Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Metas de Ano Novo: como traçar objetivos reais para 2024

Entenda a origem do hábito de criar novas metas de Ano Novo e saiba como desenvolver resoluções que possam ser cumpridas.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

Duas pessoas brindando com taças cheias.

Fazer uma lista de metas para 2024 é muito mais importante do que imaginamos, pois elas auxiliam no planejamento, decisões e a estabelecer prazos. Além do prazer de riscar cada uma das metas concluídas no próximo ano.

E se as metas de Ano Novo fossem estabelecidas a partir do último mês, mas revistas trimestralmente para acompanhar a evolução? É uma ideia ousada, mas pode funcionar, ainda mais seguindo as propostas que apresentaremos aqui.

Preparamos dicas para traçar metas e dados que auxiliam a entender por que temos esse hábito. Acompanhe até o fim para entender mais sobre metas de Ano Novo!

O que são metas de Ano Novo?

Metas são objetivos que projetamos para nós mesmos, nossa carreira profissional, nossa família e demais possibilidades. 

A diferença entre as metas de Ano Novo e as demais resoluções que projetamos ao decorrer dos 12 meses é o simbolismo por trás de cada decisão. 

Quando o ano atual termina e inicia um novo, temos a sensação de que estamos começando quase como uma “nova vida”, com novas e melhores oportunidades.

O nome desse sentimento é “efeito de um novo começo” (no original, fresh start effect). Tem como base a tendência humana de pensar em novos começos a partir de datas simbólicas, como começar uma dieta na segunda-feira porque é o início da semana, ou estabelecer metas de Ano Novo no último mês do ano.

Por que estabelecemos resoluções de Ano Novo?

Quando procuramos na história os motivos que levam as pessoas a criarem resoluções de Ano Novo, encontramos informações dispersas, mas que remontam para um fato específico. 

As antigas civilizações da Babilônia, há cerca de 4.000 anos atrás, acreditavam no recomeço e na definição de objetivos e da celebração do novo ano. 

Eles tinham um festival chamado Akitu, que consistia em uma festa religiosa com duração de 12 dias, em que os povos locais reafirmavam a lealdade ao rei atual e faziam promessas aos deuses como contrapartida para que recebessem bençãos específicas. 

Os registros ainda mostram que outras civilizações praticavam rituais similares. Na Roma antiga, por exemplo, o primeiro dia do ano era reservado para avaliar os feitos do ano anterior e estabelecer novos para o período que estava iniciando. 

Como planejar um novo ano?

Antes de tudo: reavalie como foi o ano que está finalizando. É mais prático e objetivo entender como seguir para o futuro observando o presente e aprendendo com o passado. 

Então, para as resoluções financeiras, avalie como foi a performance dos últimos 12 meses. Você ganhou muito e gastou muito? Como está a poupança financeira e as reservas de emergência? E a saúde das contas?

Ao entender isso, fica mais simples estabelecer objetivos. 

Além disso, recomendamos utilizar metodologias de organização para criar metas possíveis. A principal das metodologias se chama SMART

O acrônimo SMART vem do inglês Specific, Measurable, Achievable, Realistic, Time based. 

Vamos apresentar, no detalhe, cada uma das etapas da SMART, e compartilhar novas maneiras de colocar em prática na definição das resoluções de Ano Novo.

(S) Específico

São os objetivos, como o próprio nome diz, específicos, com pontos de partida e chegada. Diferente dos objetivos generalistas, como “comer menos açúcar”, uma meta específica conta com dados para auxiliar – “diminuir de 2 para 1 colher de açúcar por café”, por exemplo. 

(M) Mensurável

Basicamente, que é possível medir o resultado com o passar do tempo. Seguindo com o exemplo do açúcar, se a meta é diminuir de 2 para 1 colher em cada xícara de café, mantenha o controle diário de quantos cafés e, consequentemente, quantas colheres de açúcar são utilizadas até chegar na meta.

(A) Alcançável

O objetivo precisa ser visualizado facilmente, sem envolver grandes esforços que acabem tornando impossível. Cortar de vez o açúcar da dieta pode ser inviável, mas diminuir a quantidade diária é bem possível.

(R) Realista

O que você pretende atingir com a proposta de diminuir o consumo de açúcar? Tanto para objetivos estéticos quanto de saúde, ainda com o mesmo exemplo, diminuir o açúcar da dieta precisa ter um propósito honesto.

(T) Temporal

A meta é diminuir o açúcar em cada xícara de café. E isso vai acontecer diariamente, independente da quantidade de cafés ou outras bebidas adoçadas. Diminuir o consumo diário demonstra um marco temporal, que ajuda na definição de um cronograma de execução das metas de Ano Novo.

Tipos de meta

Existem 3 tipos principais de metas, que são geralmente utilizadas por empresas para definir quais são os objetivos para o próximo ano. São elas: metas de resultado, metas de desempenho e metas de processo.

Essas mesmas metas podem ser utilizadas, também, para estabelecer as metas de Ano Novo da vida pessoal, além da profissional. 

Vamos entender cada possibilidade a seguir:

Metas de resultado

Faz parte dessa categoria as metas de “linha de chegada”. Ou seja, onde se quer chegar. Pode ser financeiramente, com objetivos de poupança por exemplo, ou até mesmo diminuir o consumo de algo nocivo para a saúde. 

As metas de resultado acompanham números reais e porcentagens com base no que é praticado atualmente, e contam com períodos definidos de tempo para que aconteçam.

Metas de desempenho

Aqui, entendemos como metas de desempenho um passo anterior às metas de resultado. Ou seja, o que é necessário se tornar um objetivo para que as próximas metas sejam atingidas. 

Uma meta de desempenho contempla o que se deseja atingir, com números, mas não necessariamente tempo de conclusão. 

Metas de processo

São os objetivos que direcionam os caminhos para que as metas de desempenho e resultado possam ser atingidas.

Os processos são parte importante da organização pessoal e profissional, e auxiliam para que haja constância e determinação no cumprimento dos objetivos. 

Um exemplo de processo envolve o desenvolvimento de um novo hábito. 

Dicas para definir metas para 2024

Que as metas de Ano Novo não tem boa reputação nós sabemos. Afinal, elas também não possuem um índice de sucesso muito promissor: 80% das metas de planejamento para o Ano Novo fracassam até a primeira semana de fevereiro. 

Mas esse tipo de planejamento tem algo em comum: as metas de Ano Novo estabelecidas são muito ambiciosas e exigem mudanças drásticas de uma vez só. 

Correr uma maratona ou começar um negócio próprio, por exemplo, não são objetivos simples de serem realizados. Por isso, separamos 6 dicas práticas para estabelecer metas realistas de Ano Novo e colocá-las em prática.

1. Escreva as metas no papel

Visualizar as nossas metas em um papel é fundamental para que o nosso cérebro trabalhe melhor. 

Guarde em uma parte de uma agenda ou caderno tudo o que você pretende realizar no ano que se aproxima e escreva os objetivos com o máximo de detalhes possíveis. 

Lembre de reservar um tempo para fazer isso, pois é importante refletir sobre o ano que passou e o que acaba de chegar com calma e tranquilidade.  

2. Crie cronogramas

Ter um cronograma é importante para acompanhar o desenvolvimento das metas e funciona como um plano de ação. 

Liste todos os recursos e informações para realmente tornar a meta possível, elencando os passos de cada etapa para que o objetivo se torne real. 

Seguindo o exemplo de perder peso, ao ir para a academia, você pode definir quantos dias da semana irá e quantos quilos pretende perder por mês e também a data limite para cumprir com este objetivo da lista.

3. Conte com o apoio da tecnologia

Além do papel, você pode usar ferramentas para registrar suas metas e acompanhar o desenvolvimento delas para conseguir êxito. 

Existem diversas plataformas on-line e aplicativos para se organizar e detalhar suas promessas de Ano Novo, entre elas o Google Agenda e o Google Drive, para criar alertas sobre compromissos e atividades. 

Além disso, você pode criar pastas com documentos, planilhas, entre outros arquivos, que sejam relacionados às metas de Ano Novo. 

Aqui vai uma lista de organizadores com contas gratuitas e aplicativos disponíveis para smartphones. Escolha o que melhor combina com você:

4. Busque uma rede de apoio

Encontrar outras pessoas dispostas a entrar nessa jornada com você pode ser uma ótima fonte de motivação, seja tornando a resolução pública ou indo a uma aula com um amigo. 

Isso porque, quando divulgamos nossos projetos, as chances de seguirmos adiante com eles são maiores. Por isso, envolver outras pessoas pode ser a chave do sucesso para atingir metas específicas de Ano Novo.

5. Tenha disciplina

Organize a rotina com foco em suas metas para saber se está perdendo tempo ou se está à caminho rumo à realização delas. 

Se a sua meta é juntar dinheiro, comece com pequenas economias do dia a dia. Isso pode fazer muita diferença no fim. Ou, então, caso o objetivo seja receber um aumento ou uma progressão de cargo no emprego atual, entenda com as lideranças o que pode ser feito para que 

Afinal, sem dedicação, disciplina, comprometimento e constância, cumprir os objetivos traçados para o próximo ano pode ser mais complicado do que deveria.

6. Acompanhe os avanços

Quando estabelecemos metas, com cronogramas de execução e passos a serem cumpridos para concluir os objetivos, fica simples de visualizar como “chegar lá”. 

Para que o resultado seja percebido periodicamente, o registro dos avanços também é importante. Assim, é possível, também, entender o que pode ser feito para acelerar ou mudar o rumo dos planos, se necessário. 

Exemplos de metas para 2024

Ainda não sabe o que projetar para o seu próximo ano? Separamos algumas das principais metas de Ano Novo que podem ajudar com a criatividade, seguindo a metodologia SMART que sugerimos.

É importante notar que elencamos os títulos das principais metas de Ano Novo, mas que devem ser adequadas de acordo com a realidade de cada pessoa, atribuindo noções realistas de tempo e execução.

Metas para vida pessoal

  • Ter um filho;
  • Construir uma casa;
  • Comprar uma casa;
  • Morar sozinho(a);
  • Mudar de estado;
  • Mudar de país;
  • Mudar de cidade;
  • Viajar mais;
  • Conhecer novos lugares.

Metas para vida profissional

  • Receber uma promoção;
  • Receber uma progressão de cargo;
  • Trocar de emprego;
  • Mudar a carreira profissional;
  • Trocar a área de atuação; 
  • Fazer uma nova graduação;
  • Fazer uma nova pós graduação.

Metas para a saúde

  • Diminuir o açúcar na alimentação;
  • Fazer uma check-up de saúde;
  • Regular a alimentação;
  • Começar a fazer terapia;
  • Fazer exercícios físicos;
  • Consumir menos álcool;
  • Parar de fumar.

Metas financeiras

  • Criar uma reserva de emergência;
  • Criar uma poupança para viagens;
  • Diminuir o uso de cartão de crédito; 
  • Comprar apenas o necessário;
  • Separar uma reserva para entretenimento;
  • Atingir uma meta de poupança.

Organizando o seu 2024

Até aqui, apresentamos a história das metas de Ano Novo, exemplos de metas, como estabelecer os próprios objetivos e os tipos de metas de Ano Novo. 

Agora, queremos auxiliar você na organização de 2024. A Caju pode fazer parte do processo para atingir metas de várias frentes, como alimentação, saúde, educação, cultura, entre outros. 

Sim, isso mesmo: um sistema de benefícios flexíveis pode ser um grande aliado para organizar o cumprimento das metas de Ano Novo. 

Quando existe uma alocação de valores por parte da empresa, que pode ser utilizado pelo funcionário da maneira que melhor servir às necessidades e metas estabelecidas, simplifica a conclusão dos objetivos. 

Por exemplo: se uma das metas for sobre alimentação saudável, os valores disponíveis no Caju podem ser utilizados em mercados, restaurantes e serviços de alimentação específicos. 

Vale entender o que se espera para o próximo ano e conversar com a gente para que possamos auxiliar a sua empresa! 

Dúvidas frequentes:

O que é uma meta de Ano Novo?

Meta de Ano Novo é um objetivo pessoal ou profissional definido no ano anterior, prevendo o que deve acontecer no ano seguinte.

Como definir metas para o Ano Novo?

Pense em objetivos reais e possíveis para o Ano Novo utilizando o método SMART: específico, mensurável, alcançável, realista, temporal. 

Como falar sobre minhas metas?

Se quiser falar sobre suas metas, compartilhe como objetivos gerais. No meio profissional, compartilhe com seus superiores e com pessoas que podem auxiliar na conclusão da meta.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.