um vale-presente digital, onde o saldo pode ser monitorado por um aplicativo e o cartão funciona como um cartão de crédito como qualquer outro. 

Oferecer um vale-presente ao colaborador também é uma estratégia para engajar as equipes, envolver e reter talentos.

Quando utilizar um vale-presente digital?

No ambiente corporativo, o vale-presente digital muitas vezes é usado em datas comemorativas, tais como: Páscoa, Natal, aniversário do colaborador, aniversário de empresa, comemorações de happy hour e demais datas celebrativas do calendário formal.

Geralmente, para celebrar a chegada do Natal e do final do ano, as empresas enviam pacotes e presentes aos colaboradores. O vale-presente digital funciona perfeitamente para a ocasião e evita questões como não saber o que presentear ou atraso na entrega. 

Outras ocasiões para usar o vale-presente digital:

  • Retorno de licença-maternidade;
  • Aposentadoria;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Mães.

Leia também: Bonificação por resultados: vale a pena implementar na empresa?

Tipos de vale-presente digital

As variações de vale-presentes digitais disponíveis no mercado contemplam os usos que citamos anteriormente. Mas, também, outras possibilidades, que podem variar com os objetivos do RH

  • Cartão de crédito pré-pago: um modelo versátil, normalmente com bandeira de cartão de crédito comum, mas com um valor pré-pago disponível para uso livre;
  • Cartão de presente de uso único: pode ser de uso livre ou com a bandeira de um estabelecimento comercial específico;
  • Cupom de desconto: muito utilizado em aplicativos de entrega de comida, em que as empresas geram códigos de desconto para os funcionários;
  • Voucher: segue a ideia do cupom de desconto, mas é um valor para ser “recarregado” em um aplicativo específico;
  • Cartão de presente recarregável: o modelo mais versátil, que é gerado apenas uma vez e a empresa pode alocar valores sempre quando for interessante, como a Caju.

Quais são as vantagens do vale-presente digital?

Nós citamos algumas das vantagens de utilizar um vale-presente digital nas empresas. Mas vale destacar que, com essa opção, o colaborador ganha maior flexibilidade na escolha do presente, partindo do valor disponibilizado pela empresa.

Além disso, a versão digital também facilita a vida da gestão, que não precisa se preocupar com prazos de entregas e monitorar a chegada do prêmio.

Essa opção acaba se tornando a melhor alternativa para sempre acertar no presente dos colaboradores!

Utilizando o Caju Premiações como presente para os funcionários

Agora que você já sabe mais sobre vale-presente digital, conheça a solução de premiações da Caju!

O Caju Premiações pode ser usado por empresas que querem proporcionar novas experiências para os colaboradores, em datas comemorativas, eventos e ações pontuais, sem que estejam relacionados com os demais benefícios mensais. 

Para quem já é cliente Caju, basta selecionar a carteira de Premiações dentro do aplicativo, separada de multibenefícios e despesas, para não misturar os saldos e garantir toda a tranquilidade e liberdade que só a Caju proporciona.

Mas, se a empresa ainda não faz parte do nosso movimento de inovação e descomplicação de benefícios corporativos, também pode usar o Caju! Basta entrar em contato com o nosso time e solicitar a solução de premiações isoladamente.

Quais tipos de premiação ofertar com a Caju?

Diferente do salário e das remunerações oficiais, previstas em contrato de trabalho, o uso de vale-presente digital é categorizado como um benefício variável, sem obrigatoriedade por parte da empresa.

Ao utilizar a Caju como o cartão de premiação para os empregados, a empresa pode categorizar as premiações em valores e alinhar através da comunicação interna mesmo. 

Alguns exemplos de uso:

  • Confraternizações;
  • Datas comemorativas;
  • Datas especiais para empresa e funcionários;
  • Conquistas de tempo de casa ou metas.

Oferecer benefícios pontuais através de sistemas de premiação ou de vale-presentes digitais deve fazer parte da política de benefícios da empresa e estar as estratégias voltadas para o engajamento dos funcionários. 

A valorização dos talentos do quadro de empregados impacta positivamente nas relações e na cultura organizacional. Quando o empregado se sente reconhecido, ele preza pela permanência na empresa e no retorno além do trabalho habitual. 

Para saber mais sobre as soluções da Caju, entre em contato com a gente!

Dúvidas frequentes

O que é um vale-presente digital?

Um vale-presente digital é um tipo de premiação oferecida aos funcionários em datas específicas. É uma alternativa prática e eficaz de presentear as pessoas que fazem parte da empresa.

Como funciona um vale-presente digital?

O vale-presente digital pode ser fornecido em formato de voucher, código de desconto ou cartão pré-pago, como o Caju Premiações. A empresa determina o valor e fornece a alternativa para o colaborador, que decide onde quer usar o presente.

Quais são as vantagens de utilizar um vale-presente digital?

As principais vantagens são a praticidade na hora de presentear alguém, a otimização de tempo na gestão de presentes e a flexibilidade para o presenteado.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.