Passo a passo: vejo como fazer a implantação de benefícios flexíveis

December 30, 2020
Recursos Humanos

A implantação de benefícios flexíveis está entre as principais tendências no mundo corporativo. Essas vantagens apresentam um modelo novo em relação ao que era tradicional, como os já conhecidos vale-transporte, plano de saúde, vale-alimentação, vale-refeição e outros.

Nesse sentido, em contrapartida às vantagens convencionais, os benefícios flexíveis incluem outras opções. Dessa forma, fica mais fácil atender aos desejos dos colaboradores, o que torna a equipe mais motivada e engajada. Portanto, há impactos significativos nos negócios, mas é preciso considerar alguns aspectos antes de decidir quais serão oferecidos.

Para isso, acompanhe um passo a passo de como fazer a implantação de benefícios flexíveis e o que levar em consideração nessa escolha.

Considere as necessidades da empresa e dos colaboradores

O primeiro passo é entender o que os colaboradores da empresa precisam. Para ter uma resposta mais objetiva, as pesquisas de clima organizacional são fundamentais para compreender as necessidades e preferências dentro da organização.

A elaboração de um questionário com questões relativas ao tema é uma solução muito bem-vinda. Além disso, deixar perguntas abertas também pode ajudar para que os colaboradores se expressem.

Analise o plano de benefícios atual

Antes de implementar qualquer mudança, conferir como está o plano de benefícios atual da empresa é um passo importante. Afinal, muitos deles podem permanecer, enquanto outros não satisfazem os funcionários e podem ser substituídos. Esse tipo de levantamento deve fazer parte da montagem do plano de benefícios da organização para definir as transformações no RH.

Defina os valores para os benefícios

Na maioria das vezes, a implantação de benefícios flexíveis considera alguns aspectos. Um deles é a faixa salarial, a verba destinada para cada funcionário, o valor disponível para benefícios e outros fatores.

É importante frisar que a escolha dos benefícios deve ser feita de forma igualitária, mesmo que hajam diferenças entre os cargos. Portanto, não há privilégios ou concessões especiais para ninguém. Essa personalização das vantagens oferecidas cria um sentimento de valorização e aumenta o nível de satisfação.

Monte o pacote ideal para a empresa

Após realizar pesquisas de satisfação para entender as necessidades dos colaboradores e definir quais serão os valores dos benefícios, chega o momento de iniciar a montagem de pacotes das vantagens. Além disso, também é preciso encontrar uma empresa especializada em oferecer esse tipo de benefício.

Realizar a comparação de custos e verificar qual será o impacto financeiro é fundamental para encontrar uma alternativa que tenha o melhor custo-benefício. Bons fornecedores ajudarão a escolher os benefícios flexíveis ideais para seus funcionários.

Comunique as mudanças para os colaboradores

Assim que as mudanças forem estabelecidas, informar aos colaboradores essas transformações em seus benefícios é o último passo. Afinal, eles são os maiores interessados e precisam entender o novo funcionamento. Assim, apresentar as modificações, o funcionamento e comunicar com transparência a troca torna o processo mais simples.

Além disso, essa também é a hora de receber feedbacks e registrar a opinião coletiva dos colaboradores sobre as mudanças. Por isso, a Caju está no mercado para facilitar o dia a dia nas empresas com a implantação de benefícios flexíveis. Com isso, são oferecidas experiências únicas para os funcionários para que se tenha mais flexibilidade e segurança.

Para entender mais sobre as vantagens de optar por esse tipo de benefício, venha falar com a gente!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form